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Troca de carro

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    Troca de carro

    Boa noite, tenho um ford focus sportvan 1.8tdci de 2004 e está a fazer os 200000km, está em bom estado e gosto do carro, mas começa a ficar um pouco desactualizado e não está a ir para novo, estou a ponderar trocar por um renault clio iv 1.5 dci 90cv, já li que não possui problemas crónicos e é mais económico que o focus, mas e a nível de prestações, notarei muita diferença ? Sempre gostei do andamento do focus e da habilidade em curvas, o Clio estara ao mesmo nível?

    #2
    Nem por sombras ao mesmo nível de andamento ou chassis.

    Actualmente é complicado um diesel económico e com boas prestações.

    Comentário


      #3
      nota-se entre esses dois motores e se tivesses o 1.6tdci ainda notarias mais! um diesel de 90cv, mesmo que seja num segmento abaixo, nota-se sempre e será curto nalgumas situações.

      Comentário


        #4
        Essa é uma alteração de cavalo para burro, mesmo! E digo isto sem querer dizer mal do Clio (é o meu carro de serviço desde há um ano), é apenas uma constatação. E ainda por cima falas em habilidades em curva... Fica com o focus, actualiza.o com um rádio novo, faz.lhe uma revisão e ficas melhor servido. Se quiseres mesmo trocar, deves assumir que vais regredir em motor e comportamento. Se aceitares isso, o Clio é um bom compromisso. Noutra opção, eu iria ver ... Nem sei...

        Comentário


          #5
          Como referido, a diferença existirá sempre.... não esquecer que o 1.8 TDCI tem 115cv e estão ali bem presentes.

          O DCI de 90cv, como referido não será mão, mas não consegue acompanhar como é claro o 1.8TDCI.

          A vantagem irá estar de facto nos consumos, porque de resto em comportamento, por exemplo, o Focus está num muito bom patamar.

          Portanto e sabendo tu como está o carro, era fazer-lhe uma revisão e seguir em frente... porque não faltam carros desses, com o dobro da quilometragem que tens.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            nota-se entre esses dois motores e se tivesses o 1.6tdci ainda notarias mais! um diesel de 90cv, mesmo que seja num segmento abaixo, nota-se sempre e será curto nalgumas situações.

            O 1.8 TDCI é "mais forte" que o 1.6 TDCI.

            Comentário


              #7
              O Clio é de um segmento abaixo, tem piores prestações, pior comportamento dinâmico, mais curto no interior, mas...uns anos mais recente, mais económico e...é isto

              Presumo que a troca também poderá estar relacionada com o fato do Focus ser comercial, certo?
              Editado pela última vez por TSport; 26 May 2018, 11:37.

              Comentário


                #8
                vais notar sempre a falta de desempenho do focus para o clio, o melhor seria procurares outro focus 1.5 tdci 115cv dos recentes para troca..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                  vais notar sempre a falta de desempenho do focus para o clio, o melhor seria procurares outro focus 1.5 tdci 115cv dos recentes para troca..

                  Não há versão de 115cv no 1.5 TDCI, tens é a versão de 120cv.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    O 1.8 TDCI é "mais forte" que o 1.6 TDCI.
                    pensei que teria menos binário por ser um projeto mais antigo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Não há versão de 115cv no 1.5 TDCI, tens é a versão de 120cv.
                      tens razão, enganei-me os focus mk3 1.6 tdci é que são 115cv os mk3,5 é como dizes e bem 1.5 tdci 120cv

                      Comentário


                        #12
                        mesmo em termos de dimensões e peso não deverá ser muita diferença entre o Focus mk1.5 e um clio iv.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          pensei que teria menos binário por ser um projeto mais antigo.

                          O 1.8 TDCI tinham 250NM (ou 280NM em overboost)

                          O 1.6 TDCI tinha 240Nm (ou 260NM em overboost).

                          Por curiosidade, a pressão a que trabalhar o sistema de injecção do 1.8TDCI era uma das mais altas na época (até para a cilindrada do motor em questão), muito próxima do 2.0 da BMW e superiores ao 1.9 TDI de 150cv da VW.

                          Comentário


                            #14
                            Desculpem não tenho tido tempo de cá vir, sim o meu é de 2 lugares, não é o factor que me faz mesmo querer mudar de carro mas ajuda porque cada vez mais sinto falta de ter mais lugares mas não é factor decisivo, o meu receio em investir no carro é que o valor do msm não vai aumentar... e se for o 1.5 dci 110 cv, sera mais equivalente? o focus 120cv tmb me parece bem, mas não é mt puxado para um 1.5? em performances, é equivalente ao 1.8 tdci?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
                              Desculpem não tenho tido tempo de cá vir, sim o meu é de 2 lugares, não é o factor que me faz mesmo querer mudar de carro mas ajuda porque cada vez mais sinto falta de ter mais lugares mas não é factor decisivo, o meu receio em investir no carro é que o valor do msm não vai aumentar... e se for o 1.5 dci 110 cv, sera mais equivalente? o focus 120cv tmb me parece bem, mas não é mt puxado para um 1.5? em performances, é equivalente ao 1.8 tdci?

                              Não, não te preocupes quanto à questão da potência ser demais para os motores.

                              Agora é claro, que teres dois lugares, acaba em certas situações um "handicap".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
                                Desculpem não tenho tido tempo de cá vir, sim o meu é de 2 lugares, não é o factor que me faz mesmo querer mudar de carro mas ajuda porque cada vez mais sinto falta de ter mais lugares mas não é factor decisivo, o meu receio em investir no carro é que o valor do msm não vai aumentar... e se for o 1.5 dci 110 cv, sera mais equivalente? o focus 120cv tmb me parece bem, mas não é mt puxado para um 1.5? em performances, é equivalente ao 1.8 tdci?
                                se queres mesmo algo ao nível do teu carro actual, vai para um ford 1.5 120cv que não te vais arrepender, nem vais notar diferença alguma, e como foi dito não olhes só aos cavalos o binário também interessa...

                                Comentário


                                  #17
                                  tou a ponderar... o motor é equivalente em performances?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
                                    tou a ponderar... o motor é equivalente em performances?

                                    Sim são, se é que não terá qualquer coisa mais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
                                      tou a ponderar... o motor é equivalente em performances?
                                      sem tirar nem pôr... e ainda está a milhas do teu actual, no final não queres outra coisa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                        sem tirar nem pôr... e ainda está a milhas do teu actual, no final não queres outra coisa...
                                        ainda está a milhas? como assim? é melhor ou pior? n percebi xD

                                        Comentário


                                          #21
                                          Troca de carro

                                          Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
                                          ainda está a milhas? como assim? é melhor ou pior? n percebi [emoji782] xD
                                          Se fizeres poucos km pondera o 1.0 gasolina no Focus.

                                          Se em 14 anos fizeste 200k km poderá ser a melhor opção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                            Se fizeres poucos km pondera o 1.0 gasolina no Focus.

                                            Se em 14 anos fizeste 200k km poderá ser a melhor opção.
                                            Não tenho o carro a 14 anos, comprei o usado, costumava fazer entre 16 a 18 mil km, agora faço mais de 20000km por ano a vontade, só para ir e vir para o trabalho são quase 70km

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
                                              ainda está a milhas? como assim? é melhor ou pior? n percebi xD
                                              melhor como é natural, tens o focus de 1ª geração, muita coisa já evoluiu deste que o teu focus saiu para o mercado, as novas gerações estão melhores e mais evoluídas que as anteriores, dai eu dizer se queres manter o mesma genica e estilo de condução a opção a seguir é para um novo ford focus , não te vais arrepender...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim, estive a ver vídeos e parece ter uma boa aceleração, so parece lento em velocidades altas comparado com o 1.8 tdci, mas pareceu me mt bem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O 1.8 tdci é um motor muito espevitado em baixas por ser 8v, como os 1.9 TDI

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já experimentei o 1.8TDci (Focus Mk1) e o 1.6 de 115cv(Focus Mk3 pré-FL), o 1.8 é mais forte em baixas mas o 1.6 é mais linear e respira muito bem entre 2000/3000rpm. Uma grande vantagem do 1.6 é ser extremamente poupado, conduzido com calma faz facilmente médias abaixo dos 5l/100km. Para além disso o chassis é excelente, está ao nível (senão superior) do Focus mk1. E obviamente, o mk3 é muito mais bonito
                                                    O 1.5 de 120cv não conheço, mas como é mais recente será sempre mais caro. O 1.6 no Mk3 pré-facelift já se arranja entre 11 a 13 mil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      tenho me esquecido de cá vir, entretanto experimentei um clio e foi uma desilusão, bem inferior ao meu focus em todos os aspectos de condução, so vence em consumos claro... Acho que vou esperar mais um tempo e continuar com o meu que está bom de saude e mais tarde investir num focus mk3 2.0tdci, acho que lá no fundo é o que quero, não acho que vá gostar passar de um 1.8cc para um 1.5cc...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como já te disseram, depois de experimentares o 1.5 vais ver que é bem melhor que o teu 1.8
                                                        Mesmo que no papel ande menos, que duvido, as qualidades de um motor vão muito para além dos números, por isso não é à toa que a maior parte dos automóveis agora usam estes motores, desde familiares até suvs ou monovolumes.
                                                        O 2.0 obviamente será melhor que o 1.6/5, resta saber é se no global se justifica a diferença.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Troca de carro

                                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                          Como já te disseram, depois de experimentares o 1.5 vais ver que é bem melhor que o teu 1.8
                                                          Mesmo que no papel ande menos, que duvido, as qualidades de um motor vão muito para além dos números, por isso não é à toa que a maior parte dos automóveis agora usam estes motores, desde familiares até suvs ou monovolumes.
                                                          O 2.0 obviamente será melhor que o 1.6/5, resta saber é se no global se justifica a diferença.
                                                          Este Focus 1.8 115 anda mais do que os números fazem supor.

                                                          É como os 1.9 TDI

                                                          Está muito acima de qualquer 1.6 diesel

                                                          Focus 2.0 são raros.
                                                          Editado pela última vez por ek9t22; 07 July 2018, 08:14.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                            Como já te disseram, depois de experimentares o 1.5 vais ver que é bem melhor que o teu 1.8
                                                            Mesmo que no papel ande menos, que duvido, as qualidades de um motor vão muito para além dos números, por isso não é à toa que a maior parte dos automóveis agora usam estes motores, desde familiares até suvs ou monovolumes.
                                                            O 2.0 obviamente será melhor que o 1.6/5, resta saber é se no global se justifica a diferença.
                                                            Em arranque até acredito na superioridade do 1.5tdci por ser mais recente, mas terá a mesma força em velocidades altas?

                                                            Comentário

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