A VW disse-me (vários stands) que o motor gasolina TSI, (no meu caos queria o 1,5 TSI 150cv ou novo 130 cv) que equipa os golf variant, têm dado problemas com o GPL. Um instalador de GPL diz-me o contrário. Precisava de uma opinião imparcial. Alguém ajuda?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Transformar golf TSI 1.5 150 cv ou o novo 130 cv em GPL
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por jricardosfaria Ver PostA VW disse-me (vários stands) que o motor gasolina TSI, (no meu caos queria o 1,5 TSI 150cv ou novo 130 cv) que equipa os golf variant, têm dado problemas com o GPL. Um instalador de GPL diz-me o contrário. Precisava de uma opinião imparcial. Alguém ajuda?
-
Originalmente Colocado por Crysis Ver PostNão é recomendável motores a gasolina de injeção direta andarem a GPL.
Comentário
-
Originalmente Colocado por jricardosfaria Ver PostA VW disse-me (vários stands) que o motor gasolina TSI, (no meu caos queria o 1,5 TSI 150cv ou novo 130 cv) que equipa os golf variant, têm dado problemas com o GPL. Um instalador de GPL diz-me o contrário. Precisava de uma opinião imparcial. Alguém ajuda?
Salvo erro o único que se porta bem é o 1.8 TSI.
Comentário
-
Isto de falar genericamente de TSIs é complicado.
São algo diferentes uns dos outros: este 1.5 tsi tem pressões de alimentação muito diferentes dos anteriores (400 bar, se não estou em erro) o que o torna completamente diferente em termos de GPL de um 1.4 tsi ou 1.2 tsi.
Eu jamais compraria um TSI para converter, mas o certo é que este é "recente" e não deve haver grande experiência com ele. Pode até ser melhor para GPL... mas...
Comentário
-
Pois, bem visto. Só se a marca fornecer alguma informação adicional.
Aqui no forum disseram que em Itália a maioria dos motores a gasolina comercializados , podem vir a GPL porque os concessionários disponibilizam.
Ora, seguindo esta lógica, é ver se em itália surge isso como opção, indo ao site de um stand italiano por exemplo e consultar esses TSI.
Comentário
-
Originalmente Colocado por felyzardo Ver Postmas alguma marca que fabrique kits para este novo tsi?
Para o 1.4 há kit para o 1.5 não sei, mas parece-me um pouco cedo para haver.
A mesma coisa acontece por exemplo no caso da Ford, existe kit para o 1.0 ecoboost e para o 1.6 ecoboost, mas não existe ainda para o 1.5 ecoboost. Tal com na VW o motor da Ford mudou bastante e as marcas de KITs GPL precisam de tempo para tentarem fazer um kit, não quer dizer que consigam ou até que valha apena o investimento num determinado motor.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PCasal Ver PostPor isso comentei em cima acerca do 1.4 TSI ou do 1.5 TSI.
Para o 1.4 há kit para o 1.5 não sei, mas parece-me um pouco cedo para haver.
A mesma coisa acontece por exemplo no caso da Ford, existe kit para o 1.0 ecoboost e para o 1.6 ecoboost, mas não existe ainda para o 1.5 ecoboost. Tal com na VW o motor da Ford mudou bastante e as marcas de KITs GPL precisam de tempo para tentarem fazer um kit, não quer dizer que consigam ou até que valha apena o investimento num determinado motor.
Comentário
-
Para se perceber isto tudo é preciso perceber qual a diferença entre injecção directa e indirecta e os diferentes tipos de instalações.
Genericamente a diferença é que na directa os injectores injectam directamente na câmara de combustão, ou seja, estão em contacto com altas temperaturas e pressões e na indirecta, estes encontram-se fora da câmara e injectam algures antes das válvulas de admissão.
Na directa os injectores são mais caros para suportar o ambiente mais hostil, há maior formação do chamado "carvão" mas com a vantagem de haver um controlo mais preciso o que proporciona maior performance e melhores consumos, enquanto que na indirecta, os injectores são obviamente mais baratos e não há formação de carvão pois há lubrificação das válvulas pelo próprio combustível. A indirecta permite ainda melhor mistura em baixa carga.
Agora para o GPL, o problema dos sistemas de GPL em motores de injecção directa é que grande parte deles desligam os injectores a gasolina durante a injecção de GPL e isso faz com que estes, estando em contacto com as tais altas temperaturas, fiquem danificados.
Qual é o workaround dos instaladores? Meter o motor a injectar gasolina ao mesmo tempo que injecta GPL. Para quê? Para que os injectores a gasolina sejam arrefecidos pela injecção de gasolina. Qual o problema? Conseguir afinar de forma 100% exacta a mistura correta entre GPL e Gasolina para que o motor trabalhe em condições. E então? Então tens de ir ao instalador até ele te conseguir afinar e ficar tudo nos trinques e é aqui que reside o problema. Quando o instalador por incompetência ou outra razão qualquer não consegue afinar correctamente a mistura.
Portanto como já te disseram, vai aos fóruns, comunidades, etc, e pergunta se existe kit específico para esse motor porque juntamente com a instalação há electrónica que é feita no ECU da instalação GPL já com tudo parametrizado e sem necessidade de andar a brincar ás afinações.Editado pela última vez por CHB; 26 June 2018, 17:07.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário