Vejo recorrentemente ser afirmado, muitas vezes com toda a convicção, de que o futuro da mobilidade pessoal é o hidrogénio. Sempre achei, à luz do conhecimento actual, que nunca tal seria possível dada a ineficiência deste meio de propulsão quando comparada com os BEV (Battery Electric Vehicles).
Este vídeo faz uma análise espetacular e põe, preto no branco, o porquê de, na hora de escolhermos, ser extremamente importante sermos inteligentes para RECUSAR o hidrogénio por comparação aos típicos BEV. Só há um lado que fica a ganhar com o H2, e não são os consumidores, nem o meio ambiente.
Isto seria, claro, se não houvesse alternativa melhor - o H2 será sempre melhor que qualquer combustível fóssil em qualquer aspecto. Mas como há alternativa, e melhor, temos de tomar uma decisão informada acerca do modelo que queremos ver como substituto inevitável para a nossa mobilidade pessoal.
No que diz respeito a transportes de longo curso, navios, aviões etc, sim - o H2 pode ser ideal. Mas a evolução das baterias e das velocidades de carregamento até isso pode deitar por terra.
Vejam por favor: https://youtu.be/f7MzFfuNOtY
Este vídeo faz uma análise espetacular e põe, preto no branco, o porquê de, na hora de escolhermos, ser extremamente importante sermos inteligentes para RECUSAR o hidrogénio por comparação aos típicos BEV. Só há um lado que fica a ganhar com o H2, e não são os consumidores, nem o meio ambiente.
Isto seria, claro, se não houvesse alternativa melhor - o H2 será sempre melhor que qualquer combustível fóssil em qualquer aspecto. Mas como há alternativa, e melhor, temos de tomar uma decisão informada acerca do modelo que queremos ver como substituto inevitável para a nossa mobilidade pessoal.
No que diz respeito a transportes de longo curso, navios, aviões etc, sim - o H2 pode ser ideal. Mas a evolução das baterias e das velocidades de carregamento até isso pode deitar por terra.
Vejam por favor: https://youtu.be/f7MzFfuNOtY
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