Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena ter dois automóveis ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vale a pena ter dois automóveis ?

    Bom dia Forum,

    Tenho dois automóveis - 1 VW Polo 1.2 TDI 75cv de 2012/07 diesel com 67000Km e um Citroen C4 1.2 Puretech 130CV FEEL gasolina de 2017/05 com 12000Km. O VW para o dia e dia (para mim (VCI Gaia -Matosinhos-Gaia)e o Citroen para curtas deslocações Escola-Casa- Supermercado ou Autoestrada (esposa).
    Acontece, porém, que por alteração do local de trabalho da minha esposa agora seguimos os dois no VW Polo casa-trabalho-casa e não temos utilizado o Citroen durante os dias de trabalho, uma vez que temos os mesmos horários e raramente tenho necessidade de sair mais tarde do trabalho, começo a ponderar se vale mesmo a pena ter dois veículos, pois muito raramente teremos de usar dois veículos ao mesmo tempo, apesar de ter dois filhos 14 e 9 anos.
    Gostaria de saber a opinião do forum sobre o assunto.
    No caso de optar por apenas um veiculo coloco também a seguinte questão: como lidar com a situação?
    Na minha opinião deveria entregar os dois à troca e comprar um novo ou de carro de serviço a diesel ou hibrído pois a gasolina para o dia -a-dia cerca de 30 Km/média quase sempre na VCI em para-arranca não parece justificar.
    Mas posso não estar a ver algum problema daí peço outras opiniões, p.f.
    Que preços conseguiria obter pelos dois carros: o Citroen e VW?
    Que opções poderia ter para adquirir tendo por base a ideia de entregar os dois e levantar um veículo sem pagar mais de 2000€ em dinheiro e não pretendo crédito.
    Desculpem o texto longo.
    Aguardo as vossas opiniões.
    Obrigado.

    #2
    30km por dia, VCi, para-arranca, diesel recente. Tem tudo para dar certo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DBB Ver Post
      30km por dia, VCi, para-arranca, diesel recente. Tem tudo para dar certo.
      Foi exactamente o que pensei

      OP, opta por um carro a gasolina. Os quilómetros que fazes não justificam um diesel.

      Comentário


        #4
        Na minha opinião vende os dois e compra um Toyota C-HR hibrido novo ou de serviço é o ideal para esse tipo de trajetos, ou então um Auris hibrido também mas nesse caso esperava mais um pouco pois a nova geração irá sair em breve

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Next Ver Post
          Na minha opinião vende os dois e compra um Toyota C-HR hibrido novo ou de serviço é o ideal para esse tipo de trajetos, ou então um Auris hibrido também mas nesse caso esperava mais um pouco pois a nova geração irá sair em breve
          Concordo com isto.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas.
            NEXT: os valores das duas retomas e mais até 2000€ conseguirei um Auris Hibrido da geração atual , bem equipado? Ou C-HR ?

            Comentário


              #7
              Eu acho que devias manter os dois carros, porque:
              - raramente precisas dos dois, mas há alguns dias em que até dá jeito.
              - se tiveres um acidente com um e este ficar na oficina alguns dias, tens o outro.
              - pode haver outra mudança de local de trabalho que implica nova necessidade de ter dois carros.
              - tens um filho com 14 anos. Daqui a quatro ele vai querer dar umas voltas e provavelmente terás que comprar um novo carro para ele. Se tiveres dois carros, ele pode andar com um.

              Comentário


                #8
                Se ficasses com um desses e vendesses o outro (dependendo dos km's anuais, porque no tipo de utilização claramente o Polo sai prejudicado) era uma coisa, vender os 2 para comprar um novo, racionalmente já me parece menos lógico do ponto de vista económico.

                Quanto à à questão de ter mais que um carro, tens de ponderar se os custos de utilização justificam a sua utilização.
                Quando vi o título do tópico pensei que seria um caso de ter mais do que um carro para o mesmo utilizador, que seria um tema interessante para debater

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HBaptista Ver Post
                  Obrigado pelas respostas.
                  NEXT: os valores das duas retomas e mais até 2000€ conseguirei um Auris Hibrido da geração atual , bem equipado? Ou C-HR ?
                  Novos ou de serviço?
                  Assim com um ano consegues facilmente e mesmo novos também um Auris deve estar a uns 25k novo hibrido, ora uns 12k pelo Polo mais uns 16k pelo C4 dá logo 28k chega e sobra mesmo que vendas por um pouco menos cada uma das retomas.
                  Mesmo que só te valorizei o Polo em 10k e o C4 em 14k ainda dá para ires buscar um Auris Hibrido sem dares os tais 2k
                  Editado pela última vez por Next; 02 July 2018, 10:59.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                    Eu acho que devias manter os dois carros, porque:
                    - raramente precisas dos dois, mas há alguns dias em que até dá jeito.
                    - se tiveres um acidente com um e este ficar na oficina alguns dias, tens o outro.
                    - pode haver outra mudança de local de trabalho que implica nova necessidade de ter dois carros.
                    - tens um filho com 14 anos. Daqui a quatro ele vai querer dar umas voltas e provavelmente terás que comprar um novo carro para ele. Se tiveres dois carros, ele pode andar com um.
                    Discordo dos teus pontos de vista, e penso que seja isso que também vá na cabeça do autor do tópico:
                    - ter um carro com valor ainda decente encostado para uma utilização esporádica, a pagar impostos e ter desvalorização não faz muito sentido do ponto de vista racional...
                    -não devemos pensar em ter um objecto suplente a pensar quando o outro avariar ou tiver algum acidente. Ainda para mais, dependendo da situação, há meios alternativos para resolver o problema
                    -a questão do local de trabalho parece-me pertinente, mas só o autor do tópico pode responder.
                    - 4/5 anos é muito tempo, e neste caso preferia vender o carro e comprar outro quando chegar a altura. Mesmo falando do carro de 2012, são milhares de euros que estão em jogo.

                    Comentário


                      #11
                      Tens 2 carros recentes e com poucos kms. Se queres mesmo ficar só com um carro vende um deles e mantém o outro. Vender os 2 para comprar 1 parece-me uma asneira.

                      Comentário


                        #12
                        São pontos de vista, brunomeleiro. Para mim, uma utilização esporádica pode justificar manter, mas claro que depende caso a caso. Depende de quão esporádica e que impacto tem a privação de viatura própria.

                        Acrescento ainda outro ponto. Parece-me que a esposa do HBaptista será professora. Não sei se no público ou no privado, mas muitas vezes os períodos de paragens letivas (páscoa, natal, verão...) não coincidem com outros trabalhos "normais" que penso ser o caso do HBaptista. Nestas paragens a utilização dos dois carros poderá ser mais frequente. Será um ponto a analisar.

                        Comentário


                          #13
                          Agredeço os vossos contributos estão a ser importantes.
                          A Patroa (contabilista) veio trabalhar para a porta ao lado e será por vários anos. Os horário são muito similares no entanto sei que haverá dias em que terei de ficar um pouco mais tarde mas tenho metro e no fim até UBER se for necessário.
                          As contas que fiz foram mais ou menos estas:
                          VW 104€ IUC ano +65€ mensais de Diesel+15 € limpeza mês+125€ revisão ano+260€ seguro ano+Pneus 80€ ano desgaste=1530€ fixos.
                          Citroen C4 : IUC 103€+80€mensais gasolina+20€limpeza+190€ revisão ano+530€seguro (DP)+Pneus 100€ ano€ desgaste= 2120€ fixos.
                          Tudo conta. No caso de imprevistos (situações incontroláveis) seria visto caso a caso.
                          Mesmo na falta de um carro por 1 semana o aluguer de um citadino para desenrascar ficaria por 125€!
                          Na pior das hipóteses se poupasse os 1500€ isso dava para para muitos imprevistos, certo?

                          Comentário


                            #14
                            também tenho 2 carros (chegamos a ter 3) e estou numa situação ainda mais relaxada. eu vou a pé para o trabalho (700m) e a minha mulher costuma levar a carrinha para fazer cerca de 9km.
                            dá sempre jeito haver dois carros, ainda ontem ela teve de ir trabalhar e chegou à carrinha e estava a bateria morta acabando por levar o outro. depois em questões de ambos precisarmos de usar carro para lados diferentes ou no caso de uma avaria ou manutenção.
                            no nosso caso deu para ter um carro familiar e o pequeno abarth para brincar/passear/urgências.
                            os custos gerais são mais elevados, mas havendo capacidade não abdicaria de 2 carros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              Tens 2 carros recentes e com poucos kms. Se queres mesmo ficar só com um carro vende um deles e mantém o outro. Vender os 2 para comprar 1 parece-me uma asneira.
                              basicamente é isto

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HBaptista Ver Post
                                Agredeço os vossos contributos estão a ser importantes.
                                A Patroa (contabilista) veio trabalhar para a porta ao lado e será por vários anos. Os horário são muito similares no entanto sei que haverá dias em que terei de ficar um pouco mais tarde mas tenho metro e no fim até UBER se for necessário.
                                As contas que fiz foram mais ou menos estas:
                                VW 104€ IUC ano +65€ mensais de Diesel+15 € limpeza mês+125€ revisão ano+260€ seguro ano+Pneus 80€ ano desgaste=1530€ fixos.
                                Citroen C4 : IUC 103€+80€mensais gasolina+20€limpeza+190€ revisão ano+530€seguro (DP)+Pneus 100€ ano€ desgaste= 2120€ fixos.
                                Tudo conta. No caso de imprevistos (situações incontroláveis) seria visto caso a caso.
                                Mesmo na falta de um carro por 1 semana o aluguer de um citadino para desenrascar ficaria por 125€!
                                Na pior das hipóteses se poupasse os 1500€ isso dava para para muitos imprevistos, certo?
                                É isto, pessoalmente acho que estás a fazer as contas certas. No teu lugar também mantinha o citroen, vendia o polo, sendo que ainda te devem dar bom dinheiro por ele, que não estas a entrar em linha de conta. e poderás sempre somar a poupança anual. Em caso de urgência, visto que deves morar numa cidade grande, terás sempre táxi, uber, ou alugar um carro. os mais de 1500€ darão, como dizes e bem, para muitos imprevistos. No caso de um avariar, e como pelo valor deverás ter seguro contra danos próprios, a assistencia em viagem deverá disponibilizar um carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando tiveres um carro parado na oficina, já obtens a resposta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                    É isto, pessoalmente acho que estás a fazer as contas certas. No teu lugar também mantinha o citroen, vendia o polo, sendo que ainda te devem dar bom dinheiro por ele, que não estas a entrar em linha de conta. e poderás sempre somar a poupança anual. Em caso de urgência, visto que deves morar numa cidade grande, terás sempre táxi, uber, ou alugar um carro. os mais de 1500€ darão, como dizes e bem, para muitos imprevistos. No caso de um avariar, e como pelo valor deverás ter seguro contra danos próprios, a assistencia em viagem deverá disponibilizar um carro.
                                    Concordo com as vossas análises e venderia também o polo.
                                    No fundo tomei a mesma decisão. Onde vivo tenho à disposição o aluguer de carros à hora, literalmente a 100m de minha casa. Descarreguei a app a achar que iria usar, e nunca usei. Já vendi o carro há anos. No meu caso tenho uma scooter, o que compensa um pouco.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vende um e compra um carro que saibas que, independentemente do tempo que passar, nunca perderás valor comercial nele. Por exemplo, um pré clássico dos anos 90. Com sorte ainda ganhas algum, divertes-te e faz sempre jeito :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HBaptista Ver Post
                                        Agredeço os vossos contributos estão a ser importantes.
                                        A Patroa (contabilista) veio trabalhar para a porta ao lado e será por vários anos. Os horário são muito similares no entanto sei que haverá dias em que terei de ficar um pouco mais tarde mas tenho metro e no fim até UBER se for necessário.
                                        As contas que fiz foram mais ou menos estas:
                                        VW 104€ IUC ano +65€ mensais de Diesel+15 € limpeza mês+125€ revisão ano+260€ seguro ano+Pneus 80€ ano desgaste=1530€ fixos.
                                        Citroen C4 : IUC 103€+80€mensais gasolina+20€limpeza+190€ revisão ano+530€seguro (DP)+Pneus 100€ ano€ desgaste= 2120€ fixos.
                                        Tudo conta. No caso de imprevistos (situações incontroláveis) seria visto caso a caso.
                                        Mesmo na falta de um carro por 1 semana o aluguer de um citadino para desenrascar ficaria por 125€!
                                        Na pior das hipóteses se poupasse os 1500€ isso dava para para muitos imprevistos, certo?
                                        Em primeiro lugar, não percebo porque é que o valor da limpeza e seguro são diferentes num carro e noutro!

                                        Mas mesmo assim o meu conselho é ficares com o Citroen e venderes o Polo, para 30kms diários, gasolina é perfeitamente aceitável.
                                        Sendo que o Polo, tendo mais kms, mais cedo irá precisar de manutenções mais dispendiosas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HBaptista Ver Post
                                          Agredeço os vossos contributos estão a ser importantes.
                                          A Patroa (contabilista) veio trabalhar para a porta ao lado e será por vários anos. Os horário são muito similares no entanto sei que haverá dias em que terei de ficar um pouco mais tarde mas tenho metro e no fim até UBER se for necessário.
                                          As contas que fiz foram mais ou menos estas:
                                          VW 104€ IUC ano +65€ mensais de Diesel+15 € limpeza mês+125€ revisão ano+260€ seguro ano+Pneus 80€ ano desgaste=1530€ fixos.
                                          Citroen C4 : IUC 103€+80€mensais gasolina+20€limpeza+190€ revisão ano+530€seguro (DP)+Pneus 100€ ano€ desgaste= 2120€ fixos.
                                          Tudo conta. No caso de imprevistos (situações incontroláveis) seria visto caso a caso.
                                          Mesmo na falta de um carro por 1 semana o aluguer de um citadino para desenrascar ficaria por 125€!
                                          Na pior das hipóteses se poupasse os 1500€ isso dava para para muitos imprevistos, certo?
                                          Acho que poderia fazer sentido venderes um dos carros e meteres ao bolso o dinheiro e poupar algum nos custos fixos, pagar mais 2K para comprar um Auris acho que seria um disparate só ficavas a perder, o C4 é um carro equivalente.

                                          E jeito de conclusão se o dinheiro não for um problema para ti, e se colocas em cima da mesa investir mais 2K para trocar os dois que tem por outro não deve ser, eu não faria essa troca. Tens o teu carro quando a tua mulher quiser sair tem o dela... a nivel de casamento pode poupar-te algumas chatices que o dinheiro não paga

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                            Tens 2 carros recentes e com poucos kms. Se queres mesmo ficar só com um carro vende um deles e mantém o outro. Vender os 2 para comprar 1 parece-me uma asneira.
                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            basicamente é isto
                                            X3.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                              Na minha opinião vende os dois e compra um Toyota C-HR hibrido novo ou de serviço é o ideal para esse tipo de trajetos, ou então um Auris hibrido também mas nesse caso esperava mais um pouco pois a nova geração irá sair em breve
                                              nem precisa de ser um desses, um qualquer híbrido basta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais uma vez obrigado.
                                                Tenho lido argumentos muito válidos.
                                                Na verdade sei que há sempre imponderáveis. Há sempre a questão da "independência" na mobilidade. e como trabalhamos ambos em Matosinhos e moramos em Gaia...
                                                Em 220 dias úteis no mínimo 200 dias viríamos os dois juntos para o trabalho, a hora de saída é que poderia variar...
                                                Por outro lado temos os custo de manutenção e restantes despesas extraordinárias.
                                                No fundo preciso de saber quanto dinheiro perco agora a vender os dois carros e comprar 1 só?
                                                Quanto conseguiria se vendesse apenas o VW POLO sem adquirir outro veículo, 6500€? 7000€?
                                                E o C4 com 1 ano e 2 meses quanto vale?
                                                A questão é que se conseguisse poupar alguns euros seria uma forma de colocar de lado para outras coisas como preparar a faculdade do rapaz mais velho.
                                                Estimo poupar cerca de 110 €/mês só com um carro. As minhas contas estarão corretas?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                  Vende um e compra um carro que saibas que, independentemente do tempo que passar, nunca perderás valor comercial nele. Por exemplo, um pré clássico dos anos 90. Com sorte ainda ganhas algum, divertes-te e faz sempre jeito :D
                                                  Fiz isso e comprei um 106 Rallye!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HBaptista Ver Post
                                                    Mais uma vez obrigado.
                                                    Tenho lido argumentos muito válidos.
                                                    Na verdade sei que há sempre imponderáveis. Há sempre a questão da "independência" na mobilidade. e como trabalhamos ambos em Matosinhos e moramos em Gaia...
                                                    Em 220 dias úteis no mínimo 200 dias viríamos os dois juntos para o trabalho, a hora de saída é que poderia variar...
                                                    Por outro lado temos os custo de manutenção e restantes despesas extraordinárias.
                                                    No fundo preciso de saber quanto dinheiro perco agora a vender os dois carros e comprar 1 só?
                                                    Quanto conseguiria se vendesse apenas o VW POLO sem adquirir outro veículo, 6500€? 7000€?
                                                    E o C4 com 1 ano e 2 meses quanto vale?
                                                    A questão é que se conseguisse poupar alguns euros seria uma forma de colocar de lado para outras coisas como preparar a faculdade do rapaz mais velho.
                                                    Estimo poupar cerca de 110 €/mês só com um carro. As minhas contas estarão corretas?
                                                    Acho que não poupas 110 euros/mês, poupas bastante menos, lembra-te que se o carro não anda, também não desgasta... Se considerares a desvalorização é que podes ir aos tais 110 euros.

                                                    Vender um carro de 2017 é para perderes muito dinheiro, se for para entregar à troca, vais assustar-te com o valor que te vão dar. Se for para comprares um hibrido, tipo Auris, acho simplesmente descabido e apenas para perderes dinheiro, que acho que será o que estás a querer evitar, tu queres é poupar.

                                                    Se queres poupar, como já disse, fica com o C4 de 2017 e vende o Polo. Se venderes os dois para comprares um Auris, pondo mais 2.000 euros, como referiste, ficas com menos 2.000 euros na conta bancária. Se venderes o Polo por 7.000 como referiste, ficas com MAIS 7.000 euros na conta bancária...

                                                    Como dizia o outro; "é só fazer as contas..."

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sinceramente acho que te estas a focar demasiado nos números, ou seja:
                                                      - As pessoas mesmo tendo 2 carros e não usarem um, pelo menos sabem que ele está lá, e muitas vezes acabam por usar mais vezes do que o realmente pensam.
                                                      - Se és de Gaia e trabalhas em Matosinhos, a distância ainda é considerável logo o tempo dos transportes (casa-trabalho e vice-versa) ainda é elevado o que pode acabar por cansar e chatear.
                                                      - Se tens dois filhos, um de 9 e um de 14, as idas às festas, ao cinema, a casa do amigo, etc começam a acumular e alguém irá de ter sempre o carro disponível (já não falar das corridas do dia-a-dia que com apenas um carro serão bastante diferentes).
                                                      - O nível de independência é totalmente diferente e tu tendo dois carros, não será fácil habituares-te.
                                                      É preferível (na minha opinião) manteres os dois carros, mas caso queiras abdicar de algumas coisas para poupares uns € ainda consideráveis (mas mais dores de cabeça), vende o Polo e fica com o C4

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por qsGOMES Ver Post
                                                        Sinceramente acho que te estas a focar demasiado nos números, ou seja:
                                                        - As pessoas mesmo tendo 2 carros e não usarem um, pelo menos sabem que ele está lá, e muitas vezes acabam por usar mais vezes do que o realmente pensam.
                                                        - Se és de Gaia e trabalhas em Matosinhos, a distância ainda é considerável logo o tempo dos transportes (casa-trabalho e vice-versa) ainda é elevado o que pode acabar por cansar e chatear.
                                                        - Se tens dois filhos, um de 9 e um de 14, as idas às festas, ao cinema, a casa do amigo, etc começam a acumular e alguém irá de ter sempre o carro disponível (já não falar das corridas do dia-a-dia que com apenas um carro serão bastante diferentes).
                                                        - O nível de independência é totalmente diferente e tu tendo dois carros, não será fácil habituares-te.
                                                        É preferível (na minha opinião) manteres os dois carros, mas caso queiras abdicar de algumas coisas para poupares uns € ainda consideráveis (mas mais dores de cabeça), vende o Polo e fica com o C4
                                                        Essa é questão de fundo. Obviamente que os €€€€ contam e muito. A minha primeira opinião era que poderia abdicar facilmente de um carro. Afinal temos o mesmo ponto de origem e destino e poupava na utilização, seguros, desgaste e tal.
                                                        Por outro haverá sempre dissabores e afins... tenho sempre aqueles dias de ir a algum sitio e no entanto há que ir apanhar os rapazes à escola ou ao futebol ... e isso só com um carro, vai ser difícil de gerir.
                                                        Agora onde tenho mais dúvidas é de facto nas perdas se fizer o negócio de entregar os dois... Qual o valor de cada um deles? não tinha intenções de ir acima dos 28000€. Quanto vou perder em entregar os dois carros? que carros poderei adquirir por 28000€ só considero novos ou de serviço segmento C no mínimo.
                                                        Aberto a sugestões.
                                                        Obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se não viverem com a corda na garganta aí em casa, manteria ambos os carros e usaria o Polo nas deslocações do dia a dia!

                                                          Nao sendo possível, venderia o Polo sem pressas e a um bom preço! Esse é um carro que tem sempre muita procura!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No percebo é a ideia de vender dois carros novos para ir comprar um carro “igual” ao C4, que tem 1 ano!

                                                            Ou não gostas mesmo do C4?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X