Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curso de Mecânica Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curso de Mecânica Automóvel

    Bom dia.

    Desde pequeno que sempre tive adoração e fanatismo ao mundo automobilístico e sempre que pensava no futuro imaginava-me a trabalhar numa oficina a trabalhar em carros.

    No entanto agora estou num impasse. Tenho 20 anos, sou de Lisboa, e tenho o secundário feito e não sei o que fazer. A minha ideia era seguir faculdade e ir para o curso de Engenharia Mecânica, mas a minha média não o permitiu e não entrei. Depois decidi tentar o curso de Engenharia Mecânica Automóvel no Porto, por isso fiz melhoria de nota este ano, mas acho que não vou melhorar é nada. Agora não sei o que fazer.

    Ouvi falar em Centros de Formação Profissional tal como a CEPRA ou a CEAC, que têm cursos de mecânica automóvel e não só. No entanto eu não sei se vale a pena pois podem não ser muito bem recebidos pelas oficinas.

    E é esta a minha dúvida: Alguém sabe como funcionam estes Centros de Formação Profissional e como são recebidos os cursos por parte das oficinas?

    Obrigado,
    Gonçalo Rodrigues.

    #2
    Não tenhas quaisquer dúvidas que serás muito bem recebido em oficinas com um curso de mecatrónica. Especialmente agora, que a esmagadora maioria das oficinas apenas procura mão-de-obra qualificada. Longe vão os tempos dos mecânicos que aprenderam com os avós ou com os pais.

    No CEPRA, por exemplo, após terminares a formação nas instalações, irás fazer um estágio de formação em contexto de trabalho com duração de 5 semanas numa oficina à tua escolha (ou à escolha do CEPRA, caso prefiras) e se gostarem de ti podes mesmo ser contratado.

    Não duvides que se queres tornar-te um profissional na área, um curso de mecatrónica é indispensável.

    O CEPRA, especialmente, tem umas instalações incríveis em Lisboa. Vale muito a pena.

    Comentário


      #3
      tens melhor oportunidade de ser bem recebido, se fores por um curso de Formação Profissional neste momento do que pelo curso da Universidade, portanto já tens uma ideia das coisas...

      e como já foi referido um bom curso com futuro será apostar na Mecratronica, como o Brkncrss referiu...

      Comentário


        #4
        Se queres só mecânica automóvel esquecia a Engenharia, tem pouco haver com um curso de mecânica automóvel.

        Se fores ver um plano curricular de uma licenciatura de engenharia mecânica(vê no ISEL, p.e) só a partir do 2o ano é que se entra na mecânica e não é propriamente a automóvel.

        Outra coisa, se não gostas de estudar a faculdade é um desafio, as minhas bases de matemática eram nulas e estou à rasca nessa parte, o resto faz se bem.

        Acrescento ainda, se queres mesmo Engenharia tenta inscrever te noutro curso com média mais baixa e que tenha cadeiras semelhantes no 1° ano, estuda muito e pode ser que consigas mudar ao fim do 1° ano, depois pedes equivalência às que já fizeste.

        Tens o CEPRA, o Car academy e ainda a ATEC, se estivesse na tua situação a ATEC seria a minha 1a opção, seguida do CEPRA

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
          Se queres só mecânica automóvel esquecia a Engenharia, tem pouco haver com um curso de mecânica automóvel.
          Exatamente.
          Eu fui para Eng. Mecânica justamente por adorar automóveis e tudo o que os rodeia, mas nunca sequer passei perto do ramo a nível de mercado profissional... que é especialmente pequeno no nosso país.

          Se gostas de meter a mão na massa, as propostas anteriores parecem-me boas.

          Comentário


            #6
            Outra dúvida que tenho é: A nível de saídas profissionais após a conclusão de um curso de Mecatrónica Automóvel num Centro desses, o que posso seguir? Só trabalhar em "oficinas de esquina"?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
              Outra dúvida que tenho é: A nível de saídas profissionais após a conclusão de um curso de Mecatrónica Automóvel num Centro desses, o que posso seguir? Só trabalhar em "oficinas de esquina"?
              Não, à partida conseguirás escolher onde queres trabalhar. Eu sei de uma grande oficina na zona de Lx, multi marcas, que está sempre procura de malta de mecatrónica certificada, responsável e profissional.

              Mas claro que começarás por baixo, e subirás a medida da tua ambição e capacidade de trabalho.

              É um mundo como os outros, os bons sobressaem, mas se gostas já é um bom principio.

              Comentário


                #8
                Mas por exemplo se quisesse ir trabalhar para uma oficina de uma concessionária, poderia eventualmente?

                Comentário


                  #9
                  O meu puto tirou esse curso há uns anos e ficou logo na oficina onde foi estagiar, passado uns tempos como viu que nessa oficina não passava da cepa torta decidiu mudar para uma rede de oficinas multinacional e foi praticamente só estalar os dedos, é como já foi dito aí mais atrás, as oficinas estão sempre de portas abertas para pessoal com o curso de mecatrónica. Ele agora começou a tirar engenharia mecânica mas é mesmo porque gosta e quer subir mais.

                  Comentário


                    #10
                    E em termos de salário só com o curso de mecatrónica?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
                      Mas por exemplo se quisesse ir trabalhar para uma oficina de uma concessionária, poderia eventualmente?
                      Claro. Muitas vezes até são os próprios concessionários a ir buscar estagiários. Alguns acabam por lá ficar.

                      Quando acabares, terás de decidir se queres enveredar por multimarca ou concessionário. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens.

                      Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
                      Outra dúvida que tenho é: A nível de saídas profissionais após a conclusão de um curso de Mecatrónica Automóvel num Centro desses, o que posso seguir? Só trabalhar em "oficinas de esquina"?
                      Como disseram, começas do 0 numa multimarca/concessionário e irás subir conforme a tua capacidade/ambição.

                      Comentário


                        #12
                        O CEPRA é bom e muito bem aceite pelas oficinas, mas não basta ter o curso, é preciso ser-se bom e ter capacidade para continuar a aprender.
                        Mesmo com média de 20, não sais de lá a ser o suprasumo dos mecânicos ou mecatrónicos.

                        Existem concessionários oficiais com acordos estabelecidos com essas entidades e não é dificil ter estágio num concessionário, mas atenção à ilusão das oficinas de marca. Não é por acaso que os bons mecânicos das marcas não trabalharam só em concessionários oficiais ou na mesma marca.

                        Comentário


                          #13
                          E em termos de salário só com o curso de mecatrónica?

                          Comentário


                            #14
                            Salários não sei, mas não deves começar a ganhar nada do outro mundo, e depois como já te disse, estará na tua mão provar que mereces.

                            Mas uma dica de um gajo que há 20 anos tinha a mais ou menos tua idade, e passou por uma situação semelhante. Não fiques parado.
                            Não deu faculdade para já, vai aprender algo que gostes. Depois logo voltas a carga no ensino superior.

                            Comentário


                              #15
                              Podes te informar também sobre os curso de Mecatrónica Automóvel da Salvador Caetano.

                              O meu irmão depois de passar do 10º para o 11º ano decidiu ir para lá. Em 3 anos teve 3 estágios em locais diferentes (oficinas de concessionários).

                              No final decidiu que queria continuar a estudar.

                              Foi fazer um CET (atual TESP) em Gestão de Oficina Automóvel no IPLeiria e de seguida Lic. em Eng. Mecânica Automóvel no ISEP.

                              Comentário


                                #16
                                Então só com um curso de Mecatrónica Automóvel e sem nenhum curso superior não vou longe?

                                Comentário


                                  #17
                                  Depende a tua ambição depois do término do curso.

                                  Se fores trabalhar para uma oficina e ficares lá anos a fio é provável que pouco subas, tanto em conhecimento como em salário. O importante é o dinamismo e procurar novos desafios.

                                  Podes começar com mecatrónica automóvel e expandir a área de conhecimento, seja uma uma engenharia, seja para gestão e.t.c.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Existem cursos de Eng. Mecânica Automóvel no Porto e em Leiria se não me engano.
                                    Se quiseres cursos profissionais, também não faltam ai no CEPRA, Salvador Caetano, etc.

                                    Quanto a salários, com experiência logo saberás.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Portanto o melhor a fazer é tirar o curso de Mecatrónica Automóvel num desses Centro de Formação mas de qualquer maneira tirar um curso superior de Mecatrónica ou de Mecânica?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
                                        Portanto o melhor a fazer é tirar o curso de Mecatrónica Automóvel num desses Centro de Formação mas de qualquer maneira tirar um curso superior de Mecatrónica ou de Mecânica?
                                        sim vais para um desses centros tirar o curso de mecatronica automóvel que ficas muito melhor preparado para o futuro na especialidade e em termos de encontrar emprego e depois tens muito mais facilidade em continuar para o superior para a engenharia...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Após completar o secundário e decidir abdicar da universidade, apesar de lá ter entrado, fiz um curso de 1 ano de mecânica automóvel que incluiu 1 estágio num concessionário. Foi um curso do IEFP. Curso impecável. Entrei lá sem saber o que era um parafuso e saí de lá com muito conhecimento ( pouca prática, óbvio). Fiz estágio e Fiquei a trabalhar nesse concessionário. Passado dois anos mudei-me para outro concessionário, como conselheiro de serviço...fazia tele peritagens de sinistros, geria uma oficina, ganhava bem, mas eram !muitas horas...hoje continuo a trabalhar na área, tudo graças a essa formação...

                                          Agora, a questão é: qual é a tua ambição? O que é que pretendes? Ser um mecânico? Mecatronico? Investe numa boa formação profissional...a minha foi gratuita e ainda recebia uma bolsa ! mensal.... pretendes ganhar mais do que a média a seu tempo? Pá, aí uma engenharia pode ajudar mas podes acabar por ir parar a uma área que não tem nada a ver...

                                          Quando era recepcionista, trabalhava com um eng. Mecânico que não percebia patavina de carros. Quando os clientes chegavam ele andava sempre às aranhas...eu despachava tudo, porque tinha experiência...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que se passa é que eu estou muito mais inclinado em tirar um curso de Mecatrónica Automóvel num Centro de Formação, porque quero trabalhar diretamente nos carros. O meu medo é que só com esse curso passe a vida inteira a receber "ordenados mínimos" ou salários baixos e depois tenha inevitavemente de ir tirar um curso superior.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
                                              O que se passa é que eu estou muito mais inclinado em tirar um curso de Mecatrónica Automóvel num Centro de Formação, porque quero trabalhar diretamente nos carros. O meu medo é que só com esse curso passe a vida inteira a receber "ordenados mínimos" ou salários baixos e depois tenha inevitavemente de ir tirar um curso superior.
                                              Um bom mecânico ganha o dinheiro que quer, é o que dizem. Mas convém que sejas bom.

                                              Honestamente, tens que decidir entre fazer algo que gostas e sujeitares-te a receber um salário baixo e possivelmente receberes algo decente no futuro ou viveres a tua vida a trabalhar em algo que não gostes a receberes mais.
                                              Editado pela última vez por brkncrss; 14 July 2018, 00:55.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                Um bom mecânico ganha o dinheiro que quer, é o que dizem. Mas convém que sejas bom.

                                                Honestamente, tens que decidir entre fazer algo que gostas e sujeitares-te a receber um salário baixo e possivelmente receberes algo decente no futuro ou viveres a tua vida a trabalhar em algo que não gostes a receberes mais.
                                                É porque tudo o que vejo no que toca à oferta de emprego a mecânicos ronda os 500-1000€. E outra questão é: com que "título" é que eu saio fazendo um curso de Mecatrónica num centro de formação? Posso candidatar-me ao emprego de mecânico?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
                                                  É porque tudo o que vejo no que toca à oferta de emprego a mecânicos ronda os 500-1000€. E outra questão é: com que "título" é que eu saio fazendo um curso de Mecatrónica num centro de formação? Posso candidatar-me ao emprego de mecânico?
                                                  Técnico de mecatrónica automóvel de nível 4.

                                                  Actualmente não há "mecânicos." "Mecânicos" era antigamente, em que se fazia uma separação distinta entre mecânicos e electricistas automóveis. "Mecânicos" esses que, em muitos dos casos, nem eram qualificados.
                                                  Já há bem mais de uma década que quem se qualifica nesta área é um "técnico de mecatrónica automóvel." Pode parecer apenas um título lisonjeiro, mas faz sentido visto tu aprenderes tudo num curso destes: mecânica, electrónica, electricidade. Até módulos sobre o funcionamento do sector automóvel tens.

                                                  O CEPRA é a melhor entidade no país, se quiseres entrar nessa área.
                                                  Editado pela última vez por brkncrss; 14 July 2018, 07:40.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    Técnico de mecatrónica automóvel de nível 4.

                                                    Actualmente não há "mecânicos." "Mecânicos" era antigamente, em que se fazia uma separação distinta entre mecânicos e electricistas automóveis. "Mecânicos" esses que, em muitos dos casos, nem eram qualificados.
                                                    Já há bem mais de uma década que quem se qualifica nesta área é um "técnico de mecatrónica automóvel." Pode parecer apenas um título lisonjeiro, mas faz sentido visto tu aprenderes tudo num curso destes: mecânica, electrónica, electricidade. Até módulos sobre o funcionamento do sector automóvel tens.

                                                    O CEPRA é a melhor entidade no país, se quiseres entrar nessa área.
                                                    E com esse título posso candidatar-me a qualquer emprego de mecânico automóvel, eletrecista automóvel, etc?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      À partida sim, mas não sais desses cursos(nem de nenhum) a saber tudo, vais ter de ganhar experiência em algum lado. Nos primeiros anos nunca poderás trabalhar sozinho, principalmente na parte eletronica/eletricidade, se o fizeres vais ter de limitar os serviços porque muitas vezes vais andar aos bonés...

                                                      Se é o que gostas tira o curso, arranja trabalho e dedicação te, mais tarde, se tiveres ambição tirar o curso de Engenharia. É relativamente fácil entrares na faculdade e teres um horário pós laboral, é preciso é dedicação

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Após a conclusão do curso existe a possibilidade de fazer outros complementares gratuitos em horário pôs laboral, através do IEFP. O meu curso fiz em 2006. Era só de mecânica mas também tive módulos sobre eletricidade auto e bem puxados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Berkios Ver Post
                                                          O que se passa é que eu estou muito mais inclinado em tirar um curso de Mecatrónica Automóvel num Centro de Formação, porque quero trabalhar diretamente nos carros. O meu medo é que só com esse curso passe a vida inteira a receber "ordenados mínimos" ou salários baixos e depois tenha inevitavemente de ir tirar um curso superior.
                                                          não é o curso ou a quantidade de cursos que te vai tirar desse patamar. és tu, sozinho.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Apagar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X