Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um utilizador para vários carros: racional vs irracional!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um utilizador para vários carros: racional vs irracional!

    Caros amigos,

    Aqui no FAH existem vários users que têm mais do que um carro para seu uso pessoal (não profissional).
    Está bom de se ver que essa situação só é possível em casos em que a situação económica o permita, mas ainda assim deixo aqui este tópico para reflexão.

    Cá em casa existem 7 carros sob a minha alçada "financeira", mas ao meu dispor "apenas" estão 5. Para mim todos têm o seu propósito e razão de existir. Confesso que ainda gostaria de ter mais 2 ou 3, é a natureza humana.... mas temos de pôr uma censura no tema...

    Quantos carros gostariam de ter na vossa garagem? e quais?
    Faz sentido ter mais do que um carro se apenas podemos conduzir um de cada vez?

    Naturalmente a amostra aqui do FAH não é expressiva da sociedade, mas ainda assim, neste grupo de entusiastas de automóveis, seria interessante ver diferentes pontos de vista sobre este tópico específico.

    Até breve!
    CarLegends

    #2
    Eu tenho uma 307 SW para o dia a dia e um E30 316i sedan em fase de restauro, este ultimo sempre foi da familia e é o unico que nao é vendido.
    Se gostava de ter mais e melhores? Claro que sim!
    Tenho que ter juizinho na cabeça? Também. Por isso para já chega.

    Ah, além disso tenho 2 motorizadas (matzardas como lhes gosto de chamar) antigas 50cc e uma vespa 150 de 1964.

    Acho que havendo possibilidades, e muita paixão à mistura para ter as maquinas bem tratadas, venham carros e motas que são bem vindos, sejam com motores grandes, pequenos, a queimar gasolina ou outra coisa qualquer, desde que se goste é meio caminho andado.
    Editado pela última vez por Castanholas; 04 July 2018, 09:00.

    Comentário


      #3
      Os meus são todos velhos, só assim "posso" dar asas ao meu entusiasmo.
      Carros que gostava de ter:

      - Jaguar XKR (2006): gosto muito, desenho intemporal e seguramente irá valer sempre dinheiro
      - Jaguar XJR (2004): um jaguar com desenho intemporal, excelente motor e ainda assim com aspirações familiares
      - Porsche 911 (997 ou 991): qualquer gajo que goste de carros, sonha ter um 911!!!
      - Ferrari (qualquer): idem
      - Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio: a máquina do momento! Desenho, estilo, mecânica, eficácia, diversão tudo ao melhor nível!!!
      - Mercedes SLS: mais uma máquina com valor futuro garantido!!!
      - Range Rover TDV8: para fazer a N2 com a família
      - Porsche Cayenne Turbo/S: idem
      etc, etc
      Editado pela última vez por CarLegends; 04 July 2018, 09:23.

      Comentário


        #4
        Mais do que ter muitos ou poucos carros, o uso que têm e o que se curte com eles é que é o mais importante, para aqueles que apreciam mesmo as viaturas.
        Garagens de sonho todos temos, mas poucos conseguem tê-las na realidade.
        Carros em redomas ou em museus ficam bem apenas nas fotos.
        Sobre o tópico em si cuidado com a exposição exagerada que até pode ser mal entendida.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          Mais do que ter muitos ou poucos carros, o uso que têm e o que se curte com eles é que é o mais importante, para aqueles que apreciam mesmo as viaturas.
          Garagens de sonho todos temos, mas poucos conseguem tê-las na realidade.
          Carros em redomas ou em museus ficam bem apenas nas fotos.
          Sobre o tópico em si cuidado com a exposição exagerada que até pode ser mal entendida.
          Fica registado.

          Comentário


            #6
            Eu sou apologista de se dar uso ao que se tem. Se é meu, tenho de poder usar

            Infelizmente não estou (nem) perto da minha garagem de sonho no que a carros diz respeito

            Cump.

            Comentário


              #7
              Não conseguiria ter uma garagem de 5 carros só para mim. Até porque como faço poucos kms iriam andar quase nada.

              De momento tenho só carros familiares e estou à procura de algo otto vitaminado. Mas a adicionar mota, já fica pouco tempo para cada um.

              Comentário


                #8
                Jipe/Pickup + Pequeno eletrico + Roadster desportivo e estava resolvido por aqui!

                Comentário


                  #9
                  Depende, as vezes pode ser racional, tipo:

                  M4 dia a dia
                  GT3 trackdays
                  Carrera GT para quando der na telha, é perfeito

                  Como ves, nada dificil e racional...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Não conseguiria ter uma garagem de 5 carros só para mim. Até porque como faço poucos kms iriam andar quase nada.

                    ....
                    Sim, à medida que existem mais carros, alguns acabam por andar muito pouco. Tento não ter os carros parados mais de 1 semana, mas por vezes acontece 2 ou 3 semanas de paragem... as baterias "não gostam" de estar paradas. Pode-se sempre usar um "mantedor" de bateria.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                      Depende, as vezes pode ser racional, tipo:

                      M4 dia a dia
                      GT3 trackdays
                      Carrera GT para quando der na telha, é perfeito

                      Como ves, nada dificil e racional...
                      Sem dúvida uma boa aposta!

                      Comentário


                        #12
                        um carro só por si nunca pode ser uma coisa racional.. 1200 kg para transportar uma pessoa de 80 kg não faz sentido... mas a vida não é só feita de coisas racionais

                        quanto ao resto, de momento a minha garagem está completa.. tenho o que queria e não preciso de mais nada.

                        é sorte, porque devo ser dos poucos do fórum a quem um porsche ou ferrari não dizem nada

                        Comentário


                          #13
                          Eu sou um ser altamente irracional no que toca aos carros. É o meu único vicio, não fumo, não bebo, não tenho outros grandes gastos, mas no que toca aos carros, tenho o prazer de "ter" apenas os carros. Trabalho a 3km de casa, obviamente que dá jeito para me deslocar para o trabalho, mas não necessitava de ter 3 veículos
                          No entanto arranjo sempre desculpa:
                          -O Alfa 159 (diesel) é para viagens "mais longas ao fim de semana". Na verdade é só porque adoro o carro e não consigo viver sem Alfas.
                          -O 318is Coupe é para a minha mãe ir às compras Na verdade é só porque me deu na telha de ter um RWD.
                          -O 306 Cabriolet é também para a minha mãe ir às compras Tenho-o porque o carro é lindo de morrer e gosto de aproveitar uma boa viagem de capota recolhida

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                            Sim, à medida que existem mais carros, alguns acabam por andar muito pouco. Tento não ter os carros parados mais de 1 semana, mas por vezes acontece 2 ou 3 semanas de paragem... as baterias "não gostam" de estar paradas. Pode-se sempre usar um "mantedor" de bateria.
                            É de doidos andar preocupado com manutenção de carros que nem andam. Eu para ter uma frota de 5 carros só para mim teria de ter uma pessoa contratada para cuidar deles.

                            Comentário


                              #15
                              Neste momento tenho 2 carros, um SUV e um descapotável que pouco anda é de 2001 e tem pouco mais de 50 000 km, agora se pudesse ter os carros que eu quisesse seriam os seguintes:

                              RR Sport HSE SDV6

                              Tesla X

                              R. Mégane RS.

                              E mantinha os que tenho claro.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Tenho 53 anos e nos últimos 30 anos normalmente para meu uso o número varia entre dois e três, mas sempre carros que cumprem funções complementares. Normalmente um desportivo de dois lugares e um familiar de médio porte. A esses dois por vezes acrescento um compacto para as voltinhas aqui pela zona da grande Lisboa.

                                edit: A esses acrescentam-se os clássicos, mas esse é outro campeonato.
                                Editado pela última vez por Jbranco; 04 July 2018, 11:43.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ora como na minha garagem só cabem 2 carros, tenho o que me é essencial um para mim e outro para Maria de modo a ir para o trabalho sendo que o meu é o que é usado ao fds.

                                  De resto e porque nunca sonhei com grandes máquinas na minha garagem, se tivesse disponibilidade de € comprava só o Stinger para umas voltinhas de fds.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para quem possa e goste, naturalmente, penso que o ideal é:

                                    1- um navio almirante, cruzador de continentes
                                    2- um que dê para tirar a capota
                                    3- um gasosas para torrar pneu (pode ou não acumular com o ponto 2)
                                    4- um daily para o dia à dia, económico qb e ágil qb.

                                    Sendo possível, é o meu lote ideal...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      É de doidos andar preocupado com manutenção de carros que nem andam. Eu para ter uma frota de 5 carros só para mim teria de ter uma pessoa contratada para cuidar deles.
                                      Olha que não, a manutenção faz parte da envolvência com este maravilhoso mundo automóvel!

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu tenho dois carros relativamente normais, gostava era de ter dois mais novos e um clássico. simples, viável e pouco consumista.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu vou em sentido contrario,

                                          Gostaria de ter zero carros e um sistema de transporte publico fantástico, incluindo carsharing e rent a car, ciclovias, tudo o que não seja ser dono de mais um mono que fica parado a semana toda.

                                          Acho que não faz qualquer sentido ser dono de mais que 1 carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                            Eu sou apologista de se dar uso ao que se tem. Se é meu, tenho de poder usar

                                            Infelizmente não estou (nem) perto da minha garagem de sonho no que a carros diz respeito

                                            Cump.
                                            Se o carro é visto como uma obra de arte, não é necessariamente obrigatório usar o carro.

                                            Aliás, as colecções dos mais diversos feitios, normalmente não são para ser usadas. É uma forma de ocupação mental.



                                            Eu conheço quem tenha colecções já jeitosas de carros onde precisam de um funcionário só para cuidar dos carros.

                                            Têm carros engraçados, mas se formos ver em termos práticos, só conduzem as colecções em casamentos ou outras ocasiões especiais.

                                            Se fosse só por razões racionais, dificilmente teriam começado a colecção, embora neste momento (valorização extraordinários dos clássicos) talvez até financeiramente deu resultado, se quisessem vender.



                                            Já, no meu caso, tenho dois clássicos que precisam de restauro, mas ainda não me apeteceu.

                                            Felizmente não dão despesas e ficam lá quietinhos a ganhar mais humidade na garagem.

                                            Mas são carros que, restauro, menos restauro, o seu valor é basicamente o mesmo preço, portanto nem me dei ao trabalho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              DDs: Giulia QV e 147 GTA
                                              TD: 488 Pista, 991 GT3 RS e 695 Biposto
                                              Carros de fim-de-semana: 997.2 SportClassic e 812 Superfast

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                Se o carro é visto como uma obra de arte, não é necessariamente obrigatório usar o carro.

                                                Aliás, as colecções dos mais diversos feitios, normalmente não são para ser usadas. É uma forma de ocupação mental.



                                                Eu conheço quem tenha colecções já jeitosas de carros onde precisam de um funcionário só para cuidar dos carros.

                                                Têm carros engraçados, mas se formos ver em termos práticos, só conduzem as colecções em casamentos ou outras ocasiões especiais.

                                                Se fosse só por razões racionais, dificilmente teriam começado a colecção, embora neste momento (valorização extraordinários dos clássicos) talvez até financeiramente deu resultado, se quisessem vender.



                                                Já, no meu caso, tenho dois clássicos que precisam de restauro, mas ainda não me apeteceu.

                                                Felizmente não dão despesas e ficam lá quietinhos a ganhar mais humidade na garagem.

                                                Mas são carros que, restauro, menos restauro, o seu valor é basicamente o mesmo preço, portanto nem me dei ao trabalho.
                                                Eu era incapaz de tal acto

                                                Como disse, se tiver possibilidades para ter, tem que ser usado. Caso contrário não vale a pena.

                                                Mas isto sou eu com o meu pensamento mundano, longe de cavalinhos ou touros enraivecidos

                                                Cump.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só podendo ter um carro, acho que um 911 Carrera4 cabrio é um bom combo.

                                                  É 4x4 o que é bom para condições climatéricas adversas, é cabrio o que é bom para condições climatéricas favoráveis, anda bem, é fiável, económico, não desvaloriza tanto como os outros, leva 4 pessoas se for preciso. Por fim é espetacular de se conduzir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                                    Para quem possa e goste, naturalmente, penso que o ideal é:

                                                    1- um navio almirante, cruzador de continentes
                                                    2- um que dê para tirar a capota
                                                    3- um gasosas para torrar pneu (pode ou não acumular com o ponto 2)
                                                    4- um daily para o dia à dia, económico qb e ágil qb.

                                                    Sendo possível, é o meu lote ideal...
                                                    Fica a faltar algo para uns passeios fora de estrada. Mas gosto da forma de pensar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                      Fica a faltar algo para uns passeios fora de estrada. Mas gosto da forma de pensar!
                                                      eheheh... é o meu 5º elemento, um TT...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                                        Eu vou em sentido contrario,

                                                        Gostaria de ter zero carros e um sistema de transporte publico fantástico, incluindo carsharing e rent a car, ciclovias, tudo o que não seja ser dono de mais um mono que fica parado a semana toda.

                                                        Acho que não faz qualquer sentido ser dono de mais que 1 carro.
                                                        já vivi em vários sítios onde isso era possível.. nunca senti falta de carro nesses locais

                                                        onde estou agora é bem mais complicado..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fazer este exercício sem um orçamento definido ou um número limite de carros é sempre algo complicado!

                                                          Não havendo nenhum limite gostaria de ter talvez uns 10 carros, em que metade seriam clássicos! Em termos de carros recentes, talvez um RR Sport, um 911 e talvez um 595 Abarth.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Em regra, o racional é ter 1 carro. Em contextos muito específicos poderá ser racional ter mais do que um.

                                                            A irracionalidade em ter mais do que um depende da bolsa e condições de vida de cada um. O céu é o limite.

                                                            Ha que racionalizar muita coisa, mas também não devemos deixar de viver. Há que encontrar os devidos equilibrios.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X