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Problema com medida dos pneus

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    Problema com medida dos pneus

    Boas.
    Comprei há 1 mês um carro usado importado. Na altura que fechei o negócio, o carro ainda não estava legalizado.
    Fiquei então a aguardar o precesso de legalização e logo que o stand deu autorização, fui buscar o carro.
    Acontece que agora recebi o livrete e não está lá a medida de pneus que o carro sempre teve desde que o vi.
    Arranjei um fotocópia do COC e lá também não está a medida que o carro tem equipada neste momento.
    O homem do stand diz que o carro veio com aquelas jantes da Holanda (país de onde o carro é proveniente).
    Como devo proceder agora? Deve o stand assumir as despesas de legalização?

    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

    #2
    Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
    Boas.
    Comprei há 1 mês um carro usado importado. Na altura que fechei o negócio, o carro ainda não estava legalizado.
    Fiquei então a aguardar o precesso de legalização e logo que o stand deu autorização, fui buscar o carro.
    Acontece que agora recebi o livrete e não está lá a medida de pneus que o carro sempre teve desde que o vi.
    Arranjei um fotocópia do COC e lá também não está a medida que o carro tem equipada neste momento.
    O homem do stand diz que o carro veio com aquelas jantes da Holanda (país de onde o carro é proveniente).
    Como devo proceder agora? Deve o stand assumir as despesas de legalização?

    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


    O mais "estranho" é não ter a medida no COC e ter passado na inspecção...

    Sinceramente fizeste a compra e é suposto estar tudo em ordem... ora o que no caso não parece que seja.

    É ver isso, para que eles procedam à regularização da situação.

    Comentário


      #3
      Eu dirigi-me ao centro de inspeção onde o stand fez a inspecção aquando da legalização, sendo que até foram eles que me deram a fotocópia do COC, mas eles dizem que as medidas dos pneumáticos não é da responsabilidade deles. Também achei estranho..
      Há alguma lei que me "defenda" nesta situação?

      Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

      Comentário


        #4
        Atenção com esses carros. Não acho que não se deva comprar carros no mercado unico da UE, alias, dever-se-ia fazer mais pois é uma forma de pressionar para baixo os preços dos carros vendidos em Portugal. Se o mercado da UE estivesse verdadeiramente liberalizado não se pagariam taxas de importação, não haveriam matriculas K e não existiriam referencias a datas de fabrico nas mesmas, isso são tudo medidas anti-concorrenciais e na minha opinião há matéria suficiente para ir a tribunal europeu da concorrência, claro que não isso interessa ao estado nem aos empresários donos de stands portugueses

        Como dizia no inicio, cuidado com carros importados que não correspondam aquilo que a documentação oficial diz, atenção aos "extras a mais" também

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
          Eu dirigi-me ao centro de inspeção onde o stand fez a inspecção aquando da legalização, sendo que até foram eles que me deram a fotocópia do COC, mas eles dizem que as medidas dos pneumáticos não é da responsabilidade deles. Também achei estranho..
          Há alguma lei que me "defenda" nesta situação?

          Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


          Claro que não será da responsabilidade, mas se carro não tem nenhuma medida do COC... não deveria ter passado.

          No caso, tenta ver com o stand para que solucionem a questão.

          Comentário


            #6
            Vou ver com eles então. O meu receio é que eles não queiram assumir..

            Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
              Eu dirigi-me ao centro de inspeção onde o stand fez a inspecção aquando da legalização, sendo que até foram eles que me deram a fotocópia do COC, mas eles dizem que as medidas dos pneumáticos não é da responsabilidade deles. Também achei estranho..
              Há alguma lei que me "defenda" nesta situação?

              Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
              A lei do consumidor. Compraste o carro com o objectivo de estar legal, certo?

              O carro está legal? Não? Então é uma nao2 conformidade.

              Comentário


                #8
                Não só comprei com o objectivo de estar legal, como não me foi informado que havia alguma não conformidade...

                Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  se o processo de legalização já foi todo feito, e tens uma medida de pneus que não está averbada e passou pelo IPO(que é a parte mais interessante) e agora recebes o DUA e não tens a medida averbada dos pneus que tens no carro, os que te venderam o carro só tem de levar o carro ao LTA pagar 160€ receber o certificado e depois ir ao IMT pagar mais 30€ para ficarem averbados... se houve treta eles é que tem de resolver...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    se o processo de legalização já foi todo feito, e tens uma medida de pneus que não está averbada e passou pelo IPO(que é a parte mais interessante) e agora recebes o DUA e não tens a medida averbada dos pneus que tens no carro, os que te venderam o carro só tem de levar o carro ao LTA pagar 160€ receber o certificado e depois ir ao IMT pagar mais 30€ para ficarem averbados... se houve treta eles é que tem de resolver...
                    ...ou então, meterem uns pneus da medida que consta no documento.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                      ...ou então, meterem uns pneus da medida que consta no documento.

                      O que não me admiraria nada que o pudessem ter feito.

                      No entanto, o user lá comprou um carro com "aquelas" jantes... e agora ou averba ou tem de trocar por outras... que na volta possam não ser do seu agrado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                        ...ou então, meterem uns pneus da medida que consta no documento.
                        o problema é que os pneus e jantes averbados devem ser inferiores aos actuais o que altera logo o visual do carro, e é mais dispendioso que legalizar a medida já montada...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          O mais "estranho" é não ter a medida no COC e ter passado na inspecção...
                          Quase ninguém liga a isso nos centros de inspecção. Especialmente se as jantes forem OEM.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                            Quase ninguém liga a isso nos centros de inspecção. Especialmente se as jantes forem OEM.

                            Em regra, acredito que poderá passar ao lado.

                            Mas centro há, que mesmo assim estão em cima.

                            Comentário


                              #15
                              mais uma salgalhada à portuguesa e no final o comprador é que tem que se desenrascar.

                              nobel, retira a assinatura.

                              Comentário


                                #16
                                Qual é o carro?
                                A diferença de medidas pode estar relacionado com as emissões de co2 que alteram o escalão de imposto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois, eu não entendo como o carro passa na IPO nestas condições. As jantes são OEM em 17", sendo que no livrete só constam medidas de 15" e 16"...

                                  Edit: o carro é um Alfa Romeo Mito 1.3 JTD de 2014
                                  Editado pela última vez por Nobel; 23 August 2018, 05:21.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Em regra, acredito que poderá passar ao lado.

                                    Mas centro há, que mesmo assim estão em cima.
                                    Sem dúvida. Mas são tantos carros a passar que muito dificilmente umas jantes OEM vão dar nas vistas.
                                    Além de que convém aos centros manter clientes e não os reprovar por coisas insignificantes :p
                                    Todos os males fossem as pessoas aumentarem o tamanho das jantes e consequentemente a largura de borracha em contacto com o chão.

                                    Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                    Pois, eu não entendo como o carro passa na IPO nestas condições. As jantes são OEM em 17", sendo que no livrete só constam medidas de 15" e 16"...

                                    Edit: o carro é um Alfa Romeo Mito 1.3 JTD de 2014
                                    Aposto que o Mito 1.3 JTD desse ano não tem homologação para jante de 17'' em Portugal.
                                    Vais ter de ser tu a tratar disso.

                                    Manda mail para a TDS e pergunta-lhes se é possível homologar o tamanho sem recorrer ao LTA.
                                    TDS Auto - Home

                                    Ou então simplesmente deixa andar. Muito dificilmente alguém irá implicar contigo, especialmente se tens jantes OEM.
                                    O carro passa especificamente por teres jantes OEM e ninguém ligar muito aos tamanhos, logo que não seja uma coisa absurda.

                                    Tenho um Punto diesel em casa (de 2014 também, curiosamente), com o mesmo motor do teu MiTo, com jantes de 17'' OEM. Ele tinha jantes de 15'', originalmente, e os tamanhos de 15'' e de 16'' averbados no livrete mas, após contactar a TDS, disseram-me que não era possível homologar jantes de 17'' no modelo desse ano.
                                    O que é que eu fiz? Absolutamente nada.
                                    O carro já foi à sua primeira inspecção e eu até comentei com o inspector e ele disse-me que isso não interessava para nada, logo que tivesse borracha em condições. E eu não sou daqueles que deixa a nota no cinzeiro.
                                    Editado pela última vez por brkncrss; 23 August 2018, 05:38.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                      Sem dúvida. Mas são tantos carros a passar que muito dificilmente umas jantes OEM vão dar nas vistas.
                                      Além de que convém aos centros manter clientes e não os reprovar por coisas insignificantes :p
                                      Todos os males fossem as pessoas aumentarem o tamanho das jantes e consequentemente a largura de borracha em contacto com o chão.


                                      Aposto que o Mito 1.3 JTD desse ano não tem homologação para jante de 17'' em Portugal.
                                      Vais ter de ser tu a tratar disso.

                                      Manda mail para a TDS e pergunta-lhes se é possível homologar o tamanho sem recorrer ao LTA.
                                      TDS Auto - Home

                                      Ou então simplesmente deixa andar. Muito dificilmente alguém irá implicar contigo, especialmente se tens jantes OEM.
                                      O carro passa especificamente por teres jantes OEM e ninguém ligar muito aos tamanhos, logo que não seja uma coisa absurda.

                                      Tenho um Punto diesel em casa (de 2014 também, curiosamente), com o mesmo motor do teu MiTo, com jantes de 17'' OEM. Ele tinha jantes de 15'', originalmente, e os tamanhos de 15'' e de 16'' averbados no livrete mas, após contactar a TDS, disseram-me que não era possível homologar jantes de 17'' no modelo desse ano.
                                      O que é que eu fiz? Absolutamente nada.
                                      O carro já foi à sua primeira inspecção e eu até comentei com o inspector e ele disse-me que isso não interessava para nada, logo que tivesse borracha em condições. E eu não sou daqueles que deixa a nota no cinzeiro.


                                      Claro que os centros e inspectores poderão facilitar...

                                      Mas o premente da questão, passa por aí, não estar averbado e em operação stop... se for daquelas que vêm as cosas com olhos de ver, aí não escapa.


                                      Quanto à deixa TDS, sem sombra de dúvidas que é o caminho a seguir, já tive de entrar em contacto com os mesmos e foram impecáveis.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                        Sem dúvida. Mas são tantos carros a passar que muito dificilmente umas jantes OEM vão dar nas vistas.
                                        Além de que convém aos centros manter clientes e não os reprovar por coisas insignificantes [emoji14]
                                        Todos os males fossem as pessoas aumentarem o tamanho das jantes e consequentemente a largura de borracha em contacto com o chão.


                                        Aposto que o Mito 1.3 JTD desse ano não tem homologação para jante de 17'' em Portugal.
                                        Vais ter de ser tu a tratar disso.

                                        Manda mail para a TDS e pergunta-lhes se é possível homologar o tamanho sem recorrer ao LTA.
                                        TDS Auto - Home

                                        Ou então simplesmente deixa andar. Muito dificilmente alguém irá implicar contigo, especialmente se tens jantes OEM.
                                        O carro passa especificamente por teres jantes OEM e ninguém ligar muito aos tamanhos, logo que não seja uma coisa absurda.

                                        Tenho um Punto diesel em casa (de 2014 também, curiosamente), com o mesmo motor do teu MiTo, com jantes de 17'' OEM. Ele tinha jantes de 15'', originalmente, e os tamanhos de 15'' e de 16'' averbados no livrete mas, após contactar a TDS, disseram-me que não era possível homologar jantes de 17'' no modelo desse ano.
                                        O que é que eu fiz? Absolutamente nada.
                                        O carro já foi à sua primeira inspecção e eu até comentei com o inspector e ele disse-me que isso não interessava para nada, logo que tivesse borracha em condições. E eu não sou daqueles que deixa a nota no cinzeiro.
                                        A TDS é uma empresa que trata de legalização de medidas diferentes?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se a medida fôr escrita no modelo 9 mas não estiver no COC, o que acontece é um pouco "cinzento". Teoricamente nem a inspecção nem o imt deviam aceitar, mas na prática depende do que o centro de inspecção fizer. Se estiver dentro da tolerância normal (penso que ainda são 5%), fica anotada a divergência mas passa, logo o IMT vai aceitar e na IPO seguinte nem aparece como divergência.

                                          Quem lida com importações com frequência sabe disso. Não é truque nenhum, é só consequência das regras e leis feita por malta que ainda vive em 1643 e não sabe sequer o que é um carro, mas é-lhe atribuida competência de quem é expert na matéria.

                                          De qualquer maneira, já passou um ano, mas podes sempre tentar recorrer à boa vontade do vendedor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                            A TDS é uma empresa que trata de legalização de medidas diferentes?


                                            Nop... isso é a LTA.

                                            A TDS é a empresa que em Portugal "faz legalização" das viaturas da Fiat, por exemplo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isto é de facto uma situação chata mas também penso que deve dar para meter o averbamento para jantes de 17 sem problemas de maior o problema é que devia ser o stand a pagar eu por exemplo no meu A4 tenho averbadas jantes de 16,17 e 18 mas sei que dá averbarar 19 pois existem pneus na catalogo com essas medidas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                                A TDS é uma empresa que trata de legalização de medidas diferentes?
                                                A TDS é essencialmente um intermediário.
                                                O que eles vão fazer, é tratar do assunto com a marca em teu nome. Nada mais.

                                                Caso não o consigam fazer, vão-te encaminhar para a LTA para "testes."

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  Se a medida fôr escrita no modelo 9 mas não estiver no COC, o que acontece é um pouco "cinzento". Teoricamente nem a inspecção nem o imt deviam aceitar, mas na prática depende do que o centro de inspecção fizer. Se estiver dentro da tolerância normal (penso que ainda são 5%), fica anotada a divergência mas passa, logo o IMT vai aceitar e na IPO seguinte nem aparece como divergência.
                                                  Andei uns tempos com um carro que tinha uns pneus mais baixos do que a medida mais baixa averbada no livrete. O carro não era meu, mas fui à IPO com ele, com algum receio que levasse alguma anotação, mas passou. Na vez seguinte que lá fui, com um outro carro, falei nisso ao inspetor, que me referiu essa tolerância de 5%.

                                                  Mas também me referiu que em caso de paragem pela polícia, eles não querem saber dessa tolerância e pode dar azo a que o carro já só saia da operação stop de reboque.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    O que é que eu fiz? Absolutamente nada.
                                                    O carro já foi à sua primeira inspecção e eu até comentei com o inspector e ele disse-me que isso não interessava para nada, logo que tivesse borracha em condições. E eu não sou daqueles que deixa a nota no cinzeiro.
                                                    Isto é falso. Qualquer IPO tem a obrigação de verificar a medida das rodas consoante aquilo que está no livrete. Há uma tolerancia de 5% face à medida homologada, que fica registada na folha.

                                                    Lá porque facilitam, é mentira que isso "não interesse para nada".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                                      Andei uns tempos com um carro que tinha uns pneus mais baixos do que a medida mais baixa averbada no livrete. O carro não era meu, mas fui à IPO com ele, com algum receio que levasse alguma anotação, mas passou. Na vez seguinte que lá fui, com um outro carro, falei nisso ao inspetor, que me referiu essa tolerância de 5%.

                                                      Mas também me referiu que em caso de paragem pela polícia, eles não querem saber dessa tolerância e pode dar azo a que o carro já só saia da operação stop de reboque.


                                                      Pois... de facto há essa questão de tolerância... mas para as autoridades isso é "zero"... no caso e para eles não há qualquer tolerância.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                        Isto é falso. Qualquer IPO tem a obrigação de verificar a medida das rodas consoante aquilo que está no livrete. Há uma tolerancia de 5% face à medida homologada, que fica registada na folha.

                                                        Lá porque facilitam, é mentira que isso "não interesse para nada".
                                                        Como é que podes extrapolar que o que ele me disse de repente é o que todos fazem?
                                                        Especialmente quando fiz questão de contar algo que se passou comigo e de não necessariamente generalizar para todos os casos, mas sim apenas reforçar que é pouco provável que alguém vá implicar com isso no centro de inspeções, especialmente quando são jantes OEM.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas,
                                                          Aconteceu-me o mesmo... A uns meses comprei o meu carro (importado) num stand e na altura pelo que disseram estava tudo em ordem, livrete entregue, revisão feita, etc, etc...
                                                          Há umas semanas fui fazer a inspecção e o carro passou, no entanto a medida dos pneus não era a que constava no livrete. O homem ainda me perguntou se tinha mudado de pneus e até pensei que fosse chumbar, mas não, não quiseram saber. Disseram que para eles isso não tem importância, apenas tinha que averbar no livrete ou trocar pelas indicadas porque se for parado podem apreender os documentos e pagar multa. Outro senhor que lá estava disse para ir a um concessionário (neste caso BMW) e pedir um documento de como o carro pode andar com essa medida. Fui lá tratar disso, mandara-me fazer o pedido por email... Já fui ao stand também para explicar a situação e disseram que iam resolver a situação... Entretanto já passaram umas 3-4 semanas e nada da BMW nem do stand.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se fosse um jipe iam logo todos na IPO correr a ver a medida dos pneus, se consta do livrete.
                                                            Quando lá vou até fazem bicha para ver quem fica a inspeccionar, mas lixam-se sempre.
                                                            Cambada do caraças, aperta com o stand e ameaça com advogado.
                                                            Continua a estar na mão de caramelos estas ilegalidades que depois afetam o cidadão comum.

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