Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fraude nas reparações auto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fraude nas reparações auto

    Esta aconteceu em Toronto, Canadá, mas sabemos bem que este fenómeno está disseminado por todo o lado e todos devem ter histórias parecidas....


    #2
    Já me aconteceu deixar o meu carro na marca para fazer revisão, e quando chego ao pé do carro o mecânico diz-me que o carro está a puxar muito bem.
    Fiquei desagradado mas não o mostrei. A revisão não precisava de teste de estrada, pelo que foram só queimar-me gasolina.

    Enfim, continuo a lá ir porque é o representante na zona e mantenho uma boa relação.

    Comentário


      #3
      Fraude?!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
        Esta aconteceu em Toronto, Canadá, mas sabemos bem que este fenómeno está disseminado por todo o lado e todos devem ter histórias parecidas....

        @Gmigas, este não fizeram 170kms

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Fraude?!

          One of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.

          https://jalopnik.com/canadian-merced...g-c-1825054515

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
            One of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.

            https://jalopnik.com/canadian-merced...g-c-1825054515
            Explica lá a fraude?
            Sabes o que é fraude?

            Comentário


              #7
              onde está a fraude????

              Comentário


                #8
                não vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Explica lá a fraude?
                  Sabes o que é fraude?
                  Não vou entrar neste tipo de discussão, mas quando aqui se fala em fraude (ou burla - a questão semântica é sempre relativa para estes efeitos) compreende qualquer situação em que o facturado não corresponde ao serviço prestado. É uma figura com algumas semelhanças com a fraude fiscal.
                  Mas para este enquadramento/esclarecimento bastará a definição de fraude do dicionário da língua portuguesa:

                  frau·de
                  substantivo feminino
                  1. Más artes que causam dolo.
                  2. Má-fé.
                  3. Candonga.
                  4. Contrabando.

                  pia fraude
                  Mentira ou engano para fim piedoso ou caritativo.



                  frau·dar - Conjugar
                  verbo transitivo
                  1. Cometer fraude contra.
                  2. Enganar.
                  3. Burlar.
                  4. Privar.
                  5. Frustrar.


                  "fraude", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fraude [consultado em 08-04-2018].

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Explica lá a fraude?
                    Sabes o que é fraude?
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    onde está a fraude????
                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                    One of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.

                    https://jalopnik.com/canadian-merced...g-c-1825054515
                    O carro esteve 11 minutos a ser "reparado" e foi lhe cobrada 1h60 de trabalho.

                    "Em direito penal fraude é o crime ou ofensa de deliberadamente enganar outros com o propósito de prejudicá-los..."

                    Para nem falar no resto da "joyride" e nem terem lido nada ..

                    Comentário


                      #11
                      Fraude.

                      E se não fosse o chefe a ligar para avisar até entregavam o carro sem fazer qualquer serviço e depois era cobrado à mesma

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        não vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.

                        O ex mecanico de familia fazia me isso , deixava me as peças no porta bagagens , volta e meia abria o porta e tinha la as peças sem o saber. Tipo que raio é isto?
                        So deixou de ser o mecanico da familia porque reformou se... , nunca o clio esteve tao bem , quando se reformou começou o declinio do clio. Alias se o carro aguentou tanto foi devido a este mecanico. Nao era muito barato , mas tambem nao era caro, se o carro precisava de x ou y nao sei , mas o carro estava sempre impecavel e entregava o lavado por fora e limpo por dentro. Era raro deixar menos de 150 euros ano , mas valia a pena , mal sabia eu.

                        Trafulhices , tantas... por isso agora como ja nao ha mecanico de confiança , quero fatura e uma marca a quem chatear ou litigar se for o caso.
                        Querem trocar isto ou aquilo ? tudo bem , caso de problema caio com tudo encima deles.
                        O ultimo a que ia , começou por fazer ao inicio preços bem baratos de mao de obra , o que nao fazia mal pois ganhava pelas peças... , um gajo tambem nao é parvo.
                        Mas a certa altura começou a cobrar mais uns euros de mao de obra , e a certa altura começou a nao se interessar pelo carro, ou melhor fez sempre o que havia a fazer , menos no fim a fazer uma coisa... simples... , o tipo deve ter perdido o interesse.

                        Tive que começar a estudar algumas coisas e procurar conhecimento , felizmente o meu pai percebe tanto ou quase e alguns casos mais que eles , e tento absorver.
                        Editado pela última vez por AntiCarros; 08 April 2018, 13:00.

                        Comentário


                          #13
                          Não é novidade, mesmo em grandes marcas, a bmw na rua de Fátima no Porto, cobrou-me a 1 revisão numa moto e nem sequer pegaram nela, pude constar que o filtro do óleo era o mesmo e cobraram-mo, tinha-o marcado.

                          Comentário


                            #14
                            Falando de oficinas de esquina, nunca vão a uma onde o mecânico tem um carro igual ao vosso...foi o conselho que me deu um sr que me bateu por trás numa passadeira.

                            Foi trocar o óleo e saiu de lá a travar mal. O problema é que o homem estava muito habituado ao travar do carro e acabou por me bater. Ainda trazia os plásticos nos bancos e tudo.

                            True Story... pobre do velho.

                            Comentário


                              #15
                              Boas!
                              Já apanhei disto em vários locais, seja mecanicos de motas, carros, pintores, pedreiros, etc...

                              Actualmente só vou a locais onde puder estar a assistir ás intervenções...
                              Neste caso Norauto...
                              Podem dizer o que quiserem de quem lá trabalha, mas as coisas são efectivamente controladas e tabeladas, o material é trocado e montado na altura.
                              Existe facturas e garantias de trabalho e de material.

                              Muito pontualmente vou á marca, para tratar de problemas que não possam ser tratados na Norauto.
                              Eu de testar no futuro a Bosch Car Service. Falam-me muito bem deles também...

                              Cumprimentos,

                              LPC

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
                                Boas!
                                Já apanhei disto em vários locais, seja mecanicos de motas, carros, pintores, pedreiros, etc...

                                Actualmente só vou a locais onde puder estar a assistir ás intervenções...
                                Neste caso Norauto...
                                Podem dizer o que quiserem de quem lá trabalha, mas as coisas são efectivamente controladas e tabeladas, o material é trocado e montado na altura.
                                Existe facturas e garantias de trabalho e de material.

                                Muito pontualmente vou á marca, para tratar de problemas que não possam ser tratados na Norauto.
                                Eu de testar no futuro a Bosch Car Service. Falam-me muito bem deles também...

                                Cumprimentos,

                                LPC
                                Olha um filtro que tinha sido mudado na R...Y em 2013:






                                O da esquerda........... e foi facturado. Maus profissionais há em todo o lado.

                                PS: Dizia Nissan e era de 1998.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                  Não vou entrar neste tipo de discussão, mas quando aqui se fala em fraude (ou burla - a questão semântica é sempre relativa para estes efeitos) compreende qualquer situação em que o facturado não corresponde ao serviço prestado. É uma figura com algumas semelhanças com a fraude fiscal.
                                  Mas para este enquadramento/esclarecimento bastará a definição de fraude do dicionário da língua portuguesa:

                                  frau·de
                                  substantivo feminino
                                  1. Más artes que causam dolo.
                                  2. Má-fé.
                                  3. Candonga.
                                  4. Contrabando.

                                  pia fraude
                                  Mentira ou engano para fim piedoso ou caritativo.



                                  frau·dar - Conjugar
                                  verbo transitivo
                                  1. Cometer fraude contra.
                                  2. Enganar.
                                  3. Burlar.
                                  4. Privar.
                                  5. Frustrar.


                                  "fraude", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fraude [consultado em 08-04-2018].

                                  Para quem não diz que quer discutir semântica e depois coloca a definição de fraude, pelo priberam...
                                  Tens que saber o significado de fraude, em termos jurídicos.

                                  Outra coisa, agora sobre os 1,6 Horas.
                                  Tens noção que isso é uma prática corrente, na generalidade das oficinas?
                                  Sabes que é mesmo assim?
                                  Como é que fazias orçamentos?
                                  Estimavas os tempos de MO?
                                  E se fosse mais, era fraude?
                                  E se fosse menos, era fraude?
                                  E se o cliente aceitar, independentemente do tempo que se faz na prática?
                                  É fraude? O cliente aceita, e é fraude?
                                  Explica lá isso tudo.
                                  Sabes como são feitos os orçamentos no setor automóvel?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    não vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.
                                    Tens noção que não pode fazer isso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Para quem não diz que quer discutir semântica e depois coloca a definição de fraude, pelo priberam...
                                      Tens que saber o significado de fraude, em termos jurídicos.

                                      Outra coisa, agora sobre os 1,6 Horas.
                                      Tens noção que isso é uma prática corrente, na generalidade das oficinas?
                                      Sabes que é mesmo assim?
                                      Como é que fazias orçamentos?
                                      Estimavas os tempos de MO?
                                      E se fosse mais, era fraude?
                                      E se fosse menos, era fraude?
                                      E se o cliente aceitar, independentemente do tempo que se faz na prática?
                                      É fraude? O cliente aceita, e é fraude?
                                      Explica lá isso tudo.
                                      Sabes como são feitos os orçamentos no setor automóvel?
                                      É prática recorrente grande parte dos serviços estarem tabelados já que são standard para praticamente todos os modelos da marca representada por dada oficina.
                                      O que não é prática recorrente é cobrar 120 minutos de mão de obra por um serviço de 11 minutos.

                                      Eu trabalho na área de orçamentação de colisão e mecânica e é normal haverem pequenos desvios até porque o mecânico X a mudar uma embraiagem é diferente do mecânico Y, isto sem contar desvios causados por imprevistos.
                                      O que não é normal é haverem desvios de 1000% como o do vídeo.

                                      Estás no teu direito de achar o que quiseres, aos olhos do mortal comum isto é fraude.
                                      Eu há dias deixei um dos meus carros no mecânico para mudar entre outras coisas, calços e discos frente e trás. O mecânico ligou-me a informar que os calços e discos à frente estavam bons e que ainda não havia necessidade de trocar. Ele podia ter trocado à mesma, ficado com os calços e discos para desenrascar alguém e tirado a % dele de lucro nas peças mas como é um gajo digno e honesto, não o fez.

                                      É a diferença entre um gajo em condições e um fdp. Parece que hoje em dia, é demais pedir que as pessoas sejam honestas e honrosas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só uma observação: é relativamente normal nos EUA cobrarem um período predeterminado antes da intervenção. Isto quer dizer que independentemente da intervenção demorar mais ou menos, a quantia da M.O. mantém-se inalterada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                          É prática recorrente grande parte dos serviços estarem tabelados já que são standard para praticamente todos os modelos da marca representada por dada oficina.
                                          O que não é prática recorrente é cobrar 120 minutos de mão de obra por um serviço de 11 minutos.

                                          Eu trabalho na área de orçamentação de colisão e mecânica e é normal haverem pequenos desvios até porque o mecânico X a mudar uma embraiagem é diferente do mecânico Y, isto sem contar desvios causados por imprevistos.
                                          O que não é normal é haverem desvios de 1000% como o do vídeo.

                                          Estás no teu direito de achar o que quiseres, aos olhos do mortal comum isto é fraude.
                                          Eu há dias deixei um dos meus carros no mecânico para mudar entre outras coisas, calços e discos frente e trás. O mecânico ligou-me a informar que os calços e discos à frente estavam bons e que ainda não havia necessidade de trocar. Ele podia ter trocado à mesma, ficado com os calços e discos para desenrascar alguém e tirado a % dele de lucro nas peças mas como é um gajo digno e honesto, não o fez.

                                          É a diferença entre um gajo em condições e um fdp. Parece que hoje em dia, é demais pedir que as pessoas sejam honestas e honrosas.
                                          As diferenças são muitas, entre as quais o cliente aceitar o serviço nessas condições.
                                          Sei de casos de mecânicos que fazem serviço 50% mais rápido do que os valores tabelados. Mas assim de caras.
                                          Segundo, ou segunda diferença, não vimos mais nada do video, vocês é que acreditam em tudo, o que mais foi feito.
                                          Terceiro, os 1,6 Horas, incluem, o "road test".
                                          Quarto, explica-me como é fraude, se o cliente aceita.
                                          Quinto, os 11 minutos estão mal medidos.

                                          Sexto, ainda há um sexto, este caso é um caso de falta de profissionalismo, de incompetência.
                                          Para fraude...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                            Só uma observação: é relativamente normal nos EUA cobrarem um período predeterminado antes da intervenção. Isto quer dizer que independentemente da intervenção demorar mais ou menos, a quantia da M.O. mantém-se inalterada.
                                            Isso é pratica normal na europa, em Portugal e em Carrazeda de Ansiães.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              Tens noção que não pode fazer isso?
                                              é mesmo obrigado caso o cliente solicite as usadas.
                                              juntamente com a entrega dessas peças a boa prática será oficina informar o cliente sobre a gestão de resíduos muitas vezes associadas a essas peças, pelo que o ideal será deixa-las ao cuidado da mesma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                é mesmo obrigado caso o cliente solicite as usadas.
                                                juntamente com a entrega dessas peças a boa prática será oficina informar o cliente sobre a gestão de resíduos muitas vezes associadas a essas peças, pelo que o ideal será deixa-las ao cuidado da mesma.
                                                Deve ser fraude também!

                                                Entregar peças usadas aos clientes dá multas pesadas
                                                Continua a ser frequente em algumas oficinas de pesados, por solicitação dos seus clientes, a entrega aos mesmos das peças usadas provenientes das intervenções realizadas nos seus veículos.

                                                Alertamos para o facto de tratar-se duma prática que contraria os princípios impostos pela lei, mesmo quando as oficinas celebrem com os seus clientes um acordo por escrito, como por vezes acontece, em que se comprometem a entregar-lhes todas as peças que forem substituídas.

                                                Efectivamente, de acordo com o regime geral de gestão de resíduos, regulado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, pressupõe a responsabilidade por parte das empresas de manutenção e reparação automóvel por todos os resíduos gerados na sua actividade, incluindo as peças usadas.

                                                A regulamentação relativa à gestão de veículos em fim de vida e seus componentes, inscrita no Decreto-lei n.º 64/2008, define claramente que as oficinas “são responsáveis pelo adequado encaminhamento para tratamento dos componentes ou materiais que constituam resíduos e que sejam resultantes de intervenções por si realizadas em veículos, devendo ser encaminhadas para operadores de gestão de resíduos devidamente autorizados, sob pena de incorreram em coimas, cujo mínimo legal corresponde a 7.500 euros para pessoas colectivas e a 1.500 euros para pessoas singulares”.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post






                                                  Maus profissionais há em todo o lado.
                                                  Exacto. Maus e bons há em todo o lado e em todas as profissões... não é exclusivo nem típico de lado algum.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                    é mesmo obrigado caso o cliente solicite as usadas.
                                                    juntamente com a entrega dessas peças a boa prática será oficina informar o cliente sobre a gestão de resíduos muitas vezes associadas a essas peças, pelo que o ideal será deixa-las ao cuidado da mesma.

                                                    Ainda me lembro das quatro velas de incandescência que entregaram ao meu padrasto quando ele foi a Lisboa fazer a revisão na concessão Alfa Romeo...

                                                    O carro era um 1.6 Twin Spark

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Olha um filtro que tinha sido mudado na R...Y em 2013:

                                                      O da esquerda........... e foi facturado. Maus profissionais há em todo o lado.

                                                      PS: Dizia Nissan e era de 1998.
                                                      ao menos podiam ter disfarçado minimamente e ter colocado algum mais limpo ou ter dado uma limpeza nesse. esses tipos da roady são outros iguais aos da norauto e feuvert. penso que mesmo assim os mais profissionais devem ser os da bosch car service. os da midas não tenho noção nenhuma se são bons, maus ou mais ou menos.


                                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                      Tens noção que não pode fazer isso?
                                                      não sei nem me interessa. é um mecânico que trabalha há muitos anos em casa, remodelou a garagem dele com um fosso e mais não sei o quê depois da firma em que trabalhava ter ido ao charco (era mecânico de camiões).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Hã muitos anos trocaram a distribuição, mas a mesma não ficou em condições (parecia um carro a gasóleo, tal era o matracar, num carro a gasolina), deixei o carro na sexta e segunda quando o fui buscar tinha mais 200km´s e 1 jante riscada (as jantes e pneus eram novos), não foi ninguém, nunca é ninguém, não pus lá mais os pés.

                                                        A área da mecânica/pintura, pode-se aldrabar e bem os clientes, tenham cuidado, neste momento onde deixo o carro estou sossegado, se bem que hã muita coisa se eu puder fazer (sou leigo) faço-o por gosto à arte.

                                                        Das últimas, fui buscar o carro à oficina e o chapeiro (dono) pegou no meu carro para ir buscar algum material para outros clientes, visto que o carro de serviço estava ocupado, como o conheço bem, caguei para a cena e disse que ia buscar o carro mais logo, havendo confiança, é sempre bom (podendo) haver alguma flexibilidade, não havendo confiança, é estar muito atento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por lei não podem entregar as peças usadas ao cliente, devido à gestão de resíduos.
                                                          Podem apenas mostrá-las.
                                                          Já me aconteceu numa concessão oficial ter ido levantar o carro e não estava lá. Tinham ido buscar uns pneus...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            um senhor tinha um celica daqueles de 2000/2002, sempre direitinho, só andava com ele praticamente ao fim de semana, nunca a chover, etc. depois de acabar a garantia começou a ir sempre ao mesmo mecânico e era so mudar óleo e filtros. um dia o carro começa a ir abaixo e ele não sabia o que era. lá o levou à toyota e viram que o depósito de óleo tinha uma gosma de todo o tamanho. porquê?

                                                            porque o tal mecânico em vez de mudar o óleo só acrescentava e toca a andar!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X