Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Blue&me Fiat (1ª geração) e streaming de música.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Blue&me Fiat (1ª geração) e streaming de música.

    Boas pessoal.

    Tenho um carro com o sistema blue&me q funciona muito bem em chamadas, mas infelizmente não permite fazer streaming de música a partir do telemóvel, pois a configuração do sistema não contempla A2DP q é o protocolo necessário para se poder fazer streaming de música.

    Acho q a limitação é apenas de software, contudo dado ser um sistema fechado, não encontrei relato de ninguém q tivesse conseguido inverter esta situação.

    Por isso pergunto, a quem souber como fazem para fazer streaming a partir do telemóvel com o sistema Blue&me?

    Grato desde já por qualquer ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
    Boas pessoal.

    Tenho um carro com o sistema blue&me q funciona muito bem em chamadas, mas infelizmente não permite fazer streaming de música a partir do telemóvel, pois a configuração do sistema não contempla A2DP q é o protocolo necessário para se poder fazer streaming de música.

    Acho q a limitação é apenas de software, contudo dado ser um sistema fechado, não encontrei relato de ninguém q tivesse conseguido inverter esta situação.

    Por isso pergunto, a quem souber como fazem para fazer streaming a partir do telemóvel com o sistema Blue&me?

    Grato desde já por qualquer ajuda.
    Acho que a limitação é mesmo em hardware, não só em software. Quando comprei a minha 159, também andei as voltas a ver se encontrava maneira de dar a volta. Até a data, não consegui nada. O melhor que arranjei foi uma app, que acaba por simular uma chamada telefonica, e faz streaming de musica para o carro... Em mono e qualidade muito baixa. No entanto, se descobrires alguma coisa, ficava agradecido se partilhasses.

    Comentário


      #3
      Não te sei explicar melhor nem dar mais detalhes, mas creio que a limitação não é apenas de software.

      Tive um Mito com o mesmo sistema e queria fazer o mesmo.
      Podes experimentar uma app deste género: Bluetooth Streamer Pro by Momentary Lapps LLC https://itunes.apple.com/pt/app/blue...2074?l=en&mt=8

      Permite que o telefone emita música com o perfil de chamadas (HFP) suportado pelo B&M em vez do A2DP.
      Pessoalmente acabei por nunca usar porque achei a qualidade muito fraca - o perfil de mãos livres está adequado a chamadas telefónicas, que têm qualidade muito inferior a música.

      Outra alternativa que experimentei foi um adaptador de isqueiro Bluetooth > FM, mas aí tens de lidar com as interferências

      Comentário


        #4
        Do q vi na NET, há uns adaptadores para ligar às porta USB, contudo vi relatos vários e diferentes, como tal fiquei sem saber se esse adaptador é um simples USB-JACK 3.5, ou se é um adaptador Bluetooth q suporte A2DP, e q permita a ligação sem cabo.

        Há tanto Punto e outros Fiat a circular, q certamente já alguém andou a matutar sobre isto... Por isso agradeço qualquer ajuda.

        Essas APP's mono não consigo usar, pois mesmo não sendo audiófilo, sou incapaz de usar de tão fraca qualidade de som.

        Comentário


          #5
          Há adaptadores bluetooth para 3.5mm... isto é, o telemóvel envia sinal áudio via bluetooth para o adaptador e este passa o sinal para o rádio através duma ligação 3.5mm. Se têm acesso a uma porta 3.5mm ligada ao rádio, pode ser a solução.

          Têm jack de 3.5mm nos carros em questão?

          Comentário


            #6
            Não. Só tem entrada USB, daí q o adaptador q falo é o inverso desse... Refiro-me a USB macho e Jack 3.5 fêmea.

            Comentário


              #7
              Não sabia que existiam desses.

              Fico com duvida se a porta USB do carro vai ler o áudio ou se vai procurar áudio em formato mp3. Caso avances tens também de comprar um cabo 3.5mm com jack macho em ambas as extremidades, para ligar o telemóvel ao adaptador que referes.

              Comentário


                #8
                Essa é a duvida...pois já vi relatos de que se a pens USB for bluetooth e suportar A2DP que poderá funcionar sem cabo, assim como já vi relatos de ser necessário o cabo.....

                Vá lá malta, de certo alguém por aqui há de usar o Blue&M e o Spotify/Apple Music/Etc.

                Quanto à limitação ser de hardware, acredito que estejam certos, mas só referi o contrário, pois li um ou duas coisas em que se dizia o contrário!

                Comentário


                  #9
                  Queria perguntar se alguém conhece ou já usou este adaptador q li algures funcionar com o blue&me, é q estou a pensar mandar vir... Mesmo sem certeza se funciona ou não.

                  https://www.amazon.es/Phone-Star-Blu...SIN=B00XYSXOBM

                  Entretanto, caso alguém tenha algum conhecimento e queira partilhar, agradeço mais opiniões, pois irrita-me solenemente não conseguir fazer streaming de música para o rádio, nem q seja por cabo, embora o ideal fosse mesmo por bluetooth, pois como a entrada USB fica no porta luvas, não dá grande jeito andar com ele aberto.

                  Comentário


                    #10
                    Olá

                    Tenho o mesmo dilema do que tu, e comprei um adaptador semelhante a esse no eBay e não funcionou...
                    O que já vi falar foi de um sistema da yatour, tipo isto https://pt.aliexpress.com/item/Yatou...792210694.html que liga ao output AUX do rádio...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por taak Ver Post
                      Olá

                      Tenho o mesmo dilema do que tu, e comprei um adaptador semelhante a esse no eBay e não funcionou...
                      O que já vi falar foi de um sistema da yatour, tipo isto https://pt.aliexpress.com/item/Yatou...792210694.html que liga ao output AUX do rádio...
                      Eu tenho um semelhante, o xcarlink. Dá para ler mp3 (e creio que wma) através de pen ou cartão SD, tendo também um jack de 3.5mm.

                      Penso que nos xcarlink até já há alguns que trazem bluetooth integrado mas o preço dispara.

                      Liguei ao meu xcarlink um adaptador bluetooth, assim uso o telemóvel sem fios (em vez de usar o jack 3.5mm).

                      Comentário


                        #12
                        @taak


                        Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                        Eu tenho um semelhante, o xcarlink. Dá para ler mp3 (e creio que wma) através de pen ou cartão SD, tendo também um jack de 3.5mm.

                        Penso que nos xcarlink até já há alguns que trazem bluetooth integrado mas o preço dispara.

                        Liguei ao meu xcarlink um adaptador bluetooth, assim uso o telemóvel sem fios (em vez de usar o jack 3.5mm).
                        @GustavoAlmeidaConsegues ouvir musica bem com esse adaptador?

                        Esse adaptador bluetooth q mandaste vir, obriga a que o telemóvel ande desconectado do Blue&me ou não?


                        Obg uma vez mais pelas ajudas!

                        Comentário


                          #13
                          No meu outro carro (alfa 166), tenho um adaptador da Xcarlink, com bluetooth, e kit mãos livres, que liga a entrada da caixa de Cd's. Funciona muito bem, nada a apontar.

                          Já ouvi qualquer coisa para o 159, mas que substitui o blue&me.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                            @taak




                            @GustavoAlmeidaConsegues ouvir musica bem com esse adaptador?

                            Esse adaptador bluetooth q mandaste vir, obriga a que o telemóvel ande desconectado do Blue&me ou não?


                            Obg uma vez mais pelas ajudas!
                            Sim, oiço bem.

                            Atenção que eu não tenho um Fiat. Eu ligo o telemóvel via BT ao adaptador bluetooth, e este a um cabo de 3.5mm que liga no xcarlink. O xcarlink por sua vez está ligado na porta aux do rádio.

                            No rádio escolho a opção caixa de cds.
                            Editado pela última vez por Accord7; 12 July 2018, 13:55.

                            Comentário


                              #15
                              Pois...começo a desistir...mesmo, tudo o que há, obriga a gastar umas coroas valentes, o que é estupido.

                              Não sei se mande vir aquele adaptador q referi, ou não...fico na duvida.

                              Estou a considerar mandar vir o Xiaomi roidmi 3s (transmissor FM) mas fico na dúvida se emparelhado com o telemóvel para fazer streaming de musica, aquando de uma chamada, se consigo usar o B&M ou não!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                Sim, oiço bem.

                                Atenção que eu não tenho um Fiat. Eu ligo o telemóvel via BT ao adaptador bluetooth, e este a um cabo de 3.5mm que liga no xcarlink. O xcarlink por sua vez está ligado na porta aux do rádio.

                                No rádio escolho a opção caixa de cds.
                                Segundo me parece, aí reside uma questão...a caixa de CD's, pois parece-me que nos Fiat, para poder resolver a questão há adaptadores q até são baratos, contudo só funcionam em carros com entrada Aux de Origem, coisa que o meu não tem, ou com caixa de cd's, e isto pq vão ligar os adaptadores precisamente à entrada Aux, ou à ligação da caixa de CD's.

                                Nop meu caso para ligar esse tal adaptador, tenho de desligar o Blue&me.......os gajo da Fiat e da Microsoft qdo projetaram isto, devem ter ido almoçar juntos e apanharam um pifo valente só pode!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                  Segundo me parece, aí reside uma questão...a caixa de CD's, pois parece-me que nos Fiat, para poder resolver a questão há adaptadores q até são baratos, contudo só funcionam em carros com entrada Aux de Origem, coisa que o meu não tem, ou com caixa de cd's, e isto pq vão ligar os adaptadores precisamente à entrada Aux, ou à ligação da caixa de CD's.

                                  Nop meu caso para ligar esse tal adaptador, tenho de desligar o Blue&me.......os gajo da Fiat e da Microsoft qdo projetaram isto, devem ter ido almoçar juntos e apanharam um pifo valente só pode!
                                  Tens aí uma questão complicada, tens.

                                  O que perdias ao desligar o Blue&me?

                                  Eu usei o Roidmi 2S e tanto dá muito bem como chegas a algumas zonas mais urbanas e começas a ouvir interferências. Tentei várias frequências e não gostei das interferências. Foi daí que optei por bluetooth.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A questão do blue & me não me preocupa, preocupa se possível manter os comandos do volante, e aí do pouco q vi, estamos a falar sempre em 200+ €...e não queria gastar tanto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                      A questão do blue & me não me preocupa, preocupa se possível manter os comandos do volante, e aí do pouco q vi, estamos a falar sempre em 200+ €...e não queria gastar tanto.
                                      Eu consigo usar os comandos do volante com o xcarlink quanto ao áudio que estiver em pen ou cartão SD.

                                      Mas, se ligar o telemóvel ao xcarlink via jack de 3.5mm (ou via bluetooth, como referi acima)... aí realmente já não há nada a fazer, tem de se controlar no telemóvel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obg pela ajuda.

                                        Vou a uns eletricistas ver o que dizem.. Mas para já estou quase a mandar vir um roidmi

                                        Comentário


                                          #21
                                          Up.

                                          Os dois sítios para onde falei, não conheciam qualquer solução q não fosse trocar o rádio e se quisesse os comandos do volante a funcionar, acrescentar o interface.

                                          Começo a desistir, e a perceber pq não há respostas na NET....

                                          Comentário


                                            #22
                                            De certeza que o teu rádio não tem AUX? Qual é o carro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por taak Ver Post
                                              De certeza que o teu rádio não tem AUX? Qual é o carro?
                                              É perfeitamente plausível. Todos os modelos do grupo FIAT com Blue&Me de primeira geração tinham apenas Bluetooth HFP e porta USB. Nada de A2DP nem AUX.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boa noite.

                                                É um Fiat línea, e no rádio a ligação do aux parece-me q vem ocupada e configurada com o "media player" ou seja, recebe informações de armazenamento, neste caso USB e memória do telemóvel (iPhones e iPods podem funcionar em determinadas circunstâncias), mas não aceita streaming, pois o "descodificador" dos ficheiros está no próprio rádio.

                                                Posso estar a dizer uma baboseira, mas é a minha percepção da informação q vi na NET.

                                                O meu só tem USB, não tem ligação AUX.
                                                Editado pela última vez por Mach3; 14 July 2018, 00:19.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vê isto, talvez te ajude.

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=rmfg-MiYOkk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Parece que a solução para veículos com blue&me de primeira geração não é tão clean como para os veículos sem este acessório.

                                                    O vídeo anterior que eu coloquei penso que não te sirva de muito, pois é para um automóvel sem blue&me.

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=a7MHEt-RwVU

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nferrari muito obg.

                                                      Pois esse segundo vídeo embora o rádio seja diferente, creio q será mais ou menos isso, só não tenho a certeza se feita essa operação o blue&me continuará a funcionar.

                                                      Mas tendo em conta o preço dos artigos....q não deve chegar a 10€, se calhar ainda experimento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tens este tópico num fórum internacional da marca que aborda também esta questão. Aliás foi aqui que vi primeiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obg..

                                                          Nesse tópico há duas soluções, uma mais "clean" como dizes e outra nem tanto, contudo duvido q a mais clean funcione, dado q é uma solução muito fácil, e custa-me acreditar q não tenha funcionado em tanta é tanta gente, apenas por desconhecimento q para rádios blaupunkt é preciso a ficha iso azul em vez da amarela.

                                                          A ser assim tão simples, acredito q esta solução já estivesse amplamente espalhada por essa internet...e não está.

                                                          Mas realmente é tão simples, q se calhar ainda tento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                                            Obg..

                                                            Nesse tópico há duas soluções, uma mais "clean" como dizes e outra nem tanto, contudo duvido q a mais clean funcione, dado q é uma solução muito fácil, e custa-me acreditar q não tenha funcionado em tanta é tanta gente, apenas por desconhecimento q para rádios blaupunkt é preciso a ficha iso azul em vez da amarela.

                                                            A ser assim tão simples, acredito q esta solução já estivesse amplamente espalhada por essa internet...e não está.

                                                            Mas realmente é tão simples, q se calhar ainda tento.
                                                            Atenção que a primeira solução creio que só seja possível para veículos sem Blue&me. Por outro lado, acho estranho que para os autorrádios com esta funcionalidade não tenham qualquer modo de canal Aux.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X