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Inspeção - que tipo de falha para faróis de nevoeiro da frente

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    Inspeção - que tipo de falha para faróis de nevoeiro da frente

    O título quase que diz tudo.

    Será que alguém me consegue dizer que tipo de falha na inspeção será ter um dos faróis de nevoeiro da frente inoperacionais?

    Obrigado pela ajuda

    #2
    Deve ser do tipo mais fraco (não sei se é o 1 ou o 3). Levei o Clio da minha tia à inspecção há uns meses e ficou com anotação apenas por o plástico de um dos faróis de nevoeiro estar rachado, portanto se estiver inoperacional de certeza que leva falha.

    Comentário


      #3
      Isso passa, levas apenas com uma anotação de grau 1. (mais leve)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
        O título quase que diz tudo.

        Será que alguém me consegue dizer que tipo de falha na inspeção será ter um dos faróis de nevoeiro da frente inoperacionais?

        Obrigado pela ajuda
        Penso que chumbas imediatamente.

        Onde vou, segundo o funcionário, caso não tivesse alinhado lá o farol de nevoeiro (que estava desalinhado) não me poderia passar o carro.... Portanto, calculo que a ausência dele seja ainda mais grave.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
          O título quase que diz tudo.

          Será que alguém me consegue dizer que tipo de falha na inspeção será ter um dos faróis de nevoeiro da frente inoperacionais?

          Obrigado pela ajuda
          consegues explicar melhor qual é o problema dos faróis? não os tinhas? não ligavam? estavam rachados?

          sei que no caso de anomalias dos faróis de nevoeiro vai tudo corrido a tipo 2, a única exceção contemplada no DL. é "mau estado, partidos ou fixação deficiente"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
            Penso que chumbas imediatamente.

            Onde vou, segundo o funcionário, caso não tivesse alinhado lá o farol de nevoeiro (que estava desalinhado) não me poderia passar o carro.... Portanto, calculo que a ausência dele seja ainda mais grave.
            Acho que isso também já depende do inspetor então. Esse devia andar do avesso

            Eu duvido muito que um farol do nevoeiro em baixo seja motivo para não passar o carro, mas claro que de uma anotação não se livra.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
              Acho que isso também já depende do inspetor então. Esse devia andar do avesso

              Eu duvido muito que um farol do nevoeiro em baixo seja motivo para não passar o carro, mas claro que de uma anotação não se livra.
              FN dianteiro desnivelado para baixo não é deficiência, mas desalinhado para cima é marcado como tipo 2, logo, ficha vermelha.

              A sua ausência pode dar chumbo, até por dois motivos: 1. teres o botão no painel e não funcionar e 2. porque os carros que têm FN dianteiro, conseguem acender também o traseiro só com os mínimos (porque, em teoria, os FN dianteiros estariam ligados). No entanto, um carro só com FN traseiro, este só pode acender com os médios, pelo que tem que se passar por um eletricista auto para retificar a situação.

              Comentário


                #8
                É uma anotação TIPO 2

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                  consegues explicar melhor qual é o problema dos faróis? não os tinhas? não ligavam? estavam rachados?

                  sei que no caso de anomalias dos faróis de nevoeiro vai tudo corrido a tipo 2, a única exceção contemplada no DL. é "mau estado, partidos ou fixação deficiente"
                  Um dos faróis está partido e inoperacional.

                  Já vi que não há consenso no tema. Não há uma lista de falhas? Eu não a encontrei, mas certamente haverá algures.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                    Um dos faróis está partido e inoperacional.

                    Já vi que não há consenso no tema. Não há uma lista de falhas? Eu não a encontrei, mas certamente haverá algures.
                    Vê acima.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                      Um dos faróis está partido e inoperacional.

                      Já vi que não há consenso no tema. Não há uma lista de falhas? Eu não a encontrei, mas certamente haverá algures.
                      Chumbas certinho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                        Chumbas certinho.
                        Sim, é tipo 2, e dá chumbo imediato.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                          Um dos faróis está partido e inoperacional.

                          Já vi que não há consenso no tema. Não há uma lista de falhas? Eu não a encontrei, mas certamente haverá algures.
                          Há consenso, pois.
                          INOPERACIONAL (sem funcionar) é 2 (chumbo).

                          Comentário


                            #14
                            só é nível 1 se tiver uma racha que não deixe entrar humidade e não desvie o feixe da luz (marca duma pedrada no rebordo, por exemplo)
                            tudo o resto dá chumbo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Sim, é tipo 2, e dá chumbo imediato.
                              Yep. Obrigado

                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Há consenso, pois.
                              INOPERACIONAL (sem funcionar) é 2 (chumbo).
                              Consenso não havia... o que havia é o normal aqui que é pessoas a opinar como se fosse facto quando estão erradas... enfim.



                              Obrigado a todos. Está claro que é tipo 2

                              Comentário


                                #16
                                mas se tens só um inoperacional , a resolução não deve ser nada de especial para o meteres a funcionar a não ser que o tenhas danificado...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                  (...)
                                  Consenso não havia... o que havia é o normal aqui que é pessoas a opinar como se fosse facto quando estão erradas... enfim.
                                  (...)
                                  Tirando uma pessoa (0bservador) que não deve ter percebido a parte o inoperacional (provavelmente leu apenas o "partido"), todos os outros disseram que chumbaria se estivesse inoperacional (deficiência nível 2).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    mas se tens só um inoperacional , a resolução não deve ser nada de especial para o meteres a funcionar a não ser que o tenhas danificado...
                                    Está bastante partido. Precisa de ser trocado. Levou uma pedrada (acho eu) em auto-estrada porque ouvi na altura um estouro relativamente grande e quando parei tenho o vidro do óculo partido (quase desapareceu). Mas não é essa a questão. Vai ser trocado claro. Era só por uma questão de timing, se podia fazer a inspeção primeiro

                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Tirando uma pessoa (0bservador) que não deve ter percebido a parte o inoperacional (provavelmente leu apenas o "partido"), todos os outros disseram que chumbaria se estivesse inoperacional (deficiência nível 2).
                                    Eram duas (Edge) também. Quando eu escrevi a mensagem estava 2 a 3!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                      (...)
                                      Eram duas (Edge) também. Quando eu escrevi a mensagem estava 2 a 3!
                                      Leste metade da resposta do Edge:
                                      Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                      Deve ser do tipo mais fraco (não sei se é o 1 ou o 3). Levei o Clio da minha tia à inspecção há uns meses e ficou com anotação apenas por o plástico de um dos faróis de nevoeiro estar rachado, portanto se estiver inoperacional de certeza que leva falha.
                                      Estava 1 a 4.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Peço desculpa por ter induzido em erro, estava convencido que não seria de nível 2. Nada como aprender uma coisita ou outra de vez em quando

                                        E já agora, eu pelos vistos tive sorte, pois dei uma batida no meu carro há uns tempos que afetou os suportes do farol de nevoeiro direito, deixando-o meio solto, mas ainda bem que não afetou o seu funcionamento, porque fui esta semana à inspeção
                                        Editado pela última vez por 0bservador; 09 August 2018, 14:49.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                          Peço desculpa por ter induzido em erro, estava convencido que não seria de nível 2. Nada como aprender uma coisita ou outra de vez em quando

                                          E já agora, eu pelos vistos tive sorte, pois dei uma batida no meu carro há uns tempos que afetou os suportes do farol de nevoeiro direito, deixando-o meio solto, mas ainda bem que não afetou o seu funcionamento, porque fui esta semana à inspeção
                                          Mas tiveste anotação 1?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Leste metade da resposta do Edge:


                                            Estava 1 a 4.
                                            Eu li toda... não tinha dúvidas que seria uma falha na inspeção. A dúvida é se era tipo 1 ou 2.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Eu li toda... não tinha dúvidas que seria uma falha na inspeção. A dúvida é se era tipo 1 ou 2.
                                              Ok.
                                              Admito que não é muito claro.

                                              Para mim anotação e falha são diferentes. Para mim "falha" é "chumbo", se falhar na inspecção significa que não passou (chumbou).
                                              — "Falhei no teste" (= chumbei)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                Eu li toda... não tinha dúvidas que seria uma falha na inspeção. A dúvida é se era tipo 1 ou 2.
                                                Tipo 1 não é falha, é anotação. Apenas se torna falha se não for corrigida na inspecção posterior.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Ok.
                                                  Admito que não é muito claro.

                                                  Para mim anotação e falha são diferentes. Para mim "falha" é "chumbo", se falhar na inspecção significa que não passou (chumbou).
                                                  — "Falhei no teste" (= chumbei)

                                                  Certo. Já percebi a intenção. Não tinha percebido à primeira... não são propriamente "termos técnicos" .. o termo técnico é deficiência sempre que depois é graduada consoante a gravidade.

                                                  De qualquer forma está tudo claro e isso é que inetressa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Mas tiveste anotação 1?
                                                    Não, passei sem anotações.

                                                    Daí ter depreendido que mesmo que estivesse fundido/inoperacional não passasse de anotação nível 1.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                      Certo. Já percebi a intenção. Não tinha percebido à primeira... não são propriamente "termos técnicos" .. o termo técnico é deficiência sempre que depois é graduada consoante a gravidade.

                                                      De qualquer forma está tudo claro e isso é que inetressa
                                                      Deficiências são todas. Há é deficiências (nível 1) que passam na inspecção (com anotação), e deficiências que não passam na inspecção (falha a inspecção).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas. Parece que há uma nova lei para a altura dos faróis de nevoeiro da frente? Já conheço dois carros que levaram com anotações tipo 1 por estarem baixos... Nunca lhe mexeram e este ano levaram com isso. É mesmo certo, ou foi para implicarem?
                                                        Mais um biscate para o mecânico...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                                                          Boas. Parece que há uma nova lei para a altura dos faróis de nevoeiro da frente? Já conheço dois carros que levaram com anotações tipo 1 por estarem baixos... Nunca lhe mexeram e este ano levaram com isso. É mesmo certo, ou foi para implicarem?
                                                          Mais um biscate para o mecânico...


                                                          Não é só os faróis de nevoeiro.

                                                          Neste momento estão a "apontar" a luminosidade/intensidade de luz, bem como o nivelamento... quer sejam os faróis normais, quer sejam os de nevoeiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Não é só os faróis de nevoeiro.

                                                            Neste momento estão a "apontar" a luminosidade/intensidade de luz, bem como o nivelamento... quer sejam os faróis normais, quer sejam os de nevoeiro.
                                                            Por acaso na IPO que fiz agora em Junho notei que perderam muito mais tempo na inspeção dos faróis que o habitual nos anos anteriores, coincidência?

                                                            Comentário

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