Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arranjar ou não arranjar, eis a questão...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Arranjar ou não arranjar, eis a questão...

    Boas pessoal
    A minha sogra teve um acidente num cruzamento no qual foi culpada, o corsa b 1.7D Van 1998 que a acompanhava à 12 anos ficou no estado que está na foto.

    De referir que dobrou a longarina, ou seja tem de ir desempenar no banco de ensaio para ficar em condições.
    O custo estimado "à vista" são de 1250€.

    Tendo em conta que o carro tirando uns podres e uma pintura que já teve melhores dias, todo o resto estava impecável.
    No ano passado tinha levado muito material, kit distribuição com bomba de agua, 4 amortecedores, 4 pneus novos e mais umas coisas, de mecânica estava impecável e não precisava de nada nos próximos tempos.

    Acham que vale a pena reparar??
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por DragonH; 06 July 2018, 16:47.

    #2
    honestamente, o valor da reparação vai ser muito alem do estimado e algo que o carro já não vale, mais vale vender esse como está para peças e agarra no dinheiro e comprar outro carro...

    isso levou uma bela panada de lado, nunca mais vai ficar a 100%...

    Comentário


      #3
      Acho que depende. Se a ideia era (antes do acidente) manter o carro e se cumpre com o que é pedido, acho que é de arranjar, mesmo sabendo que o carro não vale isso.

      Tem ainda que se considerar se o orçamento não derrapa e se o carro fica em condições. Se assim for, volto a dizer que mais vale arranjar.

      Comentário


        #4
        Sim era para manter até morrer, por assim dizer.
        O carro servia perfeitamente para o que era pedido, era super fiável e neste momento estava impecável.

        Comentário


          #5
          Com esse material aplicado na mecânica e supondo que o chapeiro é profissional, vale a pena reparar.

          Vais comprar o quê com esse valor? Um charuto que precisa de levar tudo o que esse levou recentemente ou ainda mais?

          Comentário


            #6
            A questão do derrape pode sempre acontecer, uma vez que só desmontando é que se vê efectivamente o que lá está, no entanto estamos a falar de mais uns 250€ no máximo, pelo que me foi dito.
            Editado pela última vez por DragonH; 06 July 2018, 14:47.

            Comentário


              #7
              Eu não reparava... Há que ter em conta que é um segmento B com 20 anos, vais estar a enterrar 1250€ num carro que nem isso vale, em boa verdade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                Eu não reparava... Há que ter em conta que é um segmento B com 20 anos, vais estar a enterrar 1250€ num carro que nem isso vale, em boa verdade.
                E com 1250 euros o que é que compra!? Um charuto ainda pior...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                  A questão do derrape pode sempre acontecer, uma vez que só desmontando é que se vê efectivamente o que lá está, no entanto estamos a falar de mais uns 250€ no máximo, pelo que me foi dito.
                  Se assim for, acho que reparava.
                  Como já foi dito, com a garantia que tudo fica bem, isto é, igual ou melhor do que estava antes do acidente.

                  Comentário


                    #10
                    E vai andar com um carro já de si pouco seguro, que levou uma batida considerável, que entortou o eixo da frente (!)... eu tirava-lhe as peças e vendia-as, não investia certamente 1250€ (que vão ser mais) neste carro.

                    Comentário


                      #11
                      sgtscales: Vais tu pagar o adicional para a senhora ter um carro mais recente e seguro? Pois... A senhora certamente não quer ter muitas despesas com carros e, portanto, mesmo que o carro valesse comercialmente 0€, tem um valor de utilidade para a senhora bastante superior. Com 1250€ fica com o carro que sempre teve arranjado e pronto para mais umas voltas.

                      Comentário


                        #12
                        Façam como quiserem, fiquem só com este artigo que explica o meu ponto de vista: https://en.wikipedia.org/wiki/Escalation_of_commitment

                        Comentário


                          #13
                          Por esse valor é comprar outro
                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#009b889b3d
                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#8f8ceb6fb0

                          Comentário


                            #14
                            É sempre difícil de decidir...
                            O bate-chapas garantiu que ficava como quando era novo, e não era barato o arranjo por isso mesmo, tinha de levar ao banco de ensaio para colocar todos os pontos no sitio de fabrica.
                            De referir que o carro tem 195 mil Km à data, para um isuzu está na rodagem.

                            Já andei a ver comerciais usados até 3500€, mas tenho receio que estes motores 1.2TDI, 1.3CDTI e afins não aguentem muito o trato que a mulher dá ao carro, nomeadamente nos pontos de embriaguem e passagens de caixa que é tudo à martelada, nem sei como o corsa aguenta o trato que tem levado sem se queixar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                              Façam como quiserem, fiquem só com este artigo que explica o meu ponto de vista: https://en.wikipedia.org/wiki/Escalation_of_commitment
                              Li muito por alto, mas acho que não é bem essa a situação... Seria se a senhora gastasse 1250€, o carro ficasse mal, gastasse outros 1250€ e o carro ficasse mal outra vez, e por aí fora. Muitas vezes, a justificação "o carro vai começar a dar muita despesa" não é muito realista e serve apenas para uma pessoa se sentir bem consigo própria na compra de um carro novo. A verdade é que o dinheiro a mais que vai gastar num carro novo, dá para muitos anos de reparações que possa vir a ter que fazer.

                              Comentário


                                #16
                                Estando do teu lado não creio que seja uma decisão preto no branco. Por um lado é um carro que já conheces, com um motor fiável (a confirmar que em nada tenha sido afetado), e pelo valor da reparação é uma incógnita se vais encontrar um equivalente ou um limão que só te vai dar problemas.

                                Obviamente que ficas com um carro que já esteve acidentado, mas lá está, também não se sabe no que é que os outros estiveram envolvidos, ou que tratamento sofreram a nível de manutenção.

                                Infelizmente já passei por isso, comprar um usado de um valor bastante avultado, que me parecia impecável, e vim a descobrir na 1.ª revisão a que o levei que no sistema constava um pedido de orçamento para uma traseira nova...

                                Por outro lado, pode ser um sinal para aproveitar em vender esse como está, para evitar derrapagens no orçamento ou uma reparação mal realizada, e aproveitar para comprar algo mais recente e com mais segurança.

                                Cumps.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                  Li muito por alto, mas acho que não é bem essa a situação... Seria se a senhora gastasse 1250€, o carro ficasse mal, gastasse outros 1250€ e o carro ficasse mal outra vez, e por aí fora. Muitas vezes, a justificação "o carro vai começar a dar muita despesa" não é muito realista e serve apenas para uma pessoa se sentir bem consigo própria na compra de um carro novo. A verdade é que o dinheiro a mais que vai gastar num carro novo, dá para muitos anos de reparações que possa vir a ter que fazer.
                                  Estavas quase lá... a senhora vai gastar 1250€ no carro, daqui a uns tempos tem de gastar mais 500€, depois mais 1000€... num carro que nem os 1250€ vale. É mau financeiramente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só por ter que ser esticado eu não reparava.

                                    Se houver outra passa igual o desfecho será diferente

                                    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      E pela imagem repito, o eixo parece-me torto, não é algo que se corrija com trocos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sinceramente 1250€ com trabalho de banco, feito num banco profissional por um bom profissional, é barato. Demasiado barato até.

                                        Acho que fácilmente compras outro direito e em estado razoável. Até pode ter o motor no lixo, tens esse para lá pôr, e fica-te bem abaixo dos 1250€ com as obras todas feitas!!
                                        Do material novo que esse tem, só não deves aproveitar 1 amortecedor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          Sinceramente 1250€ com trabalho de banco, feito num banco profissional por um bom profissional, é barato. Demasiado barato até.

                                          Acho que fácilmente compras outro direito e em estado razoável. Até pode ter o motor no lixo, tens esse para lá pôr, e fica-te bem abaixo dos 1250€ com as obras todas feitas!!
                                          Do material novo que esse tem, só não deves aproveitar 1 amortecedor.
                                          Tambem sou da opinião comprar um igual, ou mesmo o 1.5 TD e escolher o material em melhores condiçoes para montar no carro a circular.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sogra?

                                            Repara num mecânico baratinho... pode ser um investimento...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              Sinceramente 1250€ com trabalho de banco, feito num banco profissional por um bom profissional, é barato. Demasiado barato até.

                                              Acho que fácilmente compras outro direito e em estado razoável. Até pode ter o motor no lixo, tens esse para lá pôr, e fica-te bem abaixo dos 1250€ com as obras todas feitas!!
                                              Do material novo que esse tem, só não deves aproveitar 1 amortecedor.
                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              Sinceramente 1250€ com trabalho de banco, feito num banco profissional por um bom profissional, é barato. Demasiado barato até.

                                              Acho que fácilmente compras outro direito e em estado razoável. Até pode ter o motor no lixo, tens esse para lá pôr, e fica-te bem abaixo dos 1250€ com as obras todas feitas!!
                                              Do material novo que esse tem, só não deves aproveitar 1 amortecedor.
                                              Sim, apenas leva um dos amortecedores (igual), só não leva o par por terem muito pouco tempo (foi eu que avisei o bate-chapas disso).

                                              O preço que foi dado, pelo que analiso não está caro, acho homem teve em consideração o carro ser velho e as peças são ao preço da chuva...
                                              Editado pela última vez por DragonH; 06 July 2018, 19:22.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                Estavas quase lá... a senhora vai gastar 1250€ no carro, daqui a uns tempos tem de gastar mais 500€, depois mais 1000€... num carro que nem os 1250€ vale. É mau financeiramente.
                                                Claro. Então vai gastar 6000€ num carro num estado mais razoável...

                                                6000€-1250€ = 4750€... acho que dá para muitos e muitos anos de manutenções/reparações do carro atual. Isto sem contar que o carro de 6000€ também vai precisar certamente de reparações porque não será também o carro mais recente do mundo.

                                                Podes substituir 6000€ por qualquer outro valor e fazer as contas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  Claro. Então vai gastar 6000€ num carro num estado mais razoável...

                                                  6000€-1250€ = 4750€... acho que dá para muitos e muitos anos de manutenções/reparações do carro atual. Isto sem contar que o carro de 6000€ também vai precisar certamente de reparações porque não será também o carro mais recente do mundo.

                                                  Podes substituir 6000€ por qualquer outro valor e fazer as contas.
                                                  Esqueces-te é que o carro de 6000€ vai ser sempre mais confortável, mais seguro, e no geral um melhor carro que o Corsa. Se é para gastar dinheiro, que seja para melhorar, é a minha opinião.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Sogra?

                                                    Repara num mecânico baratinho... pode ser um investimento...
                                                    Haja um conselho sábio!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho um conhecido que esteve mais ou menos nessa situação. Um civic aerodeck, com 19 anos, que servia para os gastos. Teve um acidente com ele, que ficou melhor que esse da foto, embora a primeira vista parecesse pior. Bateu de frente numa lateral de uma carrinha. Não mexeu nas longarinas do carro. O arranjo estimado também foi de cerca de 1250€. Veio a dúvida do que seria melhor fazer. O problema é que a pessoa em causa, não tinha 5 ou 6000 para comprar outro carro! Tinha no máximo 1500€. Falei com ele, disse que pessoalmente, veria com o mecânico, e se realmente o arranjo não passasse desse valor, mandava arranjar o carro. Passado uns dias, aparece com outro civic, parecido com o que tinha anteriormente, que deu 1200€ por ele. Esses 1200, já somaram uma mudança de óleo, (o carro estava parado há 1 ano), anda a perder líquido de refrigeração, o ralenti era incerto, estou farto de lhe dar na cabeça para trocar a correia de distribuição, um dos vidros ao abrir, simplesmente cai abaixo. Ao abrir o capot, nota-se a olho nú que o carro já teve uma batida forte, e que foi vergonhosamente reparado. o para-choques não consegue apertar a barra da frente, que está toda amassada, a fixação do farol está toda rebentada para conseguir apertar ao chassis.

                                                      Resumidamente, ficou com um carro com uma batida bem pior que a dele, que foi reparado sabe-se lá como, e mecanicamente está bem pior que o dele.

                                                      A minha opinião relativamente a isto é: Se é para fazer um upgrade de carro (mais recente, menos kms, etc), ok, concordo em trocar de carro. Se é para comprar um carro igual ao que já se tem, principalmente pelo mesmo valor, mais vale arranjar o que já se tem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                        Esqueces-te é que o carro de 6000€ vai ser sempre mais confortável, mais seguro, e no geral um melhor carro que o Corsa. Se é para gastar dinheiro, que seja para melhorar, é a minha opinião.
                                                        Não, não me esqueci. É obvio. Contudo, penso que a questão financeira pesa muito mais, ou a Sra. já teria trocado o Corsa há muito...

                                                        Mas pronto, se é para gastar, que se gaste!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Olha, eu passei por essa questão há uns meses, com uma mota (tive uma queda e o valor de reparação superava o valor comercial dela). Eh pá, esquece, vende para peças e parte para outra. Isto do valor sentimental e afins é tudo muito giro, mas um carro é um carro. Tenta minimizar o estrago com a venda para peças e muito cuidado para mudares o proprietário do carro ou dares a matrícula para abate, para evitares dissabores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por esse preço compras outro corsa 1.5TD e transferes o material novo todo que aplicaste no teu para o "novo". Ainda ficas com um carro suplente ou para vender ás peças.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X