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Bosch. "Mega-revolução" Diesel. Adeus NOx?

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    Bosch. "Mega-revolução" Diesel. Adeus NOx?

    https://www.razaoautomovel.com/2018/...motores-diesel

    A ler, sem dúvida.
    Parece que a Bosch encontrou a solução para os "males" do Diesel.
    E segundo eles, não acarreta mais custos, porque a tecnologia já toda implementada.
    Ainda não apanhei os pormenores da coisa, mas parece que tem tudo a ver com um sistema super-eficiente de gestão do fluxo de ar, e também do sistema térmico, de modo a garantir que a temperatura mantenha-se sempre acima de um determinado valor, reduzindo a produção de NOx a níveis à volta de 10x menos do que os permitidos.

    #2
    TL;DR

    Não explicam nada no artigo.

    Comentário


      #3
      Chamado o sopro da vida.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        Parece que a Bosch encontrou a solução para os "males" do Diesel.
        Mas já não tinha com a parceria com a VW?

        Comentário


          #5
          O artigo não explica muito, mas a Bosch também não é muito específica na forma como a coisa funciona.
          Fui à procura de mais info, e só encontrei isto:

          O que distingue a nova tecnologia diesel?

          Até ao momento, dois fatores impediram a redução das emissões de NOx nos veículos a diesel. O primeiro é o estilo de condução. A solução tecnológica desenvolvida pela Bosch é um sistema de gestão de fluxo de ar de resposta rápida para o motor. Um estilo de condução mais dinâmico exige uma recirculação igualmente dinâmica no que diz respeito aos gases de exaustão.

          Isto pode ser alcançado com a utilização de um turbocompressor RDE otimizado que reage mais rapidamente que os turbocompressores convencionais. Graças a uma combinação de recirculação dos gases de exaustão de alta e baixa pressão, o sistema de gestão de fluxo do ar torna-se mais flexível. Isto significa que os condutores podem iniciar a marcha em velocidades mais elevadas sem um aumento nas emissões.

          Igualmente importante é a influência da temperatura. Para garantir a conversão ideal de NOx, os gases de exaustão devem ser mais quentes que 200 graus Celsius. Na condução urbana, os veículos, frequentemente, não atingem essa temperatura. Por isso, a Bosch optou por um sistema de gestão térmica sofisticado para o motor diesel, que regula ativamente a temperatura dos gases de exaustão, garantindo assim que o sistema de exaustão permaneça quente o suficiente para funcionar dentro de uma faixa de temperatura estável, fazendo com que as emissões permaneçam num nível baixo.
          Curioso para saber o que é um turbocompressor RDE (Real Driving EMissions, como o teste?)

          Comentário


            #6
            Pelo que percebo sobre esse artigo, a cena da Bosh atua apenas com o ar da combustão, ou seja, apenas atua na quantidade de NOx libertada na combustão, como podem chamar de mega-revoluçao? Então o resto das emissões?
            Alem disso referem que com esta nova tecnologia que as emissões ficam dentro dos limites, não era isto que se pedia aquando da afixação de tais limites? Que andaram a fazer até aqui, a enganar o povo?

            Comentário


              #7
              Não ficam apenas dentro dos limites, mas muito abaixo dos limites, algo que hoje em dia não acontece.
              Limite atual está nas 168 mg/km NOx, em 2020 baixa para 120 mg/km e com a solução deles fica-se pelos 13 mg/km (a requerer confirmação)

              "apenas atua na quantidade de NOx libertada na combustão" — onde deveria atuar mesmo?
              Controlar as condições dentro da câmara de combustão é o melhor caminho para controlar as emissões. (Também dá para continuar a criar novos sistemas de controlo de gases de escape, como estes tipos aqui.)

              Emissões NOx estão diretamente associadas a questões de pressão, e logo, temperatura no interior da câmara de combustão.
              Se arranjaram forma de manter a temperatura em determinados níveis que reduz a produção de NOx à partida, "marabilha" — algo que a Mazda teve particular atenção no desenvolvimento do Skyactiv-X.
              "O resto das emissões?" É um motor de combustão… vai ter sempre de emitir qualquer coisa. Acho que não há volta a dar…

              Comentário


                #8
                Ui.....isto para os haters....

                Comentário


                  #9
                  Vou já buscar as pipocas porque os diesel haters vão começar a espumar-se todos.

                  Em relação ao tópico em si, vamos lá ver como será em termos reais e se terá outro tipo de efeitos secundários.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
                    Vou já buscar as pipocas porque os diesel haters vão começar a espumar-se todos.

                    Em relação ao tópico em si, vamos lá ver como será em termos reais e se terá outro tipo de efeitos secundários.
                    Tenho duas viaturas próprias a diesel portanto acho que posso falar à vontade.
                    Esta notícia faz-me lembrar aquelas notícias sobre possíveis curas para cancro e outros males mas que depois não se ouve/vê falar durante décadas e acabam no esquecimento.

                    Só que, normalmente nos testes médicos, há dados concretos nem que sejam em animais. Neste caso, os artigos não falam em nada de concreto.

                    Comentário


                      #11
                      Inventaram outro defeat device, como fizeram para a VW e outras?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        Inventaram outro defeat device, como fizeram para a VW e outras?
                        Provavelmente, um ainda mais eficiente...

                        Comentário


                          #13
                          seja o que for que inventaram, só o vão revelar a publico quando for a altura certa, de resto fico á espera para ver...

                          Comentário


                            #14
                            Continuo a achar que é o sopro da vida, aquele que dá antes da morte.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              Continuo a achar que é o sopro da vida, aquele que dá antes da morte.
                              até podes achar o que quiseres, mas a realidade é que muita coisa vai continuar a depender do diesel por muitos e bons anos, agora nos carros veremos se a montanha não pariu um rato daqui a uns anos...

                              Comentário


                                #16
                                Claro que posso achar o que quiser. Só dei a minha opinião, mai nada.

                                Há quem não goste, mas isso são outros quinhentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                  TL;DR

                                  Não explicam nada no artigo.
                                  Afinal não foi só impressão minha! É para dar esperança aos potenciais clientes de fogareiros [emoji57]

                                  Comentário


                                    #18
                                    A questão é que o NOX é um problema do diesel em termos mais politicos do que outra coisa, pois o maior problema deles são as particulas (isto em termos de saude publica), e nisso este santo graal não faz nada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então onde está a esquadrilha anti-diesel? Deve-lhes ter escapado o tópico

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                        Então onde está a esquadrilha anti-diesel? Deve-lhes ter escapado o tópico

                                        Foram grafitar as paredes junto à univ que hoje aquilo está ás moscas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bullshit, man, mais uma tentativa bacoca pra salvar o diesel igual à dos gajos da Audi que iam fazer combustível sem petróleo. Sistemas de injecção inteligentes e de alto QI já há muitos e os Nos não param de subir.
                                          Seja como for, com Nox ou sem eles, é urgente que uma tonelada de CO2 de gasóleo pague o mesmo imposto que uma tonelada de CO2 de gasolina. Quem defende o contrário é um patife e não merece o respeito dos demais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda vou comprar um diesel!

                                            Um dia...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Resta saber que custos isto irá ter nos automóveis, consequências na fiabilidade, ganhos na vida real etc.

                                              Até lá, mais uma empresa atrás do prejuízo, a tentar meter um tapa fugas num radiador com problemas em vez de mudar logo o radiador.

                                              Normal, caminhamos para uma era onde empresas que dedicaram a vida a um determinado combustível, estão a ver que vão puxar o tapete por baixo dos seus pes e tentam dar tudo para tal não acontecer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                A questão é que o NOX é um problema do diesel em termos mais politicos do que outra coisa, pois o maior problema deles são as particulas (isto em termos de saude publica), e nisso este santo graal não faz nada.
                                                E as particulas dos injeção direta a gasolina? essas não são problema?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sao? Onde?

                                                  Até porque como sabemos, GDI são as pazadas, Diesel nunca vendeu muito para alguém se preocupar com partículas.

                                                  Mas gosto do whataboutism. Pena que não seja argumento e só ridículo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
                                                    Vou já buscar as pipocas porque os diesel haters vão começar a espumar-se todos.

                                                    Em relação ao tópico em si, vamos lá ver como será em termos reais e se terá outro tipo de efeitos secundários.
                                                    Vai ser um suicídio em massa, e amanhã os supermercados de refugo aka produtos biológicos vão estar às moscas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Sao? Onde?

                                                      Até porque como sabemos, GDI são as pazadas, Diesel nunca vendeu muito para alguém se preocupar com partículas.

                                                      Mas gosto do whataboutism. Pena que não seja argumento e só ridículo.

                                                      Informa-te. Ou vã pôr FAP nos carros a gasolina só porque sim?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Informa-te. Ou vã pôr FAP nos carros a gasolina só porque sim?
                                                        Acho que tu é quem se devia informar das diferenças das partículas emitidas por cada um deles.
                                                        Quanto ao artigo digo que nem abona nada em favor dos diesel, pois por lado a bosh assume que atualmente todos os diesel aldrabam nas emissões, por outro acha que a sua salvação passa pela emissão de NOx quando o que está a causar a sua decadência são a concentração de partículas que estes largam nos centros urbanos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                          Então onde está a esquadrilha anti-diesel? Deve-lhes ter escapado o tópico
                                                          A dar 50m de distância para o fumarento que segue à minha frente a subir a serra....e a pensar se ganho alguns anitos de vida se fechar a capota de lona

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Informa-te. Ou vã pôr FAP nos carros a gasolina só porque sim?
                                                            És divertido

                                                            Obrigado pela atenção mas isso já eu estou:

                                                            Fitting particulate filters reduced the number of particles in the exhaust by a factor of ~2,000, with results similar to those found in unpolluted air.

                                                            http://www.thetruthaboutcars.com/201...-than-diesels/

                                                            Quanto a meter FAP, VW, PSA, Volvo, Mercedes... Já têm, qual a novidade? Aliás, vão ter praticamente todos para cumprir a norma 6C.

                                                            Portando, queres comparar com Diesel? Que ainda andamos a procura de solução? Realmente alguém te de se informar...

                                                            Mas agora fala de eléctrico, ou navios, ou algo para desviar as atenções. Cá esperamos.

                                                            Comentário

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