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Já me aconteceu deixar o meu carro na marca para fazer revisão, e quando chego ao pé do carro o mecânico diz-me que o carro está a puxar muito bem.
Fiquei desagradado mas não o mostrei. A revisão não precisava de teste de estrada, pelo que foram só queimar-me gasolina.
Enfim, continuo a lá ir porque é o representante na zona e mantenho uma boa relação.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostFraude?!
One of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.
https://jalopnik.com/canadian-merced...g-c-1825054515
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Originalmente Colocado por Iuri Ver PostOne of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.
https://jalopnik.com/canadian-merced...g-c-1825054515
Sabes o que é fraude?
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não vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostExplica lá a fraude?
Sabes o que é fraude?
Mas para este enquadramento/esclarecimento bastará a definição de fraude do dicionário da língua portuguesa:
frau·de
substantivo feminino
1. Más artes que causam dolo.
2. Má-fé.
3. Candonga.
4. Contrabando.
pia fraude
• Mentira ou engano para fim piedoso ou caritativo.
frau·dar - Conjugar
verbo transitivo
1. Cometer fraude contra.
2. Enganar.
3. Burlar.
4. Privar.
5. Frustrar.
"fraude", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fraude [consultado em 08-04-2018].
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostExplica lá a fraude?
Sabes o que é fraude?Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postonde está a fraude????Originalmente Colocado por Iuri Ver PostOne of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.
https://jalopnik.com/canadian-merced...g-c-1825054515
"Em direito penal fraude é o crime ou ofensa de deliberadamente enganar outros com o propósito de prejudicá-los..."
Para nem falar no resto da "joyride" e nem terem lido nada ..
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postnão vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.
O ex mecanico de familia fazia me isso , deixava me as peças no porta bagagens , volta e meia abria o porta e tinha la as peças sem o saber. Tipo que raio é isto?
So deixou de ser o mecanico da familia porque reformou se... , nunca o clio esteve tao bem , quando se reformou começou o declinio do clio. Alias se o carro aguentou tanto foi devido a este mecanico. Nao era muito barato , mas tambem nao era caro, se o carro precisava de x ou y nao sei , mas o carro estava sempre impecavel e entregava o lavado por fora e limpo por dentro. Era raro deixar menos de 150 euros ano , mas valia a pena , mal sabia eu.
Trafulhices , tantas... por isso agora como ja nao ha mecanico de confiança , quero fatura e uma marca a quem chatear ou litigar se for o caso.
Querem trocar isto ou aquilo ? tudo bem , caso de problema caio com tudo encima deles.
O ultimo a que ia , começou por fazer ao inicio preços bem baratos de mao de obra , o que nao fazia mal pois ganhava pelas peças... , um gajo tambem nao é parvo.
Mas a certa altura começou a cobrar mais uns euros de mao de obra , e a certa altura começou a nao se interessar pelo carro, ou melhor fez sempre o que havia a fazer , menos no fim a fazer uma coisa... simples... , o tipo deve ter perdido o interesse.
Tive que começar a estudar algumas coisas e procurar conhecimento , felizmente o meu pai percebe tanto ou quase e alguns casos mais que eles , e tento absorver.Editado pela última vez por AntiCarros; 08 April 2018, 13:00.
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Falando de oficinas de esquina, nunca vão a uma onde o mecânico tem um carro igual ao vosso...foi o conselho que me deu um sr que me bateu por trás numa passadeira.
Foi trocar o óleo e saiu de lá a travar mal. O problema é que o homem estava muito habituado ao travar do carro e acabou por me bater. Ainda trazia os plásticos nos bancos e tudo.
True Story... pobre do velho.
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Boas!
Já apanhei disto em vários locais, seja mecanicos de motas, carros, pintores, pedreiros, etc...
Actualmente só vou a locais onde puder estar a assistir ás intervenções...
Neste caso Norauto...
Podem dizer o que quiserem de quem lá trabalha, mas as coisas são efectivamente controladas e tabeladas, o material é trocado e montado na altura.
Existe facturas e garantias de trabalho e de material.
Muito pontualmente vou á marca, para tratar de problemas que não possam ser tratados na Norauto.
Eu de testar no futuro a Bosch Car Service. Falam-me muito bem deles também...
Cumprimentos,
LPC
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Originalmente Colocado por LPCobris Ver PostBoas!
Já apanhei disto em vários locais, seja mecanicos de motas, carros, pintores, pedreiros, etc...
Actualmente só vou a locais onde puder estar a assistir ás intervenções...
Neste caso Norauto...
Podem dizer o que quiserem de quem lá trabalha, mas as coisas são efectivamente controladas e tabeladas, o material é trocado e montado na altura.
Existe facturas e garantias de trabalho e de material.
Muito pontualmente vou á marca, para tratar de problemas que não possam ser tratados na Norauto.
Eu de testar no futuro a Bosch Car Service. Falam-me muito bem deles também...
Cumprimentos,
LPC
O da esquerda........... e foi facturado. Maus profissionais há em todo o lado.
PS: Dizia Nissan e era de 1998.
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Originalmente Colocado por Iuri Ver PostNão vou entrar neste tipo de discussão, mas quando aqui se fala em fraude (ou burla - a questão semântica é sempre relativa para estes efeitos) compreende qualquer situação em que o facturado não corresponde ao serviço prestado. É uma figura com algumas semelhanças com a fraude fiscal.
Mas para este enquadramento/esclarecimento bastará a definição de fraude do dicionário da língua portuguesa:
frau·de
substantivo feminino
1. Más artes que causam dolo.
2. Má-fé.
3. Candonga.
4. Contrabando.
pia fraude
• Mentira ou engano para fim piedoso ou caritativo.
frau·dar - Conjugar
verbo transitivo
1. Cometer fraude contra.
2. Enganar.
3. Burlar.
4. Privar.
5. Frustrar.
"fraude", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fraude [consultado em 08-04-2018].
Tens que saber o significado de fraude, em termos jurídicos.
Outra coisa, agora sobre os 1,6 Horas.
Tens noção que isso é uma prática corrente, na generalidade das oficinas?
Sabes que é mesmo assim?
Como é que fazias orçamentos?
Estimavas os tempos de MO?
E se fosse mais, era fraude?
E se fosse menos, era fraude?
E se o cliente aceitar, independentemente do tempo que se faz na prática?
É fraude? O cliente aceita, e é fraude?
Explica lá isso tudo.
Sabes como são feitos os orçamentos no setor automóvel?
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postnão vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostPara quem não diz que quer discutir semântica e depois coloca a definição de fraude, pelo priberam...
Tens que saber o significado de fraude, em termos jurídicos.
Outra coisa, agora sobre os 1,6 Horas.
Tens noção que isso é uma prática corrente, na generalidade das oficinas?
Sabes que é mesmo assim?
Como é que fazias orçamentos?
Estimavas os tempos de MO?
E se fosse mais, era fraude?
E se fosse menos, era fraude?
E se o cliente aceitar, independentemente do tempo que se faz na prática?
É fraude? O cliente aceita, e é fraude?
Explica lá isso tudo.
Sabes como são feitos os orçamentos no setor automóvel?
O que não é prática recorrente é cobrar 120 minutos de mão de obra por um serviço de 11 minutos.
Eu trabalho na área de orçamentação de colisão e mecânica e é normal haverem pequenos desvios até porque o mecânico X a mudar uma embraiagem é diferente do mecânico Y, isto sem contar desvios causados por imprevistos.
O que não é normal é haverem desvios de 1000% como o do vídeo.
Estás no teu direito de achar o que quiseres, aos olhos do mortal comum isto é fraude.
Eu há dias deixei um dos meus carros no mecânico para mudar entre outras coisas, calços e discos frente e trás. O mecânico ligou-me a informar que os calços e discos à frente estavam bons e que ainda não havia necessidade de trocar. Ele podia ter trocado à mesma, ficado com os calços e discos para desenrascar alguém e tirado a % dele de lucro nas peças mas como é um gajo digno e honesto, não o fez.
É a diferença entre um gajo em condições e um fdp. Parece que hoje em dia, é demais pedir que as pessoas sejam honestas e honrosas.
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Originalmente Colocado por CHB Ver PostÉ prática recorrente grande parte dos serviços estarem tabelados já que são standard para praticamente todos os modelos da marca representada por dada oficina.
O que não é prática recorrente é cobrar 120 minutos de mão de obra por um serviço de 11 minutos.
Eu trabalho na área de orçamentação de colisão e mecânica e é normal haverem pequenos desvios até porque o mecânico X a mudar uma embraiagem é diferente do mecânico Y, isto sem contar desvios causados por imprevistos.
O que não é normal é haverem desvios de 1000% como o do vídeo.
Estás no teu direito de achar o que quiseres, aos olhos do mortal comum isto é fraude.
Eu há dias deixei um dos meus carros no mecânico para mudar entre outras coisas, calços e discos frente e trás. O mecânico ligou-me a informar que os calços e discos à frente estavam bons e que ainda não havia necessidade de trocar. Ele podia ter trocado à mesma, ficado com os calços e discos para desenrascar alguém e tirado a % dele de lucro nas peças mas como é um gajo digno e honesto, não o fez.
É a diferença entre um gajo em condições e um fdp. Parece que hoje em dia, é demais pedir que as pessoas sejam honestas e honrosas.
Sei de casos de mecânicos que fazem serviço 50% mais rápido do que os valores tabelados. Mas assim de caras.
Segundo, ou segunda diferença, não vimos mais nada do video, vocês é que acreditam em tudo, o que mais foi feito.
Terceiro, os 1,6 Horas, incluem, o "road test".
Quarto, explica-me como é fraude, se o cliente aceita.
Quinto, os 11 minutos estão mal medidos.
Sexto, ainda há um sexto, este caso é um caso de falta de profissionalismo, de incompetência.
Para fraude...
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostSó uma observação: é relativamente normal nos EUA cobrarem um período predeterminado antes da intervenção. Isto quer dizer que independentemente da intervenção demorar mais ou menos, a quantia da M.O. mantém-se inalterada.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostTens noção que não pode fazer isso?
juntamente com a entrega dessas peças a boa prática será oficina informar o cliente sobre a gestão de resíduos muitas vezes associadas a essas peças, pelo que o ideal será deixa-las ao cuidado da mesma.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Posté mesmo obrigado caso o cliente solicite as usadas.
juntamente com a entrega dessas peças a boa prática será oficina informar o cliente sobre a gestão de resíduos muitas vezes associadas a essas peças, pelo que o ideal será deixa-las ao cuidado da mesma.
Entregar peças usadas aos clientes dá multas pesadas Continua a ser frequente em algumas oficinas de pesados, por solicitação dos seus clientes, a entrega aos mesmos das peças usadas provenientes das intervenções realizadas nos seus veículos.
Alertamos para o facto de tratar-se duma prática que contraria os princípios impostos pela lei, mesmo quando as oficinas celebrem com os seus clientes um acordo por escrito, como por vezes acontece, em que se comprometem a entregar-lhes todas as peças que forem substituídas.
Efectivamente, de acordo com o regime geral de gestão de resíduos, regulado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, pressupõe a responsabilidade por parte das empresas de manutenção e reparação automóvel por todos os resíduos gerados na sua actividade, incluindo as peças usadas.
A regulamentação relativa à gestão de veículos em fim de vida e seus componentes, inscrita no Decreto-lei n.º 64/2008, define claramente que as oficinas “são responsáveis pelo adequado encaminhamento para tratamento dos componentes ou materiais que constituam resíduos e que sejam resultantes de intervenções por si realizadas em veículos, devendo ser encaminhadas para operadores de gestão de resíduos devidamente autorizados, sob pena de incorreram em coimas, cujo mínimo legal corresponde a 7.500 euros para pessoas colectivas e a 1.500 euros para pessoas singulares”.
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Originalmente Colocado por zezoca Ver Posté mesmo obrigado caso o cliente solicite as usadas.
juntamente com a entrega dessas peças a boa prática será oficina informar o cliente sobre a gestão de resíduos muitas vezes associadas a essas peças, pelo que o ideal será deixa-las ao cuidado da mesma.
Ainda me lembro das quatro velas de incandescência que entregaram ao meu padrasto quando ele foi a Lisboa fazer a revisão na concessão Alfa Romeo...
O carro era um 1.6 Twin Spark
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostOlha um filtro que tinha sido mudado na R...Y em 2013:
O da esquerda........... e foi facturado. Maus profissionais há em todo o lado.
PS: Dizia Nissan e era de 1998.
Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostTens noção que não pode fazer isso?
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Hã muitos anos trocaram a distribuição, mas a mesma não ficou em condições (parecia um carro a gasóleo, tal era o matracar, num carro a gasolina), deixei o carro na sexta e segunda quando o fui buscar tinha mais 200km´s e 1 jante riscada (as jantes e pneus eram novos), não foi ninguém, nunca é ninguém, não pus lá mais os pés.
A área da mecânica/pintura, pode-se aldrabar e bem os clientes, tenham cuidado, neste momento onde deixo o carro estou sossegado, se bem que hã muita coisa se eu puder fazer (sou leigo) faço-o por gosto à arte.
Das últimas, fui buscar o carro à oficina e o chapeiro (dono) pegou no meu carro para ir buscar algum material para outros clientes, visto que o carro de serviço estava ocupado, como o conheço bem, caguei para a cena e disse que ia buscar o carro mais logo, havendo confiança, é sempre bom (podendo) haver alguma flexibilidade, não havendo confiança, é estar muito atento.
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um senhor tinha um celica daqueles de 2000/2002, sempre direitinho, só andava com ele praticamente ao fim de semana, nunca a chover, etc. depois de acabar a garantia começou a ir sempre ao mesmo mecânico e era so mudar óleo e filtros. um dia o carro começa a ir abaixo e ele não sabia o que era. lá o levou à toyota e viram que o depósito de óleo tinha uma gosma de todo o tamanho. porquê?
porque o tal mecânico em vez de mudar o óleo só acrescentava e toca a andar!
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