Os motores a gasóleo poluem… e muito. A conclusão é da International Council on Clean Transportation (ICCT), a organização norte-americana sem fins lucrativos que expôs as emissões falseadas da Volkswagen, depois de realizar testes a quase cinco mil modelos a*diesel.*Nenhum destes novos automóveis conseguiu cumprir com os limites de emissões de gases definidos na União Europeia (UE) em condições reais de condução.
Foram realizados testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa, procurando dar informação fiável sobre as emissões de óxido de azoto dos motores a gasóleo. Os resultados “confirmaram os piores receios em relação aos carros a gasóleo”, diz a ICCT, citada pelo*Financial Times(acesso pago).
A ICCT diz que os motores a gasolina mais potentes apresentaram 1,5 vezes mais emissões do que o limite, mas os*diesel*fizeram bem pior. Mesmo os mais “amigos do ambiente”, que cumprem a norma Euro 6, registaram mais do dobro do permitido em testes realizados em condições reais de utilização.*Os Euro 5, a norma antiga, apresentaram emissões 18 vezes superior ao definido na UE.
Comissão Europeia diz que “carros a diesel estão acabados”
Ler Mais
“Podemos concluir que praticamente todos os motores a gasóleo com a norma Euro 6 não são limpos“, diz o estudo da ICCT que vem, assim, aumentar a pressão sobre os motores a gasóleo. A “guerra” contra os*diesel*intensificou-se depois do escândalo de manipulação de emissões da Volkswagen, conhecido como*dieselgate.
Ainda recentemente, Elzbieta Bienkowska, comissária europeia com as pastas do mercado interno, indústria, empreendedorismo e PME,*veio afirmar que “os carros a*diesel*estão acabados”. A responsável polaca classificou mesmo esta de “uma tecnologia ultrapassada”, rematando que “dentro de poucos anos eles [carros com motores a gasóleo] irão desaparecer completamente”.
Foram realizados testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa, procurando dar informação fiável sobre as emissões de óxido de azoto dos motores a gasóleo. Os resultados “confirmaram os piores receios em relação aos carros a gasóleo”, diz a ICCT, citada pelo*Financial Times(acesso pago).
A ICCT diz que os motores a gasolina mais potentes apresentaram 1,5 vezes mais emissões do que o limite, mas os*diesel*fizeram bem pior. Mesmo os mais “amigos do ambiente”, que cumprem a norma Euro 6, registaram mais do dobro do permitido em testes realizados em condições reais de utilização.*Os Euro 5, a norma antiga, apresentaram emissões 18 vezes superior ao definido na UE.
Comissão Europeia diz que “carros a diesel estão acabados”
Ler Mais
“Podemos concluir que praticamente todos os motores a gasóleo com a norma Euro 6 não são limpos“, diz o estudo da ICCT que vem, assim, aumentar a pressão sobre os motores a gasóleo. A “guerra” contra os*diesel*intensificou-se depois do escândalo de manipulação de emissões da Volkswagen, conhecido como*dieselgate.
Ainda recentemente, Elzbieta Bienkowska, comissária europeia com as pastas do mercado interno, indústria, empreendedorismo e PME,*veio afirmar que “os carros a*diesel*estão acabados”. A responsável polaca classificou mesmo esta de “uma tecnologia ultrapassada”, rematando que “dentro de poucos anos eles [carros com motores a gasóleo] irão desaparecer completamente”.
Comentário