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Quercus pede intervenção urgente do IMT e da ASAE sobre a remoção dos FAP's

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    Quercus pede intervenção urgente do IMT e da ASAE sobre a remoção dos FAP's

    Em comunicado. a Quercus vem pedir a urgente intervençãodo IMT e da ASAE no caso das remoções ilícitas dos filtros de partículas dos automóveis.

    Segundo um estudo agora apresentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que vem mais uma vez colocar em cima da mesa o problema da Qualidade do Ar a que as populações estão sujeitas, leva a Quercus a denunciar de novo a (má) qualidade do ar que se respira em alguns centros urbanos (incluindo em Portugal) e que apresenta problemas substanciais ao nível de alguns poluentes.
    O estudo da OMS vem evidenciar os problemas que existem ao nível das partículas em suspensão, particularmente PM2.5 e PM10. Estes poluentes são partículas finas inaláveis que têm impacto direto no sistema respiratório e cardiovascular.
    A morte de 7 milhões de pessoas em cada ano em todo o mundo, é o espelho de uma ameaça global que afeta a Europa e Portugal.
    Por isso, a Quercus lembra e denuncia uma vez mais nesta ocasião que, para além das emissões provenientes das queimas domésticas (essencialmente madeira) que em Portugal tem um carácter sazonal, existe um problema muito mais extenso e grave, que são as emissões provenientes da circulação dos veículos automóveis que à margem da lei (e em incumprimento das normas europeias) retiram os filtros de partículas dos escapes e circulam sem qualquer controlo e mitigação de poluentes.
    Este problema é tanto mais grave que, não raras vezes é possível ver publicitado na Internet a execução deste tipo de serviço (retirada de filtros) em oficinas espalhadas um pouco por todo o país.
    De acordo com a Quercus este é um problema que existe, e sob o qual as entidades competentes devem pronunciar-se com a máxima urgência, nomeadamente o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) com competências atribuídas ao nível da homologação de veículos, bem como a Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no que diz respeito a uma atividade económica ilícita, que cria graves problemas ambientais e com forte impacto na saúde das populações como demonstra o estudo ora divulgado.

    Fonte:https://posvenda.pt/quercus-pede-int...de-particulas/

    #2
    se os IPO's já estivessem a controlar as emissões de nox, provavelmente secalhar já tinham apanhado umas largas centenas que andam sem FAP, mas como sabemos ainda temos a situação de passar pela porta do cavalo no IPO, quero ver como eles vão resolver esta situação...

    Comentário


      #3
      Sim porque um gajo que não tem FAP e outros sistemas anti-poluição vai de forma lega à IPO a partir do momento em que se comece a fiscalizar am I right?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
        Sim porque um gajo que não tem FAP e outros sistemas anti-poluição vai de forma lega à IPO a partir do momento em que se comece a fiscalizar am I right?

        basta vermos as traineiras que ai andam e essas não vão de certeza ao IPO, nem devem passar pela linha...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
          Sim porque um gajo que não tem FAP e outros sistemas anti-poluição vai de forma lega à IPO a partir do momento em que se comece a fiscalizar am I right?
          Se não vai, chumba.

          Se depois do IPO tirar, que hajam OP para fiscalizar essas situações, que se aperte o cerco.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            Se não vai, chumba.

            Se depois do IPO tirar, que hajam OP para fiscalizar essas situações, que se aperte o cerco.
            Não percebeste.
            A malta quando souber que vai começar a ser fiscalizado nas IPOs simplesmente fazem-na de forma ilegal, ie, pagando para passar os carros.
            Aliás eu até arriscaria dizer que grande parte da malta que faz esse tipo de alterações já não faz IPO de forma legal anyway portanto esta medida pouco ou nada vai mudar.

            Comentário


              #7
              Eu concordo com a Quercus... e com as partículas finas e super-finas...

              Mas como é que passam alguns táxis, e outros movidos a diesel, todos os anos seria uma tarefa engraçada de descobrir!

              É suficiente circular por Lisboa ou Porto para os vêr... é que nem é preciso medir o tamanho das partículas!

              Comentário


                #8
                É só teóricos da treta, complicar ainda mais as IPO só de Portugueses, que no seu melhor espirito Tuga colocam mês e ano de matricula na chapa, burocratizam tudo e não resolvem nada.

                Proíbam de vez todos os veículos de combustão, no centro de Lisboa, e todos inclui autocarros e táxis e deixam-se de burocracias da treta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Eu concordo com a Quercus... e com as partículas finas e super-finas...

                  Mas como é que passam alguns táxis, e outros movidos a diesel, todos os anos seria uma tarefa engraçada de descobrir!

                  É suficiente circular por Lisboa ou Porto para os vêr... é que nem é preciso medir o tamanho das partículas!
                  É isso e transportes públicos com mais de 30 anos em circulação

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                    Não percebeste.
                    A malta quando souber que vai começar a ser fiscalizado nas IPOs simplesmente fazem-na de forma ilegal, ie, pagando para passar os carros.
                    Aliás eu até arriscaria dizer que grande parte da malta que faz esse tipo de alterações já não faz IPO de forma legal anyway portanto esta medida pouco ou nada vai mudar.
                    Ok, não tinha percebido de facto.

                    Realmente tens razão, e é um problema difícil de ser resolvido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      se os IPO's já estivessem a controlar as emissões de nox, provavelmente secalhar já tinham apanhado umas largas centenas que andam sem FAP, mas como sabemos ainda temos a situação de passar pela porta do cavalo no IPO, quero ver como eles vão resolver esta situação...
                      FAP e NOx não têm nada a ver uma coisa com a outra.

                      Comentário


                        #12
                        Multas pesadas para os chicos espertos fanáticos pelo diesel que depois a tiram.

                        Aliás, pena de prisão nem era exagerada. É um crime público.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                          Não percebeste.
                          A malta quando souber que vai começar a ser fiscalizado nas IPOs simplesmente fazem-na de forma ilegal, ie, pagando para passar os carros.
                          Aliás eu até arriscaria dizer que grande parte da malta que faz esse tipo de alterações já não faz IPO de forma legal anyway portanto esta medida pouco ou nada vai mudar.
                          Conheço várias pessoas que tiraram os FAP dos seus carros e fazem a inspeção sem problemas, se existir um dia o teste às particulas duvido que estes que eu conheço continuem sem os FAP. Pode não resolver o problema de todo, mas não duvido que muita gente recue na hora de comprar um Diesel ou de fazer essa alteração.

                          Comentário


                            #14
                            Os IPOs ja testam opacidade, e nas condicoes de teste os carros a gasoleo sem filtro de particulas passam sem problema. E preciso testar a cargas elevadas porque a 20% de acelerador nenhum faz fumo (a nao ser que o servico esteja mesmo muito mal feito).

                            NOx nao tem nada a ver com filtros de particulas e testar NOx e mais complicado (e caro).

                            E claro que teste nenhum vale de muito quando com 20 aereos no cinzeiro passa tudo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                              É isso e transportes públicos com mais de 30 anos em circulação

                              Tenho andado a reparar na frota de autocarros dos SMTUC, é incrível como alguns ainda conseguem circular, com suspensão toda avariada, o autocarro torto, a deitar tanto fumo, que parecem um gasogênio pós 2 Guerra Mundial. Mas andam a substituir as luzes traseiras redondas dos autocarros com 30 anos, por luzes de leds !

                              Comentário


                                #16
                                De facto este país já está cheio de leis e eu, se fosse 1º Ministro, deixava de fazer novas leis durante 2 anos!

                                O que precisamos é que as leis já existentes sejam efectivamente aplicadas e que se dotem os organismos competentes com meios para que façam cumprir as leis...

                                O que implicaria aumentar ainda muito mais a dotação orçamental AKA sacar mais dinheiro de impostos... ou ir buscar aos que ainda fogem deles... mas para isso é preciso mais gente e mais dinheiro... e voltamos ao ponto de partida! Pescadinha de rabo na boca...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Os IPOs ja testam opacidade, e nas condicoes de teste os carros a gasoleo sem filtro de particulas passam sem problema. E preciso testar a cargas elevadas porque a 20% de acelerador nenhum faz fumo (a nao ser que o servico esteja mesmo muito mal feito).

                                  NOx nao tem nada a ver com filtros de particulas e testar NOx e mais complicado (e caro).

                                  E claro que teste nenhum vale de muito quando com 20 aereos no cinzeiro passa tudo.

                                  A malta dos tuning tem muitas mais alterações e coisas ilegais para além da FAP adulterada, e todos os anos passam sem anotações.

                                  Os veículos das provas 4x4, idem.

                                  Querem complicar mais a vida ao cidadão cumpridor, para quê? O cidadão cumpridor é que lhe colocam anotações por coisas mínimas, os que tem muitas coisas ilegais, fecham os olhos a tudo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                    Conheço várias pessoas que tiraram os FAP dos seus carros e fazem a inspeção sem problemas, se existir um dia o teste às particulas duvido que estes que eu conheço continuem sem os FAP. Pode não resolver o problema de todo, mas não duvido que muita gente recue na hora de comprar um Diesel ou de fazer essa alteração.
                                    Sim e em que é que isso contradiz o que escrevi?

                                    Eu também conheço quem não tenha FAP e faça inspecções legais mas conheço muito mais os que não o têm, e não as fazem legalmente até porque muito pessoal que não tem FAP também não tem outros elementos da linha de escape e provavelmente também terá outro tipo de alterações ilegais.

                                    Esta medida serve para apanhar quem mesmo? Os distraídos? Aqueles que têm carros alterados e não sabem? Como disse, de pouco vai servir porque as inspecções ilegais vão continuar a existir porque os centros ganham muito dinheiro com isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Tenho andado a reparar na frota de autocarros dos SMTUC, é incrível como alguns ainda conseguem circular, com suspensão toda avariada, o autocarro torto, a deitar tanto fumo, que parecem um gasogênio pós 2 Guerra Mundial. Mas andam a substituir as luzes traseiras redondas dos autocarros com 30 anos, por luzes de leds !
                                      Aqui no Norte, mais propriamente onde moro, Gaia, existem companhias de transporte que importam autenticas velharias dignas de museu, cheguei a ver uma de 89 com matrícula de 2011.
                                      Esses que cagam fumo, não têm condições de conforto e segurança, circulam sem qualquer problema. Algumas até fogo já pegaram.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aqui a culpa não é dos que tiram o DPF, mas sim da carga fiscal que o governo impõe nos produtos petrolíferos, mais especificamente na gasolina.

                                        Quantas pessoas não optariam por carros a gasolina, caso a gasolina estivesse ao mesmo preço que o diesel?
                                        Quantas pessoas não optam por carros a diesel porque simplesmente o preço da gasolina é proibitivo, mesmo que não façam exclusivamente AE?

                                        A verdade é que as pessoas removem o DPF, não por uma questão de ter o carro a c@gar fumo, mas sim para evitar possíveis problemas ou até solucionar problemas existentes.
                                        Não defendo, de todo, andar aí a c@gar fumo, mas haja paciência. O mal começa no governo e não vai ser um grupo de tree-huggers que vai resolver alguma coisa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ontem meti gasóleo a 1,49€

                                          Está a ficar rídiculo para tudo e todos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            maior parte dos carros a gasolina vai ter OPF (FAP) a partir de set 2018 , ir para gasolina para fugir à FAP vai deixar de ser opção
                                            dizem que irá ser mais fiável que as FAP´s dos diesels.....estamos cá para ver isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                              Ontem meti gasóleo a 1,49€

                                              Está a ficar rídiculo para tudo e todos.
                                              e para a semana nova subida , isto é uma alegria...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                Aqui no Norte, mais propriamente onde moro, Gaia, existem companhias de transporte que importam autenticas velharias dignas de museu, cheguei a ver uma de 89 com matrícula de 2011.
                                                Esses que cagam fumo, não têm condições de conforto e segurança, circulam sem qualquer problema. Algumas até fogo já pegaram.
                                                Aqui em baixo, há uma empresa, que comprou uma ''frota'' de autocarros ''novinhos''.

                                                ''Novinhos'' de matrícula, pois são de 2003 e 2004.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                  FAP e NOx não têm nada a ver uma coisa com a outra.
                                                  se pensas que não estão relacionados pensas muito mal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                    Aqui em baixo, há uma empresa, que comprou uma ''frota'' de autocarros ''novinhos''.

                                                    ''Novinhos'' de matrícula, pois são de 2003 e 2004.
                                                    já foram novos e noutro país qualquer... Portugal como sempre compra o que os outros não querem e deixa andar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                      já foram novos e noutro país qualquer... Portugal como sempre compra o que os outros não querem e deixa andar...
                                                      Neste caso, vieram da Áustria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este problema da poluição não se resolve com meias medidas, tipo IPO, é necessário proibir todos os veículos de combustão nas zonas criticas de poluição, tudo o resto é paliativos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                          se pensas que não estão relacionados pensas muito mal...
                                                          Então porquê?

                                                          O FAP retém e queima as partículas geradas pela combustão do diesel. O NOX é um gás, que não é retido ou tratado pelo FAP.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Então porquê?

                                                            O FAP retém e queima as partículas geradas pela combustão do diesel. O NOX é um gás, que não é retido ou tratado pelo FAP.
                                                            Se formos picuinhas, o NOx também é uma partícula, a nível atómico

                                                            Comentário

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