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VOLKSWAGEN compra mais baterias do que o que vale a Tesla

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    [Mercado] VOLKSWAGEN compra mais baterias do que o que vale a Tesla

    VW compra mais baterias do que o que vale a Tesla



    Com a guerra dos veículos eléctricos ao rubro, é possível comparar o investimento dos grandes construtores com os da Tesla, que ainda lidera o mercado dos EV. E há surpresas.

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    À Tesla, é forçoso atribuir os louros de ter provado que os automóveis eléctricos eram possíveis, viáveis e, mais do que tudo, “cool”. E o fabricante americano, que provou ser capaz de realizar aquilo em que nenhum dos grandes construtores mundiais acreditava, entre europeus, americanos, japoneses e coreanos, retirou da sua capacidade de inovar e surpreender as necessárias vantagens. Mas agora que os veículos eléctricos já não são um nicho, mas sim um mercado com potencial, de que todos querem uma fatia, importa saber como estão os gigantes da indústria a tentar responder à ainda pequena Tesla.
    No final de 2016, segundo os dados recolhidos pela Ycharts, a Tesla era o construtor com maior valor no mercado, se considerássemos exclusivamente os americanos e o 4º no ranking mundial, atrás da Toyota, Daimler e Volkswagen, apesar destes construtores tradicionais representarem grupos de marcas e a Tesla apenas a si própria. Com a volatilidade da bolsa, o valor de qualquer marca está longe de ser estável e a Tesla não é excepção. Se em 2016 atingiu 58,7 mil milhões de dólares, hoje o seu valor ronda os 42 mil milhões de dólares, um valor ainda assim notável – a Tesla em 2013, quando iniciou a produção do Model S valia apenas 3,9 mil milhões de dólares –, que a coloca abaixo da GM, mas ao nível da Ford.
    Para se ter uma ideia do empenho (e do investimento) realizado pelo fabricantes tradicionais para recuperar o atraso face à Tesla nos carros eléctricos, veja-se o que está a fazer o Grupo VW, que lidera globalmente em vendas. Com o objectivo de passar a oferecer 18 híbridos plug-in ainda este ano, em vez dos actuais oito, e sobretudo alimentar a frota de modelos 100% eléctricos que vai passar a oferecer a partir de Agosto (com o Audi e-tron), o grupo alemão garantiu o fornecimento de 150 GWh de baterias até 2025, o suficiente para alimentar 1,5 milhões de automóveis eléctricos, caso todos eles possuíssem uma capacidade de 100 kWh. Como o VW I.D. deverá oferecer versões de 40 kWh e 60 kWh, é fácil concluir que o valor de veículos envolvidos vai ser muito superior.
    Mas todo este investimento tem um custo brutal, pelo que só em baterias, o conglomerado germânico colocou encomendas num total de 50 mil milhões de euros. Isto corresponde a cerca de 60 mil milhões de dólares, ou seja, muito mais do que a Tesla vale actualmente e mesmo mais do pico que atingiu em 2016 e 2017, antes de começar a sentir dificuldades em incrementar a produção do Model 3. O investimento do Grupo VW é mesmo superior ao da Ford, GM e da maioria dos fabricantes, estando mesmo muito próximo do valor da própria VW.
    Contudo, estes valores anunciados pela VW têm um aspecto que parece preocupante e que se prende com o valor por kWh pago pelo construtor alemão. Numas contas rápidas, 150 GWh por 50 mil milhões de euros dá uma média de 333 euros por kWh de capacidade. Sucede que este valor é muito mais elevado do que actualmente pagam os concorrentes pelas suas baterias. A Renault/Nissan, que compra os packs de baterias a fornecedores exteriores, está ligeiramente abaixo dos 200 euros o kWh, para os seus Zoe e Leaf, enquanto a Tesla, que fabrica as suas próprias baterias – numa parceria com a Panasonic – anunciou ter atingido 150$/kWh (126 euros/kWh) em final de 2017. A VW, que já disse pretender produzir 500.000 packs de baterias por ano na sua fábrica de Braunschweig, tem aqui uma diferença substancial em termos de custos, de que será curioso conhecer as origens, tanto mais que nenhum fabricante chega à liderança do mercado, como a VW, a comprar mais caro do que a concorrência.


    https://observador.pt/2018/05/11/vw-...-vale-a-tesla/



    #2
    Se pagaram mais que o normal por baterias tb hão se ser baterias xpto, há de haver um motivo.
    Obviamente que a VAG não é estupida e não vai comprar mais caro só porque sim.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
      Se pagaram mais que o normal por baterias tb hão se ser baterias xpto, há de haver um motivo.
      Obviamente que a VAG não é estupida e não vai comprar mais caro só porque sim.
      Se pensares bem há um motivo bem logico para isso. Mesmo que a vw faça stokagem e na pior das hipoteses depois as deite fora, com o arcaboiço que tem a longo prazo só tem a ganhar

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        #4
        É ligeiramente diferente, mas recordo-me por exemplo do que os chineses fizeram ha cerca de 10 anos com o ferro na altura da construção dos estadios dos JO, compraram mais de 10xs do que percisavam a preço da uva mijona e hoje estão a vende-lo com uma margem de lucro espetacular mas mesmo assim a preço inferior do que o ociente consegue fazer, foi um rude golpe para o mercado de ferro, aço e aluminio ocidental. Não é a toa o que o Trump está a tentar fechar as portas à importação de metal do exterior

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          #5
          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
          Se pagaram mais que o normal por baterias tb hão se ser baterias xpto, há de haver um motivo.
          Obviamente que a VAG não é estupida e não vai comprar mais caro só porque sim.
          Desde que isso reflicta em maior autonomia... Já que menor preço dos carro não irá reflectir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
            Se pagaram mais que o normal por baterias tb hão se ser baterias xpto, há de haver um motivo.
            Obviamente que a VAG não é estupida e não vai comprar mais caro só porque sim.
            Está a asfixiar a concorrência cortando-lhes os fornecedores!

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              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Está a asfixiar a concorrência cortando-lhes os fornecedores!
              Pode ser uma jogada para "controlar" o mercado. Mas não conhecendo os termos de compra, eu assumo que os valores serão apenas especulação e que o valor real se ajuste ao valor de mercado.

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                #8
                O investimento é substancial porque deve incluir custo/financiamento de infraestruturas para a produção. Depois a médio/longo prazo o custo vai diluir-se.

                A gigafactory da Tesla é a maior fábrica de baterias do mundo e, no entanto, a sua capacidade não passa de migalhas para o que um construtor como a VW (ou Toyota, por exemplo) necessita.



                E o texto da notícia é um atestado de ignorância a quem o escreveu.
                Ou isso ou então é propaganda barata à Tesla.

                Os outros construtores não tinham evoluído para carros eléctricos porque significava aumentar preços e impor condicionantes aos clientes, que estes não estavam dispostos a aceitar.
                Agora, por via de obrigações legais, o veículo eléctrico é mesmo o caminho a ir. E as questões da emissões fez não só os políticos agirem - para parecer bem/ganharem votos - como fez as pessoas tem uma melhor aceitação a custos mais altos e a condicionantes a nível de limite de quilometros e tempo de carga.
                É isto que faz os veículos eléctricos 'atrativos', não é por copiarem a Tesla.
                Editado pela última vez por MGFDP; 13 May 2018, 12:41.

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                  #9
                  A própria fiscalidade está orientada para beneficiar os eléctricos. Nenhum construtor pode ignorar isso.

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                    #10
                    Não percebo qual o interesse de a partir desta notícia se dar enfoque ao valor da compra de baterias vs. valor da companhia concorrente. Como se o valor de uma marca correspondesse ao valor das suas compras ou vendas.

                    O relevante dessa notícia mesmo é ter VW arrasca com o preço e fornecimento de baterias para os seu projeto EV e a Tesla a rir-se com os 6 ou 7 anos de avanço que leva em toda a cadeia de produção, começando pelas baterias.

                    Comentário


                      #11
                      Estou a ver que só um ou dois perceberam a noticia. Como um prof meu dizia, fonix, nem a copiar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                        Não percebo qual o interesse de a partir desta notícia se dar enfoque ao valor da compra de baterias vs. valor da companhia concorrente. Como se o valor de uma marca correspondesse ao valor das suas compras ou vendas.

                        O relevante dessa notícia mesmo é ter VW arrasca com o preço e fornecimento de baterias para os seu projeto EV e a Tesla a rir-se com os 6 ou 7 anos de avanço que leva em toda a cadeia de produção, começando pelas baterias.
                        A tesla tem exclusividade nas baterias com a panasonic? O que impede a Panasonic de colaborar com outros fabricantes auto?

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                          #13
                          A Tesla tem uma fábrica própria onde produz baterias desenvolvidas pela Panasonic.

                          Comentário


                            #14
                            Para mim o mais importante desta notícia é verificar que até a VW já percebeu que os automóveis elétricos são o futuro.

                            Comentário


                              #15
                              Quem meteu a notícia nem isso lhe passou pela cabeça, só quando passar na fox.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                A Tesla tem uma fábrica própria onde produz baterias desenvolvidas pela Panasonic.
                                Que como ja foi dito tem uma producao que nao passa de "peaners" para a quantidade delas necessarias para se fazer a transicao para um parque automovel electrico.

                                Nao sei como se conclui que a Tesla provou que os carros electricos sao viaveis quando a venda dos seus carros vive de subsidios fiscais e mesmo assim estao praticamente falidos. Isto a mim mostra-me que nao sao viaveis e as coisas so estao a mudar (lentamente) por imposicoes fiscais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mostrou que se consegue fazer carros com grandes autonomias e carregamento rápido, apetecíveis e rápido.

                                  São o state of the art dos EV.

                                  Que culpa tem a Tesla dos subsídios de cada país sobre EV?

                                  Mas claro, EV não são viáveis, daí o investimento de um dos maiores grupos de automóveis em baterias... É para torrar dinheiro....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                    Mostrou que se consegue fazer carros com grandes autonomias e carregamento rápido, apetecíveis e rápido.
                                    Se nao conseguem gerar lucro a vender esses carros por definicao nao sao viaveis.

                                    Esse dos maiores grupos automoveis esta a comprar baterias que ainda nao existem a pensar longo prazo e que garantidamente a maioria delas vai equipar modelos hibridos e nao electricos. Ninguem disse que os electricos nao serao viaveis no futuro, nao sao viaveis hoje e precisamente por isso a VW nao vende veiculos electricos, quem o faz exclusivamente esta a verter dinheiro por todo o lado.

                                    Parece que ninguem liga nada ao facto de em 15 anos de existencia a Tesla so ter feito recentemente a unidade 300.000 (a BMW vende mais que isso num ano so nos EUA e nao e propriamente a fazer carros baratos) e so no ano passado ter perdido mais de dois mil milhoes de dolares. Andar a brincar aos popos electricos com o dinheiro dos outros nao custa nada, mas um dia destes quem anda a emprestadar dinheiro ao Musk vai quere-lo de volta e vai-se acabar a brincadeira.
                                    Editado pela última vez por SRLA; 13 May 2018, 23:16.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E qual a vantagem disso? O que impede, por exemplo, a vw de também abrir uma fábrica de baterias desenvolvidas pela Panasonic?
                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                      A Tesla tem uma fábrica própria onde produz baterias desenvolvidas pela Panasonic.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Se nao conseguem gerar lucro a vender esses carros por definicao nao sao viaveis.

                                        Esse dos maiores grupos automoveis esta a comprar baterias que ainda nao existem a pensar longo prazo e que garantidamente a maioria delas vai equipar modelos hibridos e nao electricos. Ninguem disse que os electricos nao serao viaveis no futuro, nao sao viaveis hoje e precisamente por isso a VW nao vende veiculos electricos, quem o faz exclusivamente esta a verter dinheiro por todo o lado.

                                        Parece que ninguem liga nada ao facto de em 15 anos de existencia a Tesla so ter feito recentemente a unidade 300.000 (a BMW vende mais que isso num ano so nos EUA e nao e propriamente a fazer carros baratos) e so no ano passado ter perdido mais de dois mil milhoes de dolares. Andar a brincar aos popos electricos com o dinheiro dos outros nao custa nada, mas um dia destes quem anda a emprestadar dinheiro ao Musk vai quere-lo de volta e vai-se acabar a brincadeira.
                                        É isso mesmo.

                                        Parecem a Microsoft a vender tablets no século passado...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          Se nao conseguem gerar lucro a vender esses carros por definicao nao sao viaveis.

                                          Esse dos maiores grupos automoveis esta a comprar baterias que ainda nao existem a pensar longo prazo e que garantidamente a maioria delas vai equipar modelos hibridos e nao electricos. Ninguem disse que os electricos nao serao viaveis no futuro, nao sao viaveis hoje e precisamente por isso a VW nao vende veiculos electricos, quem o faz exclusivamente esta a verter dinheiro por todo o lado.

                                          Parece que ninguem liga nada ao facto de em 15 anos de existencia a Tesla so ter feito recentemente a unidade 300.000 (a BMW vende mais que isso num ano so nos EUA e nao e propriamente a fazer carros baratos) e so no ano passado ter perdido mais de dois mil milhoes de dolares. Andar a brincar aos popos electricos com o dinheiro dos outros nao custa nada, mas um dia destes quem anda a emprestadar dinheiro ao Musk vai quere-lo de volta e vai-se acabar a brincadeira.
                                          Uma marca não gerar lucros não faz dos EV no geral inviáveis.

                                          A Tesla já mostrou a viabilidade dos EV em termos de autonomia e carregamento, algo que mais nenhuma marca fez. Se a mesma tem um gerar de negócios diferente das de mais, não invalida os factos que de terem os EV mais viáveis.

                                          O futuro da Tesla é sem comprada por algum grupo, e cheira-me que os primeiros na fila serão os Nipónicos da Toyota.

                                          Garantidamente é para híbridos? Tens fonte disso? Basta ler a notícia para esse "garantidamente", não ser verdade.

                                          Os EV hoje são viáveis para uns, não serão para outro, mas quando tens N marcas a entrar no mundo EV dizer que não são viáveis é para mim meter um selo de incompetência nas marcas e diria que alguém num fórum fazer isso, vale o que vale. As marcas certamente saberão o que estão a fazer e temos o caso mais concreto da Audi que irá apresentar um EV já em Agosto e pretende vender 800.000 EV em 2025, não é viável? Pelos vistos, para investirem em tal, é.

                                          Ou seja, o grupo VAG está a comprar baterias, para eléctricos por isso esse garantidamente.... Não sei de onde vem.

                                          Para terminar, a VW tem eléctricos.
                                          Editado pela última vez por Carmaniaco90; 14 May 2018, 00:20.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            E qual a vantagem disso? O que impede, por exemplo, a vw de também abrir uma fábrica de baterias desenvolvidas pela Panasonic?
                                            Nada. Só que leva anos.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Se nao conseguem gerar lucro a vender esses carros por definicao nao sao viaveis.

                                              Esse dos maiores grupos automoveis esta a comprar baterias que ainda nao existem a pensar longo prazo e que garantidamente a maioria delas vai equipar modelos hibridos e nao electricos. Ninguem disse que os electricos nao serao viaveis no futuro, nao sao viaveis hoje e precisamente por isso a VW nao vende veiculos electricos, quem o faz exclusivamente esta a verter dinheiro por todo o lado.

                                              Parece que ninguem liga nada ao facto de em 15 anos de existencia a Tesla so ter feito recentemente a unidade 300.000 (a BMW vende mais que isso num ano so nos EUA e nao e propriamente a fazer carros baratos) e so no ano passado ter perdido mais de dois mil milhoes de dolares. Andar a brincar aos popos electricos com o dinheiro dos outros nao custa nada, mas um dia destes quem anda a emprestadar dinheiro ao Musk vai quere-lo de volta e vai-se acabar a brincadeira.
                                              Pelo contrário, a Tesla tem das maiores margens de lucro da indústria automóvel na venda de cada unidade. Confundir investimento com perda de dinheiro é de vistas curtas, não se passa da produção de 10.000 automóveis para 500.000 em meia-dúzia de anos sem investir fortemente, ainda mais quando se trata de tecnologias novas.

                                              O model 3 já vende mais nos EUA que mercedes, audi e bmw e está só início da escalada de produção.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É viável vender 5% do total da produção em eléctricos, por exemplo. O problema é que a tesla só vende eléctricos.
                                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                Uma marca não gerar lucros não faz dos EV no geral inviáveis.

                                                A Tesla já mostrou a viabilidade dos EV em termos de autonomia e carregamento, algo que mais nenhuma marca fez. Se a mesma tem um gerar de negócios diferente das de mais, não invalida os factos que de terem os EV mais viáveis.

                                                O futuro da Tesla é sem comprada por algum grupo, e cheira-me que os primeiros na fila serão os Nipónicos da Toyota.

                                                Garantidamente é para híbridos? Tens fonte disso? Basta ler a notícia para esse "garantidamente", não ser verdade.

                                                Os EV hoje são viáveis para uns, não serão para outro, mas quando tens N marcas a entrar no mundo EV dizer que não são viáveis é para mim meter um selo de incompetência nas marcas e diria que alguém num fórum fazer isso, vale o que vale. As marcas certamente saberão o que estão a fazer e temos o caso mais concreto da Audi que irá apresentar um EV já em Agosto e pretende vender 800.000 EV em 2025, não é viável? Pelos vistos, para investirem em tal, é.

                                                Ou seja, o grupo VAG está a comprar baterias, para eléctricos por isso esse garantidamente.... Não sei de onde vem.

                                                Para terminar, a VW tem eléctricos.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                  Nada. Só que leva anos.
                                                  Anos para montar algo com tecnologia que já existe?

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                    Pelo contrário, a Tesla tem das maiores margens de lucro da indústria automóvel na venda de cada unidade. Confundir investimento com perda de dinheiro é de vistas curtas, não se passa da produção de 10.000 automóveis para 500.000 em meia-dúzia de anos sem investir fortemente, ainda mais quando se trata de tecnologias novas.

                                                    O model 3 já vende mais nos EUA que mercedes, audi e bmw e está só início da escalada de produção.
                                                    ???

                                                    A tesla vendeu só agora em 2018 o seu 300.000 carro, depois de 15 anos de existência.

                                                    A Mercedes só em 2017 e só nos EUA vendeu 375.000 carros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O model S é de 2012. O Roadstar um pouco mais antigo mas carro de nicho. O início da marca tem pouco mais de 6 anos.

                                                      O model 3 já vende mais que Audi A4, BMW serie 3 e Mercedes classe C nos EUA, e ainda está com uma produção pequena e a descolar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também não vamos inventar. O model 3 ficou abaixo das 10.000 unidades no primeiro trimestre e só o classe C da Mercedes vendeu perto de 14.000 unidades no mesmo período e só nos EUA.
                                                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                        O model S é de 2012. O Roadstar um pouco mais antigo mas carro de nicho. O início da marca tem pouco mais de 6 anos.

                                                        O model 3 já vende mais que Audi A4, BMW serie 3 e Mercedes classe C nos EUA, e ainda está com uma produção pequena e a descolar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          ???

                                                          A tesla vendeu só agora em 2018 o seu 300.000 carro, depois de 15 anos de existência.

                                                          A Mercedes só em 2017 e só nos EUA vendeu 375.000 carros.
                                                          Quantos anos tem a Mercedes mesmo?

                                                          Eu sei, não interessa marcas que já existem, literalmente a séculos com marcas com meia dúzia de anos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                            Quantos anos tem a Mercedes mesmo?

                                                            Eu sei, não interessa marcas que já existem, literalmente a séculos com marcas com meia dúzia de anos...
                                                            A Mercedes existe há mais tempo do que a tesla e vende bem mais do que a tesla. E?

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