Qual o melhor motor PD (mais fiável e económico) - Página 4

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Título: Qual o melhor motor PD (mais fiável e económico)

  1. #91
    Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Obviamente que sim. Já andar constante em ponta, com um VP original, a moer rotação, já é o que é... Numa emergência de origem médica que tive na Alemanha, necessitei de andar uns 30 km a fundo... andei uns 15 ou 20, depois disso o carro entrou em safe mode, ficou atmosférico, parei uns 15 minutos na estação de serviço e ele voltou ao normal, sem qualquer tipo de consequência... Na altura o meu carro tinha metade dos Kms que tem agora e estava original.

    O intercooler stock dos vp 110 é LATERAL, é quadrado e é mais pequeno que um palmo de mão... Para andar a insistir com pressões provavelmente 40 ou 50% acima do original (0.9b origem), com um intercooler ridículo como aquele (se for o caso) é mais que normal que aconteça, e volto a dizer, admiro-me não ter acontecido mais cedo.

    O motor morreu porque desalvorou, ficou sem oleo e andou até agarrar, segundo disse o mecânico no video que mostra o pistão destruido.
    Pois, e por falares nisso, nessa década de 90 e inicios de 2000 os motores evoluiram muito tambem em refrigeração. Até nas entradas de ar que desde há muitos anos já são bem mais generosas que antigamente.

    Lembro-me do 1.9 TD PSA que tinha intercooler mas tinha alguma tendência para sobreaquecer acima dos 150 km/h de velocimetro, por não ter radiador do óleo. Depois o 2.0 HDI 110 já tinha intercooler frontal e está sempre fresco.


    Mas depois no TDI 115 e 130 ou mesmo no 100, já traziam intercooler frontal ?


  2. #92
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    Claro que não precisa...Os periféricos com vida inferior a esses kms nem precisam de ser mudados nem nada.

  3. #93
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    Citação Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
    Claro que não precisa...Os periféricos com vida inferior a esses kms nem precisam de ser mudados nem nada.
    Não precisa porque é barato! Se o bloco partir que se lixe, pega-se em 500 paus e compra-se outro motor completo.

    É por estas e por outras que o pessoal das Ibizas troca de motor como quem troca de camisa

  4. #94
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    Epá tu voltas a dizer A Ibiza e vamos ter um problema sério caraças !

  5. #95
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Pois, e por falares nisso, nessa década de 90 e inicios de 2000 os motores evoluiram muito tambem em refrigeração. Até nas entradas de ar que desde há muitos anos já são bem mais generosas que antigamente.

    Lembro-me do 1.9 TD PSA que tinha intercooler mas tinha alguma tendência para sobreaquecer acima dos 150 km/h de velocimetro, por não ter radiador do óleo. Depois o 2.0 HDI 110 já tinha intercooler frontal e está sempre fresco.


    Mas depois no TDI 115 e 130 ou mesmo no 100, já traziam intercooler frontal ?
    Dos vp 90 110 e pd 100 115 130 e 160, só o pd 160 (aka ibiza cupra tdi) é que trazia um FMIC generoso, sendo em todos os outros o pequenito lateral de 18x18 cm.

    Os pd 105, 2.0 140 e daí para a frente são todos frontais grandalhões.


  6. #96
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Não precisa porque é barato! Se o bloco partir que se lixe, pega-se em 500 paus e compra-se outro motor completo.

    É por estas e por outras que o pessoal das Ibizas troca de motor como quem troca de camisa
    Um bloco vp ou pd old school partido? Até gostava de ver

  7. #97
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    Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Reprogramado, com 143cv, sempre a fundo... E partiu, mais ou menos, pelo pouco que vi sobre isso, foi o turbo que partiu enquanto ele ia acima de 220, coisa que só é possível com uma caixa diferente da original, e ele 'deixou' desalvorar ao ponto do motor ficar sem óleo e agarrar um pistão...

    Vejamos, andar muito acima da velocidade máxima original do carro, com o turbo a fazer pressão acima daquilo para que foi desenhado, a fundo em tiradas constantes.... Com 520.000km... Muito durou ele.
    Não andava sempre a fundo, nem fazia 4L de média a fundo.

    Ele não deixou desalvorar, o turbo de origem é que se deitou, porque? 520.000km sem manuntenção no turbo... Ele próprio admitiu que já devia de ter revisto o turbo.

    Ou seja, 500.000+km com óleos e filtros é coisa de net, no mundo real tens de fazer manuntenção a vários pontos se não.... Basta um retentor, uma abraçadeira de um tubo de água...

    Seja como for, dizer que um HDI aos 250.000km já deu o que tinha a dar e não faz 500.000km é só conversa de café... Tanto estafeta a rasgar com HDI em berlingos e Partners...

  8. #98
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    Experiência que tenho com TDI's foi um VP90 no meu GOlf IV que ainda o tive durante 7 anos e um PD130 numa Passat que o meu teve.


    A Passat foi comprada num Stand, marcava 150k (arredondado), o meu Golf marcava 192k KM's...

    A Passat como estava a dar problemas elétricos o meu pai resolveu dar à troca para comprar uma Skoda Superb, o avaliador da Skoda teve a verificar uns registos e afinal ela na Alemanha teve um acidente grave aos 480k KM's e que por causa disso o chassis tinha sido reconstruído e havia a possibilidade de partir ao meio...

    O Golf antes de vir para a minha mão afinal já andava na casa dos 320k KM's, teve um péssimo trato pelo antigo dono e tive de mudar imensa coisa no carro ao longo dos 7 anos que esteve comigo.


    Fun Fact? Os motores eram a unica coisa fiável, a Passat tinha um trabalhar que era um relógio, impecável!
    O VP90 apesar de as Touches já baterem também trabalhava bem, levou reprogramação para os 140 nas minhas mãos (mais os Bicos do VP110) e de motor nunca me deu despesas, o dinheiro gasto foi sempre com periféricos...

  9. #99
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    O meu velho 2.0 HDI 110 tambem levou alguma coisa mas de periféricos. Com quase 280 mil ( bem diferente de 400 mil ou 500 mil claro ) a única coisa de motor em si que se pode considerar avaria foi o tubo do intercooler que se rompeu na junção com o dito.

    Estou curioso de saber se os 1.6 HDI e 1.6 TDI etc etc conseguem fazer o mesmo, mas não duvido.

  10. #100
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    Um bloco vp ou pd old school partido? Até gostava de ver
    Já vi, com os meus olhos, tanto VPs como PDs partidos.
    São fiáveis, especialmente os VP, e aguentam muita carga, mas que partem, partem. Nenhum material é isento de fadiga.
    Última edição por brkncrss : 12-07-18 às 01:43:18

  11. #101
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    Então quando entram no gang dos 3xx...

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    O meu velho 2.0 HDI 110 tambem levou alguma coisa mas de periféricos. Com quase 280 mil ( bem diferente de 400 mil ou 500 mil claro ) a única coisa de motor em si que se pode considerar avaria foi o tubo do intercooler que se rompeu na junção com o dito.

    Estou curioso de saber se os 1.6 HDI e 1.6 TDI etc etc conseguem fazer o mesmo, mas não duvido.
    A maior parte não os faz porque em media cada tuga faz menos de 15Kkm ano, há muito pouca gente a fazer muitos km, e dos que há existem muitos que vão trocando de carros. Acaba por ser uma não questão.

  13. #103
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    É um bocado por aí sim.

    Nos segmento D e E é que se vê muitas máquina carregada de KM's.

  14. #104
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    1.6tdci/ 1.6Mz-cd conheco uns 10 todos acima dos 250000kms... um ou outro já levou um Turbo porque se pusseram a inventar...

    Curiosamente sei de um 1.6MZ-CD que à coisa de uns 4 meses atrás já levava 750.000kms no lombo... tinha levado uma embraiagem e um turbo, salvo erro.... portanto, um cancro

  15. #105
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    O meu velho 2.0 HDI 110 tambem levou alguma coisa mas de periféricos. Com quase 280 mil ( bem diferente de 400 mil ou 500 mil claro ) a única coisa de motor em si que se pode considerar avaria foi o tubo do intercooler que se rompeu na junção com o dito.

    Estou curioso de saber se os 1.6 HDI e 1.6 TDI etc etc conseguem fazer o mesmo, mas não duvido.
    Infelizmente as coisas já não são feitas para durar, aqui na empresa que trabalho temos uma Passat 1.6tdi que veio em nova para cá (é de 2016) e é sempre necessário acrescentar óleo antes da suposta quilometragem prevista! O que a VW diz? Que é normal…

    tenho 2 vizinhos, um com uma Berlingo 1.6hdi de 2016 e outro com uma Partner de Maio/18, a Berlingo aos 36000km teve que levar DOIS injetores, coisa normal. A Partner com 2 semanas, acabada de sair da marca, faz mais barulho do rolamento de encosto que o meu carro com 12anos...

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