Sugestões para SUV

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Título: Sugestões para SUV

  1. #1
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    Por Defeito Sugestões para SUV

    Caros foristas,
    pretendo adquirir um SUV para trabalho, que seja porreiro em terra batida, mas que irá circular maioritariamente em auto-estrada (cerca de 1/3 terra batida e 2/3 auto-estrada). O orçamento é até 20.000€, e pode ser tanto novo como em segunda mão. Alguém tem sugestões?

    Estive a ver modelos como o Dacia Duster, Skoda Yeti, Honda CRV, VW Tiguan, Toyota Rav4, Mercedes ML320... Naturalmente este últimos para caírem dentro do orçamento já seriam carros com mais de 10 anos...

    Obrigado


  2. #2
    Piloto Lendário TerranoII's Avatar
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    Por Defeito

    já viste este tópico ?
    https://forum.motorguia.net/forum-ge...motos-rzr.html


    e o Clube TT ?
    Talvez fosse melhor começar por aí
    https://forum.motorguia.net/clube-tt/

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    já viste este tópico ?
    https://forum.motorguia.net/forum-ge...motos-rzr.html


    e o Clube TT ?
    Talvez fosse melhor começar por aí
    https://forum.motorguia.net/clube-tt/

    Obrigado pelo resposta.
    Hmmm eu conduzo um Nissan Terrano de 1996, e como consome bastante (além de pagar classe 2), estava a tentar um upgrade no conforto interior, bem como em consumos. Assim na diagonal, a maioria das coisas que vi nas páginas sugeridas, eram para terra batida à séria, e com consumos de fazer corar a minha carteira.

    A ideia de um Duster é ter uma coisa nova e básica, a chatice é que tenho lido que em auto-estrada, e/ou a maiores velocidades, trepida e faz algum barulho, o que deve ser uma chatice se quiser conversar, ouvir rádio, atender chamadas e perceber o outro lado... Conheço algumas pessoas com um Duster e que estão contentes com o carro, mas ninguém que ao final da semana chegue a acumular 1000km nas rodas como eu, e por isso sem opinião nesse campo...
    Todos os outros que tenho visto teriam que ter pelo menos 10 anos para eu os poder comprar.

    Se fosse a fazer um top 3, dos que acima mencionei, e tendo em conta o que já para aqui escrevi (se tiver tido paciência para ler isto tudo), quais escolheria?

    Obrigado

  4. #4
    Piloto de Testes bigturbo's Avatar
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    Por Defeito

    sem vias de duvidas que optava pelo Dacia duster novo por esse orçamento, nem pensava duas vezes, no entanto não te fies em tudo o que lês, nada melhor que experimentar por ti próprio, tenho pessoal com versões 4x4 no trabalho e fazem cerca de 30.000km's por ano e mudaram de opinião quando passaram dos tanques(toyotas, nissan, etc)para um Dacia Duster, nem parecido toda gente gosta daquilo, sobretudo em AE e fora da estrada não se portam nada mal... alem de que os consumos muito mais cometidos, em relação ás outras viaturas...

  5. #5
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
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    Por Defeito

    tens aqui um rav4 mesmo antes do imposto recente entrar em atividade e outro mais recente e com mais kms até, mas por causa de 1 ano pagas muito mais.

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1026aed238

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1026aed238

    arranjas (se aparecer) algo com 8 anos até 20 mil euros deste modelo.
    tens também kugas, outlanders, captivas (se não tiveres complexos com o facto de a marca ter fugido daqui), amarok das primeiras, strakar, hilux, kias sorento e sportage e ainda este:

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#97e561c5b6


    ou numa escolha mais radical e mais cara devido ao imposto, este:

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#227e09f1b0


  6. #6
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    Por Defeito

    Neste caso, se fosse eu acho que iria sem qualquer dúvida para o novo Duster, preferencialmente o 4x4.
    Tenho impressão que com as novas regras será classe 1 nas portagens, que é sempre um aspecto importante para quem faz muita ae.
    Pena denotar alguns aspectos de produto lowcost, porque com alguns pormenores corrigidos seria ainda mais interessante.

    Como acho que este carro seria uma boa alternativa no futuro para o meu pai, na semana passada passei junto de um concessionário mas tive azar...não estava lá ninguém para me mostrar o carro.

    Uma pickup não será também uma boa alternativa?

  7. #7
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    Por Defeito

    Se descreveres o tipo de utilização que lhe vais dar em terra tens malta aqui no fórum entendida no assunto e que te podem ajudar com mais precisão.
    Tendo um Terrano como carro actual certamente terás uma melhor referência se precisas de tanto ou é dispensável.

    Se uma "alltrack" chegar, às tantas também é uma boa opção.

  8. #8
    Piloto Lendário TerranoII's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Spke Ver Post
    Obrigado pelo resposta.
    Hmmm eu conduzo um Nissan Terrano de 1996, e como consome bastante (além de pagar classe 2), estava a tentar um upgrade no conforto interior, bem como em consumos. Assim na diagonal, a maioria das coisas que vi nas páginas sugeridas, eram para terra batida à séria, e com consumos de fazer corar a minha carteira.

    A ideia de um Duster é ter uma coisa nova e básica, a chatice é que tenho lido que em auto-estrada, e/ou a maiores velocidades, trepida e faz algum barulho, o que deve ser uma chatice se quiser conversar, ouvir rádio, atender chamadas e perceber o outro lado... Conheço algumas pessoas com um Duster e que estão contentes com o carro, mas ninguém que ao final da semana chegue a acumular 1000km nas rodas como eu, e por isso sem opinião nesse campo...
    Todos os outros que tenho visto teriam que ter pelo menos 10 anos para eu os poder comprar.

    Se fosse a fazer um top 3, dos que acima mencionei, e tendo em conta o que já para aqui escrevi (se tiver tido paciência para ler isto tudo), quais escolheria?

    Obrigado
    Olha que não. Tens lá exemplos de Duster, Volvo XC70, CRVs, HRVs, etc, etc.
    Primeiro é perceber o que precisas fazer offroad e depois então será mais fácil perceber.
    O novo Duster está muito bom e mesmo versão 4x2 faz muitos trilhos offroad sem problemas.
    Existe por exemplo a Subaru Forester também
    https://www.olx.pt/anuncio/subaru-fo...tml#14c6c913c2
    Tudo depende do que queres fazer fora de estrada.
    Se tens um TerranoII e não gostas, não estou a ver mais num puro e duro que te melhore o que não gostas nesse campo.
    Como tal será sempre melhor recorrer a um Suv/Crossover.
    ML 270 CDI pode ser uma boa escolha mas é classe 2.

  9. #9
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    Por Defeito

    Obrigado pelo material que me deram. Andei a ver todas as sugestões. Gosto imenso da frente dos mazda, e de facto bem vistas as coisas os RAV4, ou são muito caros, ou velhos.

    @TerranoII: Não é que o terrano não seja porreiro, por exemplo, no outro dia hidroplanei e enfiei-o numa vala que o deixou num ângulo tramado, bastou engatar a 2H e foi como se não tivesse sido nada, saiu que foi um mimo. Olha, muito porreiro o Subaru, achei que seria carro que nas condições deste seria bem mais caro, mas ainda assim não me enche bem as medidas. Pois ML 270, foi sugestão de última hora de um familiar, mas de facto não mencionou que paga classe 2...

    @brunomeleiro: o terrano é completamente dispensável. foi muito porreiro enquanto andava a fazer trabalhos de campo e precisava de passar em caminhos muito degradados, mas agora faço mais estrada do que outra coisa, e como gosto de ir ver aves, seria também para usá-lo para visitar estuários e reservas naturais, nada de muito aventureiro. Usaria-o mais para as idas semanais ao alentejo ou algarve (vindo da zona centro)...

    @brunomeleiro e bigturbo: fui hoje ver o Dacia Duster ao stand, e marquei test-drive para o final da semana. Parece bastante porreiro, espaçoso... confesso que não apreciei os interiores... estive a ver um prestige mas achei que ainda assim o interior era muito fraco. Quando saí do stand na volta passei por stands de usados, nomeadamente um revendedor da volkswagen e pûs os olhos num VW Tiguan de 2011. Está com 150.000km, e o preço anda nos 17.500€ (a versão do Duster que compraria seria o Confort, e a simulação indicava os 22.000€). O interior do VW era mesmo porreiro, mas já andei a ler que consome um bocado mais.

    Que acham? Dacia Duster Confort 2018 22.000€ (0km!!) ou VW Tiguan 2011 17.500€ 150.000km? Por um lado, um carro novo, mas por outro, um carro com fama de ser melhor, apesar de já com 7 aninhos... 0km é muito tentador, mas o conforto do VW e mais 4500€ no bolso também é. Será que a diferença de km's e idade se paga com maior longevidade ou há-de ser ela por ela?

    Obrigado a todos pela disponibilidade, pelas sugestões e pelas explicações (nomeadamente na diferença no valor do imposto de um ano para outro).

  10. #10
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    já te disse a ir ia sempre para um carro novo sobretudo se pretendes baixar a despesa, logo um Dacia Duster Confort 2018 22.000€ (0km!!) é a opção que iria tomar...

  11. #11
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    Por Defeito

    No teu caso entre essas 2 hipóteses eu escolheria o Duster novo, preferencialmente 4x4 e nem que tivesse que abdicar de algumas mordomias de equipamento. Tal como o propósito low cost indica, não teria problemas nenhuns em enfiá-lo num caminho que rapidamente começa a ficar todo arranhado. o facto de ter o motor "da praça" 1.5DCI e as garantias de carro novo é outra vantagem. Até tenho ideia que estes carros não desvalorizam assim tanto tendo em conta o que custam em novo, e nesse sentido ao fim duns anitos até dá para ponderar trocar o burro sem perder muito dinheiro.

    O Tiguan desconheço, mas alguém mais entendido que te esclareça se serve para andar na terra como pretendes, se paga classe 1 ou 2, etc.

    Eu sou apologista que carro de trabalho e de uso diário deve ser preferencialmente um veículo recente, dotado de alguma tecnologia de comunicação mais recente, segurança, económico...nem que para isso seja necessário abdicar na qualidade. O factor qualidade/preço/garantias é um trinómio importante na sua relação.
    Se for para uso mais ocasional já acho as outras opções muito válidas, e novo até pode acabar de ser desperdício de dinheiro.

    Pretendes ficar com o Terrano para umas passeatas?

  12. #12
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    Por Defeito

    Quando vou de Trás-os-montes e atravesso a fronteira vejo Dusters com este aspecto ao pontapé

    Por cá é mais carrinhas de caixa aberta, muitas delas com alguma décadas em cima e a cair de podre

  13. #13
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    Por Defeito Sugestões para SUV

    Foge do ML270, autêntico cancro

    O Tiguan não é um poço de fiabilidade, e atenção ao problema das emissões

    Eu apostava num Duster também. Tem a vantagem de ter 4x4 parcial, se vais circular muito em AE é bom para os consumos

    Há uns anos fui a um evento Renault no Circuito do Estoril, e tinham um circuito TT com uma inclinação lateral muito grande. Fiquei surpreendido com a desenvoltura do Duster. Atenção à capacidade da mala, na versão 4x4 é pequena

    Se vais fazer apenas estradões de terra 4x2 pode chegar. Tens o Renault Captur, menos básico.
    Última edição por ek9t22 : 29-08-18 às 00:27:13

  14. #14
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    Mais um voto para o Duster, mas optaria pelo topo de gama, com tudo e mais alguma coisa.

    Cumps

  15. #15
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    Também apostaria no Duster 4x4.

    Eu vejo-me a comprar um daqui a uns anos, especialmente confirmando-se que serão classe 1 nas portagens.

    Li algures que o tiguan activa a tracção integral "muito tarde", ou seja, o sistema demora um segundo ou dois a entrar em acção quando detecta a perda da tracção.

    Mas alguém (TerranoII?) poderá confirmar ou não esta última frase.

  16. #16
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    Então os Duster 4x4 mais antigos são classe 2? Hmmm

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
    Então os Duster 4x4 mais antigos são classe 2? Hmmm
    Não, são classe 1.

    Cumps

  18. #18
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    Sim. Alei mudou recentemente.

    Passou de 1,10m de altura no eixo dianteiro para 1,30m.

    E têm que ser EURO6.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
    Sim. Alei mudou recentemente.

    Passou de 1,10m de altura no eixo dianteiro para 1,30m.

    E têm que ser EURO6.
    Mas já entrou em vigor?

  20. #20
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    É uma boa pergunta...

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
    Então os Duster 4x4 mais antigos são classe 2? Hmmm
    referia-me ao novo modelo...

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    referia-me ao novo modelo...

    o novo modelo irá ser classe 1, só penso que só em Janeiro é que a alteração entrará em vigor...

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
    Foge do ML270, autêntico cancro

    O Tiguan não é um poço de fiabilidade, e atenção ao problema das emissões

    Eu apostava num Duster também. Tem a vantagem de ter 4x4 parcial, se vais circular muito em AE é bom para os consumos

    Há uns anos fui a um evento Renault no Circuito do Estoril, e tinham um circuito TT com uma inclinação lateral muito grande. Fiquei surpreendido com a desenvoltura do Duster. Atenção à capacidade da mala, na versão 4x4 é pequena

    Se vais fazer apenas estradões de terra 4x2 pode chegar. Tens o Renault Captur, menos básico.
    Também ouviste falar ?
    Tens de ser mais específico nessas afirmações.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    Também apostaria no Duster 4x4.

    Eu vejo-me a comprar um daqui a uns anos, especialmente confirmando-se que serão classe 1 nas portagens.

    Li algures que o tiguan activa a tracção integral "muito tarde", ou seja, o sistema demora um segundo ou dois a entrar em acção quando detecta a perda da tracção.

    Mas alguém (TerranoII?) poderá confirmar ou não esta última frase.
    O sistema 4motion da vw é basicamente uma embraiagem multi disco (2 diferenciais) que se ativa quando deteta o patinar, diferente de um fulltime 4x4 (3 diferenciais).
    Referi-me a essa situação no caso dos Hondas HRV e CRV onde existia a confusão de este sistema ser igual ao da VW e no caso dos Hondas o sistema é lento a acoplar o eixo traseiro.
    O Tiguan é bem melhor neste aspeto.

  25. #25
    nto
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    O Duster se fosse 4x2 era classe 1 e 4x4 classe 2.

    Já agora:

    https://www.viaverde.pt/Ferramentas/classe-veiculos

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por Spke Ver Post
    Caros foristas,
    pretendo adquirir um SUV para trabalho, que seja porreiro em terra batida, mas que irá circular maioritariamente em auto-estrada (cerca de 1/3 terra batida e 2/3 auto-estrada). O orçamento é até 20.000€, e pode ser tanto novo como em segunda mão. Alguém tem sugestões?

    Estive a ver modelos como o Dacia Duster, Skoda Yeti, Honda CRV, VW Tiguan, Toyota Rav4, Mercedes ML320... Naturalmente este últimos para caírem dentro do orçamento já seriam carros com mais de 10 anos...

    Obrigado
    vou fazer publicidade
    tens aqui um
    https://usados.motorguia.net/listing...a-duster-2014/

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Spke Ver Post
    Obrigado pelo material que me deram. Andei a ver todas as sugestões. Gosto imenso da frente dos mazda, e de facto bem vistas as coisas os RAV4, ou são muito caros, ou velhos.

    @TerranoII: Não é que o terrano não seja porreiro, por exemplo, no outro dia hidroplanei e enfiei-o numa vala que o deixou num ângulo tramado, bastou engatar a 2H e foi como se não tivesse sido nada, saiu que foi um mimo. Olha, muito porreiro o Subaru, achei que seria carro que nas condições deste seria bem mais caro, mas ainda assim não me enche bem as medidas. Pois ML 270, foi sugestão de última hora de um familiar, mas de facto não mencionou que paga classe 2...

    Que acham? Dacia Duster Confort 2018 22.000€ (0km!!) ou VW Tiguan 2011 17.500€ 150.000km? Por um lado, um carro novo, mas por outro, um carro com fama de ser melhor, apesar de já com 7 aninhos... 0km é muito tentador, mas o conforto do VW e mais 4500€ no bolso também é. Será que a diferença de km's e idade se paga com maior longevidade ou há-de ser ela por ela?

    Obrigado a todos pela disponibilidade, pelas sugestões e pelas explicações (nomeadamente na diferença no valor do imposto de um ano para outro).
    Deves ter engrenado foi o 4H , em 2H anda ele sempre.

    Centra-te num Duster 4x4 novo, está um veículo muito porreiro e com preço ajustado.

  28. #28
    nto
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    Já agora, esta questão de aumento de altura até 1,30m... só é aplicável a viaturas que também cumpre o EURO6.


    A medida entra em vigor a 1 de janeiro de 2019.

    Para mais, fica o seguinte sobre a promulgação do PR sobre o diploma:


    https://www.jornaldenegocios.pt/econ...1-de-portagens
    Última edição por nto : 30-08-18 às 17:36:47

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Já agora, esta questão de aumento de altura até 1,30m... só é aplicável a viaturas que também cumpre o EURO6.
    Exacto
    Quem tem jipes ou veículos mais antigos essa norma ou alteração vale zero...o normal por estas bandas

  30. #30
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    Era inevitável a alteração das portagens, e também era inevitável arranjarem uma maneira de não perderem dinheiro com retroactivos, porque alguém se ia atirar ao ar. As concessionárias têm sempre de arranjar maneira de não perder dinheiro, e por isso vamos ver se não vai haver um aumento na classe 1 para compensar os bonos na 2.

    Posto isto, espero que se comecem a vender mais suvs 4*4

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