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Para que serve IUC ?

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    Para que serve IUC ?

    é impressão minha ou é frequente ver as estradas nacionais e não só, com as linhas mal pintadas ou em alguns casos quase invisíveis.

    bermas com capim, arbustos a tapar sinais verticais, sinais sujos, bermas em mau estado entre tantas outras cenas semelhantes.

    o IUC não cobre este tipo de manutenção ?

    mesmo em estradas que pagamos para circular também vejo cenas semelhantes.

    será desleixo ou anda tudo a sugar e a gozar com o que pagamos ?

    #2
    E as obras que demoram 3-15 dias....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
      é impressão minha ou é frequente ver as estradas nacionais e não só, com as linhas mal pintadas ou em alguns casos quase invisíveis.

      bermas com capim, arbustos a tapar sinais verticais, sinais sujos, bermas em mau estado entre tantas outras cenas semelhantes.

      o IUC não cobre este tipo de manutenção ?

      mesmo em estradas que pagamos para circular também vejo cenas semelhantes.

      será desleixo ou anda tudo a sugar e a gozar com o que pagamos ?
      Título e tópico estranho, principalmente tendo sido aberto por ti.

      Todos sabemos mais ou menos a resposta a essa pergunta.

      Mais interessante seria discutir um "novo modelo" de IUC.

      A mim parece me que o atual é altamente injusto, desproporcional e que poderá trazer grandes problemas a médio prazo.

      Comentário


        #4
        Infelizmente é mesmo assim, claramente que a verba do IUC não vai para manutenção, infraestruturas totalmente ou praticamente deitadas ao abandono, limpeza muitas vezes nem anual é de facto revoltante...

        Comentário


          #5
          Serve para a gente pagar.

          Comentário


            #6
            Para pagar o subsidio de deslocação dos artistas daquele circo que dá pelo nome de Assembleia da República

            Comentário


              #7
              Serve para cobrir buracos... Não os literais na estrada, mas os orçamentais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Título e tópico estranho, principalmente tendo sido aberto por ti.

                Todos sabemos mais ou menos a resposta a essa pergunta.

                Mais interessante seria discutir um "novo modelo" de IUC.

                A mim parece me que o atual é altamente injusto, desproporcional e que poderá trazer grandes problemas a médio prazo.

                a ideia seria abordar um pouco de tudo em relação ao IUC.

                nos últimos 11 anos os valores subiram demasiado e não temos qualquer retorno visível, aliás acho que pouco mudou em termos de qualidade das estradas.

                Comentário


                  #9
                  os LIKES voltaram.

                  finalmente

                  Comentário


                    #10
                    Para que serve IUC ?

                    Para mim o iuc é igual ao imi embora dirigido a chupistas diferentes.

                    Tenho-os como uma renda a pagar ao estado para ter carro e casa em meu nome.

                    O benefício como pagador é zero, já q nas estradas q uso pago principescamente para as utilizar na sua grande maioria.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                      Para mim o iuc é igual ao imi embora dirigido a chupistas diferentes.

                      Tenho-os como uma renda a pagar ao estado para ter carro e casa em meu nome.

                      O benefício como pagador é zero, já q nas estradas q uso pago principescamente para as utilizar na sua grande maioria.
                      isto, penso exactamente o mesmo....

                      Comentário


                        #12
                        Nós continuamos a ignorar a realidade e achar que somos uma excepção, martirizados por impostos sobre o automóvel altos quando mais ninguém o é. Nada mais errado.

                        Excepto países com uma enorme indústria automóvel própria e/ou produção líquida (isto é, exportam mais carros que importam) a maior parte dos países taxa agressivamente o automóvel. Nomeadamente porque é um bem de consumo (importado na maioria dos casos) e de elevado valor unitário.

                        Nunca os impostos sobre o automóvel são dirigidos (apenas) para a manutenção da rede rodoviária. Esse argumento faz pouco ou nenhum sentido.

                        Servem apenas para o Estado moderar a balança comercial (por isso é que existem taxas às importações e os Estados dentro de um mercado comum não o podendo fazer, fazem-no através deste tipo de impostos) e, simultaneamente, obter receita para áreas que não são financiáveis por receitas próprias (nomeadamente Saúde e Educação).

                        Sim, isto não é popular. Mas tem toda a sua lógica, mesmo que seja politicamente incorrecto dizê-lo.

                        No caso da reforma de 2007, o princípio foi simples: trocar um imposto de aquisição mais baixo por um imposto de posse mais elevado, daí os IUCs elevados e um ISV mais baixo que o anterior IA. Sim, provavelmente foi vendido como uma descida de impostos que na verdade, no longo prazo, nunca o seria. Nomeadamente para quem mantém o carro por muitos anos.
                        Editado pela última vez por Andre; 16 August 2018, 21:14.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                          Nós continuamos a ignorar a realidade e achar que somos uma excepção, martirizados por impostos sobre o automóvel altos quando mais ninguém o é. Nada mais errado.

                          Excepto países com uma enorme indústria automóvel própria e/ou produção líquida (isto é, exportam mais carros que importam) a maior parte dos países taxa agressivamente o automóvel. Nomeadamente porque é um bem de consumo (importado na maioria dos casos) e de elevado valor unitário.

                          Nunca os impostos sobre o automóvel são dirigidos (apenas) para a manutenção da rede rodoviária. Esse argumento faz pouco ou nenhum sentido.

                          Servem apenas para o Estado moderar a balança comercial (por isso é que existem taxas às importações e os Estados dentro de um mercado comum não o podendo fazer, fazem-no através deste tipo de impostos) e, simultaneamente, obter receita para áreas que não são financiáveis por receitas próprias (nomeadamente Saúde e Educação).

                          Sim, isto não é popular. Mas tem toda a sua lógica, mesmo que seja politicamente incorrecto dizê-lo.
                          Ninguém se queixa directamente dos impostos que paga, mas sim da carga fiscal vs média salarial nacional.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                            Nós continuamos a ignorar a realidade e achar que somos uma excepção, martirizados por impostos sobre o automóvel altos quando mais ninguém o é. Nada mais errado.

                            Excepto países com uma enorme indústria automóvel própria e/ou produção líquida (isto é, exportam mais carros que importam) a maior parte dos países taxa agressivamente o automóvel. Nomeadamente porque é um bem de consumo (importado na maioria dos casos) e de elevado valor unitário.

                            Nunca os impostos sobre o automóvel são dirigidos (apenas) para a manutenção da rede rodoviária. Esse argumento faz pouco ou nenhum sentido.

                            Servem apenas para o Estado moderar a balança comercial (por isso é que existem taxas às importações e os Estados dentro de um mercado comum não o podendo fazer, fazem-no através deste tipo de impostos) e, simultaneamente, obter receita para áreas que não são financiáveis por receitas próprias (nomeadamente Saúde e Educação).

                            Sim, isto não é popular. Mas tem toda a sua lógica, mesmo que seja politicamente incorrecto dizê-lo.

                            No caso da reforma de 2007, o princípio foi simples: trocar um imposto de aquisição mais baixo por um imposto de posse mais elevado, daí os IUCs elevados e um ISV mais baixo que o anterior IA. Sim, provavelmente foi vendido como uma descida de impostos que na verdade, no longo prazo, nunca o seria. Nomeadamente para quem mantém o carro por muitos anos.
                            O IUC não serve para o seu propósito. É mais um imposto como outro qualquer em que não se sabe onde é aplicado.

                            Comentário


                              #15
                              IUC é mais um imposto directo previsto nos OA e nada tem haver especificamente com o factor estradas ou prevenção rodoviária.

                              É um imposto estudado, calculado e recebido pela AT que vai directamente para o Ministério das Finanças.

                              Comentário


                                #16
                                Para mim o IUC especialmente depois de 2007 é bastante injusto e penalizador para o utilizador o que nem tem grande lógica pois se estas viaturas mais recentes supostamente poluem menos que as anteriores a 2007 porque razão pagamos mais?
                                O que eu quero dizer é que não preciso que me baixem o IUC dos meus carros depois de 2007 agora que atualizem sim os carros antes de 2007 para isso ser minimamente justo para toda a gente, logo emissões iguais ou superiores valores iguais ou superiores

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                  Para mim o IUC especialmente depois de 2007 é bastante injusto e penalizador para o utilizador o que nem tem grande lógica pois se estas viaturas mais recentes supostamente poluem menos que as anteriores a 2007 porque razão pagamos mais?
                                  O que eu quero dizer é que não preciso que me baixem o IUC dos meus carros depois de 2007 agora que atualizem sim os carros antes de 2007 para isso ser minimamente justo para toda a gente, logo emissões iguais ou superiores valores iguais ou superiores
                                  Não concordo com essa sugestão. As pessoas que pagam IUC com valores aplicados antes 7/2007, também pagaram muito mais pelos seus carros na compra inicial.
                                  Falo por mim que paguei cerca de 8.500€ mais se tivesse comprado posterior a essa data.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                    Não concordo com essa sugestão. As pessoas que pagam IUC com valores aplicados antes 7/2007, também pagaram muito mais pelos seus carros na compra inicial.
                                    Falo por mim que paguei cerca de 8.500€ mais se tivesse comprado posterior a essa data.
                                    Penso que depende de versão para versão isso deve ter sido uma situação mais extrema não tenho aqui valores para comparar antes e depois de 7/2007 mas o meu pai em 2007 andava com ideias de trocar de carro e acabou por fazer em 2008 e as diferenças não foram nessa ordem nem de perto nem de longe

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se um imposto de circulação é aplicado cegamente a viaturas que não circulam, do que é que estamos admirados?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                        Penso que depende de versão para versão isso deve ter sido uma situação mais extrema não tenho aqui valores para comparar antes e depois de 7/2007 mas o meu pai em 2007 andava com ideias de trocar de carro e acabou por fazer em 2008 e as diferenças não foram nessa ordem nem de perto nem de longe
                                        Estou-me a basear num 2000 cm3 160 cv de 2007 (co2 148 g/km)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                          Se um imposto de circulação é aplicado cegamente a viaturas que não circulam, do que é que estamos admirados?
                                          isso podia ser resolvido com uma taxa ( mais uma ) no combustivel.

                                          quem mais consome é porque anda mais, assim estaria mais justo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                            Nós continuamos a ignorar a realidade e achar que somos uma excepção, martirizados por impostos sobre o automóvel altos quando mais ninguém o é. Nada mais errado.

                                            Excepto países com uma enorme indústria automóvel própria e/ou produção líquida (isto é, exportam mais carros que importam) a maior parte dos países taxa agressivamente o automóvel. Nomeadamente porque é um bem de consumo (importado na maioria dos casos) e de elevado valor unitário.

                                            Nunca os impostos sobre o automóvel são dirigidos (apenas) para a manutenção da rede rodoviária. Esse argumento faz pouco ou nenhum sentido.

                                            Servem apenas para o Estado moderar a balança comercial (por isso é que existem taxas às importações e os Estados dentro de um mercado comum não o podendo fazer, fazem-no através deste tipo de impostos) e, simultaneamente, obter receita para áreas que não são financiáveis por receitas próprias (nomeadamente Saúde e Educação).

                                            Sim, isto não é popular. Mas tem toda a sua lógica, mesmo que seja politicamente incorrecto dizê-lo.

                                            No caso da reforma de 2007, o princípio foi simples: trocar um imposto de aquisição mais baixo por um imposto de posse mais elevado, daí os IUCs elevados e um ISV mais baixo que o anterior IA. Sim, provavelmente foi vendido como uma descida de impostos que na verdade, no longo prazo, nunca o seria. Nomeadamente para quem mantém o carro por muitos anos.
                                            o imposto de circulação deveria ser 100% utilizado para conservação, reparação ou construção das vias.

                                            não faz sentido pagar essa taxa para ter um serviço tão fraco, da mesma forma que não concordo pagar para andar em auto estradas sem segurança ou com obras a atrapalhar a fluidez de tráfego.

                                            este imposto, tal como outros, são usados para beneficiar alguns esquemáticos dentro de uma classe que conhecemos bem.

                                            tal como o que pagamos em impostos/taxas na eletricidade para financiar TV/Rádio etc - mas isto é outro tema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                              Para mim o iuc é igual ao imi embora dirigido a chupistas diferentes.

                                              Tenho-os como uma renda a pagar ao estado para ter carro e casa em meu nome.

                                              O benefício como pagador é zero, já q nas estradas q uso pago principescamente para as utilizar na sua grande maioria.
                                              triste realidade e 100% verdade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O IUC é "apenas" mais um imposto sobre o automóvel, circules com ele ou não, tirando os velhos (aka clássicos).

                                                Concordo com o seu princípio e existência, mas não com a sua não correspondência ao mundo real, além de que veria com bons olhos uma revisão do mesmo, nomeadamente nos motociclos em que é completamente descabido uma mota com 800 cc e 60 ou 70 cv pagar o mesmo que uma 1300 com o dobro de cv!

                                                PS: comparativamente com outros países da UE até é relativamente "pouco caro" (diferente de dizer barato)...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu por mim, de cada vez que oiço alguém sugerir REVISÕES EM IMPOSTOS, até me arrepio, pois já sei que qualquer revisão vai sempre resultar em PAGAR MAIS IMPOSTO.

                                                  Que o IUC está mal calculado, mal aplicado e totalmente errada a sua aplicação, acho que ninguém tem dúvidas. O problema é que quem irá mexer nele, não vai fazer melhor.

                                                  Enfim, são os dirigentes que colocamos para mandarem em nós...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda recentemente circulei largas centenas de km nos EUA e em Itália, em ambos os casos genericamente as estradas não são melhores do que por aqui.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                      isso podia ser resolvido com uma taxa ( mais uma ) no combustivel.

                                                      quem mais consome é porque anda mais, assim estaria mais justo.
                                                      Infelizmente...
                                                      Até concordo com isto.
                                                      E deveria ser uma norma pelo menos Europeia, que seria a forma mais directa e justa da malta pagar nos terrenos onde pisa.
                                                      Mas bem sabemos que tudo isto é muito rebuscado, dinheiro perde-se pelo caminho e nem se sabe para que entidades vai.

                                                      Acabarem com o IUC e aplicarem-no ao combustível daria o quê, uns 5 ou 10cts por litro?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Infelizmente...
                                                        Até concordo com isto.
                                                        E deveria ser uma norma pelo menos Europeia, que seria a forma mais directa e justa da malta pagar nos terrenos onde pisa.
                                                        Mas bem sabemos que tudo isto é muito rebuscado, dinheiro perde-se pelo caminho e nem se sabe para que entidades vai.

                                                        Acabarem com o IUC e aplicarem-no ao combustível daria o quê, uns 5 ou 10cts por litro?
                                                        Metiam esse imposto no combustivel e, uns anos mais tarde, criavam o ICU Imposto de circulação único.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                          o imposto de circulação deveria ser 100% utilizado para conservação, reparação ou construção das vias.
                                                          se bem me recordo, a diferença entre imposto e taxa é que nos impostos as receitas não têm de ter destino certo. já as taxas, essas sim têm uma contrapartida definida

                                                          ou seja, o que estás a dizer é que deviamos substituir o imposto de circulação por uma taxa de circulação. É uma possibilidade, mas os montantes envolvidos são tão altos que duvido que venha acontecer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu acho que como estava antes de 2007 era a melhor maneira, ainda que pudesse ser mais ajustado nos escalões.

                                                            Era um imposto de circulação. Só comprava que circulava nesse ano.

                                                            Por outro lado de quando a quando haviam ajustes nos escalões (lembram-se?), pelo que o mercado de usados funcionava de forma mais homogénea...

                                                            Para ser ainda melhor, faltava apenas afinar os escalões, e talvez trabalhá-los pela relação peso/potência. Seria pelo menos um pouco mais justo

                                                            Mas isto é só a minha opinião...

                                                            Cump.

                                                            Comentário

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