Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha entre os pequenos gasosas turbinados ou os normais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolha entre os pequenos gasosas turbinados ou os normais

    Após ver a discussão no tópico dos motores turbinados, resolvi abrir um tópico onde me pudessem ajudar com alguns esclarecimentos.


    Pessoal,venho aqui para tentar perceber o que poderá ser melhor para uma determinada utilização.


    O meu pai pretende um veículo para as suas voltas. Não são voltas muito grandes por regra, uma ida ao norte do país duas a três vezes por ano (<1000Km cada).
    A maior parte do tempo será nacional com ae, sendo que até 35% será em cidade ou na aldeia.

    Tinha pensado nos motores 1.2 (até perguntei num tópico de motores do Ibiza) ou algo por essa cilindrada.
    Mas agora lembrei-me dos blocos mais pequenos a gasolina com turbo, os tais 1.0, 1.1, etc que existem em alguns modelos de utilitários.

    A primeira questão é se valem mais a pena estes mais pequenos com turbo em relação aos "tradicionais" 1.2?

    Depois se sim, se existem problemas crónicos conhecidos nesses motores?

    Depois terei de procurar algo que agrade esteticamente :D

    O meu pai gostou do Fiesta (1.0 ecoboost, certo?).


    Isto será em mercado de usados.

    Obrigado desde já.


    Eu só não abri outro tópico porque era mais um falar sobre estes motores.

    Não sei se existe algum a falar de comparação entre os dois tipos de motores em questão, fica difícil fazer essa pesquisa no telemóvel. Se houver e eu não o tiver visto, avisem sff.
    Senão também abro o tópico para ser uma discussão mais específica.

    Neste momento tenho comigo diariamente um Ibiza 1.2 de 70cv, de 2005 (isto é, montado e vendido em 2005). E também consigo experimentar um 1.2 de 70cv de 2013 (lá está, montado e vendido num Ibiza de 2013) mas não sei se têm muita diferença entre si, ou se o motor não sofreu actualizações de uma altura para outra.
    Sabem?

    Sobre os turbinados ainda vou ter de experimentar opções com o meu pai.
    Também não queríamos gastar muito, até 10.000€.

    Já vi que o da Hyundai e Kia é o mesmo, 1.0, de 100cv e 172Nm.

    Alguma contra-indicação sobre algum em específico.

    #2
    O Fiesta é uma boa escolha, tem o motor mais antigo e com provas dadas.

    Cumps

    Comentário


      #3
      um turbinado é a opção a seguir, esquece os atmosféricos, e o Ford fiesta Ecoboost 1.0cc é uma excelente opção...

      Comentário


        #4
        Mais um voto para o Fiesta. Nada como experimentar para veres a diferença para os outros concorrentes.

        Comentário


          #5
          os não turbinados, além de raríssimos neste momento no mercado, são bons para cidade e é só. motor turbinado all the way. por 10 mil encontras com uns 4 anos e com menos de 40 mil kms.

          Comentário


            #6
            Ok.
            Agora é mesmo experimentar alguns modelos para ver como são e em comparação com os 1.2 normais.

            Em relação ao Fiesta, a designação Ti VCT não é do motor ecoboost (cerca de 100cv) pois não? Ainda é referente a um motor sem turbo, certo?

            E além do Fiesta têm feedback de outros modelos?
            Editado pela última vez por Macavenco; 18 August 2018, 23:51.

            Comentário


              #7
              Sim, penso que seja referente ao 1.0 80cv do mk7.5 e ao 1.1 70 ou 85cv do mk8, ambos sem turbo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                os não turbinados, além de raríssimos neste momento no mercado, são bons para cidade e é só. motor turbinado all the way. por 10 mil encontras com uns 4 anos e com menos de 40 mil kms.
                Até para cidade o turbo é melhor. É muito maus fácil de fazer ponto de embraiagem, pára arranca, etc

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                  Ok.
                  Agora é mesmo experimentar alguns modelos para ver como são e em comparação com os 1.2 normais.

                  Em relação ao Fiesta, a designação Ti VCT não é do motor ecoboost (cerca de 100cv) pois não? Ainda é referente a um motor sem turbo, certo?

                  E além do Fiesta têm feedback de outros modelos?
                  .
                  Ti VCT é a versão atmosférica

                  Tenho o 1.0 80 cavalos e neste momento a fazer 100% cidade está nos 5.8 aos 100

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                    Até para cidade o turbo é melhor. É muito maus fácil de fazer ponto de embraiagem, pára arranca, etc
                    estava a falar em consumos e pelo que leio aqui, que o turbo puxa mais pelo motor por causa das baixas dele. só tenho experiência a gasóleo e a gasolinas sem turbo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BMN Ver Post
                      .
                      Ti VCT é a versão atmosférica

                      Tenho o 1.0 80 cavalos e neste momento a fazer 100% cidade está nos 5.8 aos 100
                      Pezinhos de lã?

                      Comentário


                        #12
                        Por experiência própria, o turbo é melhor porque tem logo muito mais força.
                        Mas em cidade, para para arranca e se a condução for a baixa velocidade e sem pretenção de pressa acho que ainda escolheria um atmosférico 4 cilindros. Ganha-se mais em suavidade.
                        Em consumo urbano no turbo vai ser tendencialmente mais variável, o que para obter bons valores tem de se conduzir com pezinhos de lã. É a utilização onde se dá pior.
                        Também depende do motor em causa e do condutor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Pezinhos de lã?
                          Por acaso nem por isso.

                          A única pessoa com pezinhos de lã que conduz o fiesta já conseguiu 4.3 num misto 80% nacional e 20% cidade, isso eu nunca consegui fazer, o mínimo que fiz foi 4.5 só em nacional

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BMN Ver Post
                            .
                            Ti VCT é a versão atmosférica

                            Tenho o 1.0 80 cavalos e neste momento a fazer 100% cidade está nos 5.8 aos 100
                            5.8L a gasolina em 100% cidade???

                            É um híbrido, não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BMN Ver Post
                              .
                              Ti VCT é a versão atmosférica

                              Tenho o 1.0 80 cavalos e neste momento a fazer 100% cidade está nos 5.8 aos 100
                              5.8L\100 em cidade... com um motor atmosférico, andas com um híbrido e não sabes...

                              Comentário


                                #16
                                Não conheço o motor 1.0T da Ford mas se for parecido com o da Opel (1.0T 110cv) então é um belo foguete que se mexe bem sem gastar muito.

                                Do motor 1.2 de 64cv (em 2005) para o de 2013 vão mais 6cv (70cv) pelo que notas alguma diferença. Também notas que desde para ai 2007 o 1.2 acelera levemente o relantim quando vais engatar a primeira para tornar o ponto de embraigem mais fácil. Em todo o caso, tanto um como o outro, são dos piores motores que se podem ter em termos de potencia/consumo uma vez que andam pouco para aquilo que bebem. Ao menos são resistentes... O 1.2 da Fiat idem aspas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim 5.8 em cidade, é o resultado de um motor atmosférico + s/s + baixo peso.

                                  Um híbrido a fazer 5.8 em cidade é péssimo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em termos de motores a ford não é nada de especial, mas o fiesta seria a minha escolha pelo chassi

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver Post
                                      Em termos de motores a ford não é nada de especial, mas o fiesta seria a minha escolha pelo chassi
                                      Podes desenvolver?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sempre gastaram um bocadinho, mas sempre foram motores fiáveis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A questão é o carro será escolhido essencialmente pelo motor ?

                                          Penso que há poucos carros com as duas alternativas, um caso é o Fiat 500 que tem o 0,9 de 85 cv é o 1,2 de 69 cv. Não conduzi nenhum, há quem diga que o 1,2 atmosférico é mais simpático de utilizar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu já conduzi os dois e... tenho o 0.9 de 85cv.

                                            São mundos diferentes, o 1.2 de 69cv é um motor redondo com uma progressão linear, mas aquilo não tem lá grandes performances... é pastelão.

                                            O 1.2 tem 69cv às 5500rpm e 102Nm às 3000rpm, tendo uma aceleração no Panda Lounge de 14.2s e 164km/h de velocidade máxima.

                                            Por outro lado, o 0.9 de 85cv é de outro campeonato, tem um comportamento bastante nervoso e é bem mais expedito em todas as situações, fruto de 85cv às 5500rpm e 145Nm logo às 1900rpm. Isso permite que o Panda Lounge tenha uma aceleração de 11.2s e 177km/h de velocidade máxima.

                                            Só os 3 segundos de diferença de aceleração já dá para ver bem como são diferentes esses motores.

                                            Quando me questionam se o 0.9 consome mais que o 1.2... eu respondo NIM.

                                            Se conduzirmos o 0.9 com as performances do 1.2 (mesmas velocidades, mesmo estilo de condução), o 0.9 é mais económico, mas... o problema é que esse motor de 875cc incentiva o condutor e puxar pelo motor, não por precisar de rotação para progredir, mas pelo ronco do motor e pela forma como o motor responde acima das 3000rpm.

                                            A Top Gear quando testou o 0.9 disse que este motor desperta o hooligan que existem em nós.

                                            Ou seja, se conduzirmos o 0.9 de forma que o 1.2 não consegue lá chegar... o 0.9 consome mais.

                                            Eu tive um Panda 4X4 1.3 Multijet e tenho agora o Panda 4X4 0.9 TwinAir, em estrada o 0.9 consegue consumos mais baixos que o motor a diesel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gasolina sem turbo e baixa potência é voltar à idade da pedra.
                                              Sempre que pego num, e tenho andando com um desenrasca de 90cv 1.4 aspirado por Portugal quando nao ha forma de me deslocar, da me vontade de atirar da ponte abaixo.
                                              Mil, dez mil, um milhao de vezes um 1.0 turbo com potência semelhante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                Eu já conduzi os dois e... tenho o 0.9 de 85cv
                                                Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                São mundos diferentes, o 1.2 de 69cv é um motor redondo com uma progressão linear, mas aquilo não tem lá grandes performances... é pastelão.

                                                O 1.2 tem 69cv às 5500rpm e 102Nm às 3000rpm, tendo uma aceleração no Panda Lounge de 14.2s e 164km/h de velocidade máxima.

                                                Por outro lado, o 0.9 de 85cv é de outro campeonato, tem um comportamento bastante nervoso e é bem mais expedito em todas as situações, fruto de 85cv às 5500rpm e 145Nm logo às 1900rpm. Isso permite que o Panda Lounge tenha uma aceleração de 11.2s e 177km/h de velocidade máxima.

                                                Só os 3 segundos de diferença de aceleração já dá para ver bem como são diferentes esses motores.

                                                Quando me questionam se o 0.9 consome mais que o 1.2... eu respondo NIM.

                                                Se conduzirmos o 0.9 com as performances do 1.2 (mesmas velocidades, mesmo estilo de condução), o 0.9 é mais económico, mas... o problema é que esse motor de 875cc incentiva o condutor e puxar pelo motor, não por precisar de rotação para progredir, mas pelo ronco do motor e pela forma como o motor responde acima das 3000rpm.

                                                A Top Gear quando testou o 0.9 disse que este motor desperta o hooligan que existem em nós.

                                                Ou seja, se conduzirmos o 0.9 de forma que o 1.2 não consegue lá chegar... o 0.9 consome mais.

                                                Eu tive um Panda 4X4 1.3 Multijet e tenho agora o Panda 4X4 0.9 TwinAir, em estrada o 0.9 consegue consumos mais baixos que o motor a diesel.
                                                Ronco do motor, um 0.9 de 85cv

                                                Náguento

                                                Este forum nao tem seccao de peripecias? Por favor!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podes chamar barulho, som, o que quiseres... usei ronco como podia usar outro sinónimo.

                                                  E sim o "..." (preencher com o sinónimo que se preferir) do 0.9 em aceleração é engraçado pois faz lembrar uma mota de grande cilindrada.

                                                  Não te esqueças que esse motor é o único motor do mercado que tem 2 cilindros, e tem uma sonoridade diferente de qualquer outro... É bem diferente dos 3 cilindros.

                                                  Editado pela última vez por Panda4x4; 22 August 2018, 09:49.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Voltando à comparação do 1.2 atmosférico VERSUS 0.9 turbinado presentes no Panda/500...

                                                    No 0.9 existe a função ECO e aproxima mais o 0.9 do 1.2 em termos de números, mas mesmo assim, o 0.9 tem melhores respostas.

                                                    Esta função castra o motor, deixando-o com 77,5cv às 5500rpm e 100Nm às 2000rpm, mas mesmo nessas condições, apesar de se notar bem a falta de performance, tem números mais agradáveis que o 1.2

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      Sempre gastaram um bocadinho, mas sempre foram motores fiáveis.

                                                      Mas nos ecoboost até consomem abaixo dos tce por exemplo.

                                                      Os motores 1.25 sim bebem um pouco mais que a concorrencia mas tambem era os que andavam mais a par do punto. Ca por casa ha um que andava a beber 7 litros

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                        [FONT=Verdana]

                                                        Ronco do motor, um 0.9 de 85cv

                                                        Náguento

                                                        Este forum nao tem seccao de peripecias? Por favor!!!
                                                        ? Por acaso, tem mais carácter que 90% dos motores de 4 cil que por aí andam. Não percebo este complexo que a malta tem contra os pequenos motores.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                          ? Por acaso, tem mais carácter que 90% dos motores de 4 cil que por aí andam. Não percebo este complexo que a malta tem contra os pequenos motores.
                                                          Ora bem, eu tenho complexo porque estou a dizer que um 2cil nao tem ronco, ok.
                                                          Nada até 5cil tem ronco, salvas rarissimas excepcoes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estive interessado num segmento b novo, equipado com os tricilindricos da prache... quase não há carros para testar. Só encontrei um polo com o 1.0 sem turbo, ou seja 70 cvs. Para o meu paladar sabe a muito pouco... mesmo sabendo ao que ia.

                                                            4 pessoas e a/c ligado faziam dos arranques um suplicio e os consumos não eram de todo agradáveis. Acredito que os modelos turbinados sejam muito mais eficientes e prazeirosos de conduzir, não será dificil

                                                            Refiz as minhas contas e vi que o diesel compensava, mesmo correndo o risco das "chatisses da moda", pelo que ainda não foi desta

                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X