Estou perante um dilema. Temos em casa um Opel Astra J ST 1.3 CDTI Enjoy, com um nível básico de equipamento, com 85 000 Km. A carrinha não é um primor em performance, mas pode-se considerar uma boa estradista, confortável, com consumos comedidos e com uma resposta muito mais rápida que a sua antecessora, a Opel H Caravan com a mesma motorização. Neste momento faz cerca de 25 Km por dia, embora ao fim de semana faça 150 a 200 Km. Tendo em conta o seu tamanho, cidade, nomeadamente Lisboa, é um tormento. Para além disso o pára arranca não é o ideal para um carro a diesel pelas razões sobejamente aqui debatidas no fórum.
Entretanto surgiu uma possibilidade de trocar (não há gastos) por um 208 a gasolina, motor 1.4 de 2012, mesmo ano da carrinha. A versão do 208 é a Allure, ou seja, a mais equipada. O carro só teve um dono, tem 60 000 Km e está em bom estado geral. Sei que este motor é de uma parceria PSA/BMW, mas que foi descontinuado por cá, em virtude da forte carga fiscal. Paga de IUC 170 euros, o que é bastante para um utilitário. A carrinha paga 104. Em termos de problemas creio que é comum o consumo de óleo e não ser propriamente económico, pois gasta entre 7 a 8 litros em cidade. Pôr GPL está fora de questão por enquanto, embora se conheça qualidades neste motor para essa transformação.
A questão é que em gasolina há um gasto estimado de mais 35 euros mensais do que na actual realidade. Isto na rotina normal. Havendo viagens, ou férias essa situação altera-se. Além disso em mês de IUC e neste ano inspecção, não contando a gasolina, são uns simpáticos 200 euros de despesa.
O carro a gasolina desperta interesse (o diesel já cansa) e sendo um utilitário a sua utilização no dia a dia fica muito mais facilitada. Além disso gosto da estética do carro, que ainda por cima é de três portas o que aprecio bastante num utilitário, embora com três pessoas o acesso seja mais dificultado.
Vamos ver se não se baralha mais as ideias...
Entretanto surgiu uma possibilidade de trocar (não há gastos) por um 208 a gasolina, motor 1.4 de 2012, mesmo ano da carrinha. A versão do 208 é a Allure, ou seja, a mais equipada. O carro só teve um dono, tem 60 000 Km e está em bom estado geral. Sei que este motor é de uma parceria PSA/BMW, mas que foi descontinuado por cá, em virtude da forte carga fiscal. Paga de IUC 170 euros, o que é bastante para um utilitário. A carrinha paga 104. Em termos de problemas creio que é comum o consumo de óleo e não ser propriamente económico, pois gasta entre 7 a 8 litros em cidade. Pôr GPL está fora de questão por enquanto, embora se conheça qualidades neste motor para essa transformação.
A questão é que em gasolina há um gasto estimado de mais 35 euros mensais do que na actual realidade. Isto na rotina normal. Havendo viagens, ou férias essa situação altera-se. Além disso em mês de IUC e neste ano inspecção, não contando a gasolina, são uns simpáticos 200 euros de despesa.
O carro a gasolina desperta interesse (o diesel já cansa) e sendo um utilitário a sua utilização no dia a dia fica muito mais facilitada. Além disso gosto da estética do carro, que ainda por cima é de três portas o que aprecio bastante num utilitário, embora com três pessoas o acesso seja mais dificultado.
Vamos ver se não se baralha mais as ideias...
Comentário