Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Angustiado por atingir um objectivo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Angustiado por atingir um objectivo

    Olá a todos! Se calhar discutir isto num fórum público vai ser um tiro no pé, mas aqui vai!

    Estou a menos de 15 dias de comprar um carro de sonho para mim.
    Tenho 30 anos, mas um misto de trabalho e muita sorte permitiram que possa concretizar um dos meus sonhos de finalmente andar com um desportivo diariamente.
    Já fiz todas as análises e mais alguma, sei todos os custos ao cêntimo e já negociei o preço ao máximo. Estou contente com o negócio e apesar de para mim ser um grande salto em termos de despesa (gasolina...etc), é suportável sem esforços insensatos (se bem que trocar de um pequeno diesel poupado e fiável para um desportivo a gasolina tem sempre muita insensatez associada).
    O carro vai custar cerca de 25% das minhas poupanças, que muito me custam a fazer crescer. No geral sou um tipo frugal e simples, mas tenho as minhas coisas. Tenho um carro mais velho (de 2004), muito fiável e poupado, que tenciono manter, mas pelo menos nos próximo ano estará a uso da minha namorada. É o carro com que ando agora, quase desde novo.

    Sinto que o que "se espera de mim" é que compre um premium alemão a diesel, cinzento. Todo o respeito por quem faz essa escolha, mas eu acho que não consigo ir para algo tão "descartável", que daqui a 15 anos será só mais um...(como o meu actual) e que neste momento, na minha cabeça, é tão emocionante como uma injecção de sedativos. Talvez, eventualmente, assente numa coisa mais sensata, no futuro, mas mesmo assim não vejo obrigatoriedade! A minha família era de 5 pessoas e andávamos num carro que pelos padrões de hoje...

    Dito isto, e sabendo que "ou se tem o dinheiro, ou se têm as coisas", porque é que, mesmo sabendo que acho que consegui o melhor "bang for your buck", estou tão angustiado com gastar este dinheiro com um carro?
    Dou por mim a pensar "precisas mesmo disto"? Mas sei que se não for agora, talvez deixe passar o comboio para cometer este erro financeiro! E mais tarde me venha a lamentar de não ter feito a escolha na altura.

    Faz-me lembrar a história do patrão que fez tantos sacrifícios para ter o Porsche que quando finalmente o comprou tinha vergonha de andar nele.

    Edit: tão Angustiado que até cometi um typo a escrever o título. Se algum Moderador conseguir corrigir, agradeço! Obrigado!
    Editado pela última vez por CheapThrills; 26 June 2018, 08:53.

    #2
    Caríssimo,

    Esta vida são dois dias e temos que aproveitar ao máximo enquanto podemos.

    Por isso, compra o desportivo sem qualquer angústia; tens tempo para comprar o alemão a diesel quando fores mais velho.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CheapThrills Ver Post
      Olá a todos! Se calhar discutir isto num fórum público vai ser um tiro no pé, mas aqui vai!

      Estou a menos de 15 dias de comprar um carro de sonho para mim.
      Tenho 30 anos, mas um misto de trabalho e muita sorte permitiram que possa concretizar um dos meus sonhos de finalmente andar com um desportivo diariamente.
      Já fiz todas as análises e mais alguma, sei todos os custos ao cêntimo e já negociei o preço ao máximo. Estou contente com o negócio e apesar de para mim ser um grande salto em termos de despesa (gasolina...etc), é suportável sem esforços insensatos (se bem que trocar de um pequeno diesel poupado e fiável para um desportivo a gasolina tem sempre muita insensatez associada).
      O carro vai custar cerca de 25% das minhas poupanças, que muito me custam a fazer crescer. No geral sou um tipo frugal e simples, mas tenho as minhas coisas. Tenho um carro mais velho (de 2004), muito fiável e poupado, que tenciono manter, mas pelo menos nos próximo ano estará a uso da minha namorada. É o carro com que ando agora, quase desde novo.

      Sinto que o que "se espera de mim" é que compre um premium alemão a diesel, cinzento. Todo o respeito por quem faz essa escolha, mas eu acho que não consigo ir para algo tão "descartável", que daqui a 15 anos será só mais um...(como o meu actual) e que neste momento, na minha cabeça, é tão emocionante como uma injecção de sedativos. Talvez, eventualmente, assente numa coisa mais sensata, no futuro, mas mesmo assim não vejo obrigatoriedade! A minha família era de 5 pessoas e andávamos num carro que pelos padrões de hoje...

      Dito isto, e sabendo que "ou se tem o dinheiro, ou se têm as coisas", porque é que, mesmo sabendo que acho que consegui o melhor "bang for your buck", estou tão angustiado com gastar este dinheiro com um carro?
      Dou por mim a pensar "precisas mesmo disto"? Mas sei que se não for agora, talvez deixe passar o comboio para cometer este erro financeiro! E mais tarde me venha a lamentar de não ter feito a escolha na altura.

      Faz-me lembrar a história do patrão que fez tantos sacrifícios para ter o Porsche que quando finalmente o comprou tinha vergonha de andar nele.

      Edit: tão Angustiado que até cometi um typo a escrever o título. Se algum Moderador conseguir corrigir, agradeço! Obrigado!
      O ponto chave está aqui. O valor será razoável face às tuas poupanças, por isso é tranquilo. Sei bem o que isso é.

      O problema seria se comprometesses todas as poupanças e com isso teres mais dificuldade na compra de uma casa por exemplo (não sei se tens). Mas se até já tiveres casa, mais tranquilo ainda.

      Comentário


        #4
        É mais fácil mais tarde arrependeres-te de não teres comprado do que de o teres comprado, por isso, se queres e podes, força nisso pá! Sê feliz!

        Comentário


          #5
          Avança, esquece os receios.
          25% da tua poupança não é nada por aí além, e continuarás com um fundo bem provisionado para o que der e vier, por isso não é por aí. Há muitos a investir mais que isso, ou a fazerem créditos a 3 ou 4 anos. A vida ensinou-me que é demasiado curta para ficarmos a pensar 2 vezes no que vamos fazer, e apesar de ser uns anos mais novo que tu posso afirmar isso com total segurança.
          Se te deixas vencer por essa "angústia", dás por ti nos 70 anos com muito dinheiro, mas sem capacidade para o gastar. E vais pensar "fogo, se tivesse comprado aquele carro aos 30".

          Comentário


            #6
            És jovem, tens € para comprar e sustentar o carro; Não vejo o stress.

            Comentário


              #7
              Ao ler o que escreveste, relembrei exatamente o que se passou comigo cada vez que comprei um carro novo. Senti sempre essa angústia e dúvidas sobre se tinha tomado a decisão correta. Ao fim de duas ou três semanas já nem me lembrava disso e a vida voltava ao normal. Por isso avança. Daqui a um mês até te ris das tuas angústias passadas.

              Comentário


                #8
                Mas afinal qual é o carro?

                Comentário


                  #9
                  O Mazda MX-5 chega quando?

                  Comentário


                    #10
                    Mx5? Tanta coisa e depois é um carro de gaija?

                    Comentário


                      #11
                      Pista ou Competizione?

                      Comentário


                        #12
                        Isso é síndrome ou remorso dos poupadores!
                        Não sei qual o diesel que tens atualmente, mas tratando-se de uma Mazda a gasolina dificilmente irás perder em fiabilidade, provavelmente até sais a ganhar. Por outro lado se estiver em causa o 1.5 130 cv, os consumos são muito comedidos.
                        Avança com isso e não maces a cabeça!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                          O Mazda MX-5 chega quando?
                          Não é um Mx-5!

                          Mas o 2.0 RF foi considerado! Bolas...até o 1.5 base foi considerado... Andei um bocado "por todo o lado" até a minha namorada me dizer "consideras muitos, mas voltas sempre a falar naquele..." E realmente é algo a que tenho uma ligação afectiva e que marcou alguns momentos da minha vida (inclusivé o protótipo em pessoa). Não vou revelar o que é, porque não vou revelar o tamanho das minhas poupanças!


                          Para agravar este sentimento só mesmo ter a noção dos impostos parvos pagos em Portugal...olhar ali para os nuestros hermanos e ter inveja daqueles valores.

                          EDIT: Inclusivé avaliei se valeria a pena esperar pelo restyling com o 2.0 de 181cv...e acho que não. De certeza que vai ser especial, mas traz outras limitações em termos de espaço principalmente. De qualquer forma eu queria algo mais focado um bocadinho.
                          Editado pela última vez por CheapThrills; 26 June 2018, 10:57.

                          Comentário


                            #14
                            Ja passei por isso em 2015 quando comprei também um carro que sempre quis ter. Sou muito poupado e racional.

                            Na altura custa, pensamos demasiado se realmente fizemos bem ou não, se a vida corre mal e precisamos do dinheiro, etc etc...O que me levou a realmente a avançar foi um colega aqui do trabalho com a minha idade (28 anos) ter sido diagnosticado tumor na cabeça....E pensei...para quê pensar tanto se a vida nos pode tramar?

                            Passado 1 semana já nem pensava no dinheiro que gastei e a vida voltou á normalidade. Tens também de pensar que gastas esse dinheiro mas tens um bem que vale dinheiro e a qualquer momento podes vender - ainda que a perder claro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                              Isso é síndrome ou remorso dos poupadores!
                              Não sei qual o diesel que tens atualmente, mas tratando-se de uma Mazda a gasolina dificilmente irás perder em fiabilidade, provavelmente até sais a ganhar. Por outro lado se estiver em causa o 1.5 130 cv, os consumos são muito comedidos.
                              Avança com isso e não maces a cabeça!
                              Tenho um toyota 1.4 D4d. Fora os alternadores, são sólidos.
                              Vou na mesma ficar nos japoneses, mas nas minhas contas usei médias de 9L/100km...
                              Vai ser carro de dia-a-dia.
                              É dado adquirido que os meus pais me vão insultar quando os visitar (o que é parte da piada).

                              Comentário


                                #16
                                GT86? Ou então um GT-R

                                Comentário


                                  #17
                                  Compra. Na vida temos de ter algumas recompensas pelos sacrifícios que fazemos.

                                  Até eu que sou forreta como poucos o faço.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CheapThrills Ver Post
                                    Tenho um toyota 1.4 D4d. Fora os alternadores, são sólidos.
                                    Vou na mesma ficar nos japoneses, mas nas minhas contas usei médias de 9L/100km...
                                    Vai ser carro de dia-a-dia.
                                    É dado adquirido que os meus pais me vão insultar quando os visitar (o que é parte da piada).
                                    Tu não queres revelar a máquina de que se trata mas já estás a reduzir o leque para o adivinhanço! O meu desportivo japonês preferido é o Nissan GTR! mas este não gasta só 9 litros aos 100...
                                    Editado pela última vez por Accord2015; 26 June 2018, 11:09.

                                    Comentário


                                      #19
                                      [QUOTE=CheapThrills;1069995269]Tenho um toyota 1.4 D4d. Fora os alternadores, são sólidos.
                                      Vou na mesma ficar nos japoneses, mas nas minhas contas usei médias de 9L/100km...
                                      Vai ser carro de dia

                                      Estava a ler o início e quando falaste do carro de 2004 pensei logo, "para não trocar este é por que é um Corolla d4d". Bem dito bem feito. Também tenho um desse ano já com 320.000 km. Vou trocando outros e este fica sempre.

                                      Quanto ao novo, tens que dar umas pistas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                                        Ja passei por isso em 2015 quando comprei também um carro que sempre quis ter. Sou muito poupado e racional.

                                        Na altura custa, pensamos demasiado se realmente fizemos bem ou não, se a vida corre mal e precisamos do dinheiro, etc etc...O que me levou a realmente a avançar foi um colega aqui do trabalho com a minha idade (28 anos) ter sido diagnosticado tumor na cabeça....E pensei...para quê pensar tanto se a vida nos pode tramar?

                                        Passado 1 semana já nem pensava no dinheiro que gastei e a vida voltou á normalidade. Tens também de pensar que gastas esse dinheiro mas tens um bem que vale dinheiro e a qualquer momento podes vender - ainda que a perder claro.
                                        Pois, isso passa-me muito pela cabeça. Vivi muito tempo stressado com o amanhã e com a segurança desse amanhã..,até ganhar um bocado a perspectiva de que a vida vai passando, não recupero mais os meus 20s...os meus pais estão a envelhecer...etc etc... E é fácil um tipo ser completamente absorvido pelo trabalho e pelas responsabilidades da vida...
                                        Eu pessoalmente dei um bocado cabo da minha saúde no trabalho (a culpa não é do trabalho, é minha, mas mesmo assim). Ganhei quase 15Kg em 2 anos, deixei de viver um bocado a minha vida e só recentemente comecei a recuperar algumas prioridades - estranhamente até tomo melhores decisões no trabalho estando mais relaxado.

                                        De qualquer forma, no meu meio, já estou a ver o pessoal todo nos seus 320d, c220, etc a olhar com aquela cara do "mas este gajo está com a crise da meia idade aos 30?!"...sem perceber porque é que, se queria ser diferente, não comprei um Giulia ou um Lexus...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aposto num japonês. 350-Z? GT86?

                                          Comentário


                                            #22
                                            [QUOTE=SharpandSafe;1069995285]
                                            Originalmente Colocado por CheapThrills Ver Post
                                            Tenho um toyota 1.4 D4d. Fora os alternadores, são sólidos.
                                            Vou na mesma ficar nos japoneses, mas nas minhas contas usei médias de 9L/100km...
                                            Vai ser carro de dia

                                            Estava a ler o início e quando falaste do carro de 2004 pensei logo, "para não trocar este é por que é um Corolla d4d". Bem dito bem feito. Também tenho um desse ano já com 320.000 km. Vou trocando outros e este fica sempre.

                                            Quanto ao novo, tens que dar umas pistas.
                                            Claro. Vai durar até a estrada o comer! Que não vai acontecer porque é mantido com primor!

                                            Já vi um com 850.000 Km...

                                            Ainda vai ser 1º carro de algum fedelho!

                                            Comentário


                                              #23
                                              meio financeiro :-)

                                              Originalmente Colocado por CheapThrills Ver Post
                                              De qualquer forma, no meu meio, já estou a ver o pessoal todo nos seus 320d, c220, etc a olhar com aquela cara do "mas este gajo está com a crise da meia idade aos 30?!"...sem perceber porque é que, se queria ser diferente, não comprei um Giulia ou um Lexus...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CheapThrills Ver Post
                                                De qualquer forma, no meu meio, já estou a ver o pessoal todo nos seus 320d, c220, etc a olhar com aquela cara do "mas este gajo está com a crise da meia idade aos 30?!"...sem perceber porque é que, se queria ser diferente, não comprei um Giulia ou um Lexus...
                                                Homem, seguindo esse critério então eu estou na crise da meia-idade desde que nasci. E também acho que dás demasiada importância à opinião dos outros sobre ti...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                                  Aposto num japonês. 350-Z? GT86?
                                                  Já disse que era japonês e "EDIT: Inclusivé avaliei se valeria a pena esperar pelo restyling com o 2.0 de 181cv...e acho que não."

                                                  Tem de ser algo mais modesto, aposto no MX-5 2.0

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                                                    Tu não queres revelar a máquina de que se trata mas já estás a reduzir o leque para o adivinhanço! O meu desportivo japonês preferido é o Nissan GTR! mas este não gasta só 9 litros aos 100...
                                                    Não entra na rampa de minha casa!
                                                    15L/100km nos dias bons já não é muito fácil de engolir tendo em conta que faço bastantes kms...
                                                    Depois, todo o carro que tem pneus específicos, fica muito limitado em termos de utilização.
                                                    Fora isso tudo, está completamente fora do orçamento!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                      Já disse que era japonês e "EDIT: Inclusivé avaliei se valeria a pena esperar pelo restyling com o 2.0 de 181cv...e acho que não."

                                                      Tem de ser algo mais modesto, aposto no MX-5 2.0
                                                      Gosto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pronto. Honda Civic Type R

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          25% das poupanças acho que fazes bem não é nada mais e continuas com 75% acumulado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se o vai comprar por cerca de 40 mil euros, tem cerca de 160 mil euros na poupança, apanhado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X