Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Corsa b luz motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Corsa b luz motor

    Olá a todos!

    Antes demais, devo informar que sou um noobie nestas andanças, por isso termos que possam achar normais, para mim poderão ser desconhecidos .

    Sou possuidor de um Opel Corsa B 1.2i 16v com motor X12XE de 99, que já comprei usado há alguns tempos. Nos primeiros meses, foi tudo uma maravilha, até que começaram a aparecer os problemas... Entre umas idas ao mecânico, o carro lá ia funcionando.

    Há cerca de 2 meses que me apareceu a luz no painel referente ao motor, mas como as finanças não estão em bom estado, la tive de o deixar andar assim...Mas, e com amigos e conhecidos a dizerem-me para não deixar andar porque pode ser uma coisa importante, queria ajuda a tentar resolver este assunto porque só tenho um carro e faz-me imensa falta....

    Como é o motor X12XE, não dá para fazer o teste do paperclip mas consegui um dispositivo OBD para ler os erros, no que obtive os erros P0340 (sensor arvore cames), P1405 (válvula EGR sinal erróneo) e P1502 (imobilizador). Como não gosto de me "aproveitar" da boa vontade dos outros, andei horas e horas a pesquisar sobre estes erros até para perceber melhor no que me estava a meter....

    O erro P1502 será porque só tenho uma chave (quando o comprei já so tinha uma), e essa mesma chave não tem nenhum chip. Penso que este erro não desaparecerá porque não tenho a chave correcta, mas tambem penso que não será a causa da luz do motor acender....

    O erro P0340, não faço ideia de onde encontrar este sensor e nem como o poderei rastrear para saber se tem avaria ou se necessita apenas de limpeza. Estive a ler bastante sobre isto, mas noutros motores e no meu não faço ideia onde encontrá-lo...Mas segundo li, este erro poderia fazer com que o carro não pegasse, mas no meu pega sempre (as x com alguma dificuldade, mas não muita).

    O erro P1405 para mim será o causador da luz (mas eu sou ignorante), mas há uma coisa que não percebo. Segundo se diz, quando a válvula EGR necessita de limpeza, o carro perde rendimento em altas rotações. Mas desde que a luz acendeu no meu painel, o meu carro perde bastante rendimento mas a baixas rotações, e não altas....As vezes estou parado e quando quero acelerar, ele fraqueja e de repente volta ao normal. Queria proceder à limpeza, mas preciso de umas luzes de como fazer correctamente e que material usar (líquido) para a limpeza.Tenho também dúvidas de quais são as juntas (se é esse o nome correcto), porque quando se retira a válvula, as juntas que lá estão tem de ser substituídas porque ficam inutilizadas e podem provocar fugas (?).

    Adiciono que ao início deste erro da luz do motor, eu ligava o carro e a luz acendia....mas se andasse um pouco com ele, e o desligasse e ligasse, o erro desaparecia (arranque a quente sem problemas, mas a frio com problemas??)

    Eu sou da área da electrónica, por isso problemas eléctricos/electrónicos posso entende-los perfeitamente....Mas problemas mecânicos tenham paciência, terão de me explicar como se fosse uma criança com 5 aninhos

    Desde já agradeço a disponibilidade de todos em ler o post, e quem puder ajudar, agradecia bastante....

    #2
    A luz que acende do motor é vermelha ou amarela/laranja?

    Comentário


      #3
      Boas,

      Luz laranja...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por baixacp Ver Post
        Boas,

        Luz laranja...
        Será menos preocupante, mas penso que o melhor será ires a um mecânico, caso não conheças nenhum, a J Alves não é cara e tenho boas referências deles.

        Comentário


          #5
          Agradeço, mas a ideia era tentar não o levar ao mecânico, pelo menos por enquanto.... Claro que tambem compreendo que ha coisas que não podem ser DIY....

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X