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Obsolescência programada nos automóveis ?

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    Obsolescência programada nos automóveis ?

    Um artigo que dá que pensar sobre toda esta questão de que antigamente é que se faziam bons carros e agora os mesmos têm prazos de validade mais curtos.
    Serão os automóveis atuais uma bomba relógio ?

    https://www.autocasion.com/actualida...-en-los-coches

    #2
    Desde que durem uma dúzia de anos já não é mau. Se aguentarem duas décadas já está óptimo.

    Comentário


      #3
      Sim são. Cada vez mais são concebidos para durar x. São feitos para satisfazer o cliente inicial, que é o que está a dar dinheiro ao fabricante.
      O x depois depende da marca, do modelo, do cliente, etc.
      Um carro de segmento de luxo tem um cliente tipo que gosta de andar sempre com um carro novo com as últimas tecnologias. Portanto só tem de ser fiável durante os primeiros 3 ou 4 anos.

      Comentário


        #4
        Nao, nao sao.
        Aguentam muita porrada, mas, devido à complexidade, nem sempre corre da melhor forma.

        Por tabela temos tambem casos dos componentes serem os mais baratos possíveis, enquanto no passado eram feitos para, por exemplo, 3 modelos diferentes, um mais puxado que os outros, resultando em 2 modelos "sobredimensionados".

        Comentário


          #5
          A complexidade diminui o tempo de vida de qualquer componente. Se estamos a caminhar para a electrónica é normal que a fiabilidade seja reduzida.

          Mas toda a gente sabe que as marcas usam a obsolescência programada, de carros e não só.

          Comentário


            #6
            Na generalidade os carros actuais não são tão fiáveis e duráveis como os que haviam há 20 anos atrás, isto por vários factores, não podemos achar que é apenas porque as marcas decidiram de forma deliberada encurtar o prazo de validade dos seus produtos. Desde a maior complexidade dos produtos actuais a todos os níveis, desde segurança ao controlo de emissões que exigem muitos componentes electrónicos que há 20 anos atrás não existiam, as margem mais esmagadas e o menor poder de compra são outros factores, isto aliada ao menor interesse das pessoas em entender o que é um carro e como funciona olhando para ele como um utensílio que nos transporta do ponto A ao ponto B de forma mais económica possível

            E depois cada caso é um caso e cada marca tem a sua postura no mercado e dentro de cada marca há produtos com qualidades e cuidados de montagem diferentes e depois entre carros da mesma marca e modelo podem ser completamente diferentes no que toca a fiabilidade e durabilidade

            Tenho como exemplo 2 carros que comprei um em 2006 e outro em 2010 de marcas diferentes.

            O primeiro fez 390000 kms e até o vender ha 2 anos atrás, até o vender precisou de mudar toda a suspensão, o turbo, 2 injectores com cerca de 300 mil, carretos da 6ª, 5ª, 4ª e 3ª com cerca de 250 mil, na marca queriam por uma caixa nova, e 2 alternadores.

            O segundo de 2010, tenho-o e não o pretendo vender, tem 318000kms e até hoje não me deu um único problema e não tem um único barulho parasita, mesmo em empedrado, parece-me ser um excelente produto

            Comentário


              #7
              Acho que há um factor importante: sorte

              Quanto a mim os carros já não estão pensados para durar. Estão pensados para responder ao que a generalidade dos consumidores procura.

              O artigo aborda algumas questões interessantes, pena o meu espanhol ser fraco...

              Cump.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver Post
                Na generalidade os carros actuais não são tão fiáveis e duráveis como os que haviam há 20 anos atrás, isto por vários factores, não podemos achar que é apenas porque as marcas decidiram de forma deliberada encurtar o prazo de validade dos seus produtos. Desde a maior complexidade dos produtos actuais a todos os níveis, desde segurança ao controlo de emissões que exigem muitos componentes electrónicos que há 20 anos atrás não existiam, as margem mais esmagadas e o menor poder de compra são outros factores, isto aliada ao menor interesse das pessoas em entender o que é um carro e como funciona olhando para ele como um utensílio que nos transporta do ponto A ao ponto B de forma mais económica possível

                E depois cada caso é um caso e cada marca tem a sua postura no mercado e dentro de cada marca há produtos com qualidades e cuidados de montagem diferentes e depois entre carros da mesma marca e modelo podem ser completamente diferentes no que toca a fiabilidade e durabilidade

                Tenho como exemplo 2 carros que comprei um em 2006 e outro em 2010 de marcas diferentes.

                O primeiro fez 390000 kms e até o vender ha 2 anos atrás, até o vender precisou de mudar toda a suspensão, o turbo, 2 injectores com cerca de 300 mil, carretos da 6ª, 5ª, 4ª e 3ª com cerca de 250 mil, na marca queriam por uma caixa nova, e 2 alternadores.

                O segundo de 2010, tenho-o e não o pretendo vender, tem 318000kms e até hoje não me deu um único problema e não tem um único barulho parasita, mesmo em empedrado, parece-me ser um excelente produto

                Quais são os modelos em questão?

                Comentário


                  #9
                  na minha opinião continua a ser a mesma coisa, não existe obsolescência programada, no mundo automóvel, o carro de hoje se for bem mantido duram tanto ou mais como um feito por exemplo há 30\40\50 anos, a diferença hoje em dia os carros tem mais componentes sujeito a avarias que os antigos não tinham, e estão cada vez mais tecnológicos ou seja totalmente da dependentes da electrónica ao contrario dos de antigamente que basicamente era tudo mecânica pura e dura, e de circuitos electrónicos muito básicos...

                  temos de ver que os carros de hoje seguem com base noutros padrões que não tem nada haver com os de antigamente, principalmente no que toca a construção dos mesmos e a nível de segurança...

                  novos ou velhos todos os carros necessitarão sempre de coisas a fazer e não estão isentos de avarias... não podemos comparar um automóvel a um electrodoméstico, nada a haver...
                  Editado pela última vez por bigturbo; 16 May 2018, 16:37.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                    Quais são os modelos em questão?
                    Eu nem queria dizer as marcas pois já sei que vão dizer....pois uma é marca generalista e outra nem tanto.

                    O primeiro foi um astra e o segundo é uma v50

                    Ressalvo que apesar dos problemas gostei bastante do astra, bom motor, chassis razoavel, algum desconforto, mas muito prazer de condução em boas estradas

                    Comentário


                      #11
                      Tive um Fiesta Van 1.4TDCi de 08/2005 que comprei em 03/2010 com 140000km e vendi em 2016 com 396000km sempre a rolar sem avarias de maior. Tive que trocar um injector, reparar o alternador e nada mais.
                      Um carro sem luxos nenhuns mas que me deu um gozo do caraças andar com ele. Ainda anda em Aveiro todo feliz da vida!

                      Comentário


                        #12
                        Teorias da conspiracao, programa da Julia de 4a feira à tarde

                        Comentário


                          #13
                          Pensei que a obsolescência programada tivesse mais a ver com as melhorias feitas aos novos modelos do que com "avarias programadas". A título de exemplo: lança-se um carro com travões de tambor e sem vidros elétricos apenas porque a marca quis deixar essas benesses para o restylng do carro e assim criar um apetite renovado, apesar da tecnologia já existir aquando do lançamento.

                          Por outro lado quem manda é o mercado, se acontece assim, é porque quem paga pode e gosta de trocar de carro mais amiúde. Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Isso já existe há muitas décadas. Nos anos 50 as marcas Americanas mudavam as grelhas e outros pormenores todos os anos para incentivar as pessoas a trocar de carro.

                            Comentário


                              #15
                              Não acredito muito (embora aceite perfeitamente que possa existir, não faltam exemplos de que as empresas são capazes de tudo para apanharem o dinheirinho do consumidor) na obsolescência programada - no sentido de os engenheiros pensarem nos produtos para durarem exactamente x tempo - mas sei que as coisas não são feitas com o propósito de durarem uma eternidade e que, por isso, "partem" mais facilmente. Está na altura de cunhar a expressão decadência tolerada?!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                Isso já existe há muitas décadas. Nos anos 50 as marcas Americanas mudavam as grelhas e outros pormenores todos os anos para incentivar as pessoas a trocar de carro.
                                Pois… se calhar isto de que o artigo espanhol fala é uma coisa diferente, talvez uma obsolescência programada de 4.ª geração.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em carro velho, a obsolescência programada é rotina, a tal ponto que por vezes já nem ligamos ou damos muita importância!

                                  Comentário


                                    #18
                                    No caso dos automóveis, parece-me que os fabricantes estão a conceber os automóveis para durar menos, não para obrigar os consumidores a trocar, mas sim porque atualmente pouca gente quer andar com um carro com 25 anos, mesmo que ele esteja bom.

                                    Assim sendo, não faz sentido conceber um automóvel para durar 40 anos e fazer 2 milhões de Kms... seria desperdiçar recursos e o carro ficaria mais caro desnecessariamente.

                                    Os fabricantes arranjaram outras formas de persuadir os consumidores a comprar carro novo, nomeadamente novos gadgets, melhor segurança, melhores consumos (treta?) e motores mais ecológicos (grande treta?).
                                    Editado pela última vez por eu; 16 May 2018, 19:55.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os fabricantes não precisam de usar esses truques baratos, os utilizadores encarregam-se de fazer com que os carros durem pouco.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Os fabricantes não precisam de usar esses truques baratos, os utilizadores encarregam-se de fazer com que os carros durem pouco.
                                        Normalmente é a desculpa para automóveis que não estão preparados para utilização intensiva

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                                          #21
                                          Se retirarmos aos carros actuais os "acessórios" de modo a ficar igual aos antigos, acho que não deve restar muitas dúvidas que seriam mais duráveis, pois são feitos com materiais de melhor qualidade, mais evoluídos e sobretudo mais resistentes.
                                          Agora tendo em conta toda a complexidade mecânica e electrónica que um carro actual tem, é perfeitamente possível que fique obsoleto e dispendioso de manter mais rapidamente.

                                          Sobre os carros antigos não é difícil ouvir falar em corrosão, ferrugem, etc em carros com 1 ou 2as décadas, já nos actuais, esta premissa tão básica cada vez é menos problema, só para dar um exemplo da evolução.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando muitas das marcas ganham mais na manutenção/revisões do que na venda creio que está tudo dito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                              Quando muitas das marcas ganham mais na manutenção/revisões do que na venda creio que está tudo dito.
                                              Acho que passa muito por isto...Veja-se o caso dos últimos modelos da Datsun e a sua extinção, entre outras razões deixaram de se fabricar porque não era viável para a marca o facto de não gastarem nem 1/4 das peças que seria "suposto" no pós-venda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                já havia um tópico destes, se não era de carros, era de consumíveis eletrónicos. metam uma coisa na cabeça: seja ou não a dita obscelência, hoje em dia os carros duram menos que antigamente, principalmente fruto da sua cada vez maior complexidade, principalmente em eletrónica. é pura e simplesmente por esta via.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje em dia tenta-se cortar despesas em todo o lado, e os processos de produção de componentes são precisos, permitindo usar componentes que são o mais barato possível que dure a garantia.

                                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                  Sim são. Cada vez mais são concebidos para durar x. São feitos para satisfazer o cliente inicial, que é o que está a dar dinheiro ao fabricante.
                                                  O x depois depende da marca, do modelo, do cliente, etc.
                                                  Um carro de segmento de luxo tem um cliente tipo que gosta de andar sempre com um carro novo com as últimas tecnologias. Portanto só tem de ser fiável durante os primeiros 3 ou 4 anos.
                                                  Mas isso é um pouco de vistas curtas. Um comprador inteligente tem em conta o preço com que vai vender o carro.

                                                  Ora, carros cada vez menos fiáveis são cada vez menos interessantes no mercado em segunda mão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Basta olhar para algumas coisas nos manuais de manutenção para perceber que é tudo programado. Tipo as caixas de velocidades com óleo vitalício

                                                    Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                                    Hoje em dia tenta-se cortar despesas em todo o lado, e os processos de produção de componentes são precisos, permitindo usar componentes que são o mais barato possível que dure a garantia.



                                                    Mas isso é um pouco de vistas curtas. Um comprador inteligente tem em conta o preço com que vai vender o carro.

                                                    Ora, carros cada vez menos fiáveis são cada vez menos interessantes no mercado em segunda mão.
                                                    Os fabricantes não querem saber do mercado da segunda mão. E como a qualidade tem vindo a descer em todos os fabricantes também não é por aí.

                                                    A minha opinião é a mesma há muitos anos: O pico da fiabilidade automóvel deu-se nos anos 90 e início do novo milénio em alguns casos. As carroçarias já eram galvanizadas e portanto muito resistentes à corrosão. A electrónica era bem robusta, sem grandes segredos nem as complicações de hoje em dia. Os sistemas de injecção eram robustos, funcionando de forma muito mais fiável que os carburadores, mas sem grandes complicações. E as mecânicas também se tornaram muito robustas, fruto da avançada tecnologia que já havia na altura. Basta lembrar a quantidade de motores fantásticos que saíram nos anos 90...
                                                    Editado pela última vez por tiagoadcosta; 16 May 2018, 23:12.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eh pá, hoje em dia os carros são todos descartáveis.

                                                      Meu carro particular 106 1.1 99, poucas vezes vai ao médico, excepto para revisões.

                                                      Outro exemplo, um pequeno pesado de 95 (meu patrão), lembra-se de aquecer, misturar oleo com agua, já me partiu uma correia de alternador em Paços Ferreira, e veio assim até ao Porto (Maia), farta-se de levar pancada, já carregou 2T acima do pesado permitido, e ainda assim continua a andar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        já havia um tópico destes, se não era de carros, era de consumíveis eletrónicos. metam uma coisa na cabeça: seja ou não a dita obscelência, hoje em dia os carros duram menos que antigamente, principalmente fruto da sua cada vez maior complexidade, principalmente em eletrónica. é pura e simplesmente por esta via.
                                                        Isto não vale a pena as pessoas andarem a enganarem-se a si próprias, os carros duram menos porque os carros são baratos e o credito é fácil, todos os dias vão para a sucata carros para serem desmantelados em perfeitas condições de funcionamento.

                                                        A outra escala quanto tempo durava uma camisa há 40 anos atrás? muito mais o colarinho gastava e era virado, umas calças que se rasgavam levavam um remendo, com o calçado igual.. actualmente são baratas duram pouco..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há aqui a um ponto que ninguém está a tocar.

                                                          O que interessa a um fabricante é vender novo, com o menor ciclo de tempo possível.

                                                          A taxa média de renovação automóvel na Europa está abaixo de 4 anos, o que coloca a seguinte questão:

                                                          - Porque motivo vão os fabricantes procurar fazer os produtos o mais fiáveis e duráveis possível para durarem bastante tempo, se de 4 em 4 anos conseguem vender um novo?

                                                          O que interessa neste momento é equipar ao máximo os carros de tudo e mais alguma coisa pelo preço mais reduzido possível, de forma à troca continuar a ser cativante.

                                                          É por isso que tivemos uma ascensão brutal do renting nos últimos 10 anos. Já ninguém pensa num carro para durar, pensa num carro para servir e trocar, puro electrodoméstico .

                                                          A esmagadora maioria das marcas emprega esta filosofia de negócio, são raros os casos que procuram resistir e eu neste momento não consigo pensar em praticamente nenhuma marca que o faça.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Resumindo, os carros são pensados para durarem 10 anos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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