Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
Não percebi o que quiseste dizer... Mas não é por uma questão de ser mais ou menos explosiva, é mesmo porque quanto maior for o índice de octanas mais avançado pode ser o timing da ignição sem que haja detonação (que acontece caso o combustível tenha menor índice de octanas.) Ou seja, de certa forma a 98 é muito menos volátil que a 95.
O que a centralina faz, quando tens um motor turbocomprimido e metes 95, é retardar a ignição para minimizar a probabilidade de existir detonação. Ao retardar a ignição vais ultrapassar o ponto ideal em que a cambota irá produzir o máximo de binário possível.

Resumidamente, quanto mais octanas se tiver num motor turbocomprimido, melhor a centralina consegue gerir a ignição e, por conseguinte, aproveita o ângulo mecânico mais eficiente e mais potência consegue produzir.
O mito da 98 (ou mais octanas) vai para os dois lados, no entanto apenas é verdadeiro para os carros aspirados naturalmente.

Já agora, o etanol tem cerca de 105 octanas.

https://autoexpert.com.au/posts/the-...um-diesel-fuel