Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Panda Cross 4x4 é um brinquedo caro ou vale a pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Panda Cross 4x4 é um brinquedo caro ou vale a pena?

    Caríssimos

    Após um período de cerca de 6 anos em que optei por não ter carro vejo-me obrigado, por razões de logística e muito a contra-gosto, a voltar a andar de enlatado.

    Sempre pensei que a comprar carro, compraria um MX5. Contudo, tal não é ainda possível.

    O tipo de carro que agora me dá jeito ter é do género do Fiat Panda Cross 4x4.

    Não sei nada do carro. Vale o acréscimo do dinheiro ou o Panda normal faz o mesmo? Comprar em 2ª mão é opção ou estão todos "escafiados" pelos antigos donos?

    Informações precisam-se e agradecem-se.

    #2
    Olha eu sinceramente encomendei há pouco tempo o Panda normal e estou meio arrependido de não ter ido para o 4x4.
    Por outro lado como sempre quis o motor 1.2 em vez do TwinAir, e ele não existe no Cross, acabei por nem o considerar quando estava a escolher.

    Do muito que li e vi o Panda Cross 4x4 é um bicho completamente diferente. Começa por ter logo melhor material interior (bancos em metade pele, metade tecido).
    Vem com airbags laterais de série, e AC Auto.
    A nível de insonorização é melhor. Mas como só tem o motor Twinair acaba por ser sempre mais barulhento que o Panda normal com motor 1.2. A performance é também muito melhor que a do 1.2 atmosférico.
    Tem mais 10cm de altura. A suspensão é completamente diferente, apresentado sempre um pisar de carro maior.
    As apetências de todo o terreno são mesmo grandes, não é simplesmente um carro alto para subir passeios mas sim uma máquina capaz de ultrapassar todo o tipo de obstáculos.

    Basicamente tens de tentar perceber o que é que te dá jeito. O Panda Cross 4x4 é muito mais carro. Mas para 99% das situações os dois fazem o mesmo e pode não valer para ti o custo acrescido.

    Tens ainda o Panda 4x4 sem ser Cross, que sempre é mais barato e igualmente capaz.

    Uma possível desvantagem do Cross é na utilização do espaço interno.
    O Panda normal tem um opcional fantástico chamado Pack Flex, que permite que o banco do passageiro da frente dobre para a frente. Isto aumenta consideravelmente o espaço de carga e poderá até dar para improvisar uma cama.
    O Panda Cross por vir de série com airbags laterais não pode ter esse extra. Mas o 4x4 normal pode. Eu vou esperar 3 meses pelo meu Panda para vir com isso. E com o pack confort, que passo a mostrar nas imagens abaixo.

    Na imagem, o tal Pack Flex, aliado ao Pack Confort que nivela o chão com os bancos traseiros (com uma caixa de arrumação por baixo)







    O que é certo é que o Panda em qualquer das suas versões é muito mais do que um simples segmento A tornando com estes extras mais versátil que muitos B ou C (embora claro mais apertado)

    Qualquer dúvida, chuta!

    Comentário


      #3
      ah o Panda... O carro que eu queria para a minha Maria, mas ela vidrou no 500...

      Acho o Panda uma excelente compra, principalmente como semi-novo, são sub-valorizados e arranja-se a excelentes preços. Para teres uma ideia, comprei um 500 1.2 de 2009 com 93000km para a minha Maria, quando pelo mesmo valor podia ter comprado um Panda de 2014 com metade dos kms

      Comentário


        #4
        não sou muito fan do Panda, mas pronto são gostos, quanto ao facto de optar pela versão 4x4 face á versão normal, a meu ver é daquelas situações que tens de pensar será que vou necessitar de andar fora da estrada para dar o extra e ir para a versão 4x4...

        Comentário


          #5
          Essa diferença do 4x4 para o cross interessa-me e o sistema pack Flex também.

          Claro que o preço dos usados também é uma vantagem.

          A versão a gasóleo parece-me mais adequada para andar no campo. Ou estou enganado?

          Muito obrigado

          Comentário


            #6
            Acho o panda 4*4 um carro bem simpático, e se calhar um dia ainda vou ter um, quando estiverem baratinhos e para andar em terra

            Além de conseguir ir a muitos sítios que outros não vão, ou vão com sistemas XPTO e muito mais caros, tem o motor 2 cilindros turbo, que calculo que seja bem interessante de se conduzir.

            Compreendo quem prefira o 1.2 4 cilindros, apesar de tudo será mais suave e quiçá mais fácil de conviver como carro de dia a dia no seu ambiente natural, a cidade.

            Comentário


              #7
              É um excelente carro de praia, para andar carregado de pranchas e areia! Adoro!

              Comentário


                #8
                Também há o Cross 4x2, com o 1.2

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                  Essa diferença do 4x4 para o cross interessa-me e o sistema pack Flex também.

                  Claro que o preço dos usados também é uma vantagem.

                  A versão a gasóleo parece-me mais adequada para andar no campo. Ou estou enganado?

                  Muito obrigado
                  Eu desaconselho a versão a gasóleo. O TwinAir é mais barato e serve bem para TT. E ainda deve ser mais silencioso que o diesel.

                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                  Acho o panda 4*4 um carro bem simpático, e se calhar um dia ainda vou ter um, quando estiverem baratinhos e para andar em terra

                  Além de conseguir ir a muitos sítios que outros não vão, ou vão com sistemas XPTO e muito mais caros, tem o motor 2 cilindros turbo, que calculo que seja bem interessante de se conduzir.

                  Compreendo quem prefira o 1.2 4 cilindros, apesar de tudo será mais suave e quiçá mais fácil de conviver como carro de dia a dia no seu ambiente natural, a cidade.
                  Para mim a razão foi a fiabilidade. No caso do 1.2 está mais que comprovada. O TwinAir é um pouco uma incógnita ainda, mas tento turbo e metade dos cilindros não se pode esperar a mesma robustez.

                  Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                  Também há o Cross 4x2, com o 1.2
                  Sim. No entanto já o Panda normal tem prestações muito modestas. O Cross com a sua pior aerodinâmica fruto da altura acrescida, bem como o peso superior, tornaram um carro muito já de si muito modesto ainda menos performante.
                  A distância de travagem também aumenta em relação ao Panda normal 1.2.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                    ah o Panda... O carro que eu queria para a minha Maria, mas ela vidrou no 500...

                    Acho o Panda uma excelente compra, principalmente como semi-novo, são sub-valorizados e arranja-se a excelentes preços. Para teres uma ideia, comprei um 500 1.2 de 2009 com 93000km para a minha Maria, quando pelo mesmo valor podia ter comprado um Panda de 2014 com metade dos kms
                    Agora os Panda andam a ser vendidos exemplares com 2 anos e à volta de 30mil km na casa dos 7mil!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                      Agora os Panda andam a ser vendidos exemplares com 2 anos e à volta de 30mil km na casa dos 7mil!
                      já reparei

                      Não percebo o porquê de tanta desvalorização deste carro. Pronto o exterior não é dos mais bonitos, mas em termos de citadinos é difícil se não impossível encontrar outro carro com tanta modularidade e ao mesmo tempo com um interior até bem engraçado e espaçoso.

                      Era tão mais jeitoso este Panda para a minha Maria andar com a canalhada... Mas não, prefere andar no 500 do que o Panda
                      Editado pela última vez por MikePug82; 09 April 2018, 14:12.

                      Comentário


                        #12
                        Se a diferença entre o Cross 4X2 para o 4X4 ainda for grande, a minha escolha era o primeiro.

                        Comentário


                          #13
                          Andei a fazer uma pesquisa e, no mercado de usados, ainda não há disponíveis modelos com o motor TwinAir.

                          Comentário


                            #14
                            Para mim a ordem de preferência é:

                            1º Panda 4x4 ou Cross 4x4. Depende do preço que conseguisse.
                            2º Panda normal 1.2
                            O Cross 4x2 excluía pelas razões que mencionei.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                              já reparei

                              Não percebo o porquê de tanta desvalorização deste carro. Pronto o exterior não é dos mais bonitos, mas em termos de citadinos é difícil se não impossível encontrar outro carro com tanta modularidade e ao mesmo tempo com um interior até bem engraçado e espaçoso.

                              Era tão mais jeitoso este Panda para a minha Maria andar com a canalhada... Mas não, prefere andar no 500 do que o Panda
                              Porque é Fiat e não é o 500
                              Eu até acho o design do Panda bem consensual. Particularmente hoje em dia que os carros altos são apetecíveis!
                              Acho incrível como é que a imprensa, até internacional, diz que um up é melhor que o Panda.

                              Comentário


                                #16
                                O Twin Air é porreiro ... mas é um borrachão que deus me livre. imagino num 4x4.

                                Num 500 é ridiculo como gasta tanto
                                Editado pela última vez por SPV; 09 April 2018, 17:03.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Up é superior em algumas coisas e inferior noutras.
                                  Tive um Panda da geração anterior e conheço razoavelmente o actual.
                                  Em termos de pisar a estrada e comportamento, o Up parece de um segmento acima. O Panda é mais versátil e tem a possibilidade de ter 5 lugares, embora 3 atrás só mesmo crianças. Estive mesmo para trocar o meu Panda 2004 por um actual mas depois de conduzir o Up preferi este último.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tal como muitos outros turbinados a gasolina, resulta excelentemente no papel, mas na vida real bebe mais que um atmosférico.
                                    Ainda assim, no forum fiatistas há um user que tem um 4x4 turbinado com muitos milhares de km de médias. Está convertido a GPL. Em gasolina fazia na casa dos 6, chegando até a fazer menos 5s. A GPL somava mais 2 litros passando para 8s.
                                    Aliás aqui estão os consumos dele:

                                    https://www.spritmonitor.de/en/detail/576813.html

                                    O ideal era que houvesse no Panda, especialmente no 4x4, o FIRE 1.4 do Punto e do Tipo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                      O Up é superior em algumas coisas e inferior noutras.
                                      Tive um Panda da geração anterior e conheço razoavelmente o actual.
                                      Em termos de pisar a estrada e comportamento, o Up parece de um segmento acima. O Panda é mais versátil e tem a possibilidade de ter 5 lugares, embora 3 atrás só mesmo crianças. Estive mesmo para trocar o meu Panda 2004 por um actual mas depois de conduzir o Up preferi este último.
                                      Penso que o que transforma completamente o Panda é os tais packs que eu referi.
                                      De notar também a quantidade de chapa exposta no up em relação ao Panda que é todo revestido. Como é que a crítica consegue dizer que o up tem melhor qualidade de materiais se o plástico nem chega a revestir todo o interior?!? Tudo bem, até pode ter alguns plásticos melhores, mas à pala disso perde completamente outros! Também existe o pormenor dos vidros traseiros não baixarem mesmo na versão de 5 portas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tem mais metal é verdade mas até fica engraçado. Não dá aquela sensação de pobreza e os acabamentos são muito bons.
                                        O meu antigo Panda também era bem sólido. Mesmo com quase 200.000 kms os ruídos não eram muitos.
                                        O facto dos vidros traseiros não abrirem para mim não é grave.





                                        O que me faz optar pelo Up foi mesmo a condução.
                                        O facto de ser mais baixo, mais largo de vias e com uma distância entre eixos bem maior faz com que a condução seja mais agradável.
                                        Já o Panda tem outros, e muito bons, atributos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          Tem mais metal é verdade mas até fica engraçado. Não dá aquela sensação de pobreza e os acabamentos são muito bons.
                                          O meu antigo Panda também era bem sólido. Mesmo com quase 200.000 kms os ruídos não eram muitos.
                                          O facto dos vidros traseiros não abrirem para mim não é grave.





                                          O que me faz optar pelo Up foi mesmo a condução.
                                          O facto de ser mais baixo, mais largo de vias e com uma distância entre eixos bem maior faz com que a condução seja mais agradável.
                                          Já o Panda tem outros, e muito bons, atributos.
                                          Boas imagens!
                                          Julgo que mesmo em condução sejam 2 dos melhores exemplos nos carros pequenos. Já vi reviews que dizem que o Up é melhor, e outras que dizem que o Panda é melhor.

                                          Já agora aproveito para deixar aqui uma review de ambos e também do 4x4. Mais por causa da rapariga dos Pandas que é um luxo

                                          Comentário


                                            #22


                                            O nome dela é Rebecca Jackson e é apresentadora em sites de reviews e piloto profissional

                                            Comentário


                                              #23

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho o Panda 4x4 "novo", aliás já era bastante adepto deste modelo da Fiat. Depois de uma história que correu mal com um, Grand Vitara decidi manter alguma capacidade TT mas como faço 90% cidade, comecei logo a olhar para os Pandas. Ainda pensamos no 500 mas há tantos que já são demasiado vulgares além disso parecem-me sobrevalorizados para o que é.

                                                O que precisas saber?

                                                IMG_20180330_165643677_HDR.jpg

                                                IMG_20180101_170343250.jpg

                                                Em relação ao Cross recomendo vivamente que faças aqui algumas perguntas: https://www.facebook.com/groups/964391813668970/

                                                É o grupo do Clube Pandista Português, melhor fonte de informação do Panda, não há.
                                                Ficheiros anexados
                                                Editado pela última vez por PDCouto; 09 April 2018, 18:35.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Panda é 10x mais versátil que o Up. Nem os considero concorrentes. Para mim o Up é concorrente de um 108, C1, etc.

                                                  O Panda está num nível onde é rei e não tem concorrencia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda hoje vi um Panda 4x4 dos novos...
                                                    Bem giro e é engraçado como se destaca logo no trânsito!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                                      O Panda é 10x mais versátil que o Up. Nem os considero concorrentes. Para mim o Up é concorrente de um 108, C1, etc.

                                                      O Panda está num nível onde é rei e não tem concorrencia.
                                                      Por conhecer bem os 2 não concordo.
                                                      São 2 boas propostas mas com personalidades diferentes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também não considero o up um concorrente ao panda... O up da ideia de ser um segmento abaixo. Um segmento mini.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Só falta dizer que é um mata velhos......

                                                          São do mesmo segmento e concorrentes. É que nem há dúvidas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu também acho o UP mais concorrente de um 500 que de um Panda.
                                                            No entanto o Panda não tem um segmento definido. Atualmente, só o novo Suzuki Ignis está no segmento do Panda.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X