Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Confirmar km de viatura importada; obter relatório da TUV (IPO alemã)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Confirmar km de viatura importada; obter relatório da TUV (IPO alemã)

    Necessito de obter um relatório de IPO (inspecções periódicas) de uma viatura que irei comprar em Portugal mas que foi importado da Alemanha. Na IPO ainda com matricula estrangeira tem um número de km mas pode ter sido alterado antes (aliás, é o mais normal). Sei que em Portugal é fácil pedir isso mas não sei se a TUV faculta essa informação. E já agora como é que consigo pedir isso.

    A minha principal dúvida é a quilometragem do veículo. Mas os relatórios do uk.vin-info.com e do autodna não tem essa informação disponível.

    Haverá ainda alguma outra forma de confirmar a quilometragem da viatura (sem o auxílio do vendedor, que diz não ter os documentos alemães do veículo).

    #2
    Não sei que informações já conseguiste reunir, mas por vezes na marca talvez consigas algumas informações tal como as revisões que foram feitas e os kms.

    Comentário


      #3
      enviar e-mail directamente para a marca alemã? Sim, em garantia deve ter feito as revisões num qualquer stand da marca na Alemanha. Mas será que eles fornecem essa informação aqui ao tuga?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
        enviar e-mail directamente para a marca alemã? Sim, em garantia deve ter feito as revisões num qualquer stand da marca na Alemanha. Mas será que eles fornecem essa informação aqui ao tuga?
        Duvido muito!

        Mesmo num carro nacional, dificilmente irias obter alguma informação junto de um concessionário oficial sem que fosses proprietário legal do carro (ou seja, depois de o comprar).
        No máximo, só uma cunha no local certo te permitiria ter acesso a esse tipo de informação do lado ligado ao fabricante.

        Quanto a tentar obter essa informação por parte da TUV, não sei, mas talvez me tentasse registar num fórum europeu dedicado à marca em questão e colocar essa pergunta (existirão sempre participantes do país).

        Não consegues levar esse carro a fazer um check-up (pago por ti) num concessionário oficial cá?

        Independentemente da idade do carro, tirar km do quadrante extremamente fácil para quem sabe e tem os meios.

        A grande dificuldade é fazer o mesmo das diversas centralinas espalhadas pelos carros menos antigos (já nem falo dos recentes), e se tens App's especializadas nessa análise para alguns fabricantes (BMW, Mercedes, VAG e evidentemente pagas), pode ser mais fácil convenceres um vendedor a deixar a marca fazer um check-up ao carro, do que deixar-te a ti ligares algo à porta OBDII do carro.

        O ideal seria poderes cruzar toda a info ("TUV", Marca, Leitura do carro), mas raramente isso é possível.

        Existem casos (mesmo cá) de carros que vão fazer as IPO com um número de km percorridos muito reduzidos entre cada inspecção, e onde existem sinais óbvios de que o carro andou muito mais (contado por um inspector).

        Mas (pelo menos cá) não têm por onde pegar, e se o quadrante tiver mais 1.000 km após 24 meses, não importa se o carro fez 60.000 km, pois não têm como ver.

        Mas o cruzamento das diversas centralinas vai permitir perceber (no mínimo) se há algo suspeito...

        Certezas absolutas são difíceis de ter, e aí o ser importado é claramente uma desvantagem (não significando que o carro/negócio o tenha de ser).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Duvido muito!

          Mesmo num carro nacional, dificilmente irias obter alguma informação junto de um concessionário oficial sem que fosses proprietário legal do carro (ou seja, depois de o comprar).
          No máximo, só uma cunha no local certo te permitiria ter acesso a esse tipo de informação do lado ligado ao fabricante.

          Quanto a tentar obter essa informação por parte da TUV, não sei, mas talvez me tentasse registar num fórum europeu dedicado à marca em questão e colocar essa pergunta (existirão sempre participantes do país).

          Não consegues levar esse carro a fazer um check-up (pago por ti) num concessionário oficial cá?

          Independentemente da idade do carro, tirar km do quadrante extremamente fácil para quem sabe e tem os meios.

          A grande dificuldade é fazer o mesmo das diversas centralinas espalhadas pelos carros menos antigos (já nem falo dos recentes), e se tens App's especializadas nessa análise para alguns fabricantes (BMW, Mercedes, VAG e evidentemente pagas), pode ser mais fácil convenceres um vendedor a deixar a marca fazer um check-up ao carro, do que deixar-te a ti ligares algo à porta OBDII do carro.

          O ideal seria poderes cruzar toda a info ("TUV", Marca, Leitura do carro), mas raramente isso é possível.

          Existem casos (mesmo cá) de carros que vão fazer as IPO com um número de km percorridos muito reduzidos entre cada inspecção, e onde existem sinais óbvios de que o carro andou muito mais (contado por um inspector).

          Mas (pelo menos cá) não têm por onde pegar, e se o quadrante tiver mais 1.000 km após 24 meses, não importa se o carro fez 60.000 km, pois não têm como ver.

          Mas o cruzamento das diversas centralinas vai permitir perceber (no mínimo) se há algo suspeito...

          Certezas absolutas são difíceis de ter, e aí o ser importado é claramente uma desvantagem (não significando que o carro/negócio o tenha de ser).
          O carro está em bom estado mas para mim tiraram uns 100.000 km. Mesmo com esses 100.000 km eu compro. Mas quero é negociar melhor o preço demonstrando o que já disse. Aquilo não é carro para 30.k mas sim para 130.000 km.

          No fundo, não tenho forma de o fazer... não tenho esse software para ler a centralina e mesmo assim seria difícil porque o registo na centralina pode ser apagado (embora deixe sempre marca). teria era de arranjar quem o conseguisse fazer, o que não é fácil.

          O ideal seria ter alguém que conseguisse obter o registo das inspecções periódicas na Alemanha (é um carro de 2005 e veio para Portugal em 2018).

          Comentário


            #6
            Importado de 2005 com 30000kms??? Não falta um zero nem nada? Estás a falar de um carro com 13 anos. Mesmo os 130000 que pensas realmente ter são suspeitos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
              Importado de 2005 com 30000kms??? Não falta um zero nem nada? Estás a falar de um carro com 13 anos. Mesmo os 130000 que pensas realmente ter são suspeitos.
              130.000? Era de uma velhinha que só ia à missa...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                O carro está em bom estado mas para mim tiraram uns 100.000 km. Mesmo com esses 100.000 km eu compro. Mas quero é negociar melhor o preço demonstrando o que já disse. Aquilo não é carro para 30.k mas sim para 130.000 km.

                No fundo, não tenho forma de o fazer... não tenho esse software para ler a centralina e mesmo assim seria difícil porque o registo na centralina pode ser apagado (embora deixe sempre marca). teria era de arranjar quem o conseguisse fazer, o que não é fácil.

                O ideal seria ter alguém que conseguisse obter o registo das inspecções periódicas na Alemanha (é um carro de 2005 e veio para Portugal em 2018).


                A nível de IUC, sabes que irá pagar o de um carro de 2018, certo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                  O carro está em bom estado mas para mim tiraram uns 100.000 km. Mesmo com esses 100.000 km eu compro. Mas quero é negociar melhor o preço demonstrando o que já disse. Aquilo não é carro para 30.k mas sim para 130.000 km.

                  No fundo, não tenho forma de o fazer... não tenho esse software para ler a centralina e mesmo assim seria difícil porque o registo na centralina pode ser apagado (embora deixe sempre marca). teria era de arranjar quem o conseguisse fazer, o que não é fácil.

                  O ideal seria ter alguém que conseguisse obter o registo das inspecções periódicas na Alemanha (é um carro de 2005 e veio para Portugal em 2018).

                  Deve ter 30000 kms...ou melhor 1 milhão e 30000 kms

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                    O carro está em bom estado mas para mim tiraram uns 100.000 km. Mesmo com esses 100.000 km eu compro. Mas quero é negociar melhor o preço demonstrando o que já disse. Aquilo não é carro para 30.k mas sim para 130.000 km.

                    No fundo, não tenho forma de o fazer... não tenho esse software para ler a centralina e mesmo assim seria difícil porque o registo na centralina pode ser apagado (embora deixe sempre marca). teria era de arranjar quem o conseguisse fazer, o que não é fácil.

                    O ideal seria ter alguém que conseguisse obter o registo das inspecções periódicas na Alemanha (é um carro de 2005 e veio para Portugal em 2018).
                    Sendo de 2005 já entra numa fase onde este tipo de software a que me referia não serão muito eficazes.
                    Depende da marca, mas ainda não entra bem na fase de terem módulos com registos por tudo quanto é lado.

                    Nos mais recentes a coisa muda muito de figura.

                    Aí juntas o factor km ao factor idade, e só condições de utilização e "armazenamento" muito especiais poderiam deixar que 13 anos passassem por cima sem deixar sinais.

                    Mesmo que tivesse realmente 30.000 km (e conheço casos reais desses com carros até com mais idade), se o carro foi fazendo esses km em pequenos trajectos ao longo de mais de uma década, ficando muitas vezes um dia inteiro ao sol (no dia em que saiu mas até só fez 10 km, com o entra e sai do carro, etc), dificilmente estará com um ar rigorosamente novo (ou de 30.000 km e 1 ano) ao vivo.

                    Tu próprio mencionas a improbabilidade dos km serem reais, discordando apenas mais com os valores.

                    Resta saber se mesmo com certezas absolutas de que os km não eram reais irias ter algum desconto (vindo desse facto), já que mesmo que tu tivesses essa certeza, bastaria aparecer outro cliente que não a tenha para o negócio cair para o lado de quem o está disposto a fazer (e não serias tu).


                    Por outro lado, existe um certo paradoxo nestas coisas dos km (eventualmente) retirados, que é servir como um benefício de valor para quem o está a vender hoje, mas também ser um benefício de valor para quem o compre hoje e o venda daqui a "x" anos, e eventualmente depois de percorrer 120k km com ele!

                    É que num cenário de 30.000 km registados onde percorras 120.000 km adicionais e depois o vendas, terminas com 150.000 km no quadrante.
                    Se partires de uma base de 130.000 km, já chegarias ao mesmo ponto com 250.000 km marcados e muita gente a olhar de lado para esse número por achar que já é demais...!

                    E isto sem mudar rigorosamente nada no carro (incluindo as despesas que dê pelo caminho, pois estaríamos a falar apenas do número marcado no quadrante).

                    Aliás, visto daqui, o teu problema não é o carro ter 30.000 ou 130.000 km, mas sim o valor pedido pelo carro.


                    Eu creio que a negociação (que pode incluir esquecer a unidade) não deveria passar pelo tema dos km, porque mesmo que chegues lá cheio de documentos a provar que tem mais "y" km, o vendedor pode alegar que isso é falso e deixar-te a falar sozinho, enquanto te fecha a porta ao diálogo e vende o carro a outro alguém que vai acreditar (ou aceitar) o que diz o quadrante.

                    Honestamente, acho que faz mais sentido tentar obter provas dos km para se decidir um avançar ou recuo de um negócio do que como negociação, já que pode soar a chantagem e ter o efeito inverso.

                    Eu preferia esquecer o carro ou tentar ir pela via de demonstrar que apesar dos km marcados, existe um desgaste visível acentuado que não está de acordo com o valor do que entrar por esse tipo de discussão.


                    No limite, eu acho sempre que qualquer vendedor tem o mesmo direito que um comprador de dizer "Se acha que este negócio não é interessante para si, não o faça. No entanto, agradeço o tempo que me dispensou".


                    De notar que não estou de modo algum a defender os km aldrabados, pois esses costumam prejudicar mais quem pouco ou nada percebe de carros, e que neste caso "comeria" os 30k km embrulhados num conjunto de mentiras sem pestanejar.

                    Comentário


                      #11
                      30 mil porque é um carro a gasolina.

                      Comentário


                        #12
                        Não eram os VAG dessa altura que davam a volta ao conta kms aos 200.000? Às tantas esse carro tem 230.000 kms, o que é mais razoável para um carro de 2005.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Não eram os VAG dessa altura que façam a volta ao conta kms aos 200.000? Às tantas esse carro tem 230.000 kms, o que é mais razoável para um carro de 2005.
                          VAG de 2005 a dar a volta aos 200.000 km?

                          Tenho sérias dúvidas!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            VAG de 2005 a dar a volta aos 200.000 km?

                            Tenho sérias dúvidas!
                            Que houve VAGs a fazer isso com conta kms digitais houve, lembro-me bem. Pelo menos na geração do Golf III e VW Vento isso acontecia. Até quando foi mantida essa idiossincrasia desconheço. É apenas uma hipótese, quem souber ao certo que confirme ou desminta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Que houve VAGs a fazer isso com conta kms digitais houve, lembro-me bem. Pelo menos na geração do Golf III e VW Vento isso acontecia. Até quando foi mantida essa idiossincrasia desconheço. É apenas uma hipótese, quem souber ao certo que confirme ou desminta.

                              Dá a volta aos 300000 kms

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                30 mil porque é um carro a gasolina.
                                Por acaso tenho na família uns quantos carros a gasolina comprados novos em torno deste número de km reais, e que têm entre 1 e 6 anos a mais do que este tal importado!
                                E a esses juntam-se diesel com mais km, mas não muitos.

                                Estes casos existem em maior número do que se pensa, ainda que percentualmente sejam insignificantes no mercado e se deparem depois com uma de duas realidades:

                                - ou está num preço elevado que demora imenso a encontrar o cliente;
                                - ou está num preço mais interessante, e nem sequer vai parar a um anúncio na internet por esse valor, porque alguém do ciclo de conhecimentos fica com ele ou é agarrado por um vendedor de carros usados de fds;

                                Aqui o suspeito é encontrar um "achado" na Alemanha e ainda dar para o importar e vir vender em Portugal!

                                Mas é de notar que de uma forma ou de outra gerou interesse, ou este tópico não existia!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                  Dá a volta aos 300000 kms
                                  Ou isso! Lembrava-me que o algarismo das centenas de milhar não ia longe...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Ou isso! Lembrava-me que o algarismo das centenas de milhar não ia longe...

                                    E quando tal acontecia, deixava de ter a indicação "total" no visor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Que houve VAGs a fazer isso com conta kms digitais houve, lembro-me bem. Pelo menos na geração do Golf III e VW Vento isso acontecia. Até quando foi mantida essa idiossincrasia desconheço. É apenas uma hipótese, quem souber ao certo que confirme ou desminta.
                                      Tens Polo de 2000 à venda com mais de 500.000 km marcados, bem como Golf IV (1998), A3 (1996), etc.

                                      O Golf III ainda era da geração em que a VW punha derivados de relógios da Casio a contar km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas, eu costumo importar uns carros...
                                        Tens várias alternativas, existem sites agora que com o VIN do carro consegues saber se o carro teve acidentes, se foi roubado, e com quantos km´s esteve á venda na Alemanha..(esse serviço ronda os 10/15€) para um relatório completo do carro.

                                        Acho que vale sempre a pena.

                                        Abraço

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ChristianS1997 Ver Post
                                          Boas, eu costumo importar uns carros...
                                          Tens várias alternativas, existem sites agora que com o VIN do carro consegues saber se o carro teve acidentes, se foi roubado, e com quantos km´s esteve á venda na Alemanha..(esse serviço ronda os 10/15€) para um relatório completo do carro.

                                          Acho que vale sempre a pena.

                                          Abraço
                                          Ele refere que o AutoDna não tem a info dos km.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            A nível de IUC, sabes que irá pagar o de um carro de 2018, certo?
                                            já por ai era logo motivo para não o comprar, dai ele estar a achar um bom negocio, e quantos aos km's com a idade que tem tem 30.000 em cada roda...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na alemanha não é dificil obter informações sobre o carro. pegas no livro de revisões, apontas 2 ou 3 sitios por onde o carro passou, e ligas. é relativamente fácil obter/confirmar informações sobre o carro, e quase impossível obter informações pessoais sobre o dono. Ou seja, é o contrarío do que acontece em portugal, mesmo com o RGPD.

                                              Se as respostas não baterem certo com aquilo que te está a ser vendido, não há confiança no carro nem no vendedor, é não comprar.

                                              Num VW de 2005, também podes ligar o carro a uma boa maquina de diagnóstico e procurar a info. Dificilmente alteram os kms em todos os recantos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ChristianS1997 Ver Post
                                                Boas, eu costumo importar uns carros...
                                                Tens várias alternativas, existem sites agora que com o VIN do carro consegues saber se o carro teve acidentes, se foi roubado, e com quantos km´s esteve á venda na Alemanha..(esse serviço ronda os 10/15€) para um relatório completo do carro.

                                                Acho que vale sempre a pena.

                                                Abraço
                                                Podes indicar quais são?

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X