Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Documentos apreendidos por engano e IPO B?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Documentos apreendidos por engano e IPO B?

    Boa tarde pessoal,

    No passado dia 28/04 tive um despiste com o meu carro na autoestrada e acabei por ir bater sozinho num poste (aquela parte da AE não tinha rail de protecção). O carro sofreu sobretudo danos a nível de chapa. Na altura fui de ambulância para o hospital e a GNR ficou encarregue do veículo. Fez-me o teste do álcool que deu negativo e ficaram lá com o carro. Depois foi levado para uma empresa de reboques e quando fui levantar o carro fui informado que tinha que tratar de um assunto com a GNR. O meu DUA também não estava nos documentos.
    Resultado: Multa de 500€ para pagar por falta de seguro, quando o carro tinha a vinheta no para-brisas e a carta verde estava por baixo de onde foram buscar o DUA... A GNR disse-me que o carro ainda não estava a dar como segurado no sistema. Nesta altura já está, e verificaram que efectivamente à data tinha seguro válido. (Tinha comprado o carro à menos de 1 mês).

    A GNR disse-me para ir ao IMT apresentar os documentos do seguro para me devolverem o DUA. Qual não é o meu espanto quando a senhora me diz que, por o veículo ter estado envolvido num acidente terei que, para além de apresentar um comprovativo da seguradora em como aquele veículo estava segurado naquela data, ir a uma inspecção B e apresentar os documentos todos lá e só aí é que me devolviam os documentos...

    Recebi o auto de apreensão em casa e apenas está referido que é por falta de seguro. Não menciona em nenhum sítio que o veículo ficou gravemente danificado ao ponto de ter que ir à IPO B. Hoje a GNR disse que tinha que enviar uma carta não sei para onde mas que o único motivo de apreensão do DUA é falta de seguro. Têm na documentação deles que o veículo esteve realmente envolvido num acidente, mas só isso...

    No IMT já me tinham dito que sempre que mencionam acidente no auto terá que ir à IPO B pois eles não especificam se foi grave ou não, e que uma coisa é a GNR outra coisa é o IMT... Até me chegaram a dizer que houveram pessoas que já foram à IPO B por um risco na porta...

    Vou amanhã enviar a carta a reclamar da situação, mas o meu receio é ter que fazer a IPO B quando nem a GNR escreveu nada no auto!

    Já algum de vocês teve numa situação semelhante? O que fariam no meu caso? Estou a ver que isto vai demorar meses...

    Obrigado e um abraço!

    #2
    pelo menos de algumas dores de cabeça não te vais livrar e de muits horas perdidas. a GNR vai empurrar para o IMT e o IMT vai empurrar para a GNR. tens aí um imbróglio jeitoso.

    Comentário


      #3
      Se basta ir à IPO B, qual é mesmo o problema de reparar o carro, ir à IPO e levantar os documentos?

      Comentário


        #4
        E porque é que ele haveria de ir à IPO B e pagar uma IPO B se legalmente não tem de o fazer?

        Comentário


          #5
          E digo mais: e porque iria ele transportar o carro num reboque, e pagar por isso (visto não ter documentos para circular), para fazer a inspeção B, que também não precisa fazer????

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos pelas respostas!

            Os problemas são exactamente os referidos. Pagar o reboque, pagar a IPO B, rezar para que passe e pagar o transporte de volta... Ainda por cima o carro em questão é um Saxo CUP o que, para mim, ainda dificulta mais porque como todos sabemos são carros que eles gostam muito...

            Comentário


              #7
              Independentemente de ter de fazer IPO B ou não, tendo em conta que:

              Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
              No passado dia 28/04 tive um despiste com o meu carro na autoestrada e acabei por ir bater sozinho num poste (aquela parte da AE não tinha rail de protecção). O carro sofreu sobretudo danos a nível de chapa. Na altura fui de ambulância para o hospital e a GNR ficou encarregue do veículo.
              Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
              Os problemas são exactamente os referidos. Pagar o reboque, pagar a IPO B, rezar para que passe e pagar o transporte de volta... Ainda por cima o carro em questão é um Saxo CUP o que, para mim, ainda dificulta mais porque como todos sabemos são carros que eles gostam muito...
              Estará o carro realmente em condições de voltar à estrada?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                Independentemente de ter de fazer IPO B ou não, tendo em conta que:





                Estará o carro realmente em condições de voltar à estrada?
                Sim, está. Numa inspecção normal passa sem problema nenhum. Nunca fui a uma B mas da maneira que falam dessas inspecções...

                E volto a referir que a GNR apenas fez a participação, o desenho mas sem qualquer descrição do estado do veículo. O motivo de apreensão é a suposta falta de seguro...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  E porque é que ele haveria de ir à IPO B e pagar uma IPO B se legalmente não tem de o fazer?
                  Se a estão a exigir é porque tem de fazer. Ou lembraram-se disso do nada?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                    Independentemente de ter de fazer IPO B ou não, tendo em conta que:





                    Estará o carro realmente em condições de voltar à estrada?
                    Certamente que bateu mais ou menos de leve, se o acidente fosse realmente grave, dentro de uma caixote de papelão que é um saxo cup, não me parece que fosse viver para contar a história.

                    De qualquer forma, caso a reparação seja feita em condições, não me parece que haja problema.

                    É estranho a obrigatoriedade da insp B, geralmente isso acontece quando envolve seguros e o carro em questão é dado como perda total, aí é que acho haver necessidade de inspeção B caso se decida proceder a reparação...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                      Sim, está. Numa inspecção normal passa sem problema nenhum. Nunca fui a uma B mas da maneira que falam dessas inspecções...

                      E volto a referir que a GNR apenas fez a participação, o desenho mas sem qualquer descrição do estado do veículo. O motivo de apreensão é a suposta falta de seguro...
                      Uma coisa será o motivo de apreensão e outra bem diferente será as condições exigidas para libertar a documentação.

                      É como estar uma operação stop a controlar o álcool e levares uma multa de falta de cinto. Uma coisa não impede a outra. O motivo original de apreensão da documentação poderá ter sido simplesmente a falta de seguro, mas no processo seguramente que adicionaram outras condicionantes, como o acidente, e exige-se a IPO B.

                      Comentário


                        #12
                        E não valerá a pena inventar muito...


                        Os documentos de identificação de um veículo podem ser apreendidos pelas autoridades fiscalizadoras do trânsito por diversos motivos. O interessado pode proceder ao levantamento dos documentos de identificação dos veículos apreendidos junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMT da área onde se verificou a apreensão dos mesmos. Os documentos a apresentar variam conforme o motivo da apreensão.

                        Por falta de seguro de responsabilidade civil sem ocorrência de acidente Documentos
                        • Formulário Modelo 9 IMT;
                        • Prova de novo seguro válido;
                        • Documento de identificação do requerente.

                        Taxa: € 15 Por acidente mas com seguro de responsabilidade civil válido Documentos
                        • Formulário Modelo 9 IMT;
                        • Certificado de inspeção extraordinária (Modelo 113), efetuada após a apreensão;
                        • Documento de identificação do requerente.

                        Taxa: € 15
                        Por acidente mas sem seguro de responsabilidade civil válido

                        Documentos
                        • Formulário Modelo 9 IMT;
                        • Certificado de inspeção extraordinária (modelo 113), efectuada após a apreensão;
                        • Prova de novo seguro válido;
                        • Prova de que os demais intervenientes no acidente já se encontram devidamente indeminizados ou prescindem de qualquer indeminização sua ou de que foi junta caução no valor da quantia mínima do seguro;
                        • Documento de identificação do requerente.

                        Taxa: € 15 Com propriedade não regularizada Documentos
                        • Formulário Modelo 9 IMT;
                        • Documento de identificação do requerente;
                        • Documento comprovativo da regularização do registo da propriedade (ou comprovativo do pedido de regularização).

                        Taxa: € 15 Por perda total do veículo Quando exista perda total do veículo ou para posterior venda como salvado, o IMT a requerimento do interessado, passa certidão dos documentos do veículo para entregar nas seguradoras.

                        Registo de propriedade de veículos Para tratamento de qualquer assunto inerente ao registo de propriedade de veículos a motor e respetivos reboques que, nos termos do Código da Estrada, estejam sujeitos a matrícula, seus ónus ou encargos (ex. com hipoteca, penhora, herança, etc.) deve dirigir-se, à Conservatória do Registo de Propriedade Automóvel respetiva.


                        http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Port...reendidos.aspx

                        Comentário


                          #13
                          O embate foi lateral, a porta do condutor teve que ser substituída. As 4 jantes também porque desci uma valeta. A questão é que a própria GNR diz que não está mencionado em nenhuma parte deste processo a necessidade da IPO B, ou que o veículo tenha sofrido danos graves... Simplesmente não escreveram nada.
                          Numa operação stop as multas são passadas no seguimento dessa mesma operação, no meu caso foi na sequência de um acidente... daí terem acrescentado esse ponto. Eu não fui mandado parar por ninguém...

                          Se entendessem que seria necessário a IPO B, não teriam mencionado que o veículo ficou gravemente afectado na zona X ou Y, impedindo a circulação do mesmo pelos próprios meios ou nas devidas condições de segurança?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                            O embate foi lateral, a porta do condutor teve que ser substituída. As 4 jantes também porque desci uma valeta. A questão é que a própria GNR diz que não está mencionado em nenhuma parte deste processo a necessidade da IPO B, ou que o veículo tenha sofrido danos graves... Simplesmente não escreveram nada.
                            Numa operação stop as multas são passadas no seguimento dessa mesma operação, no meu caso foi na sequência de um acidente... daí terem acrescentado esse ponto. Eu não fui mandado parar por ninguém...

                            Se entendessem que seria necessário a IPO B, não teriam mencionado que o veículo ficou gravemente afectado na zona X ou Y, impedindo a circulação do mesmo pelos próprios meios ou nas devidas condições de segurança?
                            A questão aqui é que ninguém apreende documentos por falta de seguro ou falta de IPO. Nunca ouvi tal. Nesses casos as pessoas são autuadas e têm x dias para apresentar a situação regularizada.

                            Apreensão de documentos, pelo que entendo, implica sempre inspecção B, conforme coloquei atrás, seja qual for o motivo inicial da apreensão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              A questão aqui é que ninguém apreende documentos por falta de seguro ou falta de IPO. Nunca ouvi tal. Nesses casos as pessoas são autuadas e têm x dias para apresentar a situação regularizada.

                              Apreensão de documentos, pelo que entendo, implica sempre inspecção B, conforme coloquei atrás, seja qual for o motivo inicial da apreensão.
                              Conforme citaste acima, a apreensão dos documentos pode ser feita sem ocorrência de acidente por falta de seguro. No meu caso, foi com ocorrência de acidente, mas os documentos foram apreendidos por engano...

                              Reclamando e dado que a apreensão não tem qualquer fundamento, por que razão terei que ir à IPO B?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                                Conforme citaste acima, a apreensão dos documentos pode ser feita sem ocorrência de acidente por falta de seguro. No meu caso, foi com ocorrência de acidente, mas os documentos foram apreendidos por engano...

                                Reclamando e dado que a apreensão não tem qualquer fundamento, por que razão terei que ir à IPO B?
                                Bom, mas aí já é contestar a decisão tomada. Pode ir por esse caminho, mas tendo em conta que o carro foi acidentado penso que "facilmente" mudam o motivo da apreensão de falta de seguro para acidente e ficas tramado na mesma.

                                Tens dois caminhos a escolher. Por um lado, o da contestação e que terás de fundamentar, o que pode nem dar em nada e teres de fazer IPO B na mesma. Ou por outro lado ir logo para IPO, cumprir os procedimentos pedidos e resolver o assunto com potenciais menores custos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                                  Conforme citaste acima, a apreensão dos documentos pode ser feita sem ocorrência de acidente por falta de seguro. No meu caso, foi com ocorrência de acidente, mas os documentos foram apreendidos por engano...

                                  Reclamando e dado que a apreensão não tem qualquer fundamento, por que razão terei que ir à IPO B?
                                  dado ao carro que tens, tens o carro todo de origem, ou já tem algumas modificações??? neste momento não tens outra solução para desbloquear a situação se não fazer um IPO B...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    dado ao carro que tens, tens o carro todo de origem, ou já tem algumas modificações??? neste momento não tens outra solução para desbloquear a situação se não fazer um IPO B...
                                    Sim, o carro está todo de origem. A questão é que a própria GNR me diz que nada do que têm nos relatórios motiva uma IPO B... E eu vou reclamar a multa. Será que terei imperativamente que fazer? Se sim, qual é o sentido? É isso que não entendo, dado que a situação que motivou a apreensão dos documentos nunca esteve por regularizar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                                      Sim, o carro está todo de origem. A questão é que a própria GNR me diz que nada do que têm nos relatórios motiva uma IPO B... E eu vou reclamar a multa. Será que terei imperativamente que fazer? Se sim, qual é o sentido? É isso que não entendo, dado que a situação que motivou a apreensão dos documentos nunca esteve por regularizar...
                                      Um relatório sobre um acidente que não fala de acidentes?

                                      Uma coisa é contestar a multa de falta de seguro, tendo em conta que podes comprovar a existência de seguro à data do acidente. Outra coisa é contestar a apreensão dos documentos. Nunca vi ninguém ter documentos apreendidos por falta de seguro, e muito menos relatórios da GNR de acidentes que não falam de acidentes. Ninguém faz um relatório por causa da simples falta de seguro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                                        Sim, o carro está todo de origem. A questão é que a própria GNR me diz que nada do que têm nos relatórios motiva uma IPO B... E eu vou reclamar a multa. Será que terei imperativamente que fazer? Se sim, qual é o sentido? É isso que não entendo, dado que a situação que motivou a apreensão dos documentos nunca esteve por regularizar...
                                        reclamar não te vai servir de nada neste momento, pois isso vai levar séculos até teres resposta, faz como te já disseram, vai ao IPO B e depois vai ao IMT pedir o DUA, se não nunca mais passas dai, se o carro está todo stock, não tens qualquer razão para preocupações... infelizmente em Portugal nestas tretas, é assim...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Um relatório sobre um acidente que não fala de acidentes?
                                          fala em acidente, mas não indica que o carro ficou afetado no pilar A, sofreu deformações no chassis ou em qualquer outro ponto que implique uma inspeção B, a qual não foi sequer indicada no relatório.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há aí alguma coisa estranha, o veículo foi apreendido por falta de seguro, fazes prova de que já tens seguro, e é levantada a apreensão do veículo

                                            quanto à ipo b, o mesmo só tem que ser sujeito se tiver sido apreendido os documentos em virtude de em consequência de acidente, se mostre gravemente afectado no quadro ou sistemas se suspensão, direcção ou travagem, não tendo condições para circular pelos seus próprios meios, conforme alínea d) do art 161 do código da estrada.

                                            Caso não tenha sido o sucedido por que razão terá que pagar reboque + ~93€ de ipo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 2231 Ver Post
                                              Há aí alguma coisa estranha, o veículo foi apreendido por falta de seguro, fazes prova de que já tens seguro, e é levantada a apreensão do veículo

                                              quanto à ipo b, o mesmo só tem que ser sujeito se tiver sido apreendido os documentos em virtude de em consequência de acidente, se mostre gravemente afectado no quadro ou sistemas se suspensão, direcção ou travagem, não tendo condições para circular pelos seus próprios meios, conforme alínea d) do art 161 do código da estrada.

                                              Caso não tenha sido o sucedido por que razão terá que pagar reboque + ~93€ de ipo...
                                              leste o topico todo , e bem lido...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                fala em acidente, mas não indica que o carro ficou afetado no pilar A, sofreu deformações no chassis ou em qualquer outro ponto que implique uma inspeção B, a qual não foi sequer indicada no relatório.
                                                Nem tem de dizer. A gnr não faz orçamentos de reparação. E muito menos atesta se o carro tem ou não condições de voltar à estrada. Para isso servem as inspeções B.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                                                  O embate foi lateral, a porta do condutor teve que ser substituída. As 4 jantes também porque desci uma valeta. A questão é que a própria GNR diz que não está mencionado em nenhuma parte deste processo a necessidade da IPO B, ou que o veículo tenha sofrido danos graves... Simplesmente não escreveram nada.
                                                  Numa operação stop as multas são passadas no seguimento dessa mesma operação, no meu caso foi na sequência de um acidente... daí terem acrescentado esse ponto. Eu não fui mandado parar por ninguém...

                                                  Se entendessem que seria necessário a IPO B, não teriam mencionado que o veículo ficou gravemente afectado na zona X ou Y, impedindo a circulação do mesmo pelos próprios meios ou nas devidas condições de segurança?
                                                  Originalmente Colocado por 2231 Ver Post
                                                  Há aí alguma coisa estranha, o veículo foi apreendido por falta de seguro, fazes prova de que já tens seguro, e é levantada a apreensão do veículo

                                                  quanto à ipo b, o mesmo só tem que ser sujeito se tiver sido apreendido os documentos em virtude de em consequência de acidente, se mostre gravemente afectado no quadro ou sistemas se suspensão, direcção ou travagem, não tendo condições para circular pelos seus próprios meios, conforme alínea d) do art 161 do código da estrada.

                                                  Caso não tenha sido o sucedido por que razão terá que pagar reboque + ~93€ de ipo...
                                                  Tendo em conta que afectou as quatro jantes, não me parece que tenha sido um pequeno toque. Afinal quem define o que é ou não grave? E em caso de dúvida o que fazer?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Obtuso está a tocar nos elementos chave deste processo.

                                                    * Houve um despiste em que o carro não pode continuar a circular
                                                    * O Condutor até teve que ser hospitalizado
                                                    * Não encontraram prova de seguro


                                                    A GNR é apenas uma força de autoridade, não tem que achar se um veículo acidentado precisa ou não de IPO B, eles apenas rebocaram o veículo para um parque deles e fizeram o que tinham que fazer.

                                                    A IPO B é que aufere a conformidade do veículo e se está em condições para circular.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Obrigado por todas as respostas!

                                                      A GNR ontem disse-me que o carro não tem que ir a IPO B nenhuma, senão eram obrigados a escrever pelo menos no relatório deles que o veículo estava gravemente afectado. O IMT é que entende que tudo o que seja acidente é IPO B.

                                                      Já agora, se é tudo tão linear, todos os veículos que estão envolvidos em acidentes deveriam ser sujeitos a uma IPO B, uma vez que só esta é que vai determinar se o veículo está em condições de circular? A opinião da GNR não conta para nada? Estranho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        A questão aqui é que ninguém apreende documentos por falta de seguro ou falta de IPO. Nunca ouvi tal. Nesses casos as pessoas são autuadas e têm x dias para apresentar a situação regularizada.

                                                        Apreensão de documentos, pelo que entendo, implica sempre inspecção B, conforme coloquei atrás, seja qual for o motivo inicial da apreensão.
                                                        É o que dá falar sem saber. A falta de seguro ou de IPO dá apreensão do DUA até a situação estar regularizada.

                                                        Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                                                        Obrigado por todas as respostas!

                                                        A GNR ontem disse-me que o carro não tem que ir a IPO B nenhuma, senão eram obrigados a escrever pelo menos no relatório deles que o veículo estava gravemente afectado. O IMT é que entende que tudo o que seja acidente é IPO B.

                                                        Já agora, se é tudo tão linear, todos os veículos que estão envolvidos em acidentes deveriam ser sujeitos a uma IPO B, uma vez que só esta é que vai determinar se o veículo está em condições de circular? A opinião da GNR não conta para nada? Estranho.
                                                        Se o DUA foi apreendido por um motivo e esse motivo está regularizado, então o IMT tem é que te dar o DUA de volta. Ponto. Agora, o problema é que um IMT é uma instituição que funciona extremamente mal e não te auguro uma batalha fácil. Boa sorte.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          É o que dá falar sem saber. A falta de seguro ou de IPO dá apreensão do DUA até a situação estar regularizada.



                                                          Se o DUA foi apreendido por um motivo e esse motivo está regularizado, então o IMT tem é que te dar o DUA de volta. Ponto. Agora, o problema é que um IMT é uma instituição que funciona extremamente mal e não te auguro uma batalha fácil. Boa sorte.
                                                          É isso mesmo.

                                                          A falta de seguro ou IPO pode originar uma apreensão de documentos, mas não obriga a isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            É isso mesmo.

                                                            A falta de seguro ou IPO pode originar uma apreensão de documentos, mas não obriga a isso.
                                                            Obriga, sim. Vai lá ler o CE, artigo 161, entre outros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X