http://automonitor.pt/2018/04/11/tec...o-na-alemanha/
A Bosch, após parceria com a Mercedes-Benz, concluiu um acordo com a e.GO para instalar parqueamento inteligente no campus de RW TH em Aachen, na Alemanha.
O futuro da mobilidade está cada vez mais próximo: estacionar vai resumir-se a parar à porta do parque de estacionamento, sair do automóvel, pegar no smartphone e usar a aplicação para que o veículo prossiga para um lugar de forma automatizada. Este é o futuro que chegará ainda este ano ao parque de estacionamento do grupo de engenharia de produção do campus de RWTH, em Aachen, na Alemanha.
"O parqueamento manual é passado. A tecnologia Bosch permite maior eficiência e segurança no estacionamento de automóveis, garantido maior rentabilidade de tempo e menos stress", afirmou Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Construído este ano pela Immofinaz, o campus está equipado com o sistema de parqueamento autónomo Bosch, onde, em colaboração com a construtora automóvel e.GO, será possível utilizar a tecnologia de parqueamento autónomo, em conjunto com os veículos desta start-up alemã.
Numa primeira fase, 12 automóveis elétricos e.GO farão parte da frota disponível para os seus colaboradores, passíveis de ser utilizados para viagens de trabalho. A segunda fase terá como objetivo aumentar a eficiência do espaço utilizado no estacionamento através do sistema Bosch que gere todo o processo.
"Os parques de estacionamento são o habitat natural para automóveis compactos e versáteis como é o citadino e.GO Life. Com esta parceria é possível aumentar em 50 por cento o número de veículos dentro de um parque de estacionamento. Com um custo muito reduzido para o utilizador, esta tecnologia pode ser instalada no seu e.GO Life" afirma Günther Schuh, CEO da e.GO Mobile AG.
Parque de estacionamento inteligente
O serviço de parqueamento autónomo é um passo estratégico no objetivo de uma condução totalmente autónoma, sendo também um dos serviços do portefólio da divisão de Soluções para Mobilidade Conectada da Bosch.
De forma simples, o condutor deixa o veículo na zona de entrada do parque e, através de uma aplicação móvel, a instrução de estacionamento é dada ao veículo, que automaticamente procura um lugar livre. A qualquer altura o condutor pode dar instruções para que o veículo regresse ao local de entrada, para assim seguir viagem, sem necessitar de acompanhar todo o processo.
Tudo isto é possível graças a infraestruturas inteligentes, que, através de sensores instalados no parque de estacionamento, monitorizam os movimentos do veículo e fornecem informação sobre os lugares disponíveis.
A tecnologia no veículo converte de forma segura os comandos dados pela infraestrutura, que é capaz de gerir os movimentos de todos os automóveis, evitando colisões ou atropelamentos. O objetivo é também que este serviço seja certificado pelas autoridades competentes, para que sejam respeitadas normas de segurança e para que a qualidade de todo o serviço seja garantida.
Pioneirismo em parceria com a Mercedes-Benz
Para a Bosch, a colaboração com a e.Go é já o segundo projeto de parqueamento autónomo. O Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, foi o primeiro projeto a ser implementado, em 2017, e tem-se revelado um enorme sucesso.
O objetivo principal é perceber como os utilizadores interagem com veículos sem condutor e de que forma estes veículos são percecionados. Para que os utilizadores percebam as potencialidades deste serviço, a Bosch e a Mercedes-Benz planeiam nas próximas semanas dinamizar uma “experience tour”. Nesta tour os utilizadores serão acompanhados por um guia especializado durante a utilização do serviço no Museu da Mercedes-Benz, compreendo melhor a tecnologia.
A Bosch, após parceria com a Mercedes-Benz, concluiu um acordo com a e.GO para instalar parqueamento inteligente no campus de RW TH em Aachen, na Alemanha.
O futuro da mobilidade está cada vez mais próximo: estacionar vai resumir-se a parar à porta do parque de estacionamento, sair do automóvel, pegar no smartphone e usar a aplicação para que o veículo prossiga para um lugar de forma automatizada. Este é o futuro que chegará ainda este ano ao parque de estacionamento do grupo de engenharia de produção do campus de RWTH, em Aachen, na Alemanha.
"O parqueamento manual é passado. A tecnologia Bosch permite maior eficiência e segurança no estacionamento de automóveis, garantido maior rentabilidade de tempo e menos stress", afirmou Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Numa primeira fase, 12 automóveis elétricos e.GO farão parte da frota disponível para os seus colaboradores, passíveis de ser utilizados para viagens de trabalho. A segunda fase terá como objetivo aumentar a eficiência do espaço utilizado no estacionamento através do sistema Bosch que gere todo o processo.
"Os parques de estacionamento são o habitat natural para automóveis compactos e versáteis como é o citadino e.GO Life. Com esta parceria é possível aumentar em 50 por cento o número de veículos dentro de um parque de estacionamento. Com um custo muito reduzido para o utilizador, esta tecnologia pode ser instalada no seu e.GO Life" afirma Günther Schuh, CEO da e.GO Mobile AG.
Parque de estacionamento inteligente
O serviço de parqueamento autónomo é um passo estratégico no objetivo de uma condução totalmente autónoma, sendo também um dos serviços do portefólio da divisão de Soluções para Mobilidade Conectada da Bosch.
De forma simples, o condutor deixa o veículo na zona de entrada do parque e, através de uma aplicação móvel, a instrução de estacionamento é dada ao veículo, que automaticamente procura um lugar livre. A qualquer altura o condutor pode dar instruções para que o veículo regresse ao local de entrada, para assim seguir viagem, sem necessitar de acompanhar todo o processo.
Tudo isto é possível graças a infraestruturas inteligentes, que, através de sensores instalados no parque de estacionamento, monitorizam os movimentos do veículo e fornecem informação sobre os lugares disponíveis.
A tecnologia no veículo converte de forma segura os comandos dados pela infraestrutura, que é capaz de gerir os movimentos de todos os automóveis, evitando colisões ou atropelamentos. O objetivo é também que este serviço seja certificado pelas autoridades competentes, para que sejam respeitadas normas de segurança e para que a qualidade de todo o serviço seja garantida.
Pioneirismo em parceria com a Mercedes-Benz
Para a Bosch, a colaboração com a e.Go é já o segundo projeto de parqueamento autónomo. O Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, foi o primeiro projeto a ser implementado, em 2017, e tem-se revelado um enorme sucesso.
O objetivo principal é perceber como os utilizadores interagem com veículos sem condutor e de que forma estes veículos são percecionados. Para que os utilizadores percebam as potencialidades deste serviço, a Bosch e a Mercedes-Benz planeiam nas próximas semanas dinamizar uma “experience tour”. Nesta tour os utilizadores serão acompanhados por um guia especializado durante a utilização do serviço no Museu da Mercedes-Benz, compreendo melhor a tecnologia.
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