Compra de 1º carro

A mostrar resultados 1 para 19 de 19

Título: Compra de 1º carro

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018
    Posts
    289

    Por Defeito Compra de 1º carro

    Passei ontem no exame de condução e tenho a possibilidade de comprar um automóvel e até dá jeito ter um. Também quero ver se no próximos dias também passo aqui pelos stands da zona para ver o que há.



    1. Que tipo de carros gostas? Não tenho preferência
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Não tenho preferência
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Não tenho preferência
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, possivelmente na grande parte das vezes
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Sim
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Como é o primeiro carro não sei mas presumo que irá fazer pelo menos 5 mil km por ano. Vai fazer muitas viagens Abrantes - Caparica
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim
    8. Os consumos terão grande importância? Sim!
    9. A potência do motor terá grande importância? Não
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 3000€ (podendo ser esticado até aos 4000€ se valer mesmo a pena)
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado (idealmente não ultrapassar os 200 mil km)


  2. #2
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Drive like you were on fire!!!
    Posts
    71,566

    Por Defeito

    eu apostava num diesel, já que vi a distância e farás, 2 vezes por mês ida e volta, cerca de 800kms, o que vai dar 1000kms por mês. como não é novo, a diferença anula-se, só que tens um problema, que é arranjares carros pouco mais velhos que a gasolina, mas muito mais rodados. segmentos B então são mato e nada que uma revisão não os faça durar mais, mas é como te digo, os problemas poderão ser maiores e mais caros num carro desse estilo. depois tens o GPL, mas para os teus valores não deves arranjar grande coisa e são motores pequenitos.

  3. #3
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Drive like you were on fire!!!
    Posts
    71,566

    Por Defeito

    a gpl na zona de abrantes não há nada, em lisboa tens isto:

    https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...scription%5D=1

  4. #4
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018
    Posts
    289

    Por Defeito

    Eu ando mais virado para um a Diesel.

    Entretanto encontrei esta "pechincha"

    https://www.olx.pt/anuncio/citroen-a...d-IDBubb1.html

  5. #5
    Banido
    Data de Registo
    Feb 2016
    Posts
    3,229

    Por Defeito

    Sem IPO e tal


  6. #6
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    10,715

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    eu apostava num diesel, já que vi a distância e farás, 2 vezes por mês ida e volta, cerca de 800kms, o que vai dar 1000kms por mês. como não é novo, a diferença anula-se, só que tens um problema, que é arranjares carros pouco mais velhos que a gasolina, mas muito mais rodados. segmentos B então são mato e nada que uma revisão não os faça durar mais, mas é como te digo, os problemas poderão ser maiores e mais caros num carro desse estilo. depois tens o GPL, mas para os teus valores não deves arranjar grande coisa e são motores pequenitos.
    Eu tenho uma opinião um pouco diferente, e mesmo para 1000km por mês não me limitaria apenas a carros a gasóleo.
    Com um orçamento tão apertado é muito mais complicado encontrares um carro a gasóleo em bom estado ou tão recente como um a gasolina pelo mesmo orçamento. Ainda para mais sendo 1º carro, que pode significar uma passagem não muito longa aí em casa.

    Curiosamente o meu primeiro carro foi um comercial a gasóleo comprado por um valor bem inferir a esses 3 mil €, na altura pareceu um bom negócio e acabou por ficar 6 anos nas minhas mãos. Não fazia mais de 8000 km por ano, e praticamente só cidade

    No fundo, importante é encontrares um carro que te pareça bom negócio na altura, independentemente do combustível que gaste. E se isso significar gastares menos dinheiro na compra, ainda melhor!

  7. #7
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Drive like you were on fire!!!
    Posts
    71,566

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rostabal Ver Post
    Eu ando mais virado para um a Diesel.

    Entretanto encontrei esta "pechincha"

    https://www.olx.pt/anuncio/citroen-a...d-IDBubb1.html
    meteres-te num carro com 25 anos a diesel e com um mau motor, segurança passiva de 1986, data do projeto, inseguro quanto baste, com travões que só abrandam é seres b... em avisado e não quereres mais tarde ouvir que os outros até tinham razão.

  8. #8
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018
    Posts
    289

    Por Defeito

    Só meti aquele em consideração porque o meu pai tinha um parecido que era para ter ficado para mim.

    Também sei lá o que é que tem mau motor e é inseguro.

  9. #9
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    62,553

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rostabal Ver Post
    Só meti aquele em consideração porque o meu pai tinha um parecido que era para ter ficado para mim.

    Também sei lá o que é que tem mau motor e é inseguro.
    No caso do AX, basta olhar para aquilo para ter logo a sensação que não pode ser robusto nem seguro.

  10. #10
    Piloto de Testes ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013
    Localização
    Invicta
    Posts
    2,018

  11. #11
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Drive like you were on fire!!!
    Posts
    71,566

    Por Defeito

    este não está caro, tem 15 anos "apenas" e tem um motor bastante fiável. esses 68cv ao lado do 1.8d com que andei nesse modelo devem parecer um foguete, já o 1.8d nem carregando no acelerador desenvolve.

  12. #12
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    10,715

    Por Defeito

    Quantos cavalos tem o 1.9d?
    É que esse motor no Xsara deve ser bom para chamar a morte, apesar do carro ser outra loiça.
    Só tinha receio é de já ser um 1.4 hdi, que por acaso deve ser dos primeiros montados num carro.

  13. #13
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Drive like you were on fire!!!
    Posts
    71,566

    Por Defeito

    eu não conduzi um 1.9d, isso foi num bx e tem 75cv. foi num 1.8d mesmo (edit fui consultar agora, teve mesmo só o 1.9d com 68 e 71cv, estava convencidíssimo que tinha havido um 1.8d, penso que derivado do velhinho 205). que coisa mais lenta, carreguei no acelerador em 3ª a uns 40km/h (ok, não foi a velocidade ideal para puxar por ele), mas esperei 4seg até aquilo começar a querer acelerar!

    a que eu andei era de 2001.

  14. #14
    Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    3,183

    Por Defeito

    Esses motores sao para papar kms. Para dar gas havia outras coisas melhores na época.

  15. #15
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    10,715

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    eu não conduzi um 1.9d, isso foi num bx e tem 75cv. foi num 1.8d mesmo (edit fui consultar agora, teve mesmo só o 1.9d com 68 e 71cv, estava convencidíssimo que tinha havido um 1.8d, penso que derivado do velhinho 205). que coisa mais lenta, carreguei no acelerador em 3ª a uns 40km/h (ok, não foi a velocidade ideal para puxar por ele), mas esperei 4seg até aquilo começar a querer acelerar!

    a que eu andei era de 2001.
    Tenho ideia que também há o 1.5d de 58cv do saxo/106 presente no Xsara, esse sim, deve demorar mais de 20 segundos dos 0-100.
    De qualquer modo, entre o 1.5 d e um 1.4 hdi de 2003 se calhar até escolhia o primeiro. É ainda mais lento, mas um motor menos complexo e com provas dadas.

  16. #16
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018
    Posts
    289

  17. #17
    Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    3,183

    Por Defeito

    Que é um bom negócio para quem vende. Desgaste dos interiores a vista e poucos KMS para esse desgaste, carro com 13 anos e por 4 mil euros deve ter ouro....

  18. #18
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015
    Localização
    No sítio onde há gajas boas
    Posts
    7,941

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rostabal Ver Post
    Por 2500€ até nem seria mau negócio, se estiver em bom estado de motor.

  19. #19
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018
    Posts
    289

    Por Defeito

    Estou a começar a desistir nos a diesel e ver os GPL.

    Por exemplo, estes https://www.olx.pt/anuncio/opel-cors...tml#3b1a85889b https://www.olx.pt/anuncio/opel-astr...tml#3b1a85889b

    A outra opção seria comprar a gasolina (~2500€) e depois instalar eu o GPL (~1500€)

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •