Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Atenção! Burla com venda de automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Atenção! Burla com venda de automóvel

    Boa tarde a todos,

    Venho aqui relatar uma situação de burla que aconteceu este sábado. Não foi comigo, foi com um amigo próximo, no entanto, podia-me ter acontecido a mim ou a qualquer um de vocês.

    O meu amigo colocou à venda uma carrinha com alguns anos (não irei especificar marca nem modelo) e o valor foi a condizer. Algo em torno dos 2000€.
    Isto passou-se no Porto.

    Foi contactado no sábado de manhã por alguém que, logo pelo telefone, se mostrou muito interessado.
    Foi combinado para essa manhã junto à loja do cidadão do Porto (estádio do Dragão).
    O indivíduo dizia ser de longe, mas ficou combinado para dali a poucas horas. Chegada a hora combinada, surgem indivíduos de uma etnia que costuma operar em grupo e vestir de preto.
    De salientar que pelo telefone nada fazia prever de que se tratava de tal etnia.
    Renitente, lá mostrou o carro que era pertença da mulher há vários anos. Não era novo, mas estava em bom estado e sem qualquer anomalia.
    Após verificarem a viatura, prontificaram-se a ficar com ela. Dinheiro na mão e registo feito na mesma altura.
    Puseram-se ao caminho e passada cerca de 1 hora, ligam a dizer que o carro está a aquecer. Ele estranhou porque nunca lhe tinha acontecido. Já tinham começado a dar a entender que queriam que ele pagasse uma quantia para contribuir para uma suposta (hipotética) reparação.
    Dali a mais 1 hora ligam novamente e ele diz que se eles não estão satisfeitos com o carro, podem levar o carro ao Porto que ele devolvia o dinheiro.
    Nesse momento dizem que o carro não anda, que vão chamar o reboque e que querem o dinheiro.
    Importa referir que eles não fizeram seguro. O seguro vigente era ainda o que estava em nome da mulher dele. Confuso com a situação, e sob forte pressão e ameaças, diz que trata ele do reboque junto da companhia e que logo que tivesse o carro em sua posse, devolvia o dinheiro.
    Novamente ameaçado, dizem que querem o dinheiro naquele dia e que se iam por a caminho. Que tinham a morada no documento e que iam partir tudo.
    Combinou tudo com o reboque e foi o reboque ao local (a 200kms do Porto) levantar o carro.
    Tratado o reboque, foram novamente para o Porto, ao mesmo local, buscar o dinheiro.
    Ele pediu o documento do carro e eles disseram que o tinham deixado no carro. E assim partiram novamente.
    O meu amigo contactou o reboque a saber do documento e foi-lhe dito que não lhe deixaram documento algum. Ele estranhou.
    Passadas umas horas foi contactado pelo homem do reboque a dizer que tinha chamado a polícia porque tinha um grupo à porta a querer levantar novamente o carro.
    Conclusão? Após pressão, acabaram mesmo por levar o carro.
    O meu amigo tinha a morada que ficou no novo registo e deslocou-se ao local. A carrinha lá estava parada à porta.
    Posto isto, o que vos ocorre?
    Ele foi à GNR da zona onde se encontra o carro e disseram-lhe que era a palavra de um contra a de outro. Que já tinham mudado de nome, dando a entender que não havia muito a fazer.
    Meu não deixava a situação assim. No mínimo, tentava anular o registo e fazia participação por burla, coacção e/ou extorsão.
    Que vos parece?
    Agradeço ideias!

    #2
    Pois, isto de trocar dinheiro de maos assim nao dá com nada.
    Por algum motivo assinam-se papeis normalmente.

    Comentário


      #3
      Enfim, nada de surpreendente dessa "etnia que costuma operar em grupo e vestir de preto"

      Também não me parece que haja muito a fazer, dado que os outros têm o carro, as chaves, os documentos, o registo...

      Pode sempre ir pela parte da coacção e/ou extorsão, mas e testemunhas? O tipo do reboque quase de certeza que vai saltar fora...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
        Pois, isto de trocar dinheiro de maos assim nao dá com nada.
        Por algum motivo assinam-se papeis normalmente.
        E assinaram-se papéis! Fez-se o registo na hora, como mandam as boas práticas.
        Se ele facilitou? Claro que sim. Eu não o faria dessa forma, mas no calor do momento e sob ameaças, ninguém sabe como reagiria. Daí eles quererem o dinheiro de imediato, para não haver tempo de refletir, de trocar ideias ou de pensar em alternativas. É sob pressão.
        A verdade é que está feito e ele está quase resignado. Eu é que não.
        Queixa na PJ por burla e anulação do registo automóvel era o mínimo que faria. O máximo, não sei... mas na minha imaginação ocorre-me muita coisa.
        Alguém passou por situação idêntica?

        Comentário


          #5
          Porra. Rebuscado até dizer chega..

          Devia estar mesmo em bom estado a carrinha para merecer tanto "trabalho"

          Comentário


            #6
            Eu sei o que faria, mas não o escrevo aqui!

            Ainda me acusam de querer incendiar o fórum...

            Comentário


              #7
              "etnia que costuma operar em grupo e vestir de preto" Eu assim que os visse já não fazia negócio ...

              Comentário


                #8
                O teu amigo que lá passe um dia a noite e lhe dê um “calorzinho”...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                  "etnia que costuma operar em grupo e vestir de preto" Eu assim que os visse já não fazia negócio ...
                  Lógico, dizia logo que tinha interessados. Mais um que nunca mais irá olhar da mesma forma para essa etnia. já passei por isso embora que noutras circunstâncias.

                  Comentário


                    #10
                    Moral da história: Nunca negociar com ciganos.

                    Lamento o que aconteceu ao teu amigo, mas acho que não há nada que ele possa fazer. Eles tem o dinheiro, o carro e os papeis.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                      Porra. Rebuscado até dizer chega..

                      Devia estar mesmo em bom estado a carrinha para merecer tanto "trabalho"
                      Concordo! Tão rebuscado que chega a ser absurdo, daí ter feito o tópico. Pesquisei na net e não vi burla semelhante.
                      A verdade é que é mais provável de correr bem para o lado deles, precisamente por ser de baixo valor e serem de longe.
                      Na ideia deles, as pessoas acabam por desistir de reaver o dinheiro/carro. Pelo contrário, se fosse um valor elevado as pessoas mexiam-se. Até que nem estão a pensar mal!
                      Pode parecer ridículo o trabalho para tão “pouco”, mas se todos os sábados fizerem o mesmo, veja o que lhes rende!

                      Comentário


                        #12
                        Omg...

                        Comentário


                          #13
                          Está boa, está vendido, está vendido.

                          Essa das ameaças é ridículo, mesmo que viessem, tiro para cima e resolve muita coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Claro que lhe ocorreu isso, a questão é: pões uma coisa à venda! Ligam-te de longe, mandas as pessoas irem ter contigo, depois no fim dizes que não vendes porque tens interessados! Isto é tudo muito bonito, mas não funciona assim.
                            Numa situação dessas era para arranjar problemas na hora (até com pessoas de bem). Se colocamos um anúncio é porque queremos vender, não se anda a brincar com o tempo e dinheiro das pessoas.
                            Claro que depois do que aconteceu se pensa que mais valia ter os problemas na altura mas o carro do nosso lado, do que ficar sem carro e só com os problemas. O mal já está feito!

                            Comentário


                              #15
                              Até podia ficar sem o carro. Mas eles também iam ficar sem ele.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                Até podia ficar sem o carro. Mas eles também iam ficar sem ele.
                                Plenamente de acordo! O meu amigo não é propriamente “um paz de alma”. Foi apanhado de surpresa e como há família e tranquilidade a manter, pensa duas vezes. A verdade é que eu juro que se fosse comigo aquele carro não era de mais ninguém. Nem que fosse a última coisa que eu fizesse.
                                Infelizmente com a morada no documento único, fica-se sempre a pensar se vale a pena correr o risco de se ter um acampamento à porta e os demais problemas consequentes! O normal quando se é uma pessoa de bem e não se está habituado a confusões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se bastasse estar tudo dentro dos conformes a nível técnico, então bastava pegar numa arma e "comprar" meio mundo.

                                  Apresentar queixa nas entidades competentes é o caminho a seguir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, o mal foi ter aceite a suposta devolução do carro.

                                    Eu sei o que tenho até o vender a alguém. A partir daí descarto-me de qualquer responsabilidade e nunca mais desfaço o negócio.
                                    Se a questão aqui foi a ameaça, é meter a polícia ao barulho e bloquear o contacto no telefone.
                                    Editado pela última vez por Fraga; 27 August 2018, 18:13.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por maseratti Ver Post
                                      E assinaram-se papéis! Fez-se o registo na hora, como mandam as boas práticas.
                                      Se ele facilitou? Claro que sim. Eu não o faria dessa forma, mas no calor do momento e sob ameaças, ninguém sabe como reagiria. Daí eles quererem o dinheiro de imediato, para não haver tempo de refletir, de trocar ideias ou de pensar em alternativas. É sob pressão.
                                      A verdade é que está feito e ele está quase resignado. Eu é que não.
                                      Queixa na PJ por burla e anulação do registo automóvel era o mínimo que faria. O máximo, não sei... mas na minha imaginação ocorre-me muita coisa.
                                      Alguém passou por situação idêntica?
                                      Se assinaram tudo e assinaram o valor de 2.000€ ele que leve o assunto em frente e tente tudo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas se ele para receber o dinheiro fez o registo na conservatória, no situação de devolver o dinheiro o objectivo era deixar o carro em nome do comprador? Qual a lógica disso?

                                        Já para nem falar na situação de cancelar ou não o negócio.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Adoro quando o pessoal acha que isto é exclusivo dos ciganos.
                                          Não fazem mesmo a minima ideia do que estão a falar...
                                          O negócio dos cheques carecas, tão famoso que até fez capa de jornais, ainda faz vitimas. ZERO ciganos metidos no esquema.
                                          O negócio dos gajos dos EUA/canadá/nigéria/espanha a querer comprar o carro para dar ao primo continua a ter imenso sucesso. ZERO ciganos metidos no esquema.
                                          E isto são só os 2 esquemas mais famosos, amplamente conhecidos e amplamente divulgados nos media e nas redes sociais.
                                          Há ciganos e ciganos, bons e maus. Aplica-se o mesmo a todas as raças, cores e feitios, o pessoal opta por não querer ver.

                                          A GNR já lá estava quando ele recebeu as ameaças. Podia e devia ter contactado a GNR logo na altura, podia ter pedido conselhos sobre o que fazer, nomeadamente desfazer o negócio na esquadra, até podia ser na esquadra da zona onde o carro ficou registado. já foi feito N vezes, um pouco por todo o país.

                                          Devolveu o dinheiro sem ter o carro de novo no nome dele, e quer milagres?!
                                          Obvio que não defendo a atitude dos gajos, mas pela história, parece que ninguém viu se a carrinha estava mesmo a aquecer ou não, e qual a influência desses 200km em "cerca de 1h" no suposto aquecimento do carro. São pontos importantes para esclarecer a real intenção deles ao comprar o carro.

                                          Resta-lhe apresentar queixa e, como consequência disso, conseguir anular o negócio. Tem os dados do comprador, confirmados no registo, é mais que muitos. Sem queixa, nada feito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Mas se ele para receber o dinheiro fez o registo na conservatória, no situação de devolver o dinheiro o objectivo era deixar o carro em nome do comprador? Qual a lógica disso?

                                            Já para nem falar na situação de cancelar ou não o negócio.
                                            Também me escapou essa parte. Está aqui alguma coisa mal contada

                                            Comentário


                                              #23
                                              Conclusões:

                                              Usar sempre um número descartável.

                                              Escolher um sítio onde se possa avaliar a pinta do comprador antes de ele nos ver.

                                              Caso sejam ciganos, deitar o número fora e recomeçar.

                                              Caso se faça negócio, deitar o número fora.

                                              A questão da morada continua a ser um problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                Adoro quando o pessoal acha que isto é exclusivo dos ciganos.
                                                Não fazem mesmo a minima ideia do que estão a falar...
                                                Acho que ninguém disse que era exclusivo.

                                                A questão é que sendo ciganos há 99.9% de hipóteses de dar m3#da.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  isto é uma razão pela qual dou os carros de retoma, perco um pouco de dinheiro, mas poupa-me muitas dores de cabeça...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O esquema está bem esgalhado por parte dos gajos e fazer queixa não vai dar em nada pois não tem provas que lhes devolveu o dinheiro.
                                                    Claro que numa situação destas é preciso manter sempre a calma e nunca tomar decisões a quente.....falar com as autoridades e pedir a sua presença no momento da resolução.
                                                    Tem duas hipóteses: uma grátis:esquecer o que aconteceu......a outra é pagar junto da marca uma cópia da chave, esperar um ano para tudo arrefecer, pegar um dia no carro quando estiver estacionado e atira-lo por um penhasco......usar sempre luvas e roupa descartável.....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 57SC Ver Post
                                                      Conclusões:

                                                      Usar sempre um número descartável.

                                                      Escolher um sítio onde se possa avaliar a pinta do comprador antes de ele nos ver.

                                                      Caso sejam ciganos, deitar o número fora e recomeçar.

                                                      Caso se faça negócio, deitar o número fora.

                                                      A questão da morada continua a ser um problema.

                                                      Por acaso ia dizer isso, ou então bloqueadores de chamadas.

                                                      Quanto á morada, também temos que andar com descartáveis.?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                        isto é uma razão pela qual dou os carros de retoma, perco um pouco de dinheiro, mas poupa-me muitas dores de cabeça...

                                                        Sim, mas muitos como tu não sabem que caso seja omitida alguma anomalia a stands, também se pode ser processado e o negocio ser anulado, porque os stands não são a madre Teresa de Calcotá para andar a arranjar reparações que os anteriores donos não comunicaram. No caso de haver concordância entre as partes envolvidas, aí nada a temer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ja sabemos que na net, em casa, o ''se fosse eu'' reina. Temos a cabeça fria e nao temos nenhuma pressao em cima e podemos facilmente arranjar soluçao que, quem passa por a situaçao, na hora, nao conseguia.

                                                          Claro que, ''se fosse eu'', nem fazia negocio, caso ligassem a queixar do carro, ''amigo, sou particular, nao ha garantia, viu o carro, se aqueceu, nao posso fazer nada'', ameaças? Queixa na policia, aceitar devoluçao do carro sem ser algo presencial? Nunca. Agora, isto é tudo bonito, mas nao resolve a situaçao em curso, reaver o carro. E é nesse sentido que o amigo do OP se deve focar e procurar ajuda.

                                                          1- Ora, aceitaçao a devoluçao, mas como ficou o registo? Nao houve mudança? Isso nao faz grande sentido, mesmo para quem ja esta de cabeça quente, mesmo que deixassem os documentos no carro, legalmente, o carro nao estava em nome dele.

                                                          2- contactar de forma rapida um advogado. Sabemos que a queixa na policia pouco ira dar, nem vejo como os mesmos terao grande interesse em recebe-la, nao é por mal dizer isto, mas é verdade.

                                                          3- tentar, por tudo, haver uma anulaçao de mudança de propriedade.

                                                          De resto, nem consigo ver mais do que se pode fazer, o decisivo sera sempre saber como ficou a situaçao do registo, se ficou em nome do amigo do OP, simples, queixa de roubo. Se nao, anular, conseguindo, queixa de roubo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            *Maserati

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X