Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perde da Potência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perde da Potência

    Boa tarde amigos,
    Venho procurar junto da vossa experiência uma ajuda para o meu Fiat Punto 1.2 de 2001, a gasolina.

    O carro começou a acender a luz de ignição, os consumos elevaram bastante e algum fumo foi detetado no escape. Recentemente, a perda de potência fez-se sentir de forma muito intensa, deixando o carro incapaz de subir estradas com inclinações mais acentuadas.

    Já se trocou a bobine de ignição e limpei a borboleta, mas o carro ficou igual. Foi à maquina e o mecânico disse que era a sonda lambda. Meti uma nova e os problemas mantiveram-se. Depois disse que eram velas. Meti 4 novas e limpei o sensor de massa de ar (MAP) e o problema melhorou substancialmente, mas ontem e hoje reparei que continua com a perda de potência. Não tanto, mas o problema continua lá. A luz de injeção também voltou a acender.

    O mecânico já não sabe o que fazer mais, e eu muito menos. Vou leva-lo a outro mecânico, mas gostava primeiro de ouvir algumas sugestões vossas.
    O próximo passo que o mecânico referiu foi trocar os cabos das velas, mas na opinião dele não pareciam estar em muito mau estado. Mas em principio vou comprar uns novos e trocar.

    Para além dos cabos, vocês apontavam para alguma outra peça/problema?

    Agradeço as vossas sugestões.
    Excelente fim de semana para todos!
    Editado pela última vez por ft10; 12 May 2018, 14:23.

    #2
    Isso já trocou filtros?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
      Isso já trocou filtros?
      Trocou filtro do óleo, na revisão. Acho que este carro não tem filtro de combustível, ou pelo menos o filtro convencional. Referes-te a mais algum filtro?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
        Trocou filtro do óleo, na revisão. Acho que este carro não tem filtro de combustível, ou pelo menos o filtro convencional. Referes-te a mais algum filtro?
        Filtro de ar e/ou combustível são grandes restritores de performance quando não estão operacionais.
        Não sei se esse carro tem filtro de combustível amovível ou se é daqueles que estão dentro da bomba de combustível/depósito e são vitalícios.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
          Filtro de ar e/ou combustível são grandes restritores de performance quando não estão operacionais.
          Não sei se esse carro tem filtro de combustível amovível ou se é daqueles que estão dentro da bomba de combustível/depósito e são vitalícios.
          O fiat punto tem o filtro de gasolina encapsulado na própria bomba de combustível.
          Só se substitui quando se avaria a bomba.

          Mas, por sinal, a minha bomba de combustível não está a 100%. Mede o nível de reserva de forma errada, uns "pauzinhos" mais acima. Na altura o eletricista auto disse que esse era o único inconveniente, a reserva passava a ser um pouco mais acima, seria um problema no sensor da bomba, mas que isso não afetava mais nada. Portanto não troquei a bomba. Mas pode ser disso.. Mas duvido, porque trocando as velas o problema ficou muito mais soft.

          Comentário


            #6
            Já verificaram os tubos de vácuo?
            Que erro dá na centralina?


            Edit:filtro de gasolina, como já disseram, pode provocar esses sintomas. Supostamente, esse carro tem- exemplo:
            https://www.auto-doc.pt/pecas-sobres...30-150-230-250
            Editado pela última vez por joão santos; 12 May 2018, 15:59.

            Comentário


              #7
              Não tem perdido anticongelante, pois não?

              Comentário


                #8
                Primeiro que tudo tens de resolver a luz de avaria.

                Compra um obd2 de 10/20 euros e vez qual o código do erro.

                Podes testar os cabos de vela antes de comprar, é fácil. Pega num multímetro e mete a resistência de todos os fios.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Não tem perdido anticongelante, pois não?
                  Agora que falas nisso, tive de encher ha uns dias o deposito!! Mas não associei diretamente a isto.. Porque perguntaste isso? Qual é a suspeita?

                  EDIT: se a suspeita for a junta, so espero que não tenhas razão! Porque ha ano e meio, +/-, levou junta nova, segmentos, vedantes, a cabeça foi para o torneiro, etc.. Mas na altura não tive estes sintomas de tanta perda de potência, engasganço, e as temperaturas disparavam.
                  Editado pela última vez por ft10; 12 May 2018, 18:45.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joão santos Ver Post
                    Já verificaram os tubos de vácuo?
                    Que erro dá na centralina?


                    Edit:filtro de gasolina, como já disseram, pode provocar esses sintomas. Supostamente, esse carro tem- exemplo:
                    https://www.auto-doc.pt/pecas-sobres...30-150-230-250
                    Já procurei em fóruns da Fiat e aqui e encontrei vários posts de users a indicar que este modelo tem o filtro de combustível incorporado na bomba, sendo apenas substituído aquando da troca da bomba de combustível. No youtube também não encontrei nenhum vídeo em que mostre um carro igual a ser-lhe substituído o filtro de combustível. Mas de facto, esses filtros estão à venda nesses sites como os que mostraste.. não sei, vou averiguar melhor. Quanto ao tubos de vácuo, não estou muito por dentro disso mas vou sugerir ao mecânico. Obrigado ;)


                    Originalmente Colocado por vso Ver Post
                    Primeiro que tudo tens de resolver a luz de avaria.

                    Compra um obd2 de 10/20 euros e vez qual o código do erro.

                    Podes testar os cabos de vela antes de comprar, é fácil. Pega num multímetro e mete a resistência de todos os fios.
                    Obrigado pelas sugestões. Já encomendei um obd 2 e vou tratar de ver os erros que aparecem para ver se é uma ajuda para despistar os problemas. Quanto aos cabos das velas também não sabia que era possivel verificá-los assim, vou levar ao eletricista para ele me ver se estão bons! Assim evito gastar dinheiro à sorte, obrigado pela dica!! ;)

                    Comentário


                      #11
                      Boa tarde,
                      Já troquei mais umas peças como aqui alguns sugeriram mas o problema continua. Eis um resumo da situação:

                      - Peças trocadas (por esta ordem):
                      - Bobine de ignição
                      - Sonda lambda
                      - Velas
                      - Bomba de Gasolina
                      - Filtro de ar e habitáculo
                      - Cabos de Velas

                      Já estourei imenso dinheiro e o problema mantém-se. Fui a outro mecânico e a outro eletricista auto, sugeriram troca de mais peças, fi-lo e tudo igual na mesma. Alguém tem mais ideias para poder atacar o problema?

                      O carro em 1ª e 2ª fica sem força, não consigo fazer um simples arranque em segurança porque ele fica preso! Com o acelerador no fundo ele nao desenvolve, fica preso e depois começa a soluçar. Em velocidades e mudanças altas o problema não se nota. Mas se tiver que reduzir e precisar de aceleração ele fica na mesma preso e a soluçar.

                      Depois de todas estas peças trocadas (e tudo novo e de boas marcas!).. o que acham que falta verificar?

                      Comentário


                        #12
                        O scanner não acusou nenhum erro?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                          O scanner não acusou nenhum erro?
                          Esqueci-me de mencionar esse pormenor. No início o scanner acusava sonda lambda, portanto sugeriram que eu trocasse e fiz isso. Mas continuou igual. Depois destas peças todas (principalmente depois de trocar as velas e os cabos) o problema melhorou um pouco e a luz da injeção apagou-se (ou melhor, deixou de estar permanentemente ligada). Mas agora, quando carrego no acelerador a fundo e forço uns segundos até o carro dar aquele coice depois do engasganço, a luz da injeção começa a piscar (dantes estava acesa, agora pisca) mas só por uns momentos. Depois subo a mudança, ando normalmente, e aquilo apaga. Portanto creio que não seja o suficiente para levar à maquina novamente e detetar algum erro, pois em estado normal não tem nenhuam luz de alerta acesa.
                          (como sugeriram aqui, comprei um daqueles scanners obd 2 elm 327 dos baratos, mas não funciona no carro. Não conecta com a ECU, pelo que pesquisei é um problema comum e não há nada a fazer, é uma questão de sorte em apanhar um desses scanners chineses que funcione no carro).

                          Comentário


                            #14
                            Eu não mudava mais peças enquanto não encontrasse um scanner que comunicasse com a ecu. Já torraste muito dinheiro e, apesar do problema estar melhor, pelos vistos a causa principal ainda não foi encontrada.

                            Assim de repente vem-me à cabeça: fuga de vácuo, injetores (e correspondente parte elétrica), algo no sistema do acelerador (cabos demasiado apertados, sensor de posição, etc.)

                            Comentário


                              #15
                              Se ele fica preso e não sobe a rotação, verifica o sensor da borboleta e o sensor de massa de ar.

                              Parece me que está a fazer mistura pobre com muito ar e pouca gasolina.

                              E por isso escusas de carregar a fundo porque ele vai afogar.

                              No meu fiesta 1. 1 estava assim e tive de dar mais pressão no carburador ou seja tornar a mistura mais rica e aí sim ele não afogava

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                Esqueci-me de mencionar esse pormenor. No início o scanner acusava sonda lambda, portanto sugeriram que eu trocasse e fiz isso. Mas continuou igual. Depois destas peças todas (principalmente depois de trocar as velas e os cabos) o problema melhorou um pouco e a luz da injeção apagou-se (ou melhor, deixou de estar permanentemente ligada). Mas agora, quando carrego no acelerador a fundo e forço uns segundos até o carro dar aquele coice depois do engasganço, a luz da injeção começa a piscar (dantes estava acesa, agora pisca) mas só por uns momentos. Depois subo a mudança, ando normalmente, e aquilo apaga. Portanto creio que não seja o suficiente para levar à maquina novamente e detetar algum erro, pois em estado normal não tem nenhuam luz de alerta acesa.
                                (como sugeriram aqui, comprei um daqueles scanners obd 2 elm 327 dos baratos, mas não funciona no carro. Não conecta com a ECU, pelo que pesquisei é um problema comum e não há nada a fazer, é uma questão de sorte em apanhar um desses scanners chineses que funcione no carro).
                                Este funciona no meu Punto 1.2 16V (80cv) de 2001, mas comprei o 1.5 porque abrange mais protocolos

                                https://pt.aliexpress.com/item/ZOLIZ...5b73b90ahkjOEx

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Se ele fica preso e não sobe a rotação, verifica o sensor da borboleta e o sensor de massa de ar.

                                  Parece me que está a fazer mistura pobre com muito ar e pouca gasolina.

                                  E por isso escusas de carregar a fundo porque ele vai afogar.

                                  No meu fiesta 1. 1 estava assim e tive de dar mais pressão no carburador ou seja tornar a mistura mais rica e aí sim ele não afogava
                                  Obrigado pela ajuda. Há algum teste em específico para verificar o sensor da borboleta e da massa de ar? Eu acho que não referi, mas também limpei a borboleta e o MAP (sensor de massa de ar) com spray apropriado. Mas de facto algum deles pode estar com uma avaria. Há alguma forma simples de despistar ou só com algum aparalho em específico?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenta arranjar alguém que te empreste uma borboleta e respectivo sensor para despistar, assim como o sensor map

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu suspeito muito dessa fuga de anticongelante... e sabes por onde é! Mas posso estar enganado!

                                      Há muitos tipos de defeitos nas juntas de cabeça e nem sempre isso implica alterações na temperatura de funcionamento do motor nem na temperatura do líquido que seja susceptível de ser medida pelos sensores de temperatura.

                                      Mas posso estar errado!
                                      Editado pela última vez por CL; 20 May 2018, 15:17.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Antes de trocar peças, é melhor confirmar qual é mesmo o erro que dá.
                                        http://forums.puntomk2.co.uk/showthr...agnostic-Codes

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso dos erros é a mesma tanga. Deu erro de sonda lambda devido à mistura pobre e andou a substituir para nada. Não esquecer que devido a um pequeno problema pode dar erros de sensores que afinal estão bons

                                          Comentário


                                            #22
                                            A sonda lambda nova é mesmo original ou é uma daquelas de marca fatela e universal que a gente faz a ficha dos 4 condutores e fé em Deus?

                                            Mas a sonda não faz perder anticongelante...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                              Boa tarde amigos,
                                              Venho procurar junto da vossa experiência uma ajuda para o meu Fiat Punto 1.2 de 2001, a gasolina.

                                              O carro começou a acender a luz de ignição, os consumos elevaram bastante e algum fumo foi detetado no escape. Recentemente, a perda de potência fez-se sentir de forma muito intensa, deixando o carro incapaz de subir estradas com inclinações mais acentuadas.

                                              Já se trocou a bobine de ignição e limpei a borboleta, mas o carro ficou igual. Foi à maquina e o mecânico disse que era a sonda lambda. Meti uma nova e os problemas mantiveram-se. Depois disse que eram velas. Meti 4 novas e limpei o sensor de massa de ar (MAP) e o problema melhorou substancialmente, mas ontem e hoje reparei que continua com a perda de potência. Não tanto, mas o problema continua lá. A luz de injeção também voltou a acender.

                                              O mecânico já não sabe o que fazer mais, e eu muito menos. Vou leva-lo a outro mecânico, mas gostava primeiro de ouvir algumas sugestões vossas.
                                              O próximo passo que o mecânico referiu foi trocar os cabos das velas, mas na opinião dele não pareciam estar em muito mau estado. Mas em principio vou comprar uns novos e trocar.

                                              Para além dos cabos, vocês apontavam para alguma outra peça/problema?

                                              Agradeço as vossas sugestões.
                                              Excelente fim de semana para todos!
                                              Tubo de vácuo desligado ou partido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado a todos pela ajuda e sugestões! Infelizmente ainda não está resolvido. Levei a outro mecânico, da qual tive boas e várias recomendações, mas não conseguiu resolver nada. Levei-o novamente uma 2ª vez, depois de o ter testado durante 1 dia, e continua igual.


                                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                A sonda lambda nova é mesmo original ou é uma daquelas de marca fatela e universal que a gente faz a ficha dos 4 condutores e fé em Deus?

                                                Mas a sonda não faz perder anticongelante...
                                                A sonda lambda é nova e original, da marca Denso. Fui eu que comprei, tal como os cabos, velas, etc. Comprei tudo de marca (Denso, NGK, Bosch, etc..). A unica coisa que foi o mecânico a comprar foi a bobina de ignição, que foi logo a 1ª peça a ser subsituída quando o carro foi para o mecânico. E o que este novo mecanico me disse é que acha que essa bobina não deve estar 100% boa, mas que a unica forma de testar é arranjar quem me empreste uma por uns tempos para testar. Mas nao tenho quem me faça isso e nao me apet€ce gastar mais 80€ noutra bobina quando esta é novo e nao temos a certeza se é disso.

                                                O carro está a fazer 9 litros/100 quando deveria fazer 5.5/6 nesses percursos. Tenho de andar sempre em 1ª, 2ª na cidade, o carro nao aguenta mais que isso. Se a estrada tiver inclinação, tenho de ir em 1ª.

                                                E já vou no 4o mecânico/eletricista e ninguem descobre a causa disto.. aff..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma coisa que eu me apercebi ao longo deste dias é que este sintomas são muito mais visiveis quando o carro está a frio. Aí, arrancar é uma desgraça.. ele fica mesmo preso. Depois de aquecer e andar uns kms ja diminui um pouco.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas qual é o motor? 1.2 8v? O carro não fica a trabalhar meio manco? Tipo a 2 ou 3 cilindros?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ft10 Ver Post
                                                      Obrigado a todos pela ajuda e sugestões! Infelizmente ainda não está resolvido. Levei a outro mecânico, da qual tive boas e várias recomendações, mas não conseguiu resolver nada. Levei-o novamente uma 2ª vez, depois de o ter testado durante 1 dia, e continua igual.


                                                      A sonda lambda é nova e original, da marca Denso. Fui eu que comprei, tal como os cabos, velas, etc. Comprei tudo de marca (Denso, NGK, Bosch, etc..). A unica coisa que foi o mecânico a comprar foi a bobina de ignição, que foi logo a 1ª peça a ser subsituída quando o carro foi para o mecânico. E o que este novo mecanico me disse é que acha que essa bobina não deve estar 100% boa, mas que a unica forma de testar é arranjar quem me empreste uma por uns tempos para testar. Mas nao tenho quem me faça isso e nao me apet€ce gastar mais 80€ noutra bobina quando esta é novo e nao temos a certeza se é disso.

                                                      O carro está a fazer 9 litros/100 quando deveria fazer 5.5/6 nesses percursos. Tenho de andar sempre em 1ª, 2ª na cidade, o carro nao aguenta mais que isso. Se a estrada tiver inclinação, tenho de ir em 1ª.

                                                      E já vou no 4o mecânico/eletricista e ninguem descobre a causa disto.. aff..
                                                      80 euros pela bobine está muito caro. Por cerca de metade do valor compra-se bobine de marcas boas.

                                                      Mas se essa bobine é recente e não está boa então é accionar a garantia para a trocarem ou devolverem o valor pago.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Rotor?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Tubo de vácuo desligado ou partido.
                                                          Às vezes a gente esquece o mais básico mas sem o qual nada funciona e a "máquina" diz que o MAP tem erro...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                            Boas qual é o motor? 1.2 8v? O carro não fica a trabalhar meio manco? Tipo a 2 ou 3 cilindros?
                                                            É 1.2 mas 16 válvulas. Acho que não tem esses sintomas de estar a 2 ou 3 cilindros, o trabalhar dele é normal e suave. Só ao acelerar é que se nota que não está bem, pelo barulho e porque dá ali uns pequenos solavancos/tremidelas. Mas onde se sente é ao andar, principalmente a arrancar em 1a ou 2a, com o pedal no fundo ele não responde, faz uns solavancos e passado uns bons segundos de engasganço lá arranca com a força que seria normal à primeira.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X