Boas!
Já fui dando umas dicas aqui e ali e até já comentei com alguns amigos pessoais e com a Maria, e estou decidido em fazer uma troca do 607 por um Passat CC.
Sei que perco em variados aspectos (conforto, habitabilidade, suavidade, muito provavelmente também potência e algum equipamento, depende), mas ganharei noutros como a superior modernidade do projecto, melhor segurança passiva, economia de combustível e, dependendo da configuração, aspecto estético.
Estou numa fase de sondar o mercado, primeiro apenas o nacional mas agora também na Europa, pois com a versão certa pode fazer-se uma poupança de 2000/3000 € em relação a equivalente daqui. Não tenho pressa, até porque o 607 continua a portar-se bem e a ser um excelente carro, mas sempre gostei do Passat CC/CC e penso que a altura é a certa para a troca. O meu maior medo, e que poderá ser o maior factor de adiamento da compra, é a venda do Peugeot. No segmento que é, as pessoas procuram os 3 premium alemães e pouco mais, pelo que ou demorarei algum tempo a vender ou terá que ser barato, ou ambas (!), algo que obviamente não me agrada e que pode, por isso, arrastar o processo mais que eu queria. Mas faço-o com a plena consciência do risco que corro e sabendo que tudo pode levar meses até concluir. Vamos ver.
Este tópico irá servir não só para relatar as minhas aventuras na busca (e já há histórias engraçadas para contar no que respeita aos sites estrangeiros), mas também para trocar ideias e informações em relação a este modelo em particular, nomeadamente fiabilidade e não só.
Em Portugal tenho debaixo de olho o OLX, Standvirtual e Custo Justo, com pesquisas guardadas que correspondem aos meus critérios (no preço fui até aos 20.000 € para incluir eventuais possibilidades de preços negociáveis, mas em termos realistas não deverei ultrapassar os 15.000, também dependendo do que o 607 me trouxer) e não mais que 160.000/170.000 km. Na Alemanha estou a usar o mobile e o autoscout24. Um resumo do que pretendo:
- Preço 15.000/16.000 €
- Até 160.000/170.000 km
- GPS obrigatório
- Xénon obrigatório (posso fazer uma concessão em caso de um negócio excepcional com uma configuração que eu goste realmente)
- Estofos: os standard em tecido cinza são abomináveis, não quero. Pretos em couro também não sou fã, mas ainda consigo engolir se o resto valer a pena, de resto adoro pele "cognac" (mista com preto na parte exterior ou integral) ou qualquer revestimento bege (tecido, couro ou alcantara)
- Cor exterior: adoro os 2 tons de castanho conhecidos, prata quero evitar ao máximo, branco nem pensar
- O ano não é muito relevante, mas prefiro que seja a partir de 2010
Em relação aos que estão no estrangeiro, e usando este excelente simulador, facilmente se chega a uma conclusão: aos preços médios que estes carros estão, praticamente só um "BlueMotion", com emissões de CO2 na casa das 120g/km é que valerá a pena. Ou então com um preço base realmente baixo, mas nesse caso quase sempre é esquema (já contactei 2 ou 3, só para ver no que dava, e a história é sempre igual, deve ser o mesmo bando ). Por aí também estou desde logo limitado às versões de 140/143 CV, já que as de 170 já apresentam sempre emissões na casa dos 140/150g. Pena.
De resto, tenho uma dúvida: nos carros que têm GPS e/ou telefone, é fácil ou sequer viável usá-los cá? Ou seja, consigo facilmente configurar o GPS para parâmetros portugueses e o mesmo no caso do telefone integrado?
Venham daí os bitaites!
Já fui dando umas dicas aqui e ali e até já comentei com alguns amigos pessoais e com a Maria, e estou decidido em fazer uma troca do 607 por um Passat CC.
Sei que perco em variados aspectos (conforto, habitabilidade, suavidade, muito provavelmente também potência e algum equipamento, depende), mas ganharei noutros como a superior modernidade do projecto, melhor segurança passiva, economia de combustível e, dependendo da configuração, aspecto estético.
Estou numa fase de sondar o mercado, primeiro apenas o nacional mas agora também na Europa, pois com a versão certa pode fazer-se uma poupança de 2000/3000 € em relação a equivalente daqui. Não tenho pressa, até porque o 607 continua a portar-se bem e a ser um excelente carro, mas sempre gostei do Passat CC/CC e penso que a altura é a certa para a troca. O meu maior medo, e que poderá ser o maior factor de adiamento da compra, é a venda do Peugeot. No segmento que é, as pessoas procuram os 3 premium alemães e pouco mais, pelo que ou demorarei algum tempo a vender ou terá que ser barato, ou ambas (!), algo que obviamente não me agrada e que pode, por isso, arrastar o processo mais que eu queria. Mas faço-o com a plena consciência do risco que corro e sabendo que tudo pode levar meses até concluir. Vamos ver.
Este tópico irá servir não só para relatar as minhas aventuras na busca (e já há histórias engraçadas para contar no que respeita aos sites estrangeiros), mas também para trocar ideias e informações em relação a este modelo em particular, nomeadamente fiabilidade e não só.
Em Portugal tenho debaixo de olho o OLX, Standvirtual e Custo Justo, com pesquisas guardadas que correspondem aos meus critérios (no preço fui até aos 20.000 € para incluir eventuais possibilidades de preços negociáveis, mas em termos realistas não deverei ultrapassar os 15.000, também dependendo do que o 607 me trouxer) e não mais que 160.000/170.000 km. Na Alemanha estou a usar o mobile e o autoscout24. Um resumo do que pretendo:
- Preço 15.000/16.000 €
- Até 160.000/170.000 km
- GPS obrigatório
- Xénon obrigatório (posso fazer uma concessão em caso de um negócio excepcional com uma configuração que eu goste realmente)
- Estofos: os standard em tecido cinza são abomináveis, não quero. Pretos em couro também não sou fã, mas ainda consigo engolir se o resto valer a pena, de resto adoro pele "cognac" (mista com preto na parte exterior ou integral) ou qualquer revestimento bege (tecido, couro ou alcantara)
- Cor exterior: adoro os 2 tons de castanho conhecidos, prata quero evitar ao máximo, branco nem pensar
- O ano não é muito relevante, mas prefiro que seja a partir de 2010
Em relação aos que estão no estrangeiro, e usando este excelente simulador, facilmente se chega a uma conclusão: aos preços médios que estes carros estão, praticamente só um "BlueMotion", com emissões de CO2 na casa das 120g/km é que valerá a pena. Ou então com um preço base realmente baixo, mas nesse caso quase sempre é esquema (já contactei 2 ou 3, só para ver no que dava, e a história é sempre igual, deve ser o mesmo bando ). Por aí também estou desde logo limitado às versões de 140/143 CV, já que as de 170 já apresentam sempre emissões na casa dos 140/150g. Pena.
De resto, tenho uma dúvida: nos carros que têm GPS e/ou telefone, é fácil ou sequer viável usá-los cá? Ou seja, consigo facilmente configurar o GPS para parâmetros portugueses e o mesmo no caso do telefone integrado?
Venham daí os bitaites!
Comentário