Tudo muito bonito mas sem as marcas a apostar em grande escala no hidrogénio, pouco se pode fazer com essa tecnologia para veículos ligeiros de passageiros...
Tudo muito bonito mas sem as marcas a apostar em grande escala no hidrogénio, pouco se pode fazer com essa tecnologia para veículos ligeiros de passageiros...
A escala vem com a rede de abastecimento. Uma coisa vai puxar a outra, baixando custos.
Fuel Cell 0,34kg /100km (ciclo WLTP)
https://media.daimler.com/marsMediaS...0aHVtYnM!&rs=2Mercedes-Benz GLC F‑CELL (combined hydrogen consumption: 0.34 kg/100 km, combined CO2 emissions: 0 g/km; combined electrical consumption: 13.7 kWh/100 km)[1], NuCellSys is the new star in the firmament for the coming development projects: as of January 2019 the company is operating under the name Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH.
Mercedes fuel cell 2019
https://youtu.be/_ukcvOggtfs
Audi perde confiança nas baterias devido a sua escassez e reforça o projecto AUDI H-TRON a Hidrogénio
As afirmações surgem directamente da Audi, atraves do seu chairman Bram Schot que afirmou "Nos queremos acelerar, vamos dar mais prioridade as células de hidrogénio, mais investimento e mais pessoas a trabalhar no projecto"
Novas FCEV de sexta geração no fim de 2019, com um programa piloto a poder avançar em 2021.
No artigo também avança que o supplier da Tesla disse numa conferencia de exploração de minérios que espera uma redução do minério necessario para a produção de carros electricos...
While electric vehicles have improved by every metric, sourcing the raw materials necessary for their production hasn’t gotten any easier. In fact, with more mobile devices and EVs on the market than ever before, automotive batteries are becoming harder to procure with any reliability. Volkswagen Group, which has been on a tear to promote electrification following its diesel emissions crisis, knows this better than anyone.
Audi’s all-electric E-Tron SUV experienced several delays after VW Group encountered trouble in sourcing batteries at a reasonable price. As the company continues endorsing EVs as an important part of its future, its rhetoric is beginning to soften — with the company now taking another look at hydrogen fuel cell technology.
According to Autocar, the German automaker plans to reestablish its H-Tron program to help offset any EV-related stalls and help Volkswagen AG establish a useful hydrogen-powered platform.
“We really want to speed it up,” Audi chairman Bram Schot told the outlet. “We are going to put more priority into hydrogen fuel cells – more money, more capacity of people and more confidence.”
Audi confirmed the reveal of a new, sixth-generation hydrogen fuel cell prototype later this year, with Schot adding that a limited-volume pilot production Audi FCEV could be offered to customers as part of a leasing program by 2021. While we’re often suspect of vehicles automakers refuse to sell via traditional channels, fuel cell vehicles don’t make a lot of sense to own – they’re only useful in the few locales with a hydrogen fueling network, and most garages couldn’t possibly service them.
This also makes it more difficult to take FCEVs seriously as an alternative to traditional internal combustion or battery powered vehicles.
Earlier this month, Tesla’s global supply manager, Sarah Maryssael, told a conference of mining executives and lawmakers that the company expects to see global supply shortages of the materials needed to produce batteries for electric cars. Meanwhile, battery producers are battling it out over intellectual property right, while some automakers bemoan the amount of cash they’ve already devoted to EV development. A troubled Jaguar Land Rover recently cited it as one of its biggest financial issues. Hoping to share development costs, other manufacturers are teaming up.
fonte: https://www.thetruthaboutcars.com/20.../#more-1673022
Um dos problemas da falta de minérios nem tem a ver apenas com os carros electricos, um dos que vai faltar é o cobre, que um carro electrico gasta o dobro de um convencional, mas com as smart Houses a utilização de cobre nos edifícios vai aumentar bastante, e nos últimos anos não tem sido feitos investimentos, na exploração do cobre.
Para já são claramente as baterias.
Para os fundamentalistas do carrinho que se carrega na ficha enquanto se vai fazer um chichi de uma hora ou mais - se neste momento, quando os carros eléctricos representam uma pequena fracção do parque circulante, já não há baterias para todos, o que aconteceria num cenário em que todos os carros tivessem de ser eléctricos?
Ficávamos 20 anos em lista de espera, como para os Trabants na RDA?
Ainda há pouco vi que a Jaguar não consegue fabricar iPaces suficientes para suprir a procura por causa da limitação de fornecimento de baterias pela LG. E bem precisava de vender muitos.
Essa gente já vive em marte com o musk![]()
O ano é 2030.
Trump vai na sua 5a "re-eleição" e nomeia o seu filho como sucessor do Reino dos EUA. A guerra contra a Coreia do Norte vai no seu 3o ano. Depois de lhe explicarem que "bombardear a Coreia do Sul foi um erro, porque a Coreia do Sul não é a Coreia do Norte" Trump culpa a oposição pelo erro, e vai jogar golfe para a Flórida.
Em Portugal a nova presidente Pitucha, uma influenciadora de Instagram que venceu as votações do Facebook (antigas eleições), acaba de decretar que os territórios da beira interior serão vendidos à França e Alemanha para pagar a dívida portuguesa, que continua a alastrar por causa da 4a auto-estrada Porto-Lisboa, acaba de construir em 2028.
O novo iPhone 17Xs Plus foi lançado, com 8 TB de memória, tem um écrâ virtual ligado aos nossos olhos via BlueTooth 12, e uma câmara sensorial que grava quando piscamos os olhos duas vezes.
No mundo dos carros, os carros eléctricos já representam 30% do mercado. VW, Audi, Mercedes, até Porsche e Ferrari, já todos possuem uma gama completamente electrificada. Com os preços da gasolina e gasóleo a 4€/litro, a corrida aos EVs continua em grande.
Num certo fórum online em Portugal, alguém acaba de criar um novo tópico, com o título:
"Carros a Hidrogénio - será este o futuro?"
E então? Achas que a produção de baterias vai ficar estagnada para sempre? Isto é uma limitação temporária, cada vez vai haver mais fábricas de baterias, e as baterias vão evoluir para tecnologias que não precisarão de materiais tão caros e raros como atualmente.
A Audi que continue lá com o seu 7º protótipo de carro a hidrogénio, que ainda aguardamos carros a hidrogénio em larga escala e a preços acessiveis, assim como o hidrogénio.
Qualquer pessoa consegue ver a incoerência deste assunto:
As baterias são um entrave pela sua fraca disponibilidade.
Apostam em hidrogênio que tem as mesmas baterias mas do nada já deixam de ser um entrave e já não há questões de limitação de produção?
Enfim... Ainda mais a Audi, presente no Grupo VAG que está prestes a lançar mais um EV de gama alta (Taycan).
Há vários planos e desenvolvimentos para aumentar a produção de baterias, agora, não andam a vender (falo de artigos e notícias) a ideia que há poucas baterias e que o hidrogênio é que é quando o hidrogênio precisa também de baterias
----------
"At this rate, sometime in the next couple of months, the planned 2023 production capacity will likely cross 1,000 GWh. That’s equivalent to meeting the annual production needs for 20 million EVs with an average battery size of 50 kWh each.
The announcements of more battery Gigafactories will not stop there. We’ve recently seen that the timeline from initial planning of a large-scale facility to production output can be remarkably short, with*Tesla’s Shanghai Gigafactory*going from provisional announcement (mid 2018) and site confirmation (late 2018) to initial production (planned for Q3 2019) in around a year. Although battery cells (and packs) will not be made onsite this year, they will be in the longer term. The point is that — with a possible timeline as low as 2–3 years to go from planning to potential cell output — more battery factory production capacity can potentially yet be brought online for output by 2022 or 2023, especially in China."
https://cleantechnica.com/2019/03/31...-month-charts/
Última edição por Carmaniaco90 : 07-05-19 às 16:39:35
Hydrogen station explodes, Toyota halts sales of fuel cell cars, is this the end?
https://electrek.co/2019/06/11/hydro...uel-cell-cars/
Situação preocupante, necessário perceber o que correu mal para se corrigir, título da notícia sensacionalista (o próprio autor da notícia afirma-se contra a tecnologia, pelo que é imparcial):
With the refueling network crippled, Toyota and Hyundai have announced that they are temporarily halting sales of fuel cell vehicles.
Toyota Norway manager Espen Olsen said (via TU):
“We don’t know exactly what happened on the Uno-X drive yet, so we don’t want to speculate. But we stop the sale until we have learned what has happened, and for practical reasons, since it is not possible to fill fuel now.”
They will be offering loaner vehicles to customers who currently own the Mirai since they won’t be able to refuel.
Toyota insists that this is not changing their view on fuel cell hydrogen vehicles:
“This does not change our view of hydrogen, and it is important for us to point out that hydrogen cars are at least as safe as ordinary cars. The hydrogen tanks themselves are so robust that you can shoot them with a gun without knocking them.”
Hyundai, the only other automaker delivering fuel cell vehicles in Norway, has made similar announcements and statements.
Bem, já há 2 ou 3 tópicos com a mesma notícia, e o mesmo debate...
Evitar este spam em todo o lado.
Quanto a notícia, há que perceber o que aconteceu. Mas diria que tira a confiança a muita gente e as marcas pararem as vendas, também não ajuda nada. Dizer que é o fim, é sensionalismo.