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Portagens - classe 2 - é desta que isto fica congruente com a restante Europa ?

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    Portagens - classe 2 - é desta que isto fica congruente com a restante Europa ?

    https://observador.pt/2018/03/27/cla...-proteger-suv/

    https://www.jornaldenegocios.pt/empr...estado-e-brisa

    https://www.jornaldenegocios.pt/nego...erem-as-marcas

    #2
    só acredito quando acontecer mesmo, até lá vamos ver o desenrolar da situação...

    Comentário


      #3
      Já agora que façam a proporção, relativamente ao critério que utilizem, para as motos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
        Já agora que façam a proporção, relativamente ao critério que utilizem, para as motos.
        As motos com via verde não é mais pacífico ?
        Mas sim, se for para mexer que o façam de uma vez.

        Comentário


          #5
          Como já repeti muitas vezes, as concessionárias de auto-estradas só aceitam se derem algo em troca. Como o estado não tem dinheiro para lhes pagar a única alternativa é alargar os prazos de concessões. Lembrem-se sempre disso... Alterar as classes de portagem significam mais anos a pagar portagens (ou pelo menos mais anos a pagar portagens a taxas mais elevadas). É que quando chegarmos a 2030 e repararem que afinal as concessionárias ainda têm mais não sei quantos anos de concessão alguém se vai lembrar de acusar as empresas de serem chulos quando afinal o que fazem é tentar cumprir as condições contratuais que tiveram no início.

          Não há almoços grátis.

          Comentário


            #6
            Alguém sabe qual foi a lógica original da altura do capot como factor diferenciador (se houve alguma)?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
              Como já repeti muitas vezes, as concessionárias de auto-estradas só aceitam se derem algo em troca. Como o estado não tem dinheiro para lhes pagar a única alternativa é alargar os prazos de concessões. Lembrem-se sempre disso... Alterar as classes de portagem significam mais anos a pagar portagens (ou pelo menos mais anos a pagar portagens a taxas mais elevadas). É que quando chegarmos a 2030 e repararem que afinal as concessionárias ainda têm mais não sei quantos anos de concessão alguém se vai lembrar de acusar as empresas de serem chulos quando afinal o que fazem é tentar cumprir as condições contratuais que tiveram no início.

              Não há almoços grátis.
              Acredito no que dizes, é um lobby vergonhoso que nos explora com o aval do estado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                Alguém sabe qual foi a lógica original da altura do capot como factor diferenciador (se houve alguma)?
                A lógica foi... a total ausência de lógica, como tantas vezes o "legislador" demonstra neste país (e não só!).

                Comentário


                  #9
                  até decidirem ainda falta muita coisa!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    até decidirem ainda falta muita coisa!
                    Se decidirem.... [emoji849]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                      Alguém sabe qual foi a lógica original da altura do capot como factor diferenciador (se houve alguma)?
                      Não sei qual foi a lógica, mas basta olhar para qualquer carro até aos anos 90, e alguns dos anos 00

                      Os carros hoje em dia estão muito mais altos, sobretudo as frentes, que penso que também tenha a ver com imposições de segurança.
                      A febre dos SUV's é que está a gerar mais polémica, porque facilmente ultrapassam essa medida.
                      Não deixa é de ser caricato que um Pajero TT de 90's sem intercooler tenha menos altura ao eixo que um Mokka ou algo do género

                      Comentário


                        #12
                        Para mim, as classes devem orientar-se pelo peso bruto, mais nada.

                        Comentário


                          #13
                          Eu vou ser do contra, e sinceramente, prefiro a lei como está

                          Porque é lógico pensar que eles não vão querer baixar as receitas, por isso para baixarem aos Suv's, vão ter de sobrecarregar os outros.

                          Em todo o caso a lei não deixa de ser absurda, da mesma maneira que é absurda ao obrigar as motas a pagar o mesmo que um carro, ou a distinção nos pesados por eixos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            Eu vou ser do contra, e sinceramente, prefiro a lei como está

                            Porque é lógico pensar que eles não vão querer baixar as receitas, por isso para baixarem aos Suv's, vão ter de sobrecarregar os outros.

                            Em todo o caso a lei não deixa de ser absurda, da mesma maneira que é absurda ao obrigar as motas a pagar o mesmo que um carro, ou a distinção nos pesados por eixos.
                            Bruno, essa parte de para baixar os SUVs sobrecarregam os outros é precisamente o que tenho vindo a dizer. Foi o que se passou quando criaram os ajustes que há permitindo reduções a quem use Via Verde mas cumpra certas condições. Na altura foi dirigido especificamente aos veículos da Autoeuropa para os beneficiar... e prejudicou todos os outros. Isso foi feito através da extensão da concessão e imagino que aqui se acontecer será igual



                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                            Acredito no que dizes, é um lobby vergonhoso que nos explora com o aval do estado.
                            Não sei se é um lobby vergonhoso. Acho que fazes um juízo de valor que não é 100% correto. Nós é que votámos em políticos que prometeram auto-estradas para todo o lado e que fizeram kms e kms de vias, muitas vezes com estudos de tráfego absolutamente falseados e com a facilidade de que eram eles a construir mas só iam pagar a fatura muitos e muitos anos depois.

                            Estás a pagar hoje (em concessões e em PPPs rodoviárias) as construções dos anos 90 e dos anos 2000.... Vê lá se Cavaco, Guterres, Durão Barroso ou Sócrates estão cá para serem responsabilizados por essas decisões. Népia.

                            As operadoras têm algumas atuações duvidosas mas essencialmente estamos a queixar delas porque agem nos interesses delas. Não as podemos criticar por isso. Quem tem de agir nos NOSSOS interesses é o estado e muitas vezes não o fez.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Para mim, as classes devem orientar-se pelo peso bruto, mais nada.
                              Uma Vectra C 1.9 CDTI que é mais pesada e polui mais do que um Mokka 1.6 CDTi paga classe 1, o Mokka que tem 1.13 m no primeiro eixo de modo a cumprir com as regras da UE para a protecção dos peões paga classe 2.

                              No que é que 3 cm influenciam no desgaste da estrada?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Para mim, as classes devem orientar-se pelo peso bruto, mais nada.

                                Nah, isso não está suficientemente avançado.

                                Devia-se pesar o veículo em cada pórtico, com sensores que detectassem os kg/cm2 exactos aplicados pelas rodas. Depois cobrava-se o estrago do asfalto.

                                Pontos extra, um sistema de reconhecimento facial com dados extraídos das redes sociais, e bocas sarcásticas publicadas nas internetes acerca dos passageiros - "O Manel e o Jaquim hoje levam lastro extra, deve ser dia de feira."

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  Não sei qual foi a lógica, mas basta olhar para qualquer carro até aos anos 90, e alguns dos anos 00

                                  Os carros hoje em dia estão muito mais altos, sobretudo as frentes, que penso que também tenha a ver com imposições de segurança.
                                  A febre dos SUV's é que está a gerar mais polémica, porque facilmente ultrapassam essa medida.
                                  Não deixa é de ser caricato que um Pajero TT de 90's sem intercooler tenha menos altura ao eixo que um Mokka ou algo do género
                                  Neste momento o Pajero paga classe 2 tendo abertura no capot para o intercooler ou não...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    As motos com via verde não é mais pacífico ?
                                    Mas sim, se for para mexer que o façam de uma vez.
                                    Penso que só funciona em algumas vias, não em todas.
                                    Mas eu não deveria ser obrigado a comprar e manter uma via verde para poder pagar.
                                    Nem quero. A maior parte das vezes a matrícula não é detectada nas scut (e está de origem).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      As motos com via verde não é mais pacífico ?
                                      Mas sim, se for para mexer que o façam de uma vez.
                                      30% de desconto com via verde.

                                      Sem via verde o portageiro não consegue distinguir uma mota de um carro. Mas consegue distinguir modelos iguais com classes diferentes, consoante o ano

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ahhh afinal percebi para que servia o pagamento das portagens... afinal é para a conservação das vias!!! (Ironia off )

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                          Ahhh afinal percebi para que servia o pagamento das portagens... afinal é para a conservação das vias!!! (Ironia off )
                                          Não sei porquê a ironia... é uma das razões para pagar portagens, sim.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Para mim, as classes devem orientar-se pelo peso bruto, mais nada.
                                            Recua a meados dos anos 90.

                                            Só veículos de carga e semelhantes (coisas tipo Transit ou maiores) é que tinham altura superior a 1,10m sobre o eixo da frente. Carros ligeiros ficavam bem abaixo disso.
                                            Logo, o critério ERA bom quando foi estabelecido.

                                            Depois vieram os monovolumes baralhar e agora (pior ainda) os SUVs.

                                            A classificação pela altura sobre o primeiro eixo e pelo número de eixos tem uma razão simples: é fácil e fiável a detecção electrónica desses parâmetros em todos os corredores de saída, independentemente do veículo, da marca e do modelo.

                                            A classificação por peso bruto é perto de impossível, era necessário ter um registo de todo e qq carro que passasse uma portagem (repara que o peso bruto é um número num documento).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora, como é diferenciada a classe dos automóveis nas portagens, nos outros países da Europa?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                                                A classificação por peso bruto é perto de impossível, era necessário ter um registo de todo e qq carro que passasse uma portagem (repara que o peso bruto é um número num documento).
                                                Então mas não é pelo mesmo critério que "sabem" a malfadada altura do capot?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  As motos com via verde não é mais pacífico ?
                                                  Mas sim, se for para mexer que o façam de uma vez.
                                                  As motos com via verde só têm desconto nas A.E. nas SCUT paga o preço igual a um carro e na minha opinião não tem lógica ter que ter via verde para pagar menos.
                                                  Agora que estou a pensar julgo que a passar as pontes sobre o Tejo também não têm desconto mas sem certeza.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Então mas não é pelo mesmo critério que "sabem" a malfadada altura do capot?
                                                    Não, usam uma barreira de infravermelhos ou um LIDAR. O carro é classificado automaticamente à sua passagem, medido no momento. Para detectar os eixos terão talvez uma célula de carga no piso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ok, e como é que fazem com as excepções à regra? Como Sharans e afins, que só com VV pagam Classe 1?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Ok, e como é que fazem com as excepções à regra? Como Sharans e afins, que só com VV pagam Classe 1?
                                                        No caso do identificador, este é de facto associado a um contrato onde se indica veículo, matrícula, titular, conta bancária e outros (daí ser possível a identificação tanto pelo identificador como matrícula, p.ex.).

                                                        No caso da Via Verde, e se não me falha a memória, a classe de veículo é comunicada à portagem pelo próprio identificador no momento de passagem. Assim, havendo identificador, dá para criar excepções.

                                                        Pelo menos nos identificadores mais antigos (aqueles paralelepípedos do tamanho aproximado de um maço de cigarros) um identificador de classe 1 podia transitar para outro carro de classe 1 caso vendesses o carro e comprasses outro, mas se o carro novo fosse de classe 2 o identificador tinha de ser mudado para outro para classe 2. Julgo que eles tinham lotes de números de série específicos para a classe, daí esta "nuance". Com estes novos identificadores mais pequenos já não sei, mas calculo que seja igual.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Ok, e como é que fazem com as excepções à regra? Como Sharans e afins, que só com VV pagam Classe 1?
                                                          a minha freemont está abrangida por essa exceção, mas só é válido tendo o identificador pois ao não aderir iria pagar classe 2.
                                                          o identificador é do novos e de classe 2 mas o sistema interno da via verde converte e fatura como classe 1.
                                                          Editado pela última vez por zezoca; 08 May 2018, 22:58.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                                            Alguém sabe qual foi a lógica original da altura do capot como factor diferenciador (se houve alguma)?
                                                            Deve ter sido algo a seguir a mesma lógica de algumas excepções, onde certos Classe 2 passam a Classe 1 desde que não tenham tracção às 4.

                                                            É que para "ajudar" a esse argumento, a maior parte dos jipes que tinham tracção às 4 nessa época só podiam andar em rwd no alcatrão (especialmente em seco), sob pena de partirem umas quantas coisas entre a caixa e as rodas, pelo que não estariam a utilizar nada do 4x4!


                                                            Basta passar a fronteira aqui ao lado para estes disparates não se verificarem.

                                                            Comentário

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