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Pequenos turbo gasolina - comportamento em autoestrada

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    Pequenos turbo gasolina - comportamento em autoestrada

    Boa tarde,

    Hoje em dia existem diversas marcas e modelos com pequenos motores turbo a gasolina. Por exemplo, Renault Clio e Captur 0,9 com 90 cv, o Citroen Cactus 1,2, o Dacia Logan MCV, o Peugeot 208 ou 2008 1,2 de 82 ou 112 cv ou o 3008 com o 1.2 de 130 cv, Seat Ibiza ou Arona 1.0 tsi, ou mesmo o Ateca 1.0 tsi, etc...

    Dado que, nem sempre o test-drive permite tirar grandes conclusões, gostaria que quem tivesse um destes exemplares partilhasse como é que o carro que se comporta em autoestrada, nomeadamente, se consegue manter os 120 km/h sem reduções de caixa, usando sempre a velocidade mais alta (5ª ou 6ª), mesmo em zonas de orografia mais irregular, por ex. na A1 na Serra de Aire ou na A24 em Lamego ou na Régua (ou outras que agora não me vem à memória...)

    E em caso afirmativo, notam diferenças se utilizarem o cruise-control?

    Obrigado a todos!

    Cumps.

    #2
    Tenho um 1.0T 115cv cx6 e porta-se muito bem em auto estrada. Quer em aceleração, quer em recuperações.

    Mesmo com o cruise control, tem sempre força, melhor até que alguns 1.6 diesel do mercado. Mas se estás familiarizado com carros deste genero, é praticamente a mesma coisa, mas muito mais silencioso.

    Não conduzi nenhum desses modelos que aí enumeras... só este e o 1.0 125cv EB da ford, num fiesta. Este ultimo acusa um pouco a falta de uma 6a para AE, de resto, são pequenas maravilhas

    Claro que tudo isto depende de cada motor/caixa e do carro que puxam, mas as impressoes de quem experimenta estes motores é normalmente uma agradavel surpresa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
      Tenho um 1.0T 115cv cx6 e porta-se muito bem em auto estrada. Quer em aceleração, quer em recuperações.

      Mesmo com o cruise control, tem sempre força, melhor até que alguns 1.6 diesel do mercado. Mas se estás familiarizado com carros deste genero, é praticamente a mesma coisa, mas muito mais silencioso.

      Não conduzi nenhum desses modelos que aí enumeras... só este e o 1.0 125cv EB da ford, num fiesta. Este ultimo acusa um pouco a falta de uma 6a para AE, de resto, são pequenas maravilhas

      Claro que tudo isto depende de cada motor/caixa e do carro que puxam, mas as impressoes de quem experimenta estes motores é normalmente uma agradavel surpresa.


      A nível de caixa, o novo Fiesta vei colmatar essa questão, tendo já cx d e6 desde a versão de 100cv.

      Comentário


        #4
        O 1.2 de 82cv é atmosférico

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
          O 1.2 de 82cv é atmosférico
          Lapso meu.
          Obrigado pela correção.
          Cumps.

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            #6
            Em AE não tens problemas pois já vão numa rotação em que o turbo está cheio. Um motor desse tipo pode ressentir-se mais é em cidade, nos arranques.

            Comentário


              #7
              Só acredito que se safem +/- em carros de segmento B e mesmo assim... Em situações de carga máxima duvido um bocado...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                Em AE não tens problemas pois já vão numa rotação em que o turbo está cheio. Um motor desse tipo pode ressentir-se mais é em cidade, nos arranques.
                Mas já conduziste algum?

                É que o binário máximo deste motores é logo ali às 1400 rpm... explica lá esses problemas de arranque.

                Comentário


                  #9
                  Talvez ele se refira mais aos consumos...

                  Comentário


                    #10
                    Tenho um Polo 1.0 TSI de 95cv e fiz numa viagem recente ao Algarve, a subida da A2 da serra de Monchique com grande facilidade sem qualquer necessidade de reduzir de mudança, ainda para mais que a 120 km/h em 5ª vai a umas calmas 2600/2700 rpm. A foto ilustra este escalonamento longo...

                    Este motor é muito disponível logo a partir das 1500 rpm apesar da caixa longa, no entanto será natural que se sinta alguma falta de pulmão quando num carro carregado e com 4 ou 5 pessoas, A/C ligado, etc...

                    A vantagem dos motores a gasolina turbinados vs os turbo diesel é que tens uma faixa de utilização muito mais alargada. Neste caso, desde que o turbo começa a fazer sentir-se, tenho cerca de 4000 a 4500 rpm perfeitamente utilizáveis.


                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                      Mas já conduziste algum?

                      É que o binário máximo deste motores é logo ali às 1400 rpm... explica lá esses problemas de arranque.
                      Alguns têm um fosso entre o relanti e a entrada do turbo. Nada de preocupante mas a notar-se algo é aí, não em AE. Que motor é esse que tem o binário máximo às 1400 rpm?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                        Mas já conduziste algum?

                        É que o binário máximo deste motores é logo ali às 1400 rpm... explica lá esses problemas de arranque.
                        Está explicado....porque 1500rpm é, por exemplo, o meu máximo em cidade a acompanhar o resto da malta

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                          Alguns têm um fosso entre o relanti e a entrada do turbo. Nada de preocupante mas a notar-se algo é aí, não em AE. Que motor é esse que tem o binário máximo às 1400 rpm?
                          Não São 1400 mas são 1500

                          Peugeot 308 SW 1.2 PureTech

                          https://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=522148

                          Comentário


                            #14
                            Vale tudo. Já li neste forum que se ligarem o AC, há uma perda de potencia nestes motores de 10%

                            Claro que tudo isto é conversa de quem nunca conduziu um. Um pouco como no futebol, todos são experts, mas nunca jogaram à bola na vida

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                              Não São 1400 mas são 1500

                              Peugeot 308 SW 1.2 PureTech

                              https://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=522148
                              Os turbo da BMW até o têm às 1250 rpm...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                Que motor é esse que tem o binário máximo às 1400 rpm?
                                Ecoboost 1.0 T 125cv

                                Das 1400 às ~4500

                                Comentário


                                  #17
                                  Acalma-te lá homem. Só disse que a notar-se algo seria nessas condições e não em AE. Não disse que todos o fariam, depende da afinação escolhida pelas marcas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Notas mais AE a falta de potencia do que em cidade, o ecoboost tem todo o binario disponivel ás 1400rpm. Em AE até 140 km/h consegues manter essa velocidade facilmente. Com AC ligado pouco notas a perda de potencia. Tenho um focus com este motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estes novos motores de baixa cilindrada e turbo, proporcionam bons consumos devido essencialmente ao escalonamento longo, longo, longo da caixa de velocidades.
                                      Por outro lado isso permite-lhes circular em velocidades de cruzeiro, precisamente dentro dos valores de binário máximo.
                                      Win-win.

                                      Comentário


                                        #20
                                        AE qualquer um aguenta... deves conseguir fazer 95% da AE até a 150 km/h sem ter que reduzir com motor turbo de +100 cv

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Os turbo da BMW até o têm às 1250 rpm...
                                          Valores muito optimistas porque nao tem em consideracao o lag. So vais conseguir binario maximo as 1250rpm se fores a essa rotacao em 6a, calcares a fundo para deixar o turbo atingir pressao maxima sem que o carro acelere muito.

                                          Se fizeres isso em 3a quando o turbo atingir a pressao maxima ja passaste as 2000.

                                          Com motores pequenos dependentes de turbos vai-se sempre notar o efeito ON/OFF a tentar acelerar a fundo de regimes muito baixos, por exemplo a entrar numa rotunda em 2a quando se vinha a abrandar para ver se vinha alguem sem se chegar a parar e meter a 1a. Em estrada e na boa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Valores muito optimistas porque nao tem em consideracao o lag. So vais conseguir binario maximo as 1250rpm se fores a essa rotacao em 6a, calcares a fundo para deixar o turbo atingir pressao maxima sem que o carro acelere muito.

                                            Se fizeres isso em 3a quando o turbo atingir a pressao maxima ja passaste as 2000.

                                            Com motores pequenos dependentes de turbos vai-se sempre notar o efeito ON/OFF a tentar acelerar a fundo de regimes muito baixos, por exemplo a entrar numa rotunda em 2a quando se vinha a abrandar para ver se vinha alguem sem se chegar a parar e meter a 1a. Em estrada e na boa.
                                            Ou seja, em 6ª é instantâneo, porque só em 6ª velocidade é que consegues ter o binário máximo disponível às 1250 RPM.
                                            Já em 3ª velocidade, tens que esperar 750 RPM para pelo binário máximo.
                                            E em 2ª à entrada de uma rotunda, então nem pensar, mais vale meter a 1ª...

                                            Nitidamente não sabes do que falas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que se lê por aqui...

                                              De um modo geral, já quase tudo foi explicado, mas depois mistura-se com coisas completamente opostas de quem claramente ainda não experimentou, ou tem poucos km's ao volante deste tipo de carros.

                                              Em primeiro lugar é preciso separar o tipo de carro onde o motor está montado, porque um segmento A/B tem um peso bruto admissível por volta dos 1500kg, mas um segmento C/Suv/MPV já pode facilmente andar "sempre" com esses 1500kg às costas, e mesmo ultrapassar os 2100kg de peso bruto. É completamente diferente um caso do outro.
                                              Depois o motor em si/potência do motor: um 0.9 TCE de 90cv não pode ser comparado com um 1.2 Puretech 130cv, ou um ecoboost 140cv montado num Fiesta. Estão em pólos opostos, e que influencia logo a percepção deste tipo de motor.

                                              Tenho um Fiesta mk7.5 125cv (caixa de 5) e não tem qualquer dificuldade em fazer ae a 120 em 5ª. Aliás, é por volta dessa velocidade a zona de maior conforto, porque fica entre as 2000 e as 3000rpm. O facto de ser 5ª ou 6ª neste caso é um pouco irrelevante, e eu até costumo dizer que lhe falta a 5ª e só tem a 6ª, precisamente porque se anda mais desconfortável ali por volta dos 100, caso apanhe maiores declives.
                                              De um modo geral as relações são longas, que até é uma coisa porreira porque fica com uma faixa de utilização muito maior. Por exemplo uma 3ª é perfeitamente utilizável dos 50 aos 150 km/h.

                                              Mas isto é o meu caso, que encontras em mais semelhantes. Depois tens outros com caixa mais curta (penso que os PSA são assim), e outros tantos com 6 velocidades ou automáticas para todos os gostos, feitios e pesos a carregar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Valores muito optimistas porque nao tem em consideracao o lag. So vais conseguir binario maximo as 1250rpm se fores a essa rotacao em 6a, calcares a fundo para deixar o turbo atingir pressao maxima sem que o carro acelere muito.

                                                Se fizeres isso em 3a quando o turbo atingir a pressao maxima ja passaste as 2000.

                                                Com motores pequenos dependentes de turbos vai-se sempre notar o efeito ON/OFF a tentar acelerar a fundo de regimes muito baixos, por exemplo a entrar numa rotunda em 2a quando se vinha a abrandar para ver se vinha alguem sem se chegar a parar e meter a 1a. Em estrada e na boa.
                                                O lag vai existir sempre, é uma não questão. Podes é ter mais ou menos.

                                                Pouco importa se tens "montes" de binário às 1250 em 6ª, porque em 3ª carregas e ele responde logo, em 6ª podes tomar um café enquanto ele sobre de velocidade.
                                                Aliás, se calcar a fundo em 6ª às 1250rpm num carro a gasóleo já não faz sentido, muito menos fará num a gasolina. E mesmo com binário máximo às 1400rpm, sente-se mais confortável às 2000, e principalmente das 3 até às 4500. A partir daí é que já é irrelevante, mas é utilizável.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                  Tenho um Fiesta mk7.5 125cv (caixa de 5) e não tem qualquer dificuldade em fazer ae a 120 em 5ª. Aliás, é por volta dessa velocidade a zona de maior conforto, porque fica entre as 2000 e as 3000rpm. O facto de ser 5ª ou 6ª neste caso é um pouco irrelevante, e eu até costumo dizer que lhe falta a 5ª e só tem a 6ª, precisamente porque se anda mais desconfortável ali por volta dos 100, caso apanhe maiores declives.
                                                  De um modo geral as relações são longas, que até é uma coisa porreira porque fica com uma faixa de utilização muito maior. Por exemplo uma 3ª é perfeitamente utilizável dos 50 aos 150 km/h.
                                                  E a 4ª não tem?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Estes novos motores de baixa cilindrada e turbo, proporcionam bons consumos devido essencialmente ao escalonamento longo, longo, longo da caixa de velocidades.
                                                    Por outro lado isso permite-lhes circular em velocidades de cruzeiro, precisamente dentro dos valores de binário máximo.
                                                    Win-win.
                                                    O que um escalonamento longo tem de bom também tem de mau. Para quem se aplica realmente numa condução para consumos não fará muita diferença, porque terá sempre cuidado em ter o motor na rotação ideal, e na dose com que carrega no acelerador.
                                                    Por um lado é bom porque fica com uma grande faixa de utilização em cada velocidade, por outro é mau porque piora a resposta em cada uma delas. Outro ponto negativo é o facto de facilmente se deixar cair a rotação para valores muito baixos, que pioram a resposta e se faz sentir mais os 3 cilindros e dependência do turbo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                      E a 4ª não tem?
                                                      A 4ª dá para tudo, inclusive faz a velocidade máxima do carro. Ando muitas vezes em ae até 120 ou mesmo 150 em 4ª.

                                                      Claro que dá para andar em 5ª a 100 ou até menos, mas numa recuperação não tem a mesma resposta/conforto como se for a 120. Não te sei dizer com certeza, mas em 5ª a 100km/h penso que fica abaixo das 2000 rpm. Efeito negativo de caixa longa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem deixo a minha experiência..
                                                        Tenho um 0.9 TCE num stepway, já testei o ecoboost 125 e o 1.0 95cv e todos nas mesmas condições.

                                                        O melhor é o ecoboost, em AE (era um fiesta) é onde noto menos alma no entanto o percurso foi A8 de Loures para a Malveira. (boas subidas ida-vola)

                                                        O Ecoboost conseguiu sem problemas manter os 130 e ainda aumentava qualquer coisa se quisesse, gostei bastante.
                                                        O TSI foi bom, mas em AE é pior (menos cavalos) ja em cidade é melhor que o ecoboost, gasta mesmo pouco.
                                                        O TCE é o meu carro do dia a dia e está a GPL, para fazer a A8 a 130 tem de ser em 4ª, em 5ª começa a perder velocidade e vai ali entre os 100 e os 110.

                                                        O TCE até aos 130 em recta é na boa, anda bem e melhor que muitos segmento C 1.6 (gasta é mais).
                                                        O Ecoboost até aos 150 é na boa.
                                                        O 1.0 Tsi é ali um intermédio, gostei mesmo foi a suavidade a arrancar e andar em 2ª/3ª a baixa velocidade.

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                                                          #29
                                                          Golf 1.0 tsi 115cvs
                                                          A1 Lisboa -Porto a 140-160 sem mexer na caixa, de 6.

                                                          Já o fiz varias vezes, e é sempre o ritmo normal, quatro pessoas e alguma bagagem. AC anda ligado desde o primeiro dia.

                                                          A serra d’aire sobe até lá cima a 160 se for preciso. Nos limites até um pouco mais, se não houver muito vento, mas é quase prego a fundo ;)

                                                          Prima mais pela suavidade que os tdi, mas está sempre lá quando é preciso ;) seja em cidade ou fora dela.
                                                          Não se sente lag nem a presença exagerada do turbo, tudo muito linear.

                                                          Um dia destes vou experimentar o 1.0 no civic, estou muito curioso para comparar com o golf.

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                                                            #30
                                                            posso-te dizer o feedback que tenho dos pequenos turbinados que já conduzi

                                                            citroen c4 1.2 110cv, super económico anda bem gasta pouco, em auto estrada acima de 130km/h algo ruidoso.
                                                            citroen ds4 1.2 130cv, a diferença para o de 110cv é incrível parece outro motor, outra pujança melhor caixa, caixa de 6 que em auto-estrada ajuda imenso, se calhar o melhor motor <=1,2 que já conduzi.
                                                            Ford fiesta 1.0 100cv gasta bem, anda muito bem mesmo, auto estrada o normal para um segmento b.
                                                            Ford focus 1,0 125cv achei mais económico que o fiesta, carro mais pesado nota-se imenso a diferença de 25cv o overboost faz muita diferença, som do motor detestei.

                                                            Toyota auris 1.2 turbo, super económico, muito suave e é o unico que tem 4 cilindros dos pequenos turbos mas pouco rotativo, parece um carro a gasóleo faz 5500, 5600 rpm a caixa é boa os consumos são os melhores a par do c4 1.2 110cv.

                                                            Gostava de conduzir o 1.0tsi dizem que o salto para os 1.2 tsi é notável. Uma amiga minha tem um beelte 1.2 tsi 105cv e o carro tinha um andamento interessante.

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