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Os 5 erros que não deve fazer ao usar o ar condicionado

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    Os 5 erros que não deve fazer ao usar o ar condicionado

    https://automonitor.pt/2018/07/12/te...-condicionado/

    Há certos erros que se cometem quando se utiliza o ar condicionado. Saiba como evitar os cinco mais comuns:
    1) Colocar o ar condicionado no máximo assim que se entra no carro: no verão, o interior de um automóvel estacionado ao sol pode chegar aos 60 graus centígrados. Em aproximadamente meia hora é possível reduzir a temperatura em 25 graus se se seguirem alguns passos. Um dos erros mais frequentes é o de ligar o ar condicionado no máximo. “Abrir as portas e as janelas e ventilar o habitáculo durante um minuto sem ligar o ar condicionado” é a primeira recomendação de Ángel Suárez, engenheiro do Centro Técnico da SEAT. Com este gesto simples, consegue-se “baixar de forma natural a temperatura interior”. Depois de ventilado, já pode entrar, fechar as portas e as janelas e ligar a climatização.
    2) Manter ativado o comando da recirculação do ar: este é outro dos erros clássicos já que, ao mantê-lo acionado, “favorece o embaciamento dos vidros”. Portanto, Suárez aconselha a que se conduza com a opção Auto selecionada para que “o fluxo de ar se autorregule, seja mais homogéneo e resulte num uso mais eficiente”, refere Suárez.

    3) Não ligar o ar condicionado porque a manhã está fresca: dependendo da zona da Europa onde nos encontremos, algumas manhãs de verão podem ser frescas. Apesar disso, aconselha-se a “ligar o ar condicionado do automóvel, nem que seja com uma temperatura mais elevada”, para se evitar que os vidros embaciem quando a temperatura exterior subir ligeiramente.
    4) Direcionar incorretamente as saídas de ar: “aumenta o ar condicionado, que não sinto o fresco”, é uma frase muito ouvida nos automóveis durante o verão. Segundo um especialista da SEAT, na maior parte das vezes “não é uma questão de temperatura, mas sim de direcionamento da circulação do ar condicionado no habitáculo”. Para se conseguir uma repartição adequada do ar, “os difusores têm que estar direcionados para cima, não para a cara”. Com este gesto simples consegue-se que “o ar condicionado se espalhe por todo o automóvel e chegue a todos os passageiros num processo uniforme”.
    5) Esquecer a manutenção: como no caso do óleo, dos pneus ou do líquido de travões, o sistema de climatização dos automóveis também precisa de manutenção específica. Recomenda-se mudar os filtros a cada 15.000 ou 20.000 quilómetros, porque assim “não se perde consistência no fluxo de ar nem força de saída nas grelhas de ventilação”, acrescenta Ángel Suárez.

    #2
    Esta imprensa e espectacular.

    Embora estas 5 regras acho que toda a gente sabe.
    Editado pela última vez por Superfast; 12 July 2018, 12:57.

    Comentário


      #3
      Não uso disso. Eu cá abro o vidro e ponho a cabeça de fora, à cão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
        Não uso disso. Eu cá abro o vidro e ponho a cabeça de fora, à cão.

        Comentário


          #5
          Nao me leves a mal, mas isso é das piores coisas com os piores conselhos que já li.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
            Nao me leves a mal, mas isso é das piores coisas com os piores conselhos que já li.
            Não li ali nenhum disparate.
            Queres exemplificar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
              Não li ali nenhum disparate.
              Queres exemplificar?
              1) Colocar o ar condicionado no máximo assim que se entra no carro.
              - Nada é melhor que ligar o ar condicionado no maximo quando o carro está a 60 graus. Ah, e rapido.
              2) Manter ativado o comando da recirculação do ar:
              - Se o AC estiver ligado, mesmo com recirculacao isso nao deve acontecer. Basta teres uma forma de desumidificacao, que tens com o AC. Nunca fiquei com um vidro embaciado por causa disso.

              3) Não ligar o ar condicionado porque a manhã está fresca:
              É obvio, ou se tem uma janela aberta ou o AC. E se a temperatura for amena, nao é facil embaciar, de todo.
              4) Direcionar incorretamente as saídas de ar:
              O ar, para resfriar o carro, deve estar de tal forma direccionado que chegue ao carro todo. Quem diria?
              No entanto, se estiveres a morrer de calor - tu mesmo - obviamente o vais direccionar a ti, e está bem assim. O que importa é a tua sensacao termica, nao a dos bancos traseiros sem ninguem lá sentado...
              5) Esquecer a manutenção:
              Todos os 20.000 km deve ser uma anedota. Vai-se trocar quando for preciso, quando se notar que algo nao está bem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                1) Colocar o ar condicionado no máximo assim que se entra no carro.
                - Nada é melhor que ligar o ar condicionado no maximo quando o carro está a 60 graus. Ah, e rapido.
                2) Manter ativado o comando da recirculação do ar:
                - Se o AC estiver ligado, mesmo com recirculacao isso nao deve acontecer. Basta teres uma forma de desumidificacao, que tens com o AC. Nunca fiquei com um vidro embaciado por causa disso.

                3) Não ligar o ar condicionado porque a manhã está fresca:
                É obvio, ou se tem uma janela aberta ou o AC. E se a temperatura for amena, nao é facil embaciar, de todo.
                4) Direcionar incorretamente as saídas de ar:
                O ar, para resfriar o carro, deve estar de tal forma direccionado que chegue ao carro todo. Quem diria?
                No entanto, se estiveres a morrer de calor - tu mesmo - obviamente o vais direccionar a ti, e está bem assim. O que importa é a tua sensacao termica, nao a dos bancos traseiros sem ninguem lá sentado...
                5) Esquecer a manutenção:
                Todos os 20.000 km deve ser uma anedota. Vai-se trocar quando for preciso, quando se notar que algo nao está bem.
                1) Colocar o ar condicionado no máximo assim que se entra no carro.
                - Nada é melhor que ligar o ar condicionado no maximo quando o carro está a 60 graus. Ah, e rapido.( sim faço o mesmo abro as janelas durante um bocado, ligo ac no max, e depois em andamento assim que ele começa a fazer frio, fecho as janelas, e assim que a o habitáculo estiver fresco, reduzo o fluxo e ajusto a temperatura, 30 minutos á espera, vai lá vai...)

                2) Manter ativado o comando da recirculação do ar:
                - Se o AC estiver ligado, mesmo com recirculacao isso nao deve acontecer. Basta teres uma forma de desumidificacao, que tens com o AC. Nunca fiquei com um vidro embaciado por causa disso. (aqui depende muito de zona para zona e temperatura, tambem é raro ter o vidro embaciado, logo se não é preciso vai desligado.)

                3) Não ligar o ar condicionado porque a manhã está fresca:
                É obvio, ou se tem uma janela aberta ou o AC. E se a temperatura for amena, nao é facil embaciar, de todo.( se estiver fresco, nem ligo o AC, vou de janela(s) aberta(s), nunca tive enbaciamentos nenhuns...)

                4) Direcionar incorretamente as saídas de ar:

                O ar, para resfriar o carro, deve estar de tal forma direccionado que chegue ao carro todo. Quem diria?
                No entanto, se estiveres a morrer de calor - tu mesmo - obviamente o vais direccionar a ti, e está bem assim. O que importa é a tua sensacao termica, nao a dos bancos traseiros sem ninguem lá sentado... (a tua visão estão correcta se não levares ninguem atrás, directionas a ventilação para ti, faço o mesmo, quando levo carro cheio, meto tudo a ventilar para o ar e ao fim de um bocado o habitáculo está fresco e vai tudo sem problemas...)

                5) Esquecer a manutenção:

                Todos os 20.000 km deve ser uma anedota. Vai-se trocar quando for preciso, quando se notar que algo nao está bem.(aqui desculpa, mas tenho de discordar, eu troco a cada x mil km's pois o filtro de ac, ao fim de 20k já está preto e não filtra o ar em condições, não é deixar andar e mudar só quando for preciso, é um filtro barato, não tem razão de ser de andar lá com ele anos)...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                  1) Colocar o ar condicionado no máximo assim que se entra no carro.
                  - Nada é melhor que ligar o ar condicionado no maximo quando o carro está a 60 graus. Ah, e rapido.( sim faço o mesmo abro as janelas durante um bocado, ligo ac no max, e depois em andamento assim que ele começa a fazer frio, fecho as janelas, e assim que a o habitáculo estiver fresco, reduzo o fluxo e ajusto a temperatura, 30 minutos á espera, vai lá vai...)

                  2) Manter ativado o comando da recirculação do ar:
                  - Se o AC estiver ligado, mesmo com recirculacao isso nao deve acontecer. Basta teres uma forma de desumidificacao, que tens com o AC. Nunca fiquei com um vidro embaciado por causa disso. (aqui depende muito de zona para zona e temperatura, tambem é raro ter o vidro embaciado, logo se não é preciso vai desligado.)

                  3) Não ligar o ar condicionado porque a manhã está fresca:
                  É obvio, ou se tem uma janela aberta ou o AC. E se a temperatura for amena, nao é facil embaciar, de todo.( se estiver fresco, nem ligo o AC, vou de janela(s) aberta(s), nunca tive enbaciamentos nenhuns...)

                  4) Direcionar incorretamente as saídas de ar:

                  O ar, para resfriar o carro, deve estar de tal forma direccionado que chegue ao carro todo. Quem diria?
                  No entanto, se estiveres a morrer de calor - tu mesmo - obviamente o vais direccionar a ti, e está bem assim. O que importa é a tua sensacao termica, nao a dos bancos traseiros sem ninguem lá sentado... (a tua visão estão correcta se não levares ninguem atrás, directionas a ventilação para ti, faço o mesmo, quando levo carro cheio, meto tudo a ventilar para o ar e ao fim de um bocado o habitáculo está fresco e vai tudo sem problemas...)
                  5) Esquecer a manutenção:

                  Todos os 20.000 km deve ser uma anedota. Vai-se trocar quando for preciso, quando se notar que algo nao está bem.(aqui desculpa, mas tenho de discordar, eu troco a cada x mil km's pois o filtro de ac, ao fim de 20k já está preto e não filtra o ar em condições, não é deixar andar e mudar só quando for preciso, é um filtro barato, não tem razão de ser de andar lá com ele anos)...
                  Quanto ao último ponto, nunca tive de trocar perto dos 20kkm sequer. Nem 50. Esta é a minha experiência!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                    Quanto ao último ponto, nunca tive de trocar perto dos 20kkm sequer. Nem 50. Esta é a minha experiência!
                    pois mas eu a cada 20k o filtro está bom para o lixo de tão preto que está...

                    Comentário


                      #11
                      Ratcher ve la esta noticia:

                      https://www.thetimes.co.uk/article/f...-air-7f5z6xmcz

                      Researchers analysed the air inside and outside 11 car models to see how good their ventilation systems were at removing the pollutants linked to asthma attacks and other health problems.

                      By contrast, Toyota’s C-HR removed just 1% of particles while the VW Polo removed only 35%.
                      “We were shocked at the differences between cars,” said Nick Molden, chief executive of Emissions Analytics, which did the tests. “Drivers can be exposed to high pollution levels…


                      Molden found that the Toyota C-HR’s “climate control” air-conditioning system did little to protect the driver and passengers, removing 1% of particles.
                      Ford’s Fiesta did better, catching 40% , but on a polluted road with 43,000 particles per cc of air its driver was still inhaling 12.9m particles per breath.
                      Jaguar’s new E-Pace, a compact SUV costing up to £40,500, also did badly, allowing 57% of particles into the cabin.




                      Some, such as the Mercedes-Benz E-class, removed 90% of toxic particles even in heavy traffic.


                      Editado pela última vez por Superfast; 12 July 2018, 14:15.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                        pois mas eu a cada 20k o filtro está bom para o lixo de tão preto que está...
                        Eu andava há anos com pouco fluxo de AC, descobri este ano que nunca tinham trocado o filtro do habitáculo, quer no concessionário, quer nas oficinas posteriores... 7 anos e meio, 95.000km. Estava tão escuro e duro que parecia que tinha ardido

                        Comentário


                          #13
                          É um filtro barato , eu como sofro de alergias , troco sempre , agora que vivo no Sul de Espanha e com o pó do deserto sempre no ar , filtro de ar e filtro de habitáculo saem mesmo sujos , só visto...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                            Eu andava há anos com pouco fluxo de AC, descobri este ano que nunca tinham trocado o filtro do habitáculo, quer no concessionário, quer nas oficinas posteriores... 7 anos e meio, 95.000km. Estava tão escuro e duro que parecia que tinha ardido
                            Fui marcar a revisao do Corsa na Maia e disseram que so limpam o filtro (revisao 2 anos).

                            Por isso nao estranho.

                            Comentário


                              #15
                              Nos meus carros tem sido trocado no âmbito das revisões oficiais. Nem tenho de pedir.

                              Comentário


                                #16
                                Curiosamente um filtro de carvão activo já é meio preto.... querem ver que é montar e desmontar logo de seguida para mandar fora?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                  Curiosamente um filtro de carvão activo já é meio preto.... querem ver que é montar e desmontar logo de seguida para mandar fora?
                                  atenção que o filtro de AC não é de carvão activo, o que é de carvão activo é o filtro de habitáculo, estão colocados em dois sítios diferentes...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    atenção que o filtro de AC não é de carvão activo, o que é de carvão activo é o filtro de habitáculo, estão colocados em dois sítios diferentes...
                                    Nãããããooooo, é a mesma coisa, só há 1 filtro, chamado de filtro do habitáculo, o ar vem todo do mesmo sítio (exterior).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                      Nãããããooooo, é a mesma coisa, só há 1 filtro, chamado de filtro do habitáculo, o ar vem todo do mesmo sítio (exterior).
                                      não , o filtro de habitáculo, está no compartimento do motor junto aos limpa parabrizas, e o filtro de ac, está no interior do carro por baixo ou no interior do balié...

                                      filtro de habitáculo\polens:



                                      filtro ac

                                      Editado pela última vez por bigturbo; 12 July 2018, 18:11.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                        não , o filtro de habitáculo, está no compartimento do motor junto aos limpa parabrizas, e o filtro de ac, está no interior do carro por baixo ou no interior do balié...

                                        filtro de habitáculo\polens:



                                        filtro ac

                                        Errado.

                                        É o mesmo filtro, em alguns carros fica localizado junto ao para brisas, no exterior (no meu toledo, por ex), outros ficam localizados dentro do habitáculo por trás da consola central (o meu fiesta).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que esses exemplos que destes são a mesma coisa, só que em marcas diferentes e por isso em sitios diferentes, no caso dos Hondas, por exemplo, só tem por trás do porta luvas, não tem mais filtro nenhum.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            Errado.

                                            É o mesmo filtro, em alguns carros fica localizado junto ao para brisas, no exterior (no meu toledo, por ex), outros ficam localizados dentro do habitáculo por trás da consola central (o meu fiesta).
                                            eu tenho ambos no meu focus mk2 como é que está errado???

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                              Acho que esses exemplos que destes são a mesma coisa, só que em marcas diferentes e por isso em sitios diferentes, no caso dos Hondas, por exemplo, só tem por trás do porta luvas, não tem mais filtro nenhum.
                                              é possivel é que nem todos usem dois, apenas 1 , isso já não sei...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                eu tenho ambos no meu focus mk2 como é que está errado???
                                                O teu filtro é por trás da consola e é quase mais estúpido de substituir que o fiesta. No teu caso tens de desmontar o acelerador. No caso do fiesta, tive de desmontar a prateleira inteira por baixo do porta luvas, desmontar a lateral INTEIRA do tunel central e ainda desligar alguns cabos ficavam a bloquear a saída do filtro

                                                Podes estar errado porque só existe 1 modelo de filtro de ar / pólen / habitáculo à venda para esse carro ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                  O teu filtro é por trás da consola e é quase mais estúpido de substituir que o fiesta. No teu caso tens de desmontar o acelerador. No caso do fiesta, tive de desmontar a prateleira inteira por baixo do porta luvas, desmontar a lateral INTEIRA do tunel central e ainda desligar alguns cabos ficavam a bloquear a saída do filtro

                                                  Podes estar errado porque só existe 1 modelo de filtro de ar / pólen / habitáculo à venda para esse carro ;)
                                                  sim tenho o de ac junto ao pedal do acelarador, tenho de o desmontar para aceder ao filtro, e o outro, está dentro do compartimento do motor o acesso é uma treta implica desmontar uma serie de coisas para lhe conseguir aceder, e eu nem sabia que ele exista até ter de fazer lá uma intervenção em que tive de remover quase tudo em volta do motor...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estao so 2 certos.

                                                    Ha carros como o Corsa que tem so 1 e a Passat tem 2. :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma coisa que costumo fazer é desligar o ar condicionado nas subidas e depois ligar nas descidas que faço sem acelerar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                                        Uma coisa que costumo fazer é desligar o ar condicionado nas subidas e depois ligar nas descidas que faço sem acelerar.
                                                        x2 poupa-se Combustível e pastilhas!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Apesar disso, aconselha-se a “ligar o ar condicionado do automóvel, nem que seja com uma temperatura mais elevada”, para se evitar que os vidros embaciem quando a temperatura exterior subir ligeiramente.

                                                          Como diria o outro, é já a seguir!

                                                          É exactamente o contrário, é por causa do embaciamento que evito ligar o AC nos meses frios. De tempos a tempos acabo por ligar durante uns minutos por ser aconselhável não andar muito tempo sem o usar mas não seria a primeira vez que passava os meses frios sem o ligar uma única vez.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu de verão e de inverno está sempre ligado em auto mais ou menos à mesma temperatura

                                                            Comentário

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