Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar de carro em função da necessidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trocar de carro em função da necessidade

    Boa noite,

    Atualmente sou proprietário de um Fiat Stilo 1.9jtd de 2001 com 190 000. Sem nada a apontar a este veículo. No entanto, precisarei de trocar nos próximos tempos. Entre os motivos estão o facto de haver planos para a família aumentar e também ter começado atualmente a viajar pelo menos uma vez por mês entre o Seixal e Braga(400 e tal km para cada lado). Até agora o Stilo tem cumprido mas, embora adore o carro, o facto de ser um carro pequeno e de 3portas torna as viagens um pouco desconfortáveis.

    Assim irei responder ao questionário e esperar as vossas sugestões...


    Que tipo de carros gostas? Carros robustos e com algum grau de fiabilidade, tem em conta a estética também claro.

    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B, acho o mais indicado

    Que marcas e modelos gostas e equacionas? Audi, Mercedes,talvez Bmw, Honda, Toyota, Mazda, hyunday
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Sim

    Com que frequência? Mais a fim de seman e nas viagens ao Norte
    Precisarás de levar carga com frequência? Sim alguma
    Que quilometragem anual costumas fazer? 20 000 a 25 000
    Ir-se-à manter nos próximos anos? Sim e talvez aumentar um pouco.
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim, embora a minha deslocação diária normal não ultrapasse os 20/30km...e a uma média de centro de cidade.
    (O que torna problemático ao nível do ue devo escolher quanto a motor...gasóleo ou gasolina?).
    Os consumos terão grande importância? Sim.
    A potência do motor terá grande importância? Sim(tenho alguma aversão aos motores abaixo dos 1900cc mas até agora também só tive com essa cilindrada (audi 1.9 tdi e fiat 1.9jtd)
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Nao é importante.
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Dependerá do que conseguir pelo Stilo, mas digamos que entre 8000 e 12000.
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado entre 2002/2003 e 2007(evitar selos caros).

    Acho que está tudo respondido.
    Espero que me possam ajudar. Já tenho visto alguns modelos de audi a4 de 2005 que me agradaram bastante, o bmw 320d também 2005 também seria uma hipótese...embora desanime ao ouvir que um tem determinado problmas, o outro tem outros...ando um bocado perdido...mas prefiro ler as vossas sugestões...

    Obrigado

    #2
    o stilo, apesar do ano, é a gasóleo e aqui no distrito ainda o vendes bem, mas não esperes nada muito acima dos 3000€. diria que até aos 3500€ ainda o vendes. se houver quem te dê mais por ele, força, é vendê-lo na hora!

    depois aí já vês o que podes fazer, mas com cerca de 10000€ compras carros acima de 2007. de 2006/2007, até 8000€ já são caros! se queres carros grandes, és capaz de ter que desembolsar mais. um segmento C anda por 8000€, mas se fores para o trio alemão já sabes que irás despender de mais dinheiro pelo mesmo produto. marcas generalistas arranjas por menos de 8000€.

    pesquisa 2 ou 3 modelos, se possível pelo menos 2 de cada e vai experimentar. nada melhor que isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
      o stilo, apesar do ano, é a gasóleo e aqui no distrito ainda o vendes bem, mas não esperes nada muito acima dos 3000€. diria que até aos 3500€ ainda o vendes. se houver quem te dê mais por ele, força, é vendê-lo na hora!

      depois aí já vês o que podes fazer, mas com cerca de 10000€ compras carros acima de 2007. de 2006/2007, até 8000€ já são caros! se queres carros grandes, és capaz de ter que desembolsar mais. um segmento C anda por 8000€, mas se fores para o trio alemão já sabes que irás despender de mais dinheiro pelo mesmo produto. marcas generalistas arranjas por menos de 8000€.

      pesquisa 2 ou 3 modelos, se possível pelo menos 2 de cada e vai experimentar. nada melhor que isso.
      Obrigado pelas dicas...

      Sim, acho qur o Stilo vende-se rápido, até porque é um carro com uma linha mais desportiva e para um miúdo solteiro poderá ser uma boa opção. É económico tendo em conta o bom andamento do mesmo (é um 115cv mas tem algumas vitaminas). Além disso, desde que veio pra as minhas mãos sempre teve manutenções atempadas e levou várias peças novas(que acusavam desgaste). Acho que algures entre os 3 e os 4000 poderá ser vendido.

      Quanto ao carro a comprar, a minha dúvida também se prende se devo manter.me nos carros a gasóleo, ou mudar para um carro a gasolina. Para o dia a dia bastava.me um carro a gasolina, mas para as viagens longas tornava.se menos dispendioso o carro a gasóleo.
      Se alguém passou pela mesma situação, por favor se manifeste...

      Comentário


        #4
        para um miúdo solteiro e não só. eu comprei um stilo 1.6 a gpl com skywindow, pneus praticamente novos, estofos em pele, rádio original e mais algumas cenas de 2003 fez agora 1 ano e que por acaso era de alguém daqui do fórum. dei 2800€ por ele e ainda hoje vejo stilos de 2002 e 2003 sem metade das coisas do meu, alguns 1200 até, a pedirem 2500 e 3000€. se calhar vendes bem o teu por 3500/3750€ e que apesar dos 17 anos e tal é um motor bastante fiável e não tem muitos kms.

        Comentário


          #5
          Para vender por esses valores só a particular e demora o seu tempo...

          Comentário


            #6
            fui ver agora a cotação média para venda do stylo a particular ronda pelos 2500€+-, mais que isso dificilmente, de resto comprar uma viatura maior premium já com mais de uma década eu teria bastante cuidado que com a idade e alem de estarem bem rodadas as despesas face ao teu carro actual irão ser maiores, e quase de certeza terão coisas a fazer no que toca a manutenções...

            por isso convém veres as coisas com muita calma, e ir ver ao vivo e experimentar, e de preferência levar alguém que perceba do assunto para não seres enganado...

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas dicas pessoal...

              Sim...terá de ser uma decisão com bastante ponderação e procura...
              Também não pretendo trocar já já...neste momento ando a ver as melhores opções...
              O passo seguinte será experimentar...
              Só depois decidir...
              Não é algo que vá decidir ja este mês ou o próximo...é para começar a pensar nisso...

              Comentário


                #8
                ah, sendo assim vai juntando mais algum, tenta vender o carro e depois falamos novamente.

                quanto ao valor a receber pelo stilo, nesta altura é uma excelente altura, pois os preços dos carros usados estão altíssimos e podes sempre puxar mais alguma coisa, argumentando com os kms, o estado dele, os pneus ou a correia mudada há pouco, algo assim para justificar mais o seu valor.

                Comentário


                  #9
                  Boas, venho reavivar este tópico pois será desta que terei mesmo de vender o Stilo e trocar por um carro de 5 portas, ou uma carrinha...
                  Os gostos, a necessidade e o que pretendo gastar na comprar de um veículo mantem...a minha média de km anuais baixou para entre 15 000 a 20 000 km. Por isso até podero adquirir um carro a gasolina com alguma potência que aguente as viagens ao Norte regulares a uma média de 130/140kmh e que se possa colocar a gpl caso haja essa necessidade. Ainda assim a minha preferência iria para os diesel. Não me importo com a idade do carro desde que esteja em bom estado, bem tratado, que seja fiável e que não tenha um kilião de km...
                  Sugestões são bem vindas...

                  Comentário


                    #10
                    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8MgYbu.html

                    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8LQFVR.html

                    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8MjPYv.html

                    Algo assim

                    Comentário


                      #11
                      Boas. Para espaço e conforto e viagens, fugindo dos alemães, talvez um Peugeot 406 HDI, o 2.0 é muito fiável e manutenção fácil. Aqui na zona o concessionário Peugeot tem um que é o carro de serviço deles, está lotado com cerca de 140cv, e lá na casa todos dizem maravilhas daquele carro! Desde mecânicos, secretários, comercial...

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso, para comprar usado aconselho primeiro o 406 e depois o 407. Uma opção fora dos alemães poderá ser o Honda Accord, que também não me mete medo em termos de km e manutenção. Queres Sedan ou carrinha? Falaste em preferires um utilitário, não será pequeno para essas viagens?

                        Comentário


                          #13
                          Boa tarde, por acaso também ando de olho num 407 2.0 hdi 14...cv...é um carro relativamente acessível na compra e parecem ser motores com boas prestações...

                          Prefiro sem dúvidas sedans ou carrinhas...
                          Falou da Honda, também é uma marca que me inspira confiança, no entanto, não temho ouvido falar muito bem dos motores diesel deles (acho que o cdti, é isso?)... também até não desgosto das Toyotas Avensis...o problema é encontrá-las à venda com relativamente poucos kms e a um preço que estaria disposto a desembolsar...

                          Comentário


                            #14
                            O Mazda que aconselha acima apesar de ser a gasolina agrada-me...alguém sabe a média de consumo de um carro destes? E é passível de ser transformado num gpl se necessário?

                            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8MgYbu.html

                            Comentário


                              #15
                              O 407 em que reparei foi este https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#8a59157b9d

                              Comentário


                                #16
                                Bom dia.
                                Tive um 407 2.0hdi desses, precisamente de 2005.
                                Se o carro estiver com todos os problemas resolvidos, é um bom carro.
                                De resto, os problemas comuns de acontecer são:
                                - sensores de ESP e cruise control ( o normal é avariarem, a pior situação é trocar o da roda de trás do lado direito, pois tem de se tirar o depósito fora - aconteceu-me)
                                - FAP a trabalhar mal (o meu tinha um tubo roto e o copo de vácuo estalado, com uma fuga de ar: isto tanto atrapalhava o FAP como o motor, pois ficava sem potência de forma intermitente)
                                - direcção assistida com falha de potência hidráulica (só notas em manobras paradas, é feitio, isto nunca arranjei, não vale a pena)
                                e a partir daqui toda a electrónica comum a carros recentes (luzes acesas, falhas de bateria, pequenos bugs eléctricos...)

                                A favor, é um carro com comportamento em curva muito muito bom.

                                O meu fazia média de 7.2/7.8 em percursos calmos (o FAP derretia gasóleo que era um disparate)

                                Não aconselho muito, na verdade.

                                Sobre o Accord... problemas no motor diesel? a sério? de certeza? no 2.2cdti? das séries de 2004 a 2010? Hum...

                                Eu ia ver Accords... e se reparares não são baratos, isso quer dizer algo!

                                Sobre a Avensis, era o que eu queria em lugar do 407... são mais caros e mais "estáveis", tendencialmente avariam ou dão muito menos chatices, são quase uns "tanques", mas depois são Toyota, bons em quase tudo, melhores em quase nada, e algo aborrecidos... e quando quiseres desfazer-te dele, nunca vais encontrar um motivo para vender, pois fazem tudo bem excepto talvez a parte emocional da coisa...

                                Boa sorte.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para essa quilometragem o diesel ou o gpl fazem sentido.

                                  Pensando em termos de espaço, conforto, motor... um Passat de 2009/2010 assentava que nem uma luva! O motor 2.0 de 140 cv dá perfeitamente para o gasto e já é fiável nesta altura...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou a citar apenas por exemplo.

                                    Trocar um carro velho e com alguns quilómetros que está em bom estado por...outros carros velhos com quase os mesmo quilometros ficava quieto.

                                    Ando regularmente com um 1.9jtd 5p com 330kkms e faz uma boa média anual de kms, usado todos os dias.

                                    Claro, não está perfeito (tem mais de 300.000kms...), mas ainda tem um bom nível de conforto e o motor é despachado.

                                    Eu apostava numa manutenção cuidada e bem feita, a nivel de motor e ligação à estrada (suspensões, pneus etc.) e ia juntando mais algum e fazendo mais alguns kms nesse, pelo menos até a família crescer efectivamente.

                                    Bons kms e boa sorte com a escolha .
                                    Editado pela última vez por JoelM; 19 February 2019, 10:24.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com esse orçamento eu ia é para um generalista SW 1.6d mais recente e com menos km. Podes notar alguma falta de andamento em relação ao JTD, mas vai ser mais poupado e para fazer muitos km sem um orçamento grande é o que faz mais sentido.
                                      Esta parece-me bem: https://www.olx.pt/anuncio/ford-focu...tml#0971dad862

                                      Comentário


                                        #20
                                        Epá... Se não quiseres fugir ao 1.9 JTD, tens sempre a 159 SW.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                          Estou a citar apenas por exemplo.

                                          Trocar um carro velho e com alguns quilómetros que está em bom estado por...outros carros velhos com quase os mesmo quilometros ficava quieto.

                                          Ando regularmente com um 1.9jtd 5p com 330kkms e faz uma boa média anual de kms, usado todos os dias.

                                          Claro, não está perfeito (tem mais de 300.000kms...), mas ainda tem um bom nível de conforto e o motor é despachado.

                                          Eu apostava numa manutenção cuidada e bem feita, a nivel de motor e ligação à estrada (suspensões, pneus etc.) e ia juntando mais algum e fazendo mais alguns kms nesse, pelo menos até a família crescer efectivamente.

                                          Bons kms e boa sorte com a escolha .
                                          Obrigado a todos pelas respostas malta.

                                          Respondendo.em particular ao JoelM: eu adoro o Stilo...e não trocaria o carro se não fosse mesmo a necessidade de ter um carro de 5 portas e com capacidade de levar mais bagagem...eu sei como está o meu carro, sei que peças já mudei e sei que quem o comprar vai muito bem servido...mas um carro de 3 portas com uma crianca e um bebé não é muito prático...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                            Bom dia.
                                            Tive um 407 2.0hdi desses, precisamente de 2005.
                                            Se o carro estiver com todos os problemas resolvidos, é um bom carro.
                                            De resto, os problemas comuns de acontecer são:
                                            - sensores de ESP e cruise control ( o normal é avariarem, a pior situação é trocar o da roda de trás do lado direito, pois tem de se tirar o depósito fora - aconteceu-me)
                                            - FAP a trabalhar mal (o meu tinha um tubo roto e o copo de vácuo estalado, com uma fuga de ar: isto tanto atrapalhava o FAP como o motor, pois ficava sem potência de forma intermitente)
                                            - direcção assistida com falha de potência hidráulica (só notas em manobras paradas, é feitio, isto nunca arranjei, não vale a pena)
                                            e a partir daqui toda a electrónica comum a carros recentes (luzes acesas, falhas de bateria, pequenos bugs eléctricos...)

                                            A favor, é um carro com comportamento em curva muito muito bom.

                                            O meu fazia média de 7.2/7.8 em percursos calmos (o FAP derretia gasóleo que era um disparate)

                                            Não aconselho muito, na verdade.

                                            Sobre o Accord... problemas no motor diesel? a sério? de certeza? no 2.2cdti? das séries de 2004 a 2010? Hum...

                                            Eu ia ver Accords... e se reparares não são baratos, isso quer dizer algo!

                                            Sobre a Avensis, era o que eu queria em lugar do 407... são mais caros e mais "estáveis", tendencialmente avariam ou dão muito menos chatices, são quase uns "tanques", mas depois são Toyota, bons em quase tudo, melhores em quase nada, e algo aborrecidos... e quando quiseres desfazer-te dele, nunca vais encontrar um motivo para vender, pois fazem tudo bem excepto talvez a parte emocional da coisa...

                                            Boa sorte.
                                            Bem não fazia ideia de que haviamz assim tantos problemas associados ao Pegeout...obrigado por me alertares...Eu até tinha ponderado esse mas a Maria também não gosta...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso também tenho pensado nisso...será preferível uma sw, tipo Mégane ou uma Golf, com motores em torno dos 1.5 ou 1.6, com cavalagem a rondar os 110cv, mais recente, ou procurar um carro mais antigo tipo de 2005/2007 com um motor maior e mais potente, tipo um 2.0 de 150cv para cima? No dia a dia, na cidade, o 1.5 serve perfeitamente...a Maria tem um carro com o 1.5 da renault e é 5 estrelas....Mas como vou uma vez por mês ao Norte (1000 km em cada viagem) o meu receio é que seja um motor que sofra demasiado esforço nessas mesmas viagens...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por acaso gosto bastante do exterior...os interiores dos que vi até agora é que não estavam no melhor estado...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miranda88 Ver Post
                                                  Por acaso também tenho pensado nisso...será preferível uma sw, tipo Mégane ou uma Golf, com motores em torno dos 1.5 ou 1.6, com cavalagem a rondar os 110cv, mais recente, ou procurar um carro mais antigo tipo de 2005/2007 com um motor maior e mais potente, tipo um 2.0 de 150cv para cima? No dia a dia, na cidade, o 1.5 serve perfeitamente...a Maria tem um carro com o 1.5 da renault e é 5 estrelas....Mas como vou uma vez por mês ao Norte (1000 km em cada viagem) o meu receio é que seja um motor que sofra demasiado esforço nessas mesmas viagens...
                                                  Qualquer viatura a diesel com um desses motores 1.5/1.6 modernos faz qualquer viagem a velocidades já dignas de ficares sem carta. Não percebo qual é o drama. Todas as carrinhas desse tipo fazem 150 km/h de velocidade de cruzeiro e tu só podes legalmente rolar a 120. Em estrada todas são capazes de fazer ultrapassagens seguras. Gastam pouco. Precisas de mais?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Essa de não aguentar o esforço ouve-se aqui recorrentemente e não posso deixar de sorrir ao ler isso.

                                                    Esforço a mais seria num atmosférico antigo com cilindrada reduzida e pesos de 1200 kg para cima em vazio. Hoje em dia quase não há carros sub-motorizados e os que há normalmente é nos segmentos mais baixos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Lino, essa do esforço... Dou um exemplo (o meu): antes fazia Aveiro Lisboa pela A1 no meu C4 1.6hdi 110cv (2007) a rolar em torno dos 140kmh, agora faço no meu Passat 1.9tdi 115cv de 2000 a mesma coisa... E o esforço ou sensação que tenho é de o Passat ir sempre na boa, é o C4 nem por isso! Qd vou a Lamego a sensação é a mesma! E estes carros não teem grandes diferenças de performance no papel, mas depois na estrada..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas para esta viagem o meu preferido ainda é um Corolla de 2002 d4d 90cv, esses é que fazia esse caminho a cantar e com uma perna às costas! E este Corolla é mais silencioso que o Passat ou o C4, embora do C4 o problema talvez fosse a jante 17, a medida maior deste comparativo. Dos carros que mais usei nestas viagens, o meu top de preferência sem dúvida é o seguinte: Corolla de 2002, Passat de 2000, Peugeot 407 2.0 de 2005 exaqueo com c4de 2007. Por último o pior que usei na viagem foi um A3 sportback de 2007, 2.0 de 170cv (bom motor e robusto, mas os bancos e suspensão mataram.me!). Nota final, tudo carros originais, e tirando oA3, todos meus.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                          Lino, essa do esforço... Dou um exemplo (o meu): antes fazia Aveiro Lisboa pela A1 no meu C4 1.6hdi 110cv (2007) a rolar em torno dos 140kmh, agora faço no meu Passat 1.9tdi 115cv de 2000 a mesma coisa... E o esforço ou sensação que tenho é de o Passat ir sempre na boa, é o C4 nem por isso! Qd vou a Lamego a sensação é a mesma! E estes carros não teem grandes diferenças de performance no papel, mas depois na estrada..


                                                          Bem, eu posso comparar a viagem feita no meu Stilo 1.9 jtd 115cv de 2001 com o MB CLA 180D de 2016 da minha namorada. O que posso dizer é que não notei muita diferença na A1. Apenas onde passamos as zonas mais íngremes é que o MB dela perde alguma velocidade e se tentarmos acelarar nessas zonas(subidas) ele é muitoooo mais lento a responder....(mas estamos a falar de um 1900 e qq coisa cc cúbicos para um 1500cc) (em termos de cavalagem acho que o dela até debita 120cv). Por isso não posso deixar de concordar com o Drifting. Ainda assim, faz-se uma viagem relativamente agradável no Mercedes.
                                                          A minha dúvida, no entanto, tem mais a ver com regularidade das viagens e com o "cansaço" destes tipo de motorizações ao longo dos km e dos anos...
                                                          Editado pela última vez por Miranda88; 24 February 2019, 10:43.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X