Após 25 anos, o Punto morreu

A mostrar resultados 1 para 17 de 17

Título: Após 25 anos, o Punto morreu

  1. #1
    Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4,831

    Por Defeito Após 25 anos, o Punto morreu

    Após 25 anos, o Punto morreu


    fiat-punto.jpg

    A Fiat não incluiu o Punto nos planos de futuro da marca, que foram apresentados em junho pelo falecido Sergio Marchionne, e o que se temia aconteceu finalmente. O Punto chegou ao fim.

    O Punto morreu. Não conseguimos dar esta notícia de outra maneira.
    Introduzido no mercado em 1993, como o sucessor do Uno, o Punto, fez parte da gama da Fiat durante 25 anos e cessou, finalmente, a produção e não parece que haja algum sucessor no futuro. Pelo menos na Europa. A sua produção e comercialização vão continuar, até data incerta, na Índia e a América do Sul terá um substituto: o Argo.
    Foram duas décadas e meia de um modelo que se tornou, nas suas três gerações, uma vista comum nas estradas, um pouco por todo o mundo. Foi um dos sobreviventes das sucessivas lideranças da Fiat, um campeão de vendas e carro do ano na Europa. Mas, as novas regras de emissões, os custos de produção e a vontade de Marchionne decretaram o fim de um modelo que está nas estradas desde 1993. A atenção da marca é agora depositada no 500 (e suas múltiplas variantes) e no Panda.


    Mas o compacto da marca de Turim não foi apenas o carro da família, também foi o desportivo, o carro do “tuning”, o primeiro meio de independência de muitos jovens e o local de paixão e luxúria de tantos outros. A versão GT foi, até, motivo de comédia em Portugal (quem, vivendo a internet da década de 2000 não se lembra da frase “jovem, tens um Punto GT?”). O pequeno Fiat foi até estrela de jogos de vídeo.
    Em três gerações, o pequeno Punto cresceu. Tornou-se no Grande Punto, mas ao fazê-lo a Fiat voltou a apostar na simplicidade e fiabilidade que os seus modelos mais populares costumam ter.
    O Punto tornou-se um ícone. No total foram vendidas mais de nove milhões de unidades, em todos os países onde a Fiat vendeu o modelo, incluindo Índia e América do Sul.
    O Punto morreu. Viva o Punto!

    fonte:https://www.automag.pt/2018/08/17/ap...-punto-morreu/



  2. #2
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4,659

    Por Defeito

    O facto de não ter um substituto previsto deixa-me ainda mais triste.

  3. #3
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    62,581

    Por Defeito

    Isso é que eu acho estranho, sendo um carro popular, que é afinal o espírito da marca. Pode não ter substituto directo no mesmo formato, mas pelo menos um substituto "espiritual", nem que seja em formato... SUV!!

  4. #4
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Drive like you were on fire!!!
    Posts
    71,577

    Por Defeito

    já tinha visto ontem. os modelos não podem durar sempre. se um corolla tem praí 40 anos, ou um golf, este com 25 também não fica atrás em termos de notoriedade. vamos ver o que aparrece entretanto.

  5. #5
    Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    3,184

    Por Defeito

    Repost


  6. #6
    LIC
    LIC está online
    Chefe de Equipa LIC's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009
    Localização
    Com os pés na terra.
    Posts
    26,685

    Por Defeito

    Faz-se um Fiat 500 de 5 portas e um Fiat 500 grand cabrio e está feito.

  7. #7
    Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4,831

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Faz-se um Fiat 500 de 5 portas e um Fiat 500 grand cabrio e está feito.
    isso basicamente já existe actualmente, não percebo porque não deram continuidade a um dos modelos mais vendidos, tudo bem foi o sucessor do Fiat Uno, agora podiam dar outro nome ao sucessor, volta e meia ainda vão acabar por recuar na decisão...

  8. #8
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4,659

    Por Defeito

    Supostamente o sucessor espiritual vai ser o 500 Giardiniera.

  9. #9
    LIC
    LIC está online
    Chefe de Equipa LIC's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009
    Localização
    Com os pés na terra.
    Posts
    26,685

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Supostamente o sucessor espiritual vai ser o 500 Giardiniera.
    Parece a traseira do Nuovo Y



    Daqui: https://www.investireoggi.it/motori/...entro-il-2022/

  10. #10
    RAD
    RAD está offline
    Piloto de Rallye RAD's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    13,318

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Parece a traseira do Nuovo Y



    Daqui: https://www.investireoggi.it/motori/...entro-il-2022/
    Um 500 esticado, sem 5 portas e com a mala do Y. Credibilidade zero.

  11. #11
    LIC
    LIC está online
    Chefe de Equipa LIC's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009
    Localização
    Com os pés na terra.
    Posts
    26,685

    Por Defeito

    Pesquisei por: 500 Giardiniera

  12. #12
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4,659

    Por Defeito

    Isso é um render, ainda para mais do 500 pré-facelift.

  13. #13
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    9,450

    Por Defeito

    na expressão "o rei morreu, viva o rei", os vivas são ao novo rei, o herdeiro

    como neste caso o punto não vai ter sucessor, parece uma tolice

  14. #14
    LIC
    LIC está online
    Chefe de Equipa LIC's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009
    Localização
    Com os pés na terra.
    Posts
    26,685

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    na expressão "o rei morreu, viva o rei", os vivas são ao novo rei, o herdeiro

    como neste caso o punto não vai ter sucessor, parece uma tolice
    Torna-se numa república
    O 500 entrou de fininho e foi-se impondo, tal como nos primórdios da república.

  15. #15
    Piloto Veterano Vrumm's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003
    Localização
    Provavelmente... nas nuvens
    Posts
    23,922

    Por Defeito

    Foi o meu primeiro carro em 02/2000, comprado novo em Alfragide (na altura ainda não era IMV).

    Tinha 21 anos acabadinhos de fazer, fui levantar com o meu Pai (patrocinador oficial...) e ainda me lembro do cuidado do vendedor... entremos na zona de entregas, estava tapado com um pano de veludo azul e o vendedor começou a destapar lentamente, primeiro a aparecer foi a óptica direita e dai despiu se o resto.

    Encarnado como se quer num italiano e 3portas, como deve de ser!

    O vendedor dentro do carro a explicar me tudo o que eu já sabia HÁ MESES!

    Hora de arrancar e os joelhos tremiam! Como se aquilo tivesse 500cvs...

    Experiência que nunca mais se repetiu... não há como a primeira vez.

    Se aquele carro falasse...

    Fiz muita asneirada e foi nele que comecei as primeiZ alterações... barra AA (não curvava nada de especial...) e umas OZ superligera com espacadores...

    Depois tive um acidente em que me safei ileso com muita sorte... e achei que o carro nunca mais foi o mesmo. Foi vendido com 3 anos e <50.000kms.

    A Fiat está a explorar a teta do 500 até à exaustão, vamos ver como resulta no longo prazo.

  16. #16
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2007
    Localização
    Casa
    Posts
    19,217

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Isso é que eu acho estranho, sendo um carro popular, que é afinal o espírito da marca. Pode não ter substituto directo no mesmo formato, mas pelo menos um substituto "espiritual", nem que seja em formato... SUV!!
    Concordo.

    Parece-me um absurdo um generalista deixar vacante um segmento tão importante e onde tem bastante Know how.

  17. #17
    Consultor Dias's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004
    Localização
    Dooooooooh - Springfield
    Posts
    6,354

    Por Defeito

    Tem bastante know how mas fundos limitados e "mais cavalos onde apostar".

    O maior problema da Fiat e dos seus modelos è serem quase exclusivos da Europa, por isso o 500 è a excepçao. Dentro do grupo FCA ha mais marcas com potencias modelos globais que estao a colocar a FIAT como cada vez menos relevante.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •