Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vender ou manter ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vender ou manter ?

    Olá.

    Tenho um clio 1.2 16v 75cv a GPL com 183 mil kms de 2002. Costuma fazer cerca de 10 mil kms por ano.

    O carro não tem dado problemas de maior, mas costumam aparecer pequenas coisas, desde foles rotos, airbag, bobine, injector...a última foram 2 bombitos.
    De resto, é material que todos os carros têm como manutenção, óleo, pastilhas e discos de travão, filtros, etc.
    O mês passado o rombo foi um pouco maior, 400 eur por amortecedores traseiros, bombitos, bomba central dos travões, outras coisitas...mão de obra.
    Já se sabe, quantos mais anos tem o carro, mas despesas dá.

    A grande questão é, valerá a pena vender o carro que ainda valerá alguma coisa do que mantê-lo e depois ter de gastar noutro mais porque não me dão nada por este ?

    Fiz uma tabelita rápida com 2 opções:
    1) Trocar de carro de 15 em 15 anos, vender o antigo por cerca de 2.500 e comprar outro por 5.000, gastando 5.000-2.500 = 2.500 (15 em 15 anos)
    2) Comprar carro de 20 em 20 anos, gastando 5.000 (20 em 20 anos)

    Agora, nessa tabelita, adicionei gastos de manutenção e, como é esperado, manter o carro por mais tempo irá fazer com que gaste mais em manutenção.

    O que optariam ? Na tabela que fiz, na 1) opção a poupança é maior.

    #2
    Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
    Olá.

    Tenho um clio 1.2 16v 75cv a GPL com 183 mil kms de 2002. Costuma fazer cerca de 10 mil kms por ano.

    O carro não tem dado problemas de maior, mas costumam aparecer pequenas coisas, desde foles rotos, airbag, bobine, injector...a última foram 2 bombitos.
    De resto, é material que todos os carros têm como manutenção, óleo, pastilhas e discos de travão, filtros, etc.
    O mês passado o rombo foi um pouco maior, 400 eur por amortecedores traseiros, bombitos, bomba central dos travões, outras coisitas...mão de obra.
    Já se sabe, quantos mais anos tem o carro, mas despesas dá.

    A grande questão é, valerá a pena vender o carro que ainda valerá alguma coisa do que mantê-lo e depois ter de gastar noutro mais porque não me dão nada por este ?

    Fiz uma tabelita rápida com 2 opções:
    1) Trocar de carro de 15 em 15 anos, vender o antigo por cerca de 2.500 e comprar outro por 5.000, gastando 5.000-2.500 = 2.500 (15 em 15 anos)
    2) Comprar carro de 20 em 20 anos, gastando 5.000 (20 em 20 anos)

    Agora, nessa tabelita, adicionei gastos de manutenção e, como é esperado, manter o carro por mais tempo irá fazer com que gaste mais em manutenção.

    O que optariam ? Na tabela que fiz, na 1) opção a poupança é maior.
    Não percebo como raio têm de trocar tanta coisa nos carros. Tivi o clio dci de 2003 comprado novo, fiz 320000km, e não troquei nada dessas coisas.

    Comentário


      #3
      Calma... já aparece aí alguem a dizer que a culpa foi do GPL

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
        Calma... já aparece aí alguem a dizer que a culpa foi do GPL
        Durafouro?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Não percebo como raio têm de trocar tanta coisa nos carros. Tivi o clio dci de 2003 comprado novo, fiz 320000km, e não troquei nada dessas coisas.

          Com que idade é que vendeste o Clio? Se bem me lembro nos últimos anos deu-te alguma despesa (acho que até injectores levou), mas saberás melhor que eu certamente. Amortecedores também deves ter colocado, digo eu. Depois a utilização e a idade e até a sorte, pode explicar as outras diferenças.

          Comentário


            #6
            Se estas cheio do carro vende caso contrario guarda ,cumps !

            Comentário


              #7
              A grande questão é o que compras por 5mil?

              Comentário


                #8
                Exactamente o que estava a pensar.
                Eu deixava-me estar assim. Esse carro mesmo a gasolina é bastante económico, a GPL então deve ser excelente.

                Comentário


                  #9
                  Apenas do ponto de vista financeiro, a regra é simples: fica sempre mais barato manter o carro atual pelo máximo de tempo possível.

                  A menos que surjam despesas de milhares de euros em manutenção... porque os 400 € que referiste não são nada de especial...

                  Comentário


                    #10
                    comprares carro de 15 em 15 anos com 5 mil euros e ainda vendes o outro por 2500??? compras com 5 anos? com 10? vendes o carro com quanto anos a mais que esses 15 que passaram? algo aí não bate certo.

                    Fiz uma tabelita rápida com 2 opções:
                    1) Trocar de carro de 15 em 15 anos, vender o antigo por cerca de 2.500 e comprar outro por 5.000, gastando 5.000-2.500 = 2.500 (15 em 15 anos)
                    2) Comprar carro de 20 em 20 anos, gastando 5.000 (20 em 20 anos)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SCOoOTER Ver Post
                      A grande questão é o que compras por 5mil?
                      Compra um Honda Jazz e fica muito mais bem servido do que com o Clio.

                      O Clio pode mandá-lo para os camaradas da venezuela.........cheio de latas feijão...

                      Comentário


                        #12
                        Queres trocar, troca e deixa de arranjar desculpas.

                        Gastei em um ano o dobro disso num carro com 18 anos para o ter a circular. Kit distribuição, embraiagem, amortecedores, bombitos, ficha do airbag condutor, oleo, filtros, velas... e nao abri um tópico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          comprares carro de 15 em 15 anos com 5 mil euros e ainda vendes o outro por 2500??? compras com 5 anos? com 10? vendes o carro com quanto anos a mais que esses 15 que passaram? algo aí não bate certo.
                          Sim, penso que tens razão, não consigo comprar um carro por 5000 eur e passados 15 anos só ter desvalorizado 2500. Não serão 5000, mas sim bem mais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Com que idade é que vendeste o Clio? Se bem me lembro nos últimos anos deu-te alguma despesa (acho que até injectores levou), mas saberás melhor que eu certamente. Amortecedores também deves ter colocado, digo eu. Depois a utilização e a idade e até a sorte, pode explicar as outras diferenças.
                            Vendi com 10 anos. Sim deu alguma despesa. Levou 1 injector aos 300000km. Não acho nada de especial. Só pus amortecedores a frente. De resto acho que o carro até foi bem fiável.

                            Comentário


                              #15
                              compre um volvo t5 e coloque a gpl melhor valor pelo dinheiro lol

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Vendi com 10 anos. Sim deu alguma despesa. Levou 1 injector aos 300000km. Não acho nada de especial. Só pus amortecedores a frente. De resto acho que o carro até foi bem fiável.
                                De 10 para 16 anos é muita a diferença, muita coisa pode acontecer. A idade não perdoa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  comprares carro de 15 em 15 anos com 5 mil euros e ainda vendes o outro por 2500??? compras com 5 anos? com 10? vendes o carro com quanto anos a mais que esses 15 que passaram? algo aí não bate certo.
                                  Em 15 anos um carro já usado pouco vale, alguns nem isso aguentam.

                                  Em 2004 comprei um Astra diesel 2001 bastante recente na altura por cerca de 14 000€, ora hoje ainda não fez 15 na minha mão e deve valer uns 1 500€.

                                  Ou investe 5 000€ num carro coleccionavel ou então o melhor é contar com uns 500€.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                    Em 2004 comprei um Astra diesel 2001 bastante recente na altura por cerca de 14 000€, ora hoje ainda não fez 15 na minha mão e deve valer uns 1 500€.

                                    Ou investe 5 000€ num carro coleccionavel ou então o melhor é contar com uns 500€.
                                    Se o seu vale 1500, é porque está em fim de vida.

                                    O meu tem 184 mil kms e equivalentes estão à venda por 2000 a 2500 euros.
                                    Ainda em 2015 vendi um Polo 1.0 de 1998 que contava apenas com 110 mil kms, por 1300 euros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                      Se o seu vale 1500, é porque está em fim de vida.

                                      O meu tem 184 mil kms e equivalentes estão à venda por 2000 a 2500 euros.
                                      Ainda em 2015 vendi um Polo 1.0 de 1998 que contava apenas com 110 mil kms, por 1300 euros.
                                      O problema é que os carros não valem aquilo que pedimos por eles mas sim aquilo que as pessoas estão dispostas a pagar, experimente ver quanto é que lhe oferecem à retoma num stand.

                                      Por isso é que não vendo o carro ainda faz muitas viagens para o trabalho 100 kms diários.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                        Se o seu vale 1500, é porque está em fim de vida.

                                        O meu tem 184 mil kms e equivalentes estão à venda por 2000 a 2500 euros.
                                        Ainda em 2015 vendi um Polo 1.0 de 1998 que contava apenas com 110 mil kms, por 1300 euros.
                                        Segmentos diferentes. A partir de determinada idade é mais valorizado um carro de segmento mais baixo do que um de segmento mais alto, especialmente porque são carros com muita procura por novos condutores.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X