Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen Ax Gt 1988

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen Ax Gt 1988

    Boa Tarde
    Sou o Telmo, sou de VIseu e tenho 26Anos.
    Decidi inscrever aqui no forum pelo facto, de ter trazido a estrada, o fantástico carro Citroen Ax GT de Janeiro de 1988, que irei postar fotos em breve pois vai entrar para a pintura.
    tenho varias duvidas sobre o carro em si, pois mesmo sendo um apaixonado por carros, quando nasci ja este 1 serie tinha deixado de ser fabricado, dai saber poucas informações a sobre o mesmo.
    Exteriormente esta origem, a excepção das jantes, mas que tenho as 4 originais que parecem jantes de ferro, e de uma ponteira de escape.
    No interior esta original, e em razoável estado, pois o tablier esta rachado, cronico da serie 1, julgo!!! e que não esta fácil achar um para substituir.
    A nível mecânico já foi todo recuperado, gastei la a volta de 1000€ segundo o mecânico com descontos por ser par mim(junta da cabeça, como precaução, todas as tubagens, trovoes, uma revisa completa em todos os componentes mecânicos, e de segurança, tem molas koni que o antigo proprietário ja tinha. Tem algumas alterações mecânicas, que não sei ao certo pois o proprietário na me disse tudo, mas pelo que percebi tem caixa do Ax gti, gicleur(penso ser assim que se diz) do alfa romeo 33, uma segunda ventoinha comandada do interior.
    Penso ja ter dito algo sobre o carrito, agora vem algumas das minhas duvidas.
    o carro e de 15-Janeiro-1988, ou seja um dos primeiros serie 1, penso eu.
    foi fabricado em franca, pois e um VF7 o vin. Melhor ou pior que o fabricado em Mangualde?
    No símbolo na mala onde tem AX GT, a parte de GT e em vermelho, mas muitos são cinza.qual a diferença?
    Dizem que o carburador do 1serie e 2serie são diferentes, e que o da 1serie anda mais.Porque?
    Preciso de, faróis de longo alcanço, plástico cava da roda dianteira lado do condutor e um tablier. se me conseguirem dizer onde arranjar agradeço

    #2
    procura no forumcitroen e mesmo assim vai ser difícil. já é um modelo com 30 anos e não se vêem muitos na estrada. o tablier realmente é crónico deles. o meu sobrinho tem 4 citros e só há poucos meses é que comprou um outro de marca diferente e quase por obrigação, já que não arranjava nada do que queria na marca ou era tudo fora do orçamento dele.

    gostei do mecânico, que te disse ficar a esse preço por ser para ti. deve ter sido um preço especial por causa dos trovões.

    Comentário


      #3
      Por acaso não és emigrante ou filho de emigrantes? Pergunto por cause do gicleur (e de alguma gramática estranha) [emoji4]
      Mas a questão tem um fundamento - para arranjar peças, provavelmente fóruns ou clubes auto franceses seriam o melhor sítio!

      Comentário


        #4
        O AX GT da 1a série e da 2a série até fins de 1992 tinham motor com carburador e debitava 85cv.
        Os de 2a série de 1993 em diante, devido à obrigatoriedade de catalisador passaram a injecção e tinham somente 75cv. Eram muito mais lentos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
          O AX GT da 1a série e da 2a série até fins de 1992 tinham motor com carburador e debitava 85cv.
          Os de 2a série de 1993 em diante, devido à obrigatoriedade de catalisador passaram a injecção e tinham somente 75cv. Eram muito mais lentos.
          Isso acho que não tinha a ver com o catalisador. A versão 1.4 80cv é uma versão mais potente da que havia que era o 1.4 71cv que depois com catalisador passou a 75cv.

          Tal como o 1.0 passou de 45 pa 50 e o 1.1 de 55 pa 60.

          Um pouco ao contrário das outras marcas que a potência desceu com a chegada do catalisador e injecção.

          Comentário


            #6
            Tirando os 1.0 e 1.1 que passaram de 45 para 50 e de 55 para 60, todos os outros perderam potência.
            O GT passou de 85 para 75 e o próprio GTI (que já era de injeção) também perdeu 5cv, passando de 100 para 95.

            Em 1988 o 1.4 tinha 65cv nas versões normais e 85 no GT.

            Comentário


              #7
              o meu zx, de início de 92, ainda tinha que se puxar o ar e tal, era um 1124cc de 60cv. entretanto tive outro que vendi o ano passado, mas o 1360cc de 75v, este mais moderno e era apenas mais novo meio ano, de final de agosto de 92.

              Comentário


                #8
                O as GT de 85 cv era uma maravilha de se conduzir, graças ao peso pluma, andava muito bem, tinha muita disponibilidade e um belo ronco.

                Mesmo com os pneus 165 em jante 13 curvava muito bem.

                Comentário


                  #9
                  aqui também mora um ax gt de 1992, que mecanicamente será idêntico
                  este é o 3º ax gt que compro e um deles era de 1988 com o problema cronico do tablier
                  se tiveres alguma dúvida regista-te aqui
                  Axclub • Índice

                  apesar de o facebook ter contribuído para o desaparecimento dos fóruns mais específicos, este ainda não foi abaixo
                  também tens o AX GARAGE no facebook, onde andam lá uns gurus dos ax.

                  o pessoal brinca com os valores das reparações do ax, mas o que comprei estava todo escafiado, tanto por fora como por dentro, e depois de ter sido todo reparado de mecânica e electricidade, também deixei no mecânico um pouco mais do que tu.
                  o meu tinha um motor do ax 14 tzs, que era de 65cv e quando o comprei achava que faltava ali um pouco de pulmão.
                  como o motor tinha uma camisa de um cilindro descolada e como era mais fraco, consegui arranjar um motor GT com 130000km numa sucata.
                  desse dador ainda consegui tirar mais umas coisas que deram jeito para recuperar o meu

                  Comentário


                    #10
                    vendi este e arrependi-me logo


                    este é o que tenho agora e só lhe falta uma pintura para ficar como quero

                    Comentário


                      #11
                      a mesa ainda não caiu? tem as pernas tortas!

                      gostava mais do ax vermelhinho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        procura no forumcitroen e mesmo assim vai ser difícil. já é um modelo com 30 anos e não se vêem muitos na estrada. o tablier realmente é crónico deles. o meu sobrinho tem 4 citros e só há poucos meses é que comprou um outro de marca diferente e quase por obrigação, já que não arranjava nada do que queria na marca ou era tudo fora do orçamento dele.

                        gostei do mecânico, que te disse ficar a esse preço por ser para ti. deve ter sido um preço especial por causa dos trovões.

                        Sim acredito que fosse um preço especial para mim, somos amigos de infância
                        sabe quanto custa um destribuicão, e uma correia de alternador?
                        quanto fica discos e pastilhas?
                        quanto fica rectificar tambores?
                        sabes o valor e trabalho de uma retificacão de motor e de todas as tubagens?

                        estamos a falar que o carro mecanicamente esta como novo, pensas que e barato?

                        Comentário


                          #13
                          o vermelho fica bem no AX, o meu infelizmente e cinza, com ica branca.
                          nao e o mesmo modelo do teu, o teu penso ser ja o mk2, ainda com carburadores, o meu e o MK1, com aquele tablier medonho, e mais mal insonorizado.

                          tem também ainda os vidros cor de cobre de origem

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CitroenAXGT1988 Ver Post
                            o vermelho fica bem no AX, o meu infelizmente e cinza, com ica branca.
                            nao e o mesmo modelo do teu, o teu penso ser ja o mk2, ainda com carburadores, o meu e o MK1, com aquele tablier medonho, e mais mal insonorizado.

                            tem também ainda os vidros cor de cobre de origem
                            sim, os da foto são mk2 mas de resto é tudo idêntico aos mk1.
                            o mk1 que tive de 1988 serviu de dador para o vermelho, desde motor até suspenções

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              a mesa ainda não caiu? tem as pernas tortas!

                              gostava mais do ax vermelhinho.
                              com duas verdadeiras máquinas na foto e vais reparar nas pernas da mesa?
                              algo vai mal por aí

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Tirando os 1.0 e 1.1 que passaram de 45 para 50 e de 55 para 60, todos os outros perderam potência.
                                O GT passou de 85 para 75 e o próprio GTI (que já era de injeção) também perdeu 5cv, passando de 100 para 95.

                                Em 1988 o 1.4 tinha 65cv nas versões normais e 85 no GT.
                                exactamente.
                                o meu primeirocarro foi um 10tre de1991 e era o motor 994cc com 45cv.
                                posteriormente apareceram os 1.0 de injeção e catalizador em que esses motores ganharam 5cv.
                                nos GT e GTi é como referes, com os catalisadores perderam cavalagem, e no caso dos gt ficaram com 75cv

                                Comentário


                                  #17
                                  Em 1988 o meu pai comprou um AX 11 TRE. 1124cc e 55cv.
                                  Ainda se pensou no 14 TRS de 1360cc e 65cv mas a diferença era grande.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CitroenAXGT1988 Ver Post
                                    sabe quanto custa um destribuicão, e uma correia de alternador?
                                    quanto fica discos e pastilhas?
                                    quanto fica rectificar tambores?
                                    sabes o valor e trabalho de uma retificacão de motor e de todas as tubagens?

                                    estamos a falar que o carro mecanicamente esta como novo, pensas que e barato?
                                    Assim por alto, em material:
                                    Distribuição: 100€;
                                    Correia alternador: 15€;
                                    Discos e calços: 80€.
                                    O resto, não faço ideia, e deve ser o mais caro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                      Tirando os 1.0 e 1.1 que passaram de 45 para 50 e de 55 para 60, todos os outros perderam potência.
                                      O GT passou de 85 para 75 e o próprio GTI (que já era de injeção) também perdeu 5cv, passando de 100 para 95.

                                      Em 1988 o 1.4 tinha 65cv nas versões normais e 85 no GT.

                                      Então e o 14 71cv do 405 a carburador ? Não era uma versão do 65 e que depois passou a 75 ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Em 1988 o meu pai comprou um AX 11 TRE. 1124cc e 55cv.
                                        Ainda se pensou no 14 TRS de 1360cc e 65cv mas a diferença era grande.
                                        O meu tambem teve um 11 TRE, caixa de 5 velocidades e vidros eléctricos.

                                        O raio do motor nessa carcaça tinha uma energia do demo !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Adorava ter um Ax sport branco. Com dois carburadores Webber 40, aquilo bem afinado cuidado!!! Uma raridade nos tempos de hoje.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            O meu tambem teve um 11 TRE, caixa de 5 velocidades e vidros eléctricos.

                                            O raio do motor nessa carcaça tinha uma energia do demo !
                                            penso que os TRE eram todos equipados com caixa de 5 vel, vidros electricos e escurecidos e fecho central de portas, inclusive o 10TRE que tive.
                                            havia uma grande diferença de andamento do 10 para 0 11

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                              Adorava ter um Ax sport branco. Com dois carburadores Webber 40, aquilo bem afinado cuidado!!! Uma raridade nos tempos de hoje.
                                              se procurares bem ainda encontras, mas os preços ui ui, e se for um phase I mais raro e caro é.
                                              tive hipótese de comprar um branco phase I, mas quando o fui ver desisti logo.
                                              estava parado à mais de 10 anos, a carroçaria estava a ficar toda podre e ainda por cima estava mal arranjada de ter andado aos trambolhões.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                Adorava ter um Ax sport branco. Com dois carburadores Webber 40, aquilo bem afinado cuidado!!! Uma raridade nos tempos de hoje.
                                                Tive de Agosto de 87 um com dois Solex 40. Ainda hoje me arrependo ter vendido.

                                                Andei uma época sempre com dores de costas e o carro era uma tortura, vendi em vez de o guardar.

                                                Antes tinha tido um 106 Rallye S1 preto e depois fui tirar um 106 xsi 1.4 ainda sem catalizador da rua onde esteve alguns anos ao abandono.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Então e o 14 71cv do 405 a carburador ? Não era uma versão do 65 e que depois passou a 75 ?
                                                  Nope, esse 1.4 de 72cv do 405 era motor XU também conhecido por motor alentejano, os ax só saíram com motor TU.
                                                  Em relação aos AX GT tive um de 5 portas com bloco 1.6 e mais recentemente tive um furio 1.4 de injeção que apesar de ser desenrascado não tinha o andamento dos primeiros GT.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                    Nope, esse 1.4 de 72cv do 405 era motor XU também conhecido por motor alentejano, os ax só saíram com motor TU.
                                                    Em relação aos AX GT tive um de 5 portas com bloco 1.6 e mais recentemente tive um furio 1.4 de injeção que apesar de ser desenrascado não tinha o andamento dos primeiros GT.
                                                    Exacto. O AX estreou os motores TU dentro da PSA. Por exemplo, um amigo do meu pai tinha comprado uns anos antes do meu pai ter comprado o AX 11TRE, um 205 GT. Apesar da cilindrada semelhante, não era o motor do AX GT. Tinha 80cv ao invés dos 85 do AX e o bloco era o XU.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                      penso que os TRE eram todos equipados com caixa de 5 vel, vidros electricos e escurecidos e fecho central de portas, inclusive o 10TRE que tive.
                                                      havia uma grande diferença de andamento do 10 para 0 11
                                                      Sim os TRE tinham tudo isso . Salvo erro os TRS , que era nivel disponivel com o 14 , tinha tambem conta-rpm.

                                                      TRE tinham tambem tampões nas rodas em vez de vir só com jante de ferro e tinha tambem um friso lateral ou coisa parecida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                        Nope, esse 1.4 de 72cv do 405 era motor XU também conhecido por motor alentejano, os ax só saíram com motor TU.
                                                        Em relação aos AX GT tive um de 5 portas com bloco 1.6 e mais recentemente tive um furio 1.4 de injeção que apesar de ser desenrascado não tinha o andamento dos primeiros GT.
                                                        Ah então é isso, era o motor ainda dos BX da 1ª geração. Ok, está esclarecido então

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Sim os TRE tinham tudo isso . Salvo erro os TRS , que era nivel disponivel com o 14 , tinha tambem conta-rpm.

                                                          TRE tinham tambem tampões nas rodas em vez de vir só com jante de ferro e tinha tambem um friso lateral ou coisa parecida.
                                                          Em 1988 a lista de versões do AX cá em Portugal era a seguinte:

                                                          AX 10 RE 954cm3 45cv caixa 4v
                                                          AX 11 RE 1124cm3 55cv caixa 4v
                                                          AX 11 TRE 1124cm3 55cv caixa 5v
                                                          AX 14 TZS (3p) e TRS(5p) 1360cm3 65cv caixa 5v
                                                          AX GT 1360cm3 85cv caixa 5v
                                                          AX Sport 1297 cm3 95cv caixa 5v.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Sim os TRE tinham tudo isso . Salvo erro os TRS , que era nivel disponivel com o 14 , tinha tambem conta-rpm.

                                                            TRE tinham tambem tampões nas rodas em vez de vir só com jante de ferro e tinha tambem um friso lateral ou coisa parecida.
                                                            O nosso era exactamente assim:

                                                            citroen-ax-1986-1998-277_11411_969X727.jpg

                                                            Frisos nas portas, tampões nas rodas, porta luvas fechado, portas forradas sem chapa à vista.
                                                            Coisas que o 11 RE não tinha.

                                                            citroen-ax-11-re-10.jpg
                                                            Editado pela última vez por edununo; 19 August 2018, 10:29.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X