Olá a todos!
Antes demais, devo informar que sou um noobie nestas andanças, por isso termos que possam achar normais, para mim poderão ser desconhecidos .
Sou possuidor de um Opel Corsa B 1.2i 16v com motor X12XE de 99, que já comprei usado há alguns tempos. Nos primeiros meses, foi tudo uma maravilha, até que começaram a aparecer os problemas... Entre umas idas ao mecânico, o carro lá ia funcionando.
Há cerca de 2 meses que me apareceu a luz no painel referente ao motor, mas como as finanças não estão em bom estado, la tive de o deixar andar assim...Mas, e com amigos e conhecidos a dizerem-me para não deixar andar porque pode ser uma coisa importante, queria ajuda a tentar resolver este assunto porque só tenho um carro e faz-me imensa falta....
Como é o motor X12XE, não dá para fazer o teste do paperclip mas consegui um dispositivo OBD para ler os erros, no que obtive os erros P0340 (sensor arvore cames), P1405 (válvula EGR sinal erróneo) e P1502 (imobilizador). Como não gosto de me "aproveitar" da boa vontade dos outros, andei horas e horas a pesquisar sobre estes erros até para perceber melhor no que me estava a meter....
O erro P1502 será porque só tenho uma chave (quando o comprei já so tinha uma), e essa mesma chave não tem nenhum chip. Penso que este erro não desaparecerá porque não tenho a chave correcta, mas tambem penso que não será a causa da luz do motor acender....
O erro P0340, não faço ideia de onde encontrar este sensor e nem como o poderei rastrear para saber se tem avaria ou se necessita apenas de limpeza. Estive a ler bastante sobre isto, mas noutros motores e no meu não faço ideia onde encontrá-lo...Mas segundo li, este erro poderia fazer com que o carro não pegasse, mas no meu pega sempre (as x com alguma dificuldade, mas não muita).
O erro P1405 para mim será o causador da luz (mas eu sou ignorante), mas há uma coisa que não percebo. Segundo se diz, quando a válvula EGR necessita de limpeza, o carro perde rendimento em altas rotações. Mas desde que a luz acendeu no meu painel, o meu carro perde bastante rendimento mas a baixas rotações, e não altas....As vezes estou parado e quando quero acelerar, ele fraqueja e de repente volta ao normal. Queria proceder à limpeza, mas preciso de umas luzes de como fazer correctamente e que material usar (líquido) para a limpeza.Tenho também dúvidas de quais são as juntas (se é esse o nome correcto), porque quando se retira a válvula, as juntas que lá estão tem de ser substituídas porque ficam inutilizadas e podem provocar fugas (?).
Adiciono que ao início deste erro da luz do motor, eu ligava o carro e a luz acendia....mas se andasse um pouco com ele, e o desligasse e ligasse, o erro desaparecia (arranque a quente sem problemas, mas a frio com problemas??)
Eu sou da área da electrónica, por isso problemas eléctricos/electrónicos posso entende-los perfeitamente....Mas problemas mecânicos tenham paciência, terão de me explicar como se fosse uma criança com 5 aninhos
Desde já agradeço a disponibilidade de todos em ler o post, e quem puder ajudar, agradecia bastante....
Antes demais, devo informar que sou um noobie nestas andanças, por isso termos que possam achar normais, para mim poderão ser desconhecidos .
Sou possuidor de um Opel Corsa B 1.2i 16v com motor X12XE de 99, que já comprei usado há alguns tempos. Nos primeiros meses, foi tudo uma maravilha, até que começaram a aparecer os problemas... Entre umas idas ao mecânico, o carro lá ia funcionando.
Há cerca de 2 meses que me apareceu a luz no painel referente ao motor, mas como as finanças não estão em bom estado, la tive de o deixar andar assim...Mas, e com amigos e conhecidos a dizerem-me para não deixar andar porque pode ser uma coisa importante, queria ajuda a tentar resolver este assunto porque só tenho um carro e faz-me imensa falta....
Como é o motor X12XE, não dá para fazer o teste do paperclip mas consegui um dispositivo OBD para ler os erros, no que obtive os erros P0340 (sensor arvore cames), P1405 (válvula EGR sinal erróneo) e P1502 (imobilizador). Como não gosto de me "aproveitar" da boa vontade dos outros, andei horas e horas a pesquisar sobre estes erros até para perceber melhor no que me estava a meter....
O erro P1502 será porque só tenho uma chave (quando o comprei já so tinha uma), e essa mesma chave não tem nenhum chip. Penso que este erro não desaparecerá porque não tenho a chave correcta, mas tambem penso que não será a causa da luz do motor acender....
O erro P0340, não faço ideia de onde encontrar este sensor e nem como o poderei rastrear para saber se tem avaria ou se necessita apenas de limpeza. Estive a ler bastante sobre isto, mas noutros motores e no meu não faço ideia onde encontrá-lo...Mas segundo li, este erro poderia fazer com que o carro não pegasse, mas no meu pega sempre (as x com alguma dificuldade, mas não muita).
O erro P1405 para mim será o causador da luz (mas eu sou ignorante), mas há uma coisa que não percebo. Segundo se diz, quando a válvula EGR necessita de limpeza, o carro perde rendimento em altas rotações. Mas desde que a luz acendeu no meu painel, o meu carro perde bastante rendimento mas a baixas rotações, e não altas....As vezes estou parado e quando quero acelerar, ele fraqueja e de repente volta ao normal. Queria proceder à limpeza, mas preciso de umas luzes de como fazer correctamente e que material usar (líquido) para a limpeza.Tenho também dúvidas de quais são as juntas (se é esse o nome correcto), porque quando se retira a válvula, as juntas que lá estão tem de ser substituídas porque ficam inutilizadas e podem provocar fugas (?).
Adiciono que ao início deste erro da luz do motor, eu ligava o carro e a luz acendia....mas se andasse um pouco com ele, e o desligasse e ligasse, o erro desaparecia (arranque a quente sem problemas, mas a frio com problemas??)
Eu sou da área da electrónica, por isso problemas eléctricos/electrónicos posso entende-los perfeitamente....Mas problemas mecânicos tenham paciência, terão de me explicar como se fosse uma criança com 5 aninhos
Desde já agradeço a disponibilidade de todos em ler o post, e quem puder ajudar, agradecia bastante....
Comentário