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Dilema – Opel Astra J ST 1.3 cdti ou PUG 208 1.4 vti Allure

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    Dilema – Opel Astra J ST 1.3 cdti ou PUG 208 1.4 vti Allure

    Estou perante um dilema. Temos em casa um Opel Astra J ST 1.3 CDTI Enjoy, com um nível básico de equipamento, com 85 000 Km. A carrinha não é um primor em performance, mas pode-se considerar uma boa estradista, confortável, com consumos comedidos e com uma resposta muito mais rápida que a sua antecessora, a Opel H Caravan com a mesma motorização. Neste momento faz cerca de 25 Km por dia, embora ao fim de semana faça 150 a 200 Km. Tendo em conta o seu tamanho, cidade, nomeadamente Lisboa, é um tormento. Para além disso o pára arranca não é o ideal para um carro a diesel pelas razões sobejamente aqui debatidas no fórum.

    Entretanto surgiu uma possibilidade de trocar (não há gastos) por um 208 a gasolina, motor 1.4 de 2012, mesmo ano da carrinha. A versão do 208 é a Allure, ou seja, a mais equipada. O carro só teve um dono, tem 60 000 Km e está em bom estado geral. Sei que este motor é de uma parceria PSA/BMW, mas que foi descontinuado por cá, em virtude da forte carga fiscal. Paga de IUC 170 euros, o que é bastante para um utilitário. A carrinha paga 104. Em termos de problemas creio que é comum o consumo de óleo e não ser propriamente económico, pois gasta entre 7 a 8 litros em cidade. Pôr GPL está fora de questão por enquanto, embora se conheça qualidades neste motor para essa transformação.

    A questão é que em gasolina há um gasto estimado de mais 35 euros mensais do que na actual realidade. Isto na rotina normal. Havendo viagens, ou férias essa situação altera-se. Além disso em mês de IUC e neste ano inspecção, não contando a gasolina, são uns simpáticos 200 euros de despesa.

    O carro a gasolina desperta interesse (o diesel já cansa) e sendo um utilitário a sua utilização no dia a dia fica muito mais facilitada. Além disso gosto da estética do carro, que ainda por cima é de três portas o que aprecio bastante num utilitário, embora com três pessoas o acesso seja mais dificultado.

    Vamos ver se não se baralha mais as ideias...
    Editado pela última vez por morzaca; 24 April 2018, 11:26.

    #2
    E porque não um Sandero novo e já com GPL de fábrica? Deve ficar perto do valor que vais pagar por esse Peugeot

    Comentário


      #3
      Eu não trocava. Sinceramente trocar um Astra por um 208 já com 6 anos e ela por ela para mim é um mau negócio.

      Comentário


        #4
        Também não vejo motivos para trocar (não quer dizer que não os haja, podem é não estar no post inicial). Se já não gostas da Astra e do diesel, tenta achar algo no mesmo segmento a gasolina (não é fácil, mas).

        Comentário


          #5
          1.4 VTI da PSA???


          Comentário


            #6
            Bem tens ai um dilema. Antes demais na minha opinião a troca não faz qualquer sentido,trocar uma carrinha a diesel seg.C por um seg. B a gasolina mesmo a mesmos km mais ou menos só por ter mais equipamento... não faz qualquer sentido!

            Esquecendo a troca tens de ordenar as ideias, o diesel cansou portanto a apontar para uma troca seria por um carro a gasolina, agora pretendes mesmo ir para um segmento B? Comentaste que o tamanho no dia a dia é chato mas e no fim de semana? Não faz falta aquele espaço extra na mala? Ou aquele espaço extra de conforto à frente?

            Por fim, essa troca é mesmo para avançar ou apenas surgiu a ideia por causa da possibilidade do 208? Se for para avançar pretendes investir algum capital?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              1.4 VTI da PSA???
              Algum motivo particular?
              Pergunto apenas porque há um na família desde 2009, que faz poucos kms (cerca de 4000 km/ano), mas que não deu problemas...
              O único problema que ouço falar é um consumo elevado de óleo (que neste caso, devido à baixa quilometragem e manutenção de 2 em 2 anos, não se nota);
              Também tem a particularidade que o vaso de expansão não poder ser enchido até ao nível máximo assinalado, senão este esvazia/evapora rápido até meio.

              De resto, as vezes que peguei nele, gostei bastante (num 207). Mas também estava habituado a um 1.4 hdi, por isso era normal

              Comentário


                #8
                O 1.3 cdti dá problemas de corrente de distribuição, mas trocar um astra de segmento superior por um utilitário, ainda por cima com um 1.4 a gasolina. a mim não faz sentido, mas há gostos para tudo por isso é que o mundo não tomba

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
                  O 1.3 cdti dá problemas de corrente de distribuição, mas trocar um astra de segmento superior por um utilitário, ainda por cima com um 1.4 a gasolina. a mim não faz sentido, mas há gostos para tudo por isso é que o mundo não tomba



                  Dá problemas quando é submetido a maus tratos, resumindo, por falta de manutenção.


                  Caso contrário é dos blocos mais fiáveis do mercado, sim, dos mais fiáveis.

                  Já tive 2 carros com o 1.3 e 0 problemas.

                  Comentário


                    #10
                    O pessoal mete oleo e filtros do chines nos carros, quando metem, e depois admiram-se por avariarem

                    Comentário


                      #11
                      Ora bem a pergunta é se é boa ideia trocar por um segmento abaixo, com a mesma idade, e que vai ter custos de utilização á volta de 400 euros por ano mais caros?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                        Dá problemas quando é submetido a maus tratos, resumindo, por falta de manutenção.


                        Caso contrário é dos blocos mais fiáveis do mercado, sim, dos mais fiáveis.

                        Já tive 2 carros com o 1.3 e 0 problemas.
                        Se é bom ou não não sei. Sei que é um pequeno motor a diesel com 4 cilindros, fruto de uma joint-venture entre a GM e Fiat, ganhou na altura uns prémios até. Há poucos com essa cilindrada e a manter os 4 cilindros, pois foi um motor desenvolvido e feito do zero e não apartir de partes de outros motores maiores como acontece noutras marcas.

                        Mas recordo-me há uns 10 anos atrás e muito se escreveu aqui acerca desse motor, foi o bombo da festa daqui do fórum, diziam que ia abaixo em andamento, não arrancava em subidas, queimava embraiagens, até lhe fizeram uma musiquinha. Curiosamente os donos diziam que no astra tinha uma velocidade de ponta superior ao 1.9 cdti 150cv que estava limitado a 200 e poucos k/hora e o 1.3 cdti não estava limitado e nas descidas passava-o. Outros tempos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                          Já tive 2 carros com o 1.3 e 0 problemas.
                          Depende do carro em que esse 1.3 estiver.
                          Em Fiats, Fords, Suzukis e PSAs não costuma dar problemas. Mas quando o metem em Opel... Não é que vá partir a corrente imediatamente, mas os periféricos da Opel não são grande coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                            Depende do carro em que esse 1.3 estiver.Em Fiats, Fords, Suzukis e PSAs não costuma dar problemas. Mas quando o metem em Opel... Não é que vá partir a corrente imediatamente, mas os periféricos da Opel não são grande coisa.
                            PSA ??? desde quando usou este motor?

                            Comentário


                              #15
                              Citroen Nemo e Peugeot Bipper

                              Comentário


                                #16
                                para que usar o 1.3 dos outros quando eles têm o 1.4 hdi?

                                Comentário


                                  #17
                                  Ora bem, se a questão fosse fácil não a colocaria aqui. Os carros têm as suas utilizações concretas e neste caso em particular a Astra tornou-se obsoleta para a utilização que tem. A oportunidade surgiu e deixou-me a pensar.
                                  Há efectivamente um custo maior, nomeadamente em mês de pagamento de IUC, ou até em caso de necessitar de alguma intervenção. Esse é handicap desta troca. Como disse primeiramente há vários tipos de carros para as mais diversas utilizações. Mesmo a Astra ter uma utilização diferente para a qual foi comprada e tendo muitos pontos a favor, só ponderei a troca quando surgiu esta oportunidade. O 208 está praticamente novo, só teve um dono e conheço o carro. Daí surgir a possibilidade, que mantnho-me reticente pelos motivos que já mencionei.
                                  Obrigado a todos pelo vosso ponto de vista, que também ajuda a aclarar as ideias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esse negócio é bom para o proprietário do 208.
                                    Eu percebo perfeitamente a vontade de ter um carro mais pequeno, mais a mais circulando em cidade, eu passei de carrinhas e SUVs para um Mini e não quero outra coisa e nem sequer faço cidade.
                                    No teu caso vendia a Astra com calma e depois procurava algo melhor do que esse 208 1.4, pagar 170€ de IUC por um motor desses parece-me uma parvoíce.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                      Esse negócio é bom para o proprietário do 208.
                                      Eu percebo perfeitamente a vontade de ter um carro mais pequeno, mais a mais circulando em cidade, eu passei de carrinhas e SUVs para um Mini e não quero outra coisa e nem sequer faço cidade.
                                      No teu caso vendia a Astra com calma e depois procurava algo melhor do que esse 208 1.4, pagar 170€ de IUC por um motor desses parece-me uma parvoíce.
                                      O negócio é bom se ambos sentirem satisfeitas as suas necessidades.
                                      E sem dúvida que o calcanhar de aquiles desta "operação" e que me causa alguma reticência, é o elevado valor de IUC que este utilitário paga, atendendo que este motor nem é brilhante, embora tb não seja um trambolho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                        Depende do carro em que esse 1.3 estiver.
                                        Em Fiats, Fords, Suzukis e PSAs não costuma dar problemas. Mas quando o metem em Opel... Não é que vá partir a corrente imediatamente, mas os periféricos da Opel não são grande coisa.
                                        Essa tambem está boa, mesmo motor mas que só dá problemas numa marca. Se calhar é influência do perfume ou da colonia dos condutores

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          Depende do carro em que esse 1.3 estiver.
                                          Em Fiats, Fords, Suzukis e PSAs não costuma dar problemas. Mas quando o metem em Opel... Não é que vá partir a corrente imediatamente, mas os periféricos da Opel não são grande coisa.
                                          Já devias de saber que neste fórum, informações factuais é meio caminho para troll.

                                          Aqui ou é conversa de café ou esquece. Há quem não entenda que os periféricos de um Fiat 1.3 são diferentes de um Opel 1.3, no café disseram que o motor é o mesmo, tudo o que seja contrário a isso é para trollar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MBC Ver Post
                                            Essa tambem está boa, mesmo motor mas que só dá problemas numa marca. Se calhar é influência do perfume ou da colonia dos condutores
                                            Quanto muito, seria do perfume da Opel

                                            Mas o que o user brkncrss diz é verdade. A Opel mexeu neste bloco e não o tornou mais fiável, antes pelo contrário.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MBC Ver Post
                                              Essa tambem está boa, mesmo motor mas que só dá problemas numa marca. Se calhar é influência do perfume ou da colonia dos condutores
                                              Ignorância não é desculpa quando se tem internet ao dispor do cidadão comum desde o início dos anos 90.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como o que estivesse na internet fosse verdade. A maioria é pura e simplesmente lixo e contra informação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                                  Como o que estivesse na internet fosse verdade. A maioria é pura e simplesmente lixo e contra informação
                                                  Deveras. O teu post é um bom exemplo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    Deveras. O teu post é um bom exemplo.
                                                    Faço parte da minoria, tu fazes parte da maioria, parabéns, é confortável pertencer à maioria

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                                      O negócio é bom se ambos sentirem satisfeitas as suas necessidades.
                                                      E sem dúvida que o calcanhar de aquiles desta "operação" e que me causa alguma reticência, é o elevado valor de IUC que este utilitário paga, atendendo que este motor nem é brilhante, embora tb não seja um trambolho.
                                                      Não é pela tua necessidade ficar satisfeita que o negócio passa a ser bom para ti ou para ambos, tu até podias trocar o teu carro por uma bicicleta de 200€ e ficares satisfeito com a troca mas não era por isso que tinhas feito um bom negócio.
                                                      Já agora já foste ver quanto é que andam a pedir por cada carro no mercado de usados? Os valores são semelhantes? Confesso que inicialmente tinha percebido que a trocar era por um 207 mas já vi que é por um 208 e até tinha escrito 208 no meu post mas na minha mente estava o 207...mas de mesmo por um 208 não me parece que ficas bem com o negócio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                        Não é pela tua necessidade ficar satisfeita que o negócio passa a ser bom para ti ou para ambos, tu até podias trocar o teu carro por uma bicicleta de 200€ e ficares satisfeito com a troca mas não era por isso que tinhas feito um bom negócio.
                                                        Já agora já foste ver quanto é que andam a pedir por cada carro no mercado de usados? Os valores são semelhantes? Confesso que inicialmente tinha percebido que a trocar era por um 207 mas já vi que é por um 208 e até tinha escrito 208 no meu post mas na minha mente estava o 207...mas de mesmo por um 208 não me parece que ficas bem com o negócio.
                                                        A minha necessidade ficar satisfeita é importante, meu caro. Não coloquei aqui a questão se era um bom, ou mau negócio. Aliás, a troca é somente minha. A outra parte apenas quer se desfazer do carro por motivos profissionais e que sou conhecedor.
                                                        Todos os valores estão contemplados e bem estudados. Aliás, fui bem claro quando disse que não há gastos da minha parte. Agora, os proveitos têm que colmatar os gastos inerentes à mudança de combustível, consumos e a fiscalidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                          E porque não um Sandero novo e já com GPL de fábrica? Deve ficar perto do valor que vais pagar por esse Peugeot
                                                          Comparar um Sandero a um Astra ou 208?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                                            Faço parte da minoria, tu fazes parte da maioria, parabéns, é confortável pertencer à maioria
                                                            Nota-se perfeitamente

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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