Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes

    Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes


    Perante a confirmação da suspeita há muito conhecida, que os minérios necessários para fabricar baterias dependem de trabalho escravo e infantil, a Mercedes veio a público garantir que vai investigar.

    Partilhe

    Esta imagem, que associa crianças à extracção de cobalto, sem o qual não há baterias de iões de lítio, está a deixar nervosos os fabricantes de automóveis eléctricos. A Mercedes é apenas o caso mais recente

    3



    As baterias de que os automóveis eléctricos tanto necessitam, as de iões de lítio, necessitam mais de cobalto do que lítio para serem fabricadas, apesar da denominação indicar o contrário. Contudo, é do conhecimento geral que a extracção dos minérios que fazem parte da sua produção ocorre em zonas do globo em que o trabalho escravo é frequente e onde o trabalho infantil é uma constante. Se esta triste realidade já era do conhecimento geral, passou a ser incontornável depois da americana CNN ter emitido uma reportagem em que prova, sem margem para dúvidas, o que todos já sabiam, mas fingiam ignorar.
    As baterias de iões de lítio, as mais modernas e eficazes da actualidade, têm uma série interminável de constituintes, mas bem que se poderiam chamar de baterias de cobalto, uma vez que a sua percentagem nos acumuladores é bem superior à do lítio. Sucede que 2/3 do cobalto é extraído na República Democrática do Congo, onde as crianças trabalham regularmente nas minas, especialmente nas explorações mineiras mais artesanais e de menores dimensões. E em tudo o resto, naquele país pouco dado à protecção de menores e dos direitos dos cidadãos em geral. E não só a produção de cobalto no Congo é elevada, como as suas reservas são brutais, pelo que a dependência das minas daquele país africano promete continuar.
    Com base nesta realidade, a Volkswagen já fez saber que implementou uma série de regras para os seus fornecedores, de forma a assegurar-se que não haveria crianças no processo de mineração. Também a Renault (que obviamente inclui a Nissan e a Mitsubishi) informou auditar os seus fornecedores, precavendo essa situação, da mesma forma que a BMW alinhou pelo mesmo diapasão. Até a Tesla veio a público garantir que, para evitar os problemas há muitos conhecidos nas minas do Congo, decidiu logo de início procurar fornecedores fora do país.
    Agora, dias depois do programa da popular cadeia de televisão ter ido para o ar, eis que a a Daimler, casa-mãe da Mercedes e Smart, promete criar novas regras, obrigando os fornecedores de cobalto a um certificado de ausência de trabalho infantil.
    Mas esse não é o único problema com o cobalto, uma vez que para além de impedir a exploração das crianças, os fabricantes de automóveis – e não só, uma vez que empresas como a Apple têm também grandes necessidades deste material para as baterias dos seus telemóveis – têm igualmente de evitar ser eles mesmo explorados, isto por uma matéria-prima que não pára de aumentar, tendo saltado dos pouco mais de 20 dólares o quilograma em Janeiro de 2016, para cerca de 95 dólares.


    https://observador.pt/2018/05/04/bat...a-fabricantes/



    #2
    ElectricGate.

    Comentário


      #3
      Já dizia o Sousa da Ponte:
      - São uns energumenos que só servem é para botar os putos no desemprego!!

      (J/K) [emoji6]

      Comentário


        #4
        Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes

        As grandes empresas têm todas regras internas para não comprar a empresas onde há suspeitas de mão de obra infantil, escravidão e coisas semelhantes.
        Portanto quem usar estes meios rapidamente se irá queimar.
        Para todos os produtos, não só cobalto.

        Comentário


          #5
          Ah ah....não sabiam.

          Desta vez estão a tentar adiantar se antes da notícia vir a público para controlar melhor.

          Normal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
            As grandes empresas têm todas regras internas para não comprar a empresas onde há suspeitas de mão de obra infantil, escravidão e coisas semelhantes.
            Portanto quem usar estes meios rapidamente se irá queimar.
            Para todos os produtos, não só cobalto.

            Se o fizerem os preços dos seus produtos vão subir drasticamente e perder competitividade, o que nesta fase do campeonato para os carros electricos pode ser fatal, i.e., se é que são competitivos de todo usando as mesmas regras como aconteceu no inicio do sec passado e não como actualmente que há uns que são alvo de subsidios

            Comentário


              #7
              Mais uma moedinha, mais uma voltinha...

              Qualquer dia este utilizador ainda coloca aqui um post a associar carros elétricos a cancro.

              Comentário


                #8
                Daqui a pouco vem já ai o drifter e os fanboys dos carros electricos dizer que isto tudo é uma cabala e que o observador é o cm

                se não fosse uma noticia extremamente triste até punha um smile diferente no final da frase anterior, mas exploração infantil é algo demasiado sério

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Ah ah....não sabiam. Desta vez estão a tentar adiantar se antes da notícia vir a público para controlar melhor. Normal.
                  Eles nunca sabem nada, isto é tudo muito lindo, mas só de pensar nas crianças da foto a serem obrigadas a escavar minerio é de ir às lagrimas

                  Comentário


                    #10
                    o que adianta um rótulo a dizer que não utilizaram mão-de-obra infantil? é como fazerem a lei dos telemóveis no carro. o pessoal deixou de usar? claro que não! eles emitem o certificado, fazem-se umas vistorias e tal de vez em quando e já está. quer queiramos quer não, no congo, o 11º país maior do mundo, o 2º de áfrica e com 79 milhões de pessoas, o índice de desenvolvimento humano é bastante baixo, estando mais próximo do número 200 do que do 150 sequer. é perfeitamente normal que, apesar das suas riquezas e de ter uma grande percentagem mundial de cobalto e outros minerais, como refere a notícia, quase ninguém tem grandes qualificações e estudos. daí famílias com muitos filhos porem os putos a trabalhar, seja no que for, para conseguirem um rendimento extra à sua agricultura de subsistência. vindos de um ditador que governou durante cerca de 30 anos e que tinha como fetiche fazer compras a paris de concorde, roubando tudo e todos no país, é normal que não haja muito que fazer por lá. além disso, faz fronteira com países como angola, sudão do sul e república centro africana, estes últimos são só dos países mais pobres de áfrica e do mundo. podemos comparar um pouco com o brasil. muita riqueza, totalmente errada na sua distribuição e o que puderem fazer para sobreviver, não hesitam e fazem-no.

                    por isso esta situação é só para o 1º mundo ver e ficar mais descansado à noite. pouco irá mudar...

                    edit: nefilim.

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente, uma coisa de sempre, e não de agora. É de muito mau gosto atribuir este problema aos VEs ou às baterias em geral. O que pretenderá o OP com isto senão cimentar uma posição puramente "botabaixista" em relação à mobilidade eléctrica??

                      https://www.theguardian.com/global-d...ld-labour-mica
                      http://www.terredeshommes.org/child-...onic-industry/
                      http://www.ilo.org/ipec/areas/Mining...--en/index.htm
                      https://museum.wales/articles/2011-0...dren-in-Mines/

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Mais uma moedinha, mais uma voltinha...

                        Qualquer dia este utilizador ainda coloca aqui um post a associar carros elétricos a cancro.
                        Por acaso o insuspeito Carlos Tavares da PSA (insuspeito se compararmos com o user acima) já veio alertar para os riscos dos campos eléctricos gerados durante o carregamento dos EV.

                        Nem tudo são rosas de parte a parte.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          o que adianta um rótulo a dizer que não utilizaram mão-de-obra infantil? é como fazerem a lei dos telemóveis no carro. o pessoal deixou de usar? claro que não! eles emitem o certificado, fazem-se umas vistorias e tal de vez em quando e já está. quer queiramos quer não, no congo, o 11º país maior do mundo, o 2º de áfrica e com 79 milhões de pessoas, o índice de desenvolvimento humano é bastante baixo, estando mais próximo do número 200 do que do 150 sequer. é perfeitamente normal que, apesar das suas riquezas e de ter uma grande percentagem mundial de cobalto e outros minerais, como refere a notícia, quase ninguém tem grandes qualificações e estudos. daí famílias com muitos filhos porem os putos a trabalhar, seja no que for, para conseguirem um rendimento extra à sua agricultura de subsistência. vindos de um ditador que governou durante cerca de 30 anos e que tinha como fetiche fazer compras a paris de concorde, roubando tudo e todos no país, é normal que não haja muito que fazer por lá. além disso, faz fronteira com países como angola, sudão do sul e república centro africana, estes últimos são só dos países mais pobres de áfrica e do mundo. podemos comparar um pouco com o brasil. muita riqueza, totalmente errada na sua distribuição e o que puderem fazer para sobreviver, não hesitam e fazem-no.

                          por isso esta situação é só para o 1º mundo ver e ficar mais descansado à noite. pouco irá mudar...

                          edit: nefilim.
                          Empresas certificadas, auditorias,... da pra saber se o que compras é no mínimo suspeito ou não.

                          Comentário


                            #14
                            Alguma vez o puto pode com essa enxada??

                            Isso é foto "pró cenário" para facturar prémios e direitos de autor...

                            Não invalida que seja verdade. Sabemos que existe exploração de Mo infantil desde sempre...

                            Comentário


                              #15
                              Uma vergonha a exploração de mão de obra infantil.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Mais uma moedinha, mais uma voltinha...

                                Qualquer dia este utilizador ainda coloca aqui um post a associar carros elétricos a cancro.

                                Eu serei um deles, já agora deixo esta pergunta aqui: Os carros eléctricos actuais, são ou não são nocivas as suas radiações dentro do habitáculo para o condutor e passageiros?

                                Sempre tive isso em conta até agora, se provoca o cancro ou não ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes

                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                  Eu serei um deles, já agora deixo esta pergunta aqui: Os carros eléctricos actuais, são ou não são nocivas as suas radiações dentro do habitáculo para o condutor e passageiros?

                                  Sempre tive isso em conta até agora, se provoca o cancro ou não ?
                                  Pergunta a quem viaja de comboio e metro todos os dias, há anos.


                                  Sent from my iPhone using Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os defensores dos eléctricos, ainda não viram o tópico?

                                    Gostava de ler mais opiniões, para uma solução tão boa para o futuro das crianças..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Mais uma moedinha, mais uma voltinha...

                                      Qualquer dia este utilizador ainda coloca aqui um post a associar carros elétricos a cancro.
                                      Ontem passou um Leaf por mim, e hoje dói-me as costas.

                                      Pode ter sido disso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Myself Ver Post
                                        Os defensores dos eléctricos, ainda não viram o tópico?

                                        Gostava de ler mais opiniões, para uma solução tão boa para o futuro das crianças..
                                        Eu defendo a utilização de veículos elétricos. O que tem? Ou a exploração de crianças é um assunto novo e de agora? Ou é só no mundo automóvel? Para não falar da exploração de trabalhadores que fazem 60 horas semanais na China para puderes andar vestido e calçado, e teres tecnologia na mão. E isto é só a ponta do icebergue

                                        Não precisas de usar a tua desinformação para justificar um comentário sem informação nenhuma.

                                        Há pessoas que gostam viver presas no passado, imagino as pessoas á 120 anos atrás quando usavam ainda os coches ou animais como meio de transporte a ter as mesmas reações quando surgiu o primeiro carro. Daqui a 30/40 anos vocês foram só uma gota neste oceano.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SandroMaia Ver Post
                                          Eu defendo a utilização de veículos elétricos. O que tem? Ou a exploração de crianças é um assunto novo e de agora? Ou é só no mundo automóvel? Para não falar da exploração de trabalhadores que fazem 60 horas semanais na China para puderes andar vestido e calçado, e teres tecnologia na mão. E isto é só a ponta do icebergue

                                          Não precisas de usar a tua desinformação para justificar um comentário sem informação nenhuma.

                                          Há pessoas que gostam viver presas no passado, imagino as pessoas á 120 anos atrás quando usavam ainda os coches ou animais como meio de transporte a ter as mesmas reações quando surgiu o primeiro carro. Daqui a 30/40 anos vocês foram só uma gota neste oceano.
                                          Não leio notícias de crianças a trabalhar, em prospecção de petróleo....
                                          É de carros, que se fala...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Myself Ver Post
                                            Não leio notícias de crianças a trabalhar, em prospecção de petróleo....
                                            É de carros, que se fala...
                                            Ah bom, então se o problema se cinge às baterias, está tudo bem. Mantenhamo-nos no paradigma actual, que esse não tem criancinhas a trabalhar e não provoca doenças a ninguém.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Myself Ver Post
                                              Não leio notícias de crianças a trabalhar, em prospecção de petróleo....
                                              É de carros, que se fala...
                                              Podes refazer essa frase “ainda não lês-te”.

                                              Mas não estamos a falar de carros no seu sentido geral, mas sim de carros elétricos. O correcto seria falar de carros no seu termo geral. Senão é mais um tópico onde os haters de gasóleo saem á rua para discutir com os lovers de carros elétricos. Pensei que estávamos todos no mesmo barco.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes

                                                Originalmente Colocado por SandroMaia Ver Post
                                                Podes refazer essa frase “ainda não lês-te”.

                                                Mas não estamos a falar de carros no seu sentido geral, mas sim de carros elétricos. O correcto seria falar de carros no seu termo geral. Senão é mais um tópico onde os haters de gasóleo saem á rua para discutir com os lovers de carros elétricos. Pensei que estávamos todos no mesmo barco.
                                                Caímos sempre neste tipo de discussão estéril por aqui... falta a percepção a muita gente que a transição para o VE será na globalidade um passo para um estilo de vida mais sustentável e que TODA a gente vai sair a ganhar com isso, até os auto intitulados puristas do automóvel.

                                                Sempre a ir buscar argumentos da treta, sempre na busca de algo com que possam atacar o natural progresso tecnológico. Felizmente cada vez há mais informação e interesse nos VEs e cada vez menos há alguém que se deixe desinformar facilmente. Ainda assim, pessoalmente, custa-me deixar passar em branco este tipo de tentativa foleira de denegrir a transição para a mobilidade eléctrica.


                                                Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                  Empresas certificadas, auditorias,... da pra saber se o que compras é no mínimo suspeito ou não.
                                                  E se uma empresa falsificar ou enganar os certificados e afinal comprar material proveniente de exploração infantil, duvido que se dê bem...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    Uma vergonha a exploração de mão de obra infantil.
                                                    Isto.

                                                    Seja em que área for...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Myself Ver Post
                                                      Os defensores dos eléctricos, ainda não viram o tópico?

                                                      Gostava de ler mais opiniões, para uma solução tão boa para o futuro das crianças..
                                                      Não há cá defensores de nada, eu sei que se quer cimentar extremismos, o OP o que não falta são tópicos sempre a criticar eléctricos.

                                                      Exploração infantil, seja em que área for (porque não é só neste tema, infelizmente, há que ter essa noção) é mais que absurdo e tem de ser proibida e acabar com absuso, para começar, não comprar em locais em que há dúvidas de exploração infantil, grandes aglomerados têxtil, comprar telemóveis de marcas chinesas sem qualquer controlo etc.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isto aplica-se só às baterias de carros elétricos ou também às baterias dos telemóveis, portáteis, tablets, power-banks, máquinas fotográficas, smart-watches, etc?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                                          Isto aplica-se só às baterias de carros elétricos ou também às baterias dos telemóveis, portáteis, tablets, power-banks, máquinas fotográficas, smart-watches, etc?
                                                          Tendo em conta que a própria notícia fala da Apple, tendo em conta que as baterias actuais de telemóveis etc têm cobalto, não é só EV. Eu sei o que se pretende aqui, tu também...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ao fim de tantos anos de fórum ainda fico perplexo como se consegue polarizar uma discussão, neste caso EV vs Resto do Mundo, a partir de uma notícia destas.

                                                            Isto nada tem a ver com Veículos Electricos ou a gasoleo, gasolina ou a corda. Tem a ver com crimes que infelizmente são perpetrados por gente sem escrúpulos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X