Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uso do AC em calor extremo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uso do AC em calor extremo

    Hoje, viajei na hora do pico do calo,r ente as 15 e as 18h. Com o termómetro a atingir o máximo de 45ºC, usei um truque para diminuir o esforço do motor, do compressor de AC e reduzir o consumo.

    Meti o ar em recirculação e abri ligeiramente (1/2 cm) um vidro de trás do lado oposto ao vento. Isso permite que o ar mais quente vá saindo e faz com que o ar que entra no permutador seja muito mais fresco que se viesse do exterior.

    Se conhecerem mais truques divulguem-nos, que o calor está para ficar.

    #2
    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    que o calor está para ficar.
    Esta nada... Mais 2 ou 3 dias e volta ao calor normal [emoji6]

    Boa sugestão.
    Para quem tem climate control (ou outros ACs automáticos) não precisa de pensar nisso pois o sistema já faz isso sozinho.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
      Esta nada... Mais 2 ou 3 dias e volta ao calor normal [emoji6]

      Boa sugestão.
      Para quem tem climate control (ou outros ACs automáticos) não precisa de pensar nisso pois o sistema já faz isso sozinho.
      Põe em recirculação e abre o vidro? O meu é automático e não faz isso. É burro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
        Põe em recirculação e abre o vidro? O meu é automático e não faz isso. É burro.
        não abre vidro nenhum, é tudo no próprio sistema do AC...

        Comentário


          #5
          Não precisas de abrir o vidro. O habitáculo tem uma saída de ar. Nos carros recentes costuma ficar por detrás do pára-choques traseiro.

          Comentário


            #6
            O que é que esperas poupar se o compressor ja estiver a funcionar e o ar em recirculação?

            Comentário


              #7
              Eu como tenho Ac automático, e anda sempre ligado, verão e inverno, o que menos me preocupa é o acréscimo de consumo. O conforto que proporciona justifica bem as décimas que gasta a mais.

              Comentário


                #8
                O meu hje foi abaixo num semáforo. Não aguentou o esforço com AC ao máximo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                  O que é que esperas poupar se o compressor ja estiver a funcionar e o ar em recirculação?
                  O compressor engrena e desengrena mediante o diferencial entre a temperatura objectivo e a temperatura actual do ar. Por isso se reduzires a temperatura do ar o compressor passa menos tempo a funcionar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                    O compressor engrena e desengrena mediante o diferencial entre a temperatura objectivo e a temperatura actual do ar. Por isso se reduzires a temperatura do ar o compressor passa menos tempo a funcionar.
                    Mas o que é que isso tem a ver com o vidro aberto? Quando se entra no carro, pode fazer sentido meter o AC no máximo, deixando os vidros abertos mas, depois de uns minutos, o que é que ganhas com isso?

                    Comentário


                      #11
                      removido

                      Comentário


                        #12
                        A minha técnica é meter aquilo o mais frio possível e sempre a andar

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                            Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro?
                            não ajuda, em nada, o habitáculo acaba por nunca ficar á temperatura ideal pois, como é evidente a janela vai aberta... logo o sistema está sempre em esforço para compensar ao contrario de quando chega á temperatura ideal depois apenas ir mantendo e reduz os esforço...

                            Comentário


                              #15
                              O meu truque é meter aquilo a fazer frio.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro?
                                Bem, pode ajudar se o ar estiver a sair pela janela em vez de entrar, mas isso - julgo eu - apenas ao principio quando o interior do automóvel está ainda mais quente que lá fora porque o mesmo foi deixado estacionado ao sol, por exemplo.

                                Neste caso acho que apenas 'ajudou' (entre aspas) por forçar a circulação do ar e assim facilitar a evaporação do suor do manelov com o ar frio vindo do AC, o que o fez sentir mais fresco. Não me parece é que isso ajude o AC em nada, pelo contrário.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                  Bem, pode ajudar se o ar estiver a sair pela janela em vez de entrar, mas isso - julgo eu - apenas ao principio quando o interior do automóvel está ainda mais quente que lá fora porque o mesmo foi deixado estacionado ao sol, por exemplo.

                                  Neste caso acho que apenas 'ajudou' (entre aspas) por forçar a circulação do ar e assim facilitar a evaporação do suor do manelov com o ar frio vindo do AC, o que o fez sentir mais fresco. Não me parece é que isso ajude o AC em nada, pelo contrário.

                                  Sim, isso parece óbvio. Se a temperatura no interior está mais fria que no exterior, abrindo qualquer janela só vai fazer com o que o ar mais quente do exterior torne o interior também mais quente. Não há milagres nem circulação de ar que consigam evitá-lo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                    Sim, isso parece óbvio. Se a temperatura no interior está mais fria que no exterior, abrindo qualquer janela só vai fazer com o que o ar mais quente do exterior torne o interior também mais quente. Não há milagres nem circulação de ar que consigam evitá-lo.
                                    Pois. E isso obriga o compressor a trabalhar ainda mais árduamente porque em vez de estar a recircular ar frio que já se encontra à temperatura pretendida, está agora a recircular ar semi-frio (isto é, a mistura do ar do AC com o ar lá de fora).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                      Bem, pode ajudar se o ar estiver a sair pela janela em vez de entrar, mas isso - julgo eu - apenas ao principio quando o interior do automóvel está ainda mais quente que lá fora porque o mesmo foi deixado estacionado ao sol, por exemplo.

                                      .
                                      Obviamente. Isso é dos livros. Manter depois um vidro aberto não faz sentido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Põe em recirculação e abre o vidro? O meu é automático e não faz isso. É burro.
                                        O meu é inteligente [emoji16]
                                        Agora a sério - sim, estando com a recirculação em automático (que pode estar ON mesmo com AC Off), mantém fechado e abre quando o ar precisa de renovar (concentração elevada ou baixa de humidade, ou de X em X tempo). É o chamado climate control.
                                        Como é óbvio, pelo acima descrito, não precisas abrir vidros (ao comutar a recirculação, já deixa entrar/sair).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                          Já agora, não percebi a parte de abrir ligeiramente um dos vidros. Como é que ar a entrar a 45C pode ajudar em alguma coisa a arrefecer o interior do carro?
                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                          Sim, isso parece óbvio. Se a temperatura no interior está mais fria que no exterior, abrindo qualquer janela só vai fazer com o que o ar mais quente do exterior torne o interior também mais quente. Não há milagres nem circulação de ar que consigam evitá-lo.
                                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                          Obviamente. Isso é dos livros. Manter depois um vidro aberto não faz sentido.
                                          Atenção que não se trata de abrir totalmente o vidro. É apenas uma abertura de 1/2 cm.
                                          Isto porque o ar em recirculação acaba por ficar viciado e com excesso de humidade. A pequena fisga aberta na parte superior vai fazer com que o ar seja lentamente renovado sem provocar um aquecimento do ar interior.
                                          Repara que se tiveres um sistema a ir buscar 5 litros/segundo de ar a 45º para o arrefecer a 10 é muito diferente de aproveitares o ar a 20/25º do interior do carro para baixar para 10º.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                            O meu é inteligente [emoji16]
                                            Agora a sério - sim, estando com a recirculação em automático (que pode estar ON mesmo com AC Off), mantém fechado e abre quando o ar precisa de renovar (concentração elevada ou baixa de humidade, ou de X em X tempo). É o chamado climate control.
                                            Como é óbvio, pelo acima descrito, não precisas abrir vidros (ao comutar a recirculação, já deixa entrar/sair).
                                            Mas o meu é burro e não faz essa magia, por isso uso o truque acima descrito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu carro é antigo, e eu sempre fui mau em cálculos matemáticos, e mau em compreender técnicas de ar frio, limito-me a ligar o A/C e desfrutar do fresco, mas isso sou eu que sou um bocado limitado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                Atenção que não se trata de abrir totalmente o vidro. É apenas uma abertura de 1/2 cm.
                                                Isto porque o ar em recirculação acaba por ficar viciado e com excesso de humidade. A pequena fisga aberta na parte superior vai fazer com que o ar seja lentamente renovado sem provocar um aquecimento do ar interior.
                                                Repara que se tiveres um sistema a ir buscar 5 litros/segundo de ar a 45º para o arrefecer a 10 é muito diferente de aproveitares o ar a 20/25º do interior do carro para baixar para 10º.
                                                deu para perceber, mas não beneficias nada com isso só prejudicas a temperatura do habitáculo, ao pensar assim...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os Audi e VW com mais equipamento têm informação do consumo de combustível adicional com o AC ligado.
                                                  Pelo que testei numa Passat e num A4, o acréscimo era na ordem dos 0,5L/100Km

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                    deu para perceber, mas não beneficias nada com isso só prejudicas a temperatura do habitáculo, ao pensar assim...
                                                    Até tenho sérias dúvidas, do ponto de vista da economia, se não será mais benéfico manter o vidro fechado, e de X em X tempo (por exemplo, de 30 em 30 min) abrir duma vez meio vidro e fechar logo (para renovar o ar e níveis de humidade)...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O AC retira humidade ao ar, nao adiciona...

                                                      So faco "renovacao" do ar com o AC ligado quando sao libertados certos gases de escape dentro do habitaculo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                        deu para perceber, mas não beneficias nada com isso só prejudicas a temperatura do habitáculo, ao pensar assim...
                                                        De maneira nenhuma, porque consigo tirar mais rendimento do ar condicionado. as trocas de ar são minimas e o consumo do carro diminui. Hoje, simulei várias vezes em terreno plano as duas situações e verifiquei uma diferença de consumo a rondar 0.5 l. Claro que nestes dia estamos numa situação extrema e, em dias de calor "normal", não me parece que se note alguma diferença mensurável.
                                                        Nunca, como hoje, notei o AC a tirar potência ao carro. Normalmente não costumo notar a diferença do AC ligado ou desligado, mas hoje notava bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto mais fechado for o local melhor a eficiência do AC. Abrir janela é obrigar o ac a puxar mais ar quente pra fora do carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                            De maneira nenhuma, porque consigo tirar mais rendimento do ar condicionado. as trocas de ar são minimas e o consumo do carro diminui. Hoje, simulei várias vezes em terreno plano as duas situações e verifiquei uma diferença de consumo a rondar 0.5 l. Claro que nestes dia estamos numa situação extrema e, em dias de calor "normal", não me parece que se note alguma diferença mensurável.
                                                            Nunca, como hoje, notei o AC a tirar potência ao carro. Normalmente não costumo notar a diferença do AC ligado ou desligado, mas hoje notava bem.
                                                            O problema não é do AC em si.
                                                            O carro fica com menos potência qd o ar é muito quente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X