Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Continuará a fazer sentido classificar marcas como generalistas vs premium

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Continuará a fazer sentido classificar marcas como generalistas vs premium

    Viva, continua-se a dividir ou classificar os construtores automóveis, como generalistas vs premium, mas a meu ver esta classificação deixou de fazer sentido.
    Digo isto porque para mim, o termo generalista, tem a ver com a amplitude da gama do construtor, isto é estar representado no maior número de segmentos.
    E o que acontece agora, é que as marcas ditas premium é que sao verdadeiramente as generalistas, pois estas têm vindo a encolher as gamas onde estão representadas, e as premium têm cada vez mais modelos desde os citadinos até aos segmentos mais altos onde sempre tiveram tradição.
    Por exemplo a Mercedes, até aos anos 80 quando lançou o 190, curiosamente chamado na altura de Baby Benz por ser mais pequeno, só estava representada do segmento E para cima, hoje em dia se incluirmos a Smart, está presente desde os micro citadinos, até ao segmento de luxo passando por todos os sub-segmentos de SUV's, Cabrios, GT's, etc. até aos comerciais.
    Do outro lado as generalistas têm vindo a encolher as gamas, se bem que agora com os SUV's tem-se atenuado essa tendência. Mas nos segmentos tradicionais tem sido uma razia, por exemplo até aos anos 90 quase todas as marcas tinham carros para competir no segmento E (ex. Alfa 166, Citorën XM, Ford Scorpio, Opel Omega, etc.), agora isso nao acontece, a Citroën por exemplo, só vai até ao segmento C, isto para não falar da Fiat que eclipsou completamente a gama de modelos, estando restrita, em breve, ao 500 e pouco mais.
    Eu sei que houve uma mudança de paradigma e vários segmentos caíram em desuso, mas entretanto e voltando ao tema do tópico, as premium expandiram as suas gamas e variantes enormemente, enquanto as outras encolheram-se e deixaram, na minha opinião, de ser generalistas e são marcas de nicho.

    #2
    muito resumidamente, a resposta é sim, continua a fazer mais que sentido as classificações marcas generalistas vs premium, as razões são mais que evidentes, se achas que não justifica é lá contigo...

    Comentário


      #3
      Para mim nunca fez grande sentido e agora ainda menos. Mas isto agora é assim mesmo, redes sociais, etc. A malta precisa de pôr nomes chinques no que é seu para se sentirem diferentes. É o tal de status.

      Eu com franqueza não me lembro de alguma vez ter ouvido essa expressão quando era miúdo. A expressão não se usava... Podia ser "luxo"... Mas, lá está, ninguém dizia que tinha comprado um carro de luxo.

      Assim como também não existiam restaurantes "gourmet"... E "salões" só mesmo nos palácios!
      Editado pela última vez por Jbranco; 03 September 2018, 17:33.

      Comentário


        #4
        A Alfa sempre pertenceu a essa gama chamada "premium."

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
          A Alfa sempre pertenceu a essa gama chamada "premium."
          Pois, mas como disse, ninguém usava essa expressão. Portanto a Alfa não foi sempre premium. Nem a alfa nem nenhuma outra marca.

          edit: A não ser que esse teu "sempre" seja "sempre" de há 20 anos a esta parte.
          Editado pela última vez por Jbranco; 03 September 2018, 17:44.

          Comentário


            #6
            Eu amanhã tiro uma foto de uns bancos de um Duster de "pele" com menos de 6 anos e outra de um Rover 45 de 2004 também de pele.

            Depois continuamos a conversa dos prémios...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Pois, mas como disse, ninguém usava essa expressão. Portanto a Alfa não foi sempre premium. Nem a alfa nem nenhuma outra marca.

              edit: A não ser que esse teu "sempre" seja "sempre" de há 20 anos a esta parte.
              Sim, sim. Nem estava a responder-te directamente. Estava a responder ao OP
              Para mim, também não faz grande sentido essa designação.

              À excepção de algumas marcas de nicho, quase todas as marcas têm modelos mais generalistas e outros mais premium.


              Originalmente Colocado por CL Ver Post
              Eu amanhã tiro uma foto de uns bancos de um Duster de "pele" com menos de 6 anos e outra de um Rover 45 de 2004 também de pele.

              Depois continuamos a conversa dos prémios...
              E o Kia Shuma com estofos em pele de série?

              Comentário


                #8
                Não sei se está on-topic, mas tive um Vauxhall Viva HC DeLuxe


                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  A Alfa sempre pertenceu a essa gama chamada "premium."

                  Alfa? Qual, a alfa romeu? nunca vi ninguem a considerar essa marca premium, ainda para mais avaria mais que eu sei la o que

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Eu com franqueza não me lembro de alguma vez ter ouvido essa expressão quando era miúdo.
                    Na altura havia dois segmentos de qualidade: os Mercedes e os outros todos.

                    Comentário


                      #11
                      As marcas ditas premium permitem acesso a motores mais potentes e/ou com mais cilindrada para cada segmento, em comparação com as generalistas.
                      Permitem tambem uma muito maior opção de escolha de equipamento e personalização de cores, etc.
                      São por norma carros mais bem insonorizados e com melhores materiais, mais resistentes à passagem do tempo.

                      Cabe a cada um decidir se está disposto a pagar por isso.

                      Eu, como prefiro sempre espaço e conforto, a questão dos premium passa-me ao lado completamente pois nem sempre eles são reis nesse aspecto.

                      De resto é cada um ir experimentando e tirar as suas conclusões.

                      E claro uma coisa é um Audi A4 base de gama com uns bancos ridículos ( completamente ridículos ) e outra é um A4 supostamente igual mas cheio de equipamento, bancos XPTO, etc. Nem parece o mesmo carro

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Eu amanhã tiro uma foto de uns bancos de um Duster de "pele" com menos de 6 anos e outra de um Rover 45 de 2004 também de pele.

                        Depois continuamos a conversa dos prémios...
                        É melhor não ires por aí, porque o Fiat Uno 2ª geração, versão SX, tinha uns bancos excelentes e estofos altamente resistentes...e era um citadino " vulgar ".

                        Comentário


                          #13
                          É muito por aí. Um premium oferece muito mais possibilidades de personalização a todos os níveis (mecânica, configuração estética - sobretudo interior, etc.).

                          Mas isso exige investimento. Pelo que é mais para quem pode e não tanto para quem quer!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            com melhores materiais, mais resistentes à passagem do tempo.
                            De facto, é a passagem do tempo que revela a qualidade,

                            Experimentem entrar num Laguna de 2004 e num A4 do mesmo ano. Ficam logo a perceber...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              De facto, é a passagem do tempo que revela a qualidade,

                              Experimentem entrar num Laguna de 2004 e num A4 do mesmo ano. Ficam logo a perceber...
                              Para os "pobretanas" do fórum, que não podem chegar a um premium, é tudo a mesma coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Para os "pobretanas" do fórum, que não podem chegar a um premium, é tudo a mesma coisa.

                                Para quem tem um carro velho, novo é tudo premium

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  De facto, é a passagem do tempo que revela a qualidade,

                                  Experimentem entrar num Laguna de 2004 e num A4 do mesmo ano. Ficam logo a perceber...
                                  Em compensação tens um A4 de 2008 em diante com bancos base que são uma boa treta digno de um segmento B dos anos 90 . Ok estou a exagerar mas de facto não é normal.

                                  Mas mesmo nas versões base, os premium têm as suas características como melhores materiais. Depende depois se cada um dá ou não importância a isso. E às vezes leva-se tudo por igual por exemplo há quem ache que os carros franceses por dentro são todos de plasticos foleiros na década de 80 e 90.....sabem lá do que falam. Olham para um AX ou BX e vai tudo no mm saco lol.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E no entanto a diferença entre um Golf e um A3 é pequena. Bem sei que existe, mas é muito pequena. Há 30 anos a diferença entre um passat e um 190 era bem maior do que aquela que hoje separa esse modelo do C.

                                    As marcas generalistas melhoraram imenso os seus produtos, enquanto as mais exclusivas seguiram o caminho inverso. Especialmente a mercedes, porque a bmw sempre teve uns modelos mais fraquinhos. Um A é "premium" por alma de quem?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      E no entanto a diferença entre um Golf e um A3 é pequena. Bem sei que existe, mas é muito pequena. Há 30 anos a diferença entre um passat e um 190 era bem maior do que aquela que hoje separa esse modelo do C.

                                      As marcas generalistas melhoraram imenso os seus produtos, enquanto as mais exclusivas seguiram o caminho inverso. Especialmente a mercedes, porque a bmw sempre teve uns modelos mais fraquinhos. Um A é "premium" por alma de quem?
                                      Sim mas tambem não te esqueças que o 190, alem do 200D ( e afins, ou seja esse modelo penso que se chama W124 ) foi o modelo mais duradouro que a mercedes alguma vez fez ( não sei se a série do 190D é ou não W124 ).

                                      É esse que as escovas do limpa pára brisas vão até ao cantinho do mesmo, limpa tudo , graças a um motor que a eleva.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        E no entanto a diferença entre um Golf e um A3 é pequena. Bem sei que existe, mas é muito pequena. Há 30 anos a diferença entre um passat e um 190 era bem maior do que aquela que hoje separa esse modelo do C.

                                        As marcas generalistas melhoraram imenso os seus produtos, enquanto as mais exclusivas seguiram o caminho inverso. Especialmente a Mercedes, porque a BMW sempre teve uns modelos mais fraquinhos. Um A é "premium" por alma de quem?
                                        só pela marca(Mercedes) o resto é conversa, basicamente é isso nos dias que correm, e quem contribui para estas classificações é o jornalismo automotivo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto é um Dacia Duster de Fevereiro de 2011 (ele pesa 80 kg e tem uma filha de 3 anos +-);






                                          Isto é um Rover 45 de Setembro de 2004 (ele pesa 90 kg e tem um cão de 13 kg super-activo):

                                          Vou só mostrar as partes piores porque ainda não limpei o carro desde que viemos do Alentejo há 2 semanas (fomos lá saltar de pára-quedas... o cão ficou em terra!)










                                          Dá para ter uma noção de prémios?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Em compensação tens um A4 de 2008 em diante com bancos base que são uma boa treta digno de um segmento B dos anos 90
                                            Mas que bancos são esses? Podes por aqui uma foto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Sim mas tambem não te esqueças que o 190, alem do 200D ( e afins, ou seja esse modelo penso que se chama W124 ) foi o modelo mais duradouro que a mercedes alguma vez fez ( não sei se a série do 190D é ou não W124 ).

                                              É esse que as escovas do limpa pára brisas vão até ao cantinho do mesmo, limpa tudo , graças a um motor que a eleva.
                                              É por um sistema mecânico, mas sim, vai até as pontas. Era o w201, o pequeno e jovial mercedes de então, com o objectivo de reduzir a idade média dos clientes da marca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                por exemplo há quem ache que os carros franceses por dentro são todos de plasticos foleiros na década de 80 e 90.....sabem lá do que falam.
                                                Os materiais melhoraram imenso e a qualidade percebida também. Mas a solidez de montagem ainda não está ao mesmo nível dos premium alemães. Os franceses continuam... a ser franceses: o tópico do 3008 II prova isso mesmo.

                                                Mas temos a sorte de viver numa época em que há poucos carros realmente maus. Até um KIA CEED tem qualidade e requinte.
                                                Editado pela última vez por eu; 03 September 2018, 20:21.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Os materiais melhoraram imenso e a qualidade percebida também. Mas a solidez de montagem ainda não está ao mesmo nível dos premium alemães. Os franceses continuam... a ser franceses: o tópico do 3008 II prova isso mesmo.

                                                  Mas temos a sorte de viver numa época em que há poucos carros realmente maus. Até um KIA CEED tem qualidade e requinte.
                                                  Sim mas atenção que eu não estava a comparar à qualidade dos carros alemães em termos do interior.

                                                  A PSA é que tinha excentricidades por exemplo tens o ZX e Xsara com qualidade de materiais abaixo da média e depois tens o Xantia com excelente qualidade. Já no C5 houve uma retrocesso neste aspecto, enfim, coisas das marcas...

                                                  O Golf que sempre foi exemplo, tem a 6ª geração com um plástico ao pé do travão de mão que parece uma folha de papel

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    De facto, é a passagem do tempo que revela a qualidade,

                                                    Experimentem entrar num Laguna de 2004 e num A4 do mesmo ano. Ficam logo a perceber...
                                                    O laguna nao era grande coisa quando era novo, não é preciso esperar 14 anos. E a diferença de preço para o audi? Um laguna era mais barato do que um golf, para equipamento aproximado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O DS, o carro mais confortável a todos os níveis em que até hoje andei, tinha uns acabamentos belíssimos. Um amigo tem um impecavelmente restaurado e ainda hoje o carro impressiona, é "premium" até dizer chega. O carro ainda hoje parece avançado.

                                                      edit: Anos mais tarde a Mercedes teve também o S que até hoje mais me impressionou no contexto da época, o W126.

                                                      Portanto isso de premium relacionado com marcas, repito, a mim nada me diz.
                                                      Editado pela última vez por Jbranco; 03 September 2018, 20:41.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim e não.

                                                        "Premium" até 50K não existe.

                                                        Se estivermos a falar de veículos de 90, 100k e por ai fora...sim, existe "Premium".

                                                        Agora para o típico tuga que compra um classe A, Serie 1, A1, não, não está a comprar "Premium" nenhum, está a pagar por um emblema o que poderia pagar por mais carro noutro lado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                          Isto é um Dacia Duster de Fevereiro de 2011 (ele pesa 80 kg e tem uma filha de 3 anos +-);






                                                          Isto é um Rover 45 de Setembro de 2004 (ele pesa 90 kg e tem um cão de 13 kg super-activo):

                                                          Vou só mostrar as partes piores porque ainda não limpei o carro desde que viemos do Alentejo há 2 semanas (fomos lá saltar de pára-quedas... o cão ficou em terra!)










                                                          Dá para ter uma noção de prémios?
                                                          E o Rover é premium ?? lol

                                                          Na Dacia tens uma napa ranhosa .. tambem para o preco nao estas a pagar pele.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                            O laguna nao era grande coisa quando era novo, não é preciso esperar 14 anos. E a diferença de preço para o audi? Um laguna era mais barato do que um golf, para equipamento aproximado.
                                                            Claro que a diferença de qualidade se paga, e até é muito discutível se compensa pagar tanto a mais por esse incremento de qualidade. Mas que ninguém duvide que existem diferenças, muitas vezes em pormenores que não estão à vista.

                                                            Nota: LuisCapelo, andamos neste fórum há 15 anos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X