Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temos de acabar com o culto dos «fumarentos» em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Temos de acabar com o culto dos «fumarentos» em Portugal

    Temos de acabar com o culto dos «fumarentos» em Portugal


    A alteração de carros, vulgo tuning, tem demasiados limites em Portugal — estamos todos de acordo? Ainda assim há quem consiga ultrapassar todos os limites. A cultura dos fumarentos tem de acabar.




    Cultura automóvel e paixão pelos automóveis. Uma das coisas que mais aprecio na cultura automóvel é a diversidade de gostos e de preferências que existe. Experimentem ir a um track-day e vejam com os vossos próprios olhos. Há espaço para todos, e para todos os gostos. É a festa dos automóveis.

    Os adeptos dos clássicos, os adeptos dos carros italianos, os tipos da competição, a malta dos Honda Civic ou os doidos por marcas alemãs — apenas para mencionar alguns. Por muito diferentes que sejam os membros destas tribos, há um denominador comum: o gosto pelos automóveis. Independentemente do estrato social, da escolaridade, do gosto pessoal, das cores clubísticas, enfim… de tudo. Naquele dia, àquela hora, são todos iguais. São todos amantes de automóveis.

    É quase impossível não admirar a diversidade que existe na cultura automóvel. Conseguíssemos nós colocar mais vezes as nossas diferenças de lado, no dia a dia, e o mundo seria um lugar melhor. Foi o meu momento Miss Universo…



    Independentemente do meu gosto pessoal — vale o que vale… — admiro automóveis de todas as tribo. Até das tribos mais radicais como o Stance, OEM+, Rat Style entre outros estilos (de carro ou de vida…).


    Depois há os fumarentos…

    Aqui não. Seja qual for o ponto de vista, automóveis que emitem cortinas de fumo espesso e circulam na via pública não fazem sentido.
    As reprogramações mal executadas, as modificações para lá dos limites, o fumo a perder de vista, são tudo coisas que não têm lugar na via pública. A procura por mais potência é legitima mas há limites que não podem ser ultrapassados.

    Quando a procura por mais potência afeta a saúde pública esse limite foi ultrapassado.

    Como disse no início do texto, há demasiados limites às modificações dos automóveis em Portugal — um assunto que dava pano para mangas — mas no caso dos carros Diesel, modificados para debitarem potências que em alguns casos duplicam a potência original, não há classificação possível.

    Enquanto aceitarmos esta «tribo negra» e formos coniventes com a cultura dos fumarentos no seio das comunidades de amantes de automóveis (concentrações, track-days, clubes e grupos informais) mais tempo vamos levar até conseguirmos discutir de forma séria e comprometida o fenómeno das modificações de automóveis em Portugal.

    Goste-se ou não das modificações de automóveis — nas suas mais diversas expressões — é uma indústria que gera muitos milhões de euros, e quem as pratica ou faz delas atividade profissional merece que lhe seja dada o devido destaque. Sem fumos.

    fonte: https://www.razaoautomovel.com/2018/...iesel-portugal

    #2
    abaixo os Fumarentos...

    Comentário


      #3
      Totalmente de acordo... mas como??

      Num país que há décadas não controla os seus incendiários, como vamos nós controlar esta tribo de trogloditas??

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Totalmente de acordo... mas como??

        Num país que há décadas não controla os seus incendiários, como vamos nós controlar esta tribo de trogloditas??
        O que é que uma coisa tem a ver com a outra?! Ah fazem fumo... Que analogia mais idiota...
        Controlar estes carros com emissões fora da lei é das coisas mais fáceis. Basta só ter vontade.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Totalmente de acordo... mas como??

          Num país que há décadas não controla os seus incendiários, como vamos nós controlar esta tribo de trogloditas??
          as autoridades abrirem uma pagina onde se possa denunciar a matricula e chamam o carro a fiscalização com risco de apreensão se o carro não for apresentado é uma ideia...

          isto é uma vergonha autenticas locomotivas ai a circular e ninguém faz nada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
            O que é que uma coisa tem a ver com a outra?! Ah fazem fumo... Que analogia mais idiota...
            Controlar estes carros com emissões fora da lei é das coisas mais fáceis. Basta só ter vontade.

            Idiotas, mais uma vez, são os teus comentários. Só passei aqui para te dizer isto, não mereces o meu tempo a explicar-te a analogia que quis fazer. E não tem nada a ver com fumo, é muito mais que isso. Mas, como digo, gosto de falar com pessoas bem educadas e não com miúdos que têm a mania que são parvos. Passar bem.

            Comentário


              #7
              Se ao menos houvesse inspeções periódicas obrigatórias, onde essas coisas são controladas, sem notas no cinzeiro ou mecanicos a levar carros, seria um bom começo...

              Comentário


                #8
                Fumarentos e Ford Transit / Toyota Hiace a caírem de podre dos ciganos.
                Passam na rua e fica um nevoeiro e um cheiro a combustível queimado que não se pode

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Se ao menos houvesse inspeções periódicas obrigatórias, onde essas coisas são controladas, sem notas no cinzeiro ou mecanicos a levar carros, seria um bom começo...
                  Existem radares para controlar a velocidade, balanças para o peso, alcolímetros para o alcool e não se conseguem controlar as emissões? Era, é, do mais fácil. Ou então a polícia devia de ter o direito de obrigar um determinado carro a apresentar-se num centro para confirmar todos os parâmetros técnicos homologados. Peso, emissões, potência, alterações.
                  Ou então mandar o carro para uma corporação de bombeiros... Enfim!

                  Comentário


                    #10
                    Como já disseram basta efectivamente as autoridades quererem, não quero entrar no comentário do costume e triste pois são fiscalizações diferentes MAS se em vez de meterem radares em descidas ou à entrada de localidades para apanharem o subsidio de natal fizessem uma fiscalização activa nas estradas e mandassem encostar estes tristes e lhes passassem uma cartinha para ir a uma inspecção B não se perdia nada, quer dizer por amor de deus vê-se bem que estes carros estão alterados!

                    Quem diz os zés do boné dos fumarentos diz as hiace's de 90, os 190d e qualquer outro carro com problemas de injecção ou escape, pagamos nós balurdios no iuc e IA ao comprar um carro mais recente e que polui metade destas sucatas e anda a UE a querer banir carros a diesel para se fechar os olhos a estas coisas?

                    Comentário


                      #11
                      E porque é que tem de ser "em vez" dos radares e não "além" dos radares?

                      Comentário


                        #12
                        Muito envelopezinho por baixo das mesas nas inspecções

                        Comentário


                          #13
                          Isso é tudo uma cambada de idiotas puros. Pensam que têm Grande máquina e que toda a gente te a gaba e deita fumo preto em boas quantidades e fãs do diesel power enfim. Acabem com as vantagens fiscais do diesel e é começar a ver os diesel a encostar e adeus fumo

                          Comentário


                            #14
                            Ainda há pouco tempo andei numa carroça tdi com 300cv ou perto... Odeio fumo mas, tenho de dar a mão à palmatória: fácil (barato) de se fazer, fácil de manter, fácil circular e ser 'legal'. Enquanto assim for, não vejo forma de combater.

                            Comentário


                              #15
                              Isso também fazes num gasolinas...

                              Comentário


                                #16
                                Vai ao grupo Golf Portugal no Facebook. Até mete nojo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                  Existem radares para controlar a velocidade, balanças para o peso, alcolímetros para o alcool e não se conseguem controlar as emissões? Era, é, do mais fácil. Ou então a polícia devia de ter o direito de obrigar um determinado carro a apresentar-se num centro para confirmar todos os parâmetros técnicos homologados. Peso, emissões, potência, alterações.
                                  Ou então mandar o carro para uma corporação de bombeiros... Enfim!
                                  Na Áustria eles têm uma forma qualquer de verificar as emissões. Um colega meu há uns meses levou uma multa desse género.

                                  Achei interessante

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Se ao menos houvesse inspeções periódicas obrigatórias, onde essas coisas são controladas, sem notas no cinzeiro ou mecanicos a levar carros, seria um bom começo...
                                    É, e se formos a pensar bem, fumarentos ainda nem é o mais perigoso embora eu os " condene " obviamente.

                                    Mas pior que isso são carros sem travões e pneus carecas e quase sem amortecedores, a passar na IPO

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      E porque é que tem de ser "em vez" dos radares e não "além" dos radares?
                                      Neste e noutros tópicos eles defendem que os recursos limitados que temos devem ter outras prioridades que não os radares nas rectas com menor perigo.

                                      Os radares deviam sim era ser colocados em sítios mais perigosos onde realmente há mais perigo ao exceder-se a velocidade.

                                      Mas quanto ao tópico, detesto ir atrás de uma ford transit ou TDI fumarolas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                        Ainda há pouco tempo andei numa carroça tdi com 300cv ou perto... Odeio fumo mas, tenho de dar a mão à palmatória: fácil (barato) de se fazer, fácil de manter, fácil circular e ser 'legal'. Enquanto assim for, não vejo forma de combater.
                                        Isso é porque nós temos um país de azeiteiros, e isso não é legal coisa nenhuma. Nem em emissões nem em ruído.

                                        E depois , quem gosta de um carro nessas condições de petroleiro rápido é porque não aprecia minimamente um bom motor. Tenho dito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Isso é porque nós temos um país de azeiteiros, e isso não é legal coisa nenhuma. Nem em emissões nem em ruído.

                                          E depois , quem gosta de um carro nessas condições de petroleiro rápido é porque não aprecia minimamente um bom motor. Tenho dito.
                                          Obviamente que não tem jeito nenhum, era incapaz de ter algo assim... Mas também te digo, sentas o rabito no lugar do passageiro e aquela mistura de potência + carroça + tiros é capaz de te deixar desconfortável... A ti e a toda a gente!

                                          É 'legal' porque tem folha verde da inspecção

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            Isso também fazes num gasolinas...
                                            Custo MUITO superior, dificuldade em arranjar material e mão de obra, custos manutenção / gerais (gasolina e outros).

                                            Tdi é fácil de trabalhar, qualquer sapateiro sabe montar o que é necessário, qualquer xispador faz a electrónica... E se partir, arranja-se outro PD por meia dúzia de tostões, plug & play o resto do material e siga.

                                            O carro que eu andei é praticamente daily...
                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 21 April 2018, 13:16.

                                            Comentário


                                              #23
                                              É muito simples. A azeiro-teirada do diesel anda pra aí a empestar alegremente o ar à pala da subsidiação fiscal do carburante pelos 27 cêntimos de imposto a mais em litro pagos por quem tem carrito a gasolina. Tirem isso ao diesel e ele vai a pique, não tem nada que saber.
                                              Portanto, é encostar o governo à parede e obrigá-lo a fazer o que os franceses já estão a fazer, que em 2020 acabam com o privilégio fiscal do diesel. Até lá vão reduzindo progressivamente a diferença (eu até defendo mais: indexar todo o imposto ao teor de carbono do litro de carburante).
                                              Pra isso só há uma solução: é boicotar todos os postos nacionais e ir sempre abastecer a Espanha, de maneira a que nem um litro de gasolina se venda aqui dentro. Portanto, agora é contigo: ou vens com o paleio do costume do "ah e tal, és doido, eu moro longe, fica mais caro, dá chatices...", e continuas a entregar o ouro ao bandido, ou então vais mesmo à luta, custe o que custar, dê por onde der.
                                              Uma coisa é certa: quanto pior o proletariado e classe média assalariada dos carritos a gasolina tratar os governos, mais respeitinho eles lhe ganham. A bola está do teu lado, se combateres vences ou não, se não combateres já foste vencido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ainda ontem passou por mim uma Nissan Pickup que fiquei sem ver nada durante quase um minuto! O melhor da festa é que estava um carro da PSP a controlar a velocidade e pensam que fizeram algo?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                  Na Áustria eles têm uma forma qualquer de verificar as emissões. Um colega meu há uns meses levou uma multa desse género.

                                                  Achei interessante
                                                  Postos de inspecção móveis, tipo Alemanha?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Entendo o fácil de ser legal, o ruído dependendo do motor nem se ouve muita coisa a andar devagar, o fumo podem alegar que seja uma EGR ou um Turbo mais cansado e desde que não tenham o motor visivelmente muito mexido...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Entendo o fácil de ser legal, o ruído dependendo do motor nem se ouve muita coisa a andar devagar, o fumo podem alegar que seja uma EGR ou um Turbo mais cansado e desde que não tenham o motor visivelmente muito mexido...
                                                      O pessoal tem sítios específicos onde fazem as inspecções, isso está tudo estudado, nem correriam o risco de os levar a um centro de inspecções aleatório.

                                                      Acabar com isto não interessa aos donos e muito menos ao mecânicos (aqueles que levam o carro do cliente à inspeção)...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                        Obviamente que não tem jeito nenhum, era incapaz de ter algo assim... Mas também te digo, sentas o rabito no lugar do passageiro e aquela mistura de potência + carroça + tiros é capaz de te deixar desconfortável... A ti e a toda a gente!

                                                        É 'legal' porque tem folha verde da inspecção
                                                        Sentir a força G faz efeito em qualquer um é verdade

                                                        Mas como já fiz 0-100 em 2.8s umas 3 vezes já me habituei ( ou não )

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os cancros das estradas...é encostar para deixar passar o carvão e se olharem feitos parvos como costumam fazer, o dedo do meio explica-se por si próprio

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                            Pra isso só há uma solução: é boicotar todos os postos nacionais e ir sempre abastecer a Espanha, de maneira a que nem um litro de gasolina se venda aqui dentro. Portanto, agora é contigo: ou vens com o paleio do costume do "ah e tal, és doido, eu moro longe, fica mais caro, dá chatices...", e continuas a entregar o ouro ao bandido, ou então vais mesmo à luta, custe o que custar, dê por onde der.
                                                            Bem, o teu dê por onde der são quase 500km para mim e para os quase 3 milhões de residentes na área metropolitana de Lisboa, mesmo que atestasse em Espanha dava para um dois dias e depois não conseguia voltar a ir novamente a Espanha sem ter de meter gasolina em Portugal Mas dê por onde der! VIVA LA REVOLUCION

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X