Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com problema com vandalismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda com problema com vandalismo

    Boa noite pessoal, vou tentar explicar com o maior detalhe possivel o meu problema.

    Aqui à uns 12 anos os meus país compraram um carro praticamente novo (era de serviço) , acontece que 1/2 semanas depois deitaram-lhe ácido para cima e riscaram-no, o carro ficou todo riscado e a pintura danificada (mesmo depois de pintado a coisa nunca mais ficou boa) - Nunca descobrimos quem foi.

    Mais tarde, eu tirei a carta e comprei o meu 1º carro, passado 1/2 meses (já não me recordo) fomos de férias todos e levamos o carro dos meus pais (por ser maior e mais confortável), o meu ficou estacionado à porta de casa, escusado será dizer que quando cheguei de férias tinha o carro riscado de uma ponta à outra, como se alguém tivesse andado às voltas ao carro com um prego/faca/navalha até se fartar.

    No ano seguinte, voltamos a ir de férias no carro dos meus pais, só que desta vez pedi emprestada uma garagem de um amigo e deixei o meu carro lá, já deu para passar as férias mais descansado.

    Quando chego a casa vindo de férias e começamos a tirar as malas de viagem do carro deparo-me com a porta de casa (que os meus pais tinham mudado recentemente) riscada ... basicamente como não encontraram o carro vingaram-se na porta de casa nova.

    Pois bem, eu à dias criei aqui uma thread para compra de carro, e embora sempre fosse contra a compra de um carro novinho em folha acabou por surgir uma oportunidade a bom preço e a aproveitei...

    Acontece que neste momento o carro tem que ficar à porta de casa... e como é obvio já me passou pela cabeça tudo e mais alguma coisa...

    O carro tem seguro contra todos os riscos e vandalismo mas mesmo assim eu tenho necessidade própria de saber quem me anda a fazer isto, até porque eu não tenho 1 único inimigo, eu e os meus pais, mas suspeito que é alguém aqui da minha rua que tem um problema grave com a palavra inveja.

    Só para que vocês percebam o ridículo da coisa, a minha vizinha da frente que é quase da minha idade comprou ela tambem um carro novo à pouco tempo e esta noite foi o dela, hoje a minha mãe ao acordar quando saiu de casa reparou que lhe tinham riscado o dela... e foi mesmo propositado porque fizeram tipo um "S" mas deitado na porta, a miúda até chorou.

    Ora bem, eu queria comprar uma câmara de vigilância, seja para filmar directamente o carro ou ... meter uma dentro do carro que filmasse pelo menos um lado do carro (embora esta solução seja mais difícil)

    Gostava que vocês me aconselhassem, não quero gastar muito dinheiro e até já andei a ver em algumas lojas conhecidas da China, as Xiaomi e isso mas não sei qual será a melhor solução, até porque há umas que têm que estar ligadas à luz e essas estão fora de questão.

    Se houver outras alternativas digam...

    Obrigadão

    Edit: e quero desde já dizer que eu sou uma pessoa extremamente calma mas porra, na vida tudo tem um limite e isto já ultrapassou todos os limites do aceitável.
    Editado pela última vez por Jiren; 07 September 2018, 19:26.

    #2
    Situação muito chata...há câmaras que gravam após movimento, mas o melhor seria mesmo apanhar o tipo (ou a tipa) em acção. No entanto será sempre difícil coordenar uma vigilância alternada entre vizinhos com automóveis. Se caçarem o dito (ou dita) façam com ele (ou ela) o que quiserem. É só dar azo à imaginação. Tenho aqui umas ideias para "curar" esse tipo de cobardia.

    Comentário


      #3
      Eu ia jurar que li este texto há uns tempos, ou aqui, ou noutro fórum... Em que até ponderavas também ter câmara na varanda a apontar para o carro...
      Quanto a câmara no carro não "ligadas à luz" (à bateria do carro), desconheço que existam... Mas talvez sim.
      O que conheço é sempre ligado à bateria, e grava quando em movimento (são feitas para gravar situações de trânsito).
      Mas talvez existam com gravação por detetor de movimentos... Mas acho que idealmente, seria sempre ligada à alimentação.

      Comentário


        #4
        A ideia da câmara é excelente. Espero que apanhes o energúmeno.

        Comentário


          #5
          Com um repertório desses sistema videovigilância (montado pelo próprio ou por loja) para identificação da besta.

          E depois decidir usar a via legal.....ou outra (aquela étnia chata tem tido bons preços)

          Comentário


            #6
            Também voto nisso da vigilância entre vizinhos mas atenção não convides o vizinho que risca. Para apressares a situação até podes simular que foram passar o fim de semana fora e deixas o carro á porta. Mesmo que presencies a situação filma tudo que tendo seguro contra actos de vandalismo a tua seguradora vai agradecer a filmagem para poder entalar o teu vizinho.

            Comentário


              #7
              Sim, eu já tinha posto esse texto à uns tempos @tonirai, depois perdi o email da conta daqui e acabei por ter que fazer outra, mas nessa altura ainda não tinha comprado o carro.

              Eu tenho aqui uma em casa a pilhas que grava apenas quando existe movimentos, tenho utilizado mas aquilo quase nunca grava nada... já para não falar que é bastante grande e não consigo arranjar uma posição boa para ela, e depois os sensores não devem andar muitos bons, porque já testei andar à volta do carro e muitas das vezes não grava.

              Isto é uma situação bastante complicada... até porque "supostamente" não posso fazer uso destes recursos, acho que é "ilegal" mas eu essa parte estou-me pouco nas tintas.

              A única coisa que quero saber é quem é a pessoa que anda a fazer isto.

              E já agora, faço a pergunta, caso eu apanhe a pessoa e a grave, até que ponto isto poderá ser útil numa possível queixa?

              Porque eu quando fui fazer o seguro contra todos os riscos e vandalismo disseram-me que caso acontecesse algo do género teria que chamar a GNR e só depois contactar os seguros.
              Editado pela última vez por Jiren; 07 September 2018, 20:44.

              Comentário


                #8
                Tenham atenção com o que andam a sugerir! Filmar a via pública e colocar CCTV a filmar (onde exista histórico de imagens ainda pior) para a mesma é proibido.

                Cuidado

                Comentário


                  #9
                  Riscar os carros dos outros também é ilegal. Isto às vezes não vai lá fazendo tudo by the book (infelizmente).

                  Comentário


                    #10
                    Basicamente é apanhá-lo em v´deo e dar-lhe uma coça, obrigando-o a pagar esse e outros prejuízos! O problema é que se calhar ele até pode pagar qualquer coisa, mas depois ainda acaba pr não pagar mais nada e vai ser bonito se ele volta a fazer vinganças mais problemáticas!

                    Comentário


                      #11
                      Se fosse eu metia câmara da varanda/janela a gravar 24/7 continuamente ou com detetor de movimentos. A filmagem só serviria para saber quem é o sacana..
                      Xiaomi dafang, 30€ fazes a festa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por filipeso Ver Post
                        Se fosse eu metia câmara da varanda/janela a gravar 24/7 continuamente ou com detetor de movimentos. A filmagem só serviria para saber quem é o sacana..
                        Xiaomi dafang, 30€ fazes a festa
                        Gostei dessa... parece ser uma boa opção.

                        Eu estou a pensar meter na janela do resto chão, porque assim evito filmar a rua e foco-me apenas no carro (que fica mesmo em frente à janela).

                        O meu maior problema neste tipo de câmaras será à noite (que é quando ela é mais importante) devido às luzes que acendem, pode dar nas vistas e o pessoal fazer queixa de mim.

                        Mas essa parece-me ser bem jeitosa, pelo que vi ela deve girar sozinha quando encontra determinado movimento.

                        Outra coisa seria metê-la de cabeça p'ra baixo dentro do carro (no tecto) e ela ir rodando e apanhar ambos os lados do carro (pelos vidros traseiros).

                        Já agora, há possibilidade de arranjar essa Xiaomi sem ser vinda da China?

                        É que queria algo para já.. e assim tinha que esperar 1 mês ou mais :/

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, é possível nesse tipo de cameras Xiaomi meter a mesma a gravar para um Disco que esteja na rede? Tipo de um portátil?

                          Comentário


                            #14
                            Dá para ligar Pen USB, cartão micro SD. Disco também deverá dar, talvez só se tiver alimentação externa.
                            Tem também a opção de desligar o led frontal.
                            Colocas na janela no modo estático, camuflas a coisa sem tapar a lente.

                            Não sei onde comprar mais rápido.. vi no olx a 50€..

                            Mesmo que não fique nas melhores condições, talvez reconheças logo a personagem que ande a causar esses danos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Riscar os carros dos outros também é ilegal. Isto às vezes não vai lá fazendo tudo by the book (infelizmente).
                              Sim infelizmente, mas o que estão a propor pode ser bem mais danoso para ele que uns riscos

                              Desde que ele não "use" as imagens, não existirá problemas, só não pode dar a entender que as tem.
                              Editado pela última vez por REDLINER; 07 September 2018, 22:05.

                              Comentário


                                #16
                                experimenta mandar vir da amazon.es, se mandares por linha prioritária pagas mais mas chega rapidamente, por normal é capaz de demorar uma semana.
                                há uns tempos mandei vir uma dashcam da YI, mas só funciona quando o carro liga.

                                Passa no offtopic e pergunta à malta da informática e nas compras dos chineses, certamente te saberão informar melhor de que e onde comprar.

                                Comentário


                                  #17
                                  vive muita gente na tua rua?
                                  Se o problema já se arrasta há vários anos pode não ser difícil ter um grupo de suspeitos por exclusão de partes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se fosses uma empresa, a questão legal era preocupante. Agora neste caso.. esquece. Para a CNPD atuar é preciso denúncia, e o tempo da denúncia até alguém te bater à porta já te danificaram uns bons milhares de euros.

                                    Camufla e não utilizes a imagem.

                                    Tens é que ter a noção, quem faz esses estragos pode deixar de fazer depois de o avisares. Mas pode acontecer o contrário e tu vês-te com uma situação em mãos mais complicada, de total impotência legal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jiren Ver Post
                                      Já agora, é possível nesse tipo de cameras Xiaomi meter a mesma a gravar para um Disco que esteja na rede? Tipo de um portátil?
                                      Já foi referido que é preciso não violar a Lei nesta questão. Ponto. Porém, deves estar com atenção a que vêm aí alterações legislativas para espaços privados em que a tramitação é mais simples.

                                      Posto isto, em tenho uma Xiaomi 70 (Xiaomi 70MAI Smart Dash Cam 1080P Full HD Driving Recorder AI Intergrated APP Control), apenas para usar em trânsito, que desligo quando estaciono. É excelente e pode levar software para passar a inglês (as que têm linguagem falada em chinês) de forma extremamente simples! Pode gravar em microSD ou num telemóvel ao qual se liga por wi-fi, o qual, aliás, lhe serve de visor..

                                      A alimentação pode ser feita através de uma powerbank de boa capacidade, o que evita estar a passar fios...


                                      Comentário


                                        #20
                                        Não quero bater na mesma tecla.

                                        A CNPD tem que efetuar prova que têm câmara a funcionar/gravar. Para efetuarem prova é necessário acesso físico. Para acesso físico é necessário mecanismos legais. Numa empresa é fácil, num caso destes não.

                                        Mas têm a noção de como anda a justiça em portugal?

                                        Acham que vos arrombam a porta se tiverem uma câmara no interior apontada para a via pública?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Com um repertório desses sistema videovigilância (montado pelo próprio ou por loja) para identificação da besta.

                                          E depois decidir usar a via legal.....ou outra (aquela étnia chata tem tido bons preços)
                                          Acho que seria mais por aqui...

                                          Depois, uma porta por uma rótula...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mete um camarazinha pequena a filmar e caga na cnpd...

                                            Se apanhares alguém logo decides o que fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vivo numa rua onde existem vários lotes todos pegados uns com os outros e da parte da frente igual, com uma estrada (com 2 sentidos de circulação a dividir)

                                              Não há lugares marcados mas normalmente cada um mete o carro à sua porta, estacionando quase toda a gente na diagonal.

                                              Do outro lado da via é exactamente igual.

                                              Aqui parece que o problema é mais connosco, embora esta noite tenham riscado o carro da minha vizinha (que também é novo) penso não ser pratica recorrente como tem sido comigo.

                                              É que por vezes as pessoas fazem mal por fazer, mas lá está, pode acontecer ser apenas 1 caso... mas a verdade é que podiam ter riscado outros carros mais velhos aqui da rua mas não, foram logo ao da rapariga que era novinho.

                                              Nem sei como não foram ao meu também.

                                              Mas comigo o caso é mais grave, já foram 2 carros e 1 porta, e 1 dos carros levou ácido por cima onde danificou a pintura, e o facto de no ano que tirei daqui o carro me terem riscado a porta faz-me pensar que isto é um acto pensado e elaborado, não são uns simples putos que vêm com a bebedeira e decidem causar estragos, isto é "mais" grave.

                                              Amanhã vou a um armazen Chinês que conheço, onde eles até são revendedores de telemóveis Xiaomi para ver se têm algo com a base dessas câmaras Xiaomi.

                                              Mas já agora, deram a dica de um sistema de video vigilância montado por uma empresa, mas isso não será na mesma ilegal? É que de todas as maneiras a câmara teria que ficar a apontar para a via pública, certo?

                                              Eu quando montar vai ser apenas para mim, não irei meter outros vizinhos nisto, até porque por vezes este tipo de coisas vêm de quem menos esperamos, e eu não vivo numa cidade. e como devem calcular se contar a A, B ou C, passado 1 dia já toda a rua sabe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Deitaram ácido
                                                Quem é que anda aí com ácidos, este produto é fácil de arranjar?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jonas69 Ver Post
                                                  Deitaram ácido
                                                  Quem é que anda aí com ácidos, este produto é fácil de arranjar?

                                                  ha a venda acidos para limpeza. acido muriatico, cloridrico, etc

                                                  Muito chata essa situação, principalmente por ir alem dos danos materiais

                                                  Já tive uma situação identica quando comprei um carro novo. resolveu-se com camara oculta e de seguida confrontação do vizinho, que pelos vistos não tinha dinheiro para comprar medicação para a azia e compensava nesses comportamentos primarios

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jaime1 Ver Post
                                                    ha a venda acidos para limpeza. acido muriatico, cloridrico, etc

                                                    Muito chata essa situação, principalmente por ir alem dos danos materiais

                                                    Já tive uma situação identica quando comprei um carro novo. resolveu-se com camara oculta e de seguida confrontação do vizinho, que pelos vistos não tinha dinheiro para comprar medicação para a azia e compensava nesses comportamentos primarios
                                                    Ah tá...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ontem vi um merc com um bruto risco da porta do condutor ao final da embaladeira (mais teria se houvesse mais chapa) e lembrei-me logo de ti.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jonas69 Ver Post
                                                        Deitaram ácido
                                                        Quem é que anda aí com ácidos, este produto é fácil de arranjar?
                                                        Óleo de travões

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vós fizestes mal a alguém?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jonas69 Ver Post
                                                            Deitaram ácido
                                                            Quem é que anda aí com ácidos, este produto é fácil de arranjar?
                                                            sim é fácil de arranjar, existe um acido para remover tinta seja ela qual for, basta largar uns pingos, que derrete a pintura até á chapa em alguns escassos minutos e vende-se em qualquer loja de materiais...

                                                            quando é para fazer mal há pessoas que não olham a meios...

                                                            eu resolvia o assunto era meter-me á espera toda noite e depois tinha-mos uma bela conversa assim que eu lhe deitasse as mãos, dando-lhe uns carinhos e afectos, que nunca mais fazia tal coisa...
                                                            Editado pela última vez por bigturbo; 09 September 2018, 12:24.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X