Um percurso diário ligeiramente superior a 10 kms é considerado um percurso curto ou já será o suficiente para aquecer o carro? O manómetro da temperatura do carro durante o percurso (talvez a meio, agora no verão) atinge a temperatura ideal, a minha questão é se com o óleo acontece o mesmo......
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostTemperatura ideal de funcionamento não chega a atingir, mas já é um percurso razoável para lubrificar bem os componentes do motor.
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Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver PostEu diria que o carro é para ser usado...
Se não queres estragar/desgastar deixa-o quieto em casa e usa os TPs
eu diria que o importante é nao ligar o carro e arrancar em menos de 2 segundos, não faças acelerações malucas com o motor frio, e quando estacionares espera uns segundos até desligar o motor (enquanto pegas nas coisas, por exemplo), com o objectivo de ter o oleo a passear la mais uns segundos. isso e fazer a manutenção do carro a tempo e horas com material apropriado, e diria que não há muito a preocupar.
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Originalmente Colocado por ineslucio Ver PostO carro em questão tem turbo, o que será preferível para manter o bom funcionamento do mesmo ? Aumentar o percurso diário fazendo o trajecto mais longo que seria de 16kms num período de tempo de sensivelmente de 22 minutos, ou manter o mesmo trajecto e encurtar as mudanças de óleo?
Preocupa-te em mudar o óleo de 10.000 em 10.000, ou anualmente, e não terás problemas.
De resto, é o que o speedyssj3 disse.
Além disso, se fizeres AE espera uns minutos antes de desligares o carro para o turbo arrefecer um pouco.Editado pela última vez por brkncrss; 27 May 2018, 01:51.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostNão fará grande diferença.
Preocupa-te em mudar o óleo de 10.000 em 10.000, ou anualmente, e não terás problemas.
De resto, é o que o speedyssj3 disse.
Além disso, se fizeres AE espera uns minutos antes de desligares o carro para o turbo arrefecer um pouco.
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Originalmente Colocado por ineslucio Ver PostUm percurso diário ligeiramente superior a 10 kms é considerado um percurso curto ou já será o suficiente para aquecer o carro? O manómetro da temperatura do carro durante o percurso (talvez a meio, agora no verão) atinge a temperatura ideal, a minha questão é se com o óleo acontece o mesmo......
Resumindo, se o carro for a gasolina não terás grandes preocupações, se for a gasóleo diria para teres algumas precauções como de vez em quando fazer uns percursos maiores e puxar um bocado por ele(não fará mal fazer o mesmo num carro a gasolina, aliás, deve ser para ambos, mas este último é obrigatório fazer, e em menor espaço de tempo/kms). No resto já deram boas dicas, que se podem e devem aplicar a ambos.
O simples acto de meter o carro a trabalhar, e só depois pousar as coisas, meter cinto e acertar o banco(se necessário) já é bom, se for a primeira vez do dia(após longa paragem) uns segundos mais, e não andar logo a fundo.
Faz-me uma tremenda confusão ver gente que mal mete a trabalhar já está a arrancar, principalmente quando o carro teve parado muitas horas. Ainda o óleo mal entrou nas mangueiras(força de expressão) já está o carro em esforço...Editado pela última vez por soulrebel; 27 May 2018, 02:21.
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Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Postha uma diferença entre usar e estragar. percebo bem a duvida: alem de nao querer estragar o carro, está preocupada com as dores de cabeça que é ter o principal meio de transporte na oficina.
eu diria que o importante é nao ligar o carro e arrancar em menos de 2 segundos, não faças acelerações malucas com o motor frio, e quando estacionares espera uns segundos até desligar o motor (enquanto pegas nas coisas, por exemplo), com o objectivo de ter o oleo a passear la mais uns segundos. isso e fazer a manutenção do carro a tempo e horas com material apropriado, e diria que não há muito a preocupar.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostNão fará grande diferença.
Preocupa-te em mudar o óleo de 10.000 em 10.000, ou anualmente, e não terás problemas.
De resto, é o que o speedyssj3 disse.
Além disso, se fizeres AE espera uns minutos antes de desligares o carro para o turbo arrefecer um pouco.
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Originalmente Colocado por soulrebel Ver PostNão chega a atingir a temperatura ideal. No entanto num carro a gasolina já serve para boas temperaturas e não fará grandes males, num diesel já não é bom, não aquece suficientemente, acumula carvão etc etc
Resumindo, se o carro for a gasolina não terás grandes preocupações, se for a gasóleo diria para teres algumas precauções como de vez em quando fazer uns percursos maiores e puxar um bocado por ele(não fará mal fazer o mesmo num carro a gasolina, aliás, deve ser para ambos, mas este último é obrigatório fazer, e em menor espaço de tempo/kms). No resto já deram boas dicas, que se podem e devem aplicar a ambos.
O simples acto de meter o carro a trabalhar, e só depois pousar as coisas, meter cinto e acertar o banco(se necessário) já é bom, se for a primeira vez do dia(após longa paragem) uns segundos mais, e não andar logo a fundo.
Faz-me uma tremenda confusão ver gente que mal mete a trabalhar já está a arrancar, principalmente quando o carro teve parado muitas horas. Ainda o óleo mal entrou nas mangueiras(força de expressão) já está o carro em esforço...
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Originalmente Colocado por soulrebel Ver PostIsso não é bem assim, a não ser que seja na estação de serviço da AE, geralmente os percursos entre as saídas da AE e a paragem do carro chegam para o processo, depois sim, 30s/1min é suficiente, uns minutos já é desnecessário, claro está falando aqui de fazer algumas dezenas/centenas de Kms a velocidades altas. E o objectivo não é arrefecer o turbo, mas sim não parar a lubrificação do turbo enquanto as "pás" rodam a dezenas de milhares de rpm's, isto falando aqui de turbos convencionais de fábrica...
Em relação ao "arrefecer," é mesmo literalmente deixar o óleo arrefecer um pouco enquanto lubrifica o turbo e baixa as temperaturas da turbina em si. Quando estás ao ralenti, as pás não estão a rodar à mesma velocidade que rodam em "full boost." É mesmo uma questão de deixar o turbo arrefecer um pouco ao mesmo tempo que o óleo vai arrefecendo.
O que acontece ao desligares o motor com a turbina quente é que a pressão de óleo baixa pouco depois e o óleo a ferver permanece no turbo e não tem hipótese de voltar ao circuito de maneira a arrefecer.
E sim, caso seja um turbo que faça pressões altas, e depois de uns esticões em AE, o ideal é conduzir normalmente uns 10~15 minutos. No mínimo, deixar o carro ao ralenti uns minutos.
Originalmente Colocado por ineslucio Ver PostA marca tem como plano de mudanças de óleo de 30000 kms, ou anualmente, mas também acho algo bastante longo....
Se uma pessoa quer um motor turbo a gasolina saudável, convém mudar de 10.000 em 10.000. No máximo em intervalos de 15.000. Ou lá está, anualmente.
E isto nem é aquela típica conversa de mecânico que quer "ganhar uns cobres."
Por experiência própria, é mesmo o melhor a fazer.
No meu carro, um 1.4 turbo com uma potência idêntica ao do teu, está explicito no manual que as mudas são de 10.000 em 10.000, por exemplo.Editado pela última vez por brkncrss; 27 May 2018, 03:04.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostDepende muito do turbo e as rotações que atinge.
Em relação ao "arrefecer," é mesmo literalmente deixar o óleo arrefecer um pouco enquanto lubrifica o turbo e baixa as temperaturas da turbina em si. Quando estás ao ralenti, as pás não estão a rodar à mesma velocidade que rodam em "full boost." É mesmo uma questão de deixar o turbo arrefecer um pouco ao mesmo tempo que o óleo vai arrefecendo.
O que acontece ao desligares o motor com a turbina quente é que a pressão de óleo baixa pouco depois e o óleo a ferver permanece no turbo e não tem hipótese de voltar ao circuito de maneira a arrefecer.
E sim, caso seja um turbo que faça pressões altas, e depois de uns esticões em AE, o ideal é conduzir normalmente uns 10~15 minutos. No mínimo, deixar o carro ao ralenti uns minutos.
Nem penses nisso. Não te rejas por esses planos parvos que as marcas preconizam.
Se uma pessoa quer um motor turbo a gasolina saudável, convém mudar de 10.000 em 10.000. No máximo em intervalos de 15.000. Ou lá está, anualmente.
E isto nem é aquela típica conversa de mecânico que quer "ganhar uns cobres."
Por experiência própria, é mesmo o melhor a fazer.
No meu carro, um 1.4 turbo com uma potência idêntica ao do teu, está explicito no manual que as mudas são de 10.000 em 10.000, por exemplo.
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Originalmente Colocado por ineslucio Ver PostNo caso dos motores THP, já ouvi dizer que o turbo possui um sistema de arrefecimento que funciona mesmo após desligar o motor e o facto é que sempre que desligo o carro ( espero sempre no mínimo 1 minuto, em caso de AE um pouco mais) realmente ouço um zumbido que se mantém por uns bons minutos, será isso mesmo o sistema de arrefecimento do turbo a funcionar ou isso não é de todo verdade? Eu pelo sim pelo não tenho esperado sempre uns minutos antes de desligar...
Basicamente, depois de desligares o carro, a ventoinha pode continuar a funcionar até chegar a uma temperatura mais desejável.
Já me aconteceu algumas vezes em que tive de desligar o carro quase imediatamente depois de estacionar.
E fazes bem em esperar alguns minutos.
A maior parte das pessoas facilita, mesmo com carros turbo, por desleixo ou simples ignorância. Na maior parte dos casos nem é muito grave porque são carros corriqueiros, cujos turbos nem fazem muita pressão.
Mas a verdade é que o caso muda de figura quando são blocos pequenos a produzir ordens de potência significativas. Os blocos, especialmente os de ferro, aquecem bastante e a mesma coisa se passa com os turbos que, apesar de não serem grandes, aquecem muito porque fazem pressões altíssimas.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostSim, grande parte dos blocos pequenos turbocomprimidos, que estejam sujeitos a altas temperaturas, têm isso.
Basicamente, depois de desligares o carro, a ventoinha pode continuar a funcionar até chegar a uma temperatura mais desejável.
Já me aconteceu algumas vezes em que tive de desligar o carro quase imediatamente depois de estacionar.
E fazes bem em esperar alguns minutos.
A maior parte das pessoas facilita, mesmo com carros turbo, por desleixo ou simples ignorância. Na maior parte dos casos nem é muito grave porque são carros corriqueiros, cujos turbos nem fazem muita pressão.
Mas a verdade é que o caso muda de figura quando são blocos pequenos a produzir ordens de potência significativas. Os blocos, especialmente os de ferro, aquecem bastante e a mesma coisa se passa com os turbos que, apesar de não serem grandes, aquecem muito porque fazem pressões altíssimas.
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Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Posteu diria que o importante é nao ligar o carro e arrancar em menos de 2 segundos, não faças acelerações malucas com o motor frio, e quando estacionares espera uns segundos até desligar o motor (enquanto pegas nas coisas, por exemplo), com o objectivo de ter o oleo a passear la mais uns segundos. isso e fazer a manutenção do carro a tempo e horas com material apropriado, e diria que não há muito a preocupar.Originalmente Colocado por soulrebel Ver PostO simples acto de meter o carro a trabalhar, e só depois pousar as coisas, meter cinto e acertar o banco(se necessário) já é bom, se for a primeira vez do dia(após longa paragem) uns segundos mais, e não andar logo a fundo.
Faz-me uma tremenda confusão ver gente que mal mete a trabalhar já está a arrancar, principalmente quando o carro ESteve parado muitas horas. Ainda o óleo mal entrou nas mangueiras(força de expressão) já está o carro em esforço...
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver PostQualquer dia vem no manual que sempre que ligar o carro tem de andar 10km, caso contrário tem de passear o carro.
Mas os carros existem para nos servir ou nós a eles? Daqui a pouco só falta o meter na cama, para dormir quentinho e ficar à temperatura ideal.Editado pela última vez por ineslucio; 27 May 2018, 12:41.
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver PostQualquer dia vem no manual que sempre que ligar o carro tem de andar 10km, caso contrário tem de passear o carro.
Mas os carros existem para nos servir ou nós a eles? Daqui a pouco só falta o meter na cama, para dormir quentinho e ficar à temperatura ideal.
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver PostMas os carros existem para nos servir ou nós a eles? Daqui a pouco só falta o meter na cama, para dormir quentinho e ficar à temperatura ideal.Originalmente Colocado por ineslucio Ver PostO meu se coubesse no elevador trazia-o para casa.... Mas infelizmente não, fica na garagem mesmo. Mas isto sou eu, que tenho uma certa pancada por carros... [emoji85] [emoji23] [emoji23] [emoji23]
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Eu tive um carro em que fiz mais de 300000km. Revisões sempre de 30 em 30 mil. Nunca esperei para arrancar, nem esperei depois de viagem. Carro atual, mais de 170 mil km. Revisões de 30 em 30 mil. Também nunca espero, e farto-me de interromper regenerações. Ambos diesel.
Se o fabricante diz que é de 30 em 30 mil, quem sou eu para fazer de outra forma?
Os carros são para nos servir.
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Alguma coisa deve ter mudado muito nos turbos.
No século passado todos os carros que tive com turbo tiveram esse componente avariado. Neste século nem um. Ora, tendo eu mantido sempre o mesmo tipo de cuidado a redução no número de avarias só poderá estar relacionado com um aumento da robustez ou protecção dos turbos. Pior, a minha utilização é que se alterou, antigamente esperava mais um pouco antes de andar com o carro e antes de o desligar, mas de há uns 5 anos a esta parte reduzi esse cuidado.
Aliás repare-se, com a massificação dos sistemas stop/start onde entra esse cuidado de deixar o motor trabalhar 1 minuto antes de desligar.Editado pela última vez por Jbranco; 28 May 2018, 10:58.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostAlguma coisa deve ter mudado muito nos turbos.
No século passado todos os carros que tive com turbo tiveram esse componente avariado. Neste século nem um. Ora, tendo eu mantido sempre o mesmo tipo de cuidado a redução no número de avarias só poderá estar relacionado com um aumento da robustez ou protecção dos turbos. Pior, a minha utilização é que se alterou, antigamente esperava um pouco antes de andar com o carro e antes de o desligar, mas de há uns 5 anos a esta parte deixei esse cuidado.
Aliás repare-se, com a massificação dos sistemas stop/start onde entra esse cuidado de deixar o motor trabalhar 1 minuto antes de desligar.
É lógico que os turbos estão cada vez mais robustos, mas turbos estalados não é propriamente uma coisa do passado.
Originalmente Colocado por dci80 Ver PostEu tive um carro em que fiz mais de 300000km. Revisões sempre de 30 em 30 mil. Nunca esperei para arrancar, nem esperei depois de viagem. Carro atual, mais de 170 mil km. Revisões de 30 em 30 mil. Também nunca espero, e farto-me de interromper regenerações. Ambos diesel.
Se o fabricante diz que é de 30 em 30 mil, quem sou eu para fazer de outra forma?
Os carros são para nos servir.
É que tem tudo a ver.
E mudas de óleo preconizadas nem sempre devem ser cumpridas, especialmente as absurdas, tipo essas de 30k km.
Um bom exemplo disso foi a Opel, que com esses intervalos ridículos o que se conseguiu foram correntes partidas.
Nenhum mecânico ou alguém minimamente conhecedor sobre mecânica vai aconselhar alguém a fazer mudas de 30 em 30 mil km.Editado pela última vez por brkncrss; 28 May 2018, 11:12.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostO S&S não desliga o motor quando as temperaturas estão altas. Aliás, basta fazer uma viagem longa em AE e parar no trânsito para concluir que o carro não se desliga.
É lógico que os turbos estão cada vez mais robustos, mas turbos estalados não é propriamente uma coisa do passado.
Em relação ao S/S daqueles com que ando de origem grupo VW uns, BMW outros, todos desligam logo que param na área de serviço da AE.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
Todos os carros são iguais, não é? Aliás, um diesel até se compara a um bloco pequeno turbocomprimido a debitar mais de 200cv, não é?
É que tem tudo a ver.
E mudas de óleo preconizadas nem sempre devem ser cumpridas, especialmente as absurdas, tipo essas de 30k km.
Um bom exemplo disso foi a Opel, que com esses intervalos ridículos o que se conseguiu foram correntes partidas.
Nenhum mecânico ou alguém minimamente conhecedor sobre mecânica vai aconselhar alguém a fazer mudas de 30 em 30 mil km.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostComo disse, no século passado não tive um carro em que esse componente não desse problemas, neste século nem um deu. É bastante contrastante e baseado num período de análise bastante longo. Não digo que não partam mas certamente partem bastante menos. Se calhar agora, porque há mais carros com turbo, isso poderá dar a sensação errada de que eles ainda partem muito, mas isso não me parece verdade.
Em relação ao S/S daqueles com que ando de origem grupo VW uns, BMW outros, todos desligam logo que param na área de serviço da AE.
Já experimentei no meu carro, depois de um lanço em AE e ele não desligou, por exemplo.
Originalmente Colocado por dci80 Ver PostPortanto tu é que sabes os intervalos das mudanças. Os construtores é que não sabem nada.
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