Anúncio

Collapse
No announcement yet.

5.500 Km num Mercedes E220d W213 em 2 semanas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Test-drive] 5.500 Km num Mercedes E220d W213 em 2 semanas

    5.500 Km num Mercedes E220d W213 em 2 semanas


    Para (minha) memória futura, e eventual ajuda para quem equaciona comprar um carro destes, decidi escrever e partilhar a análise do meu carro durante as minhas férias deste ano. Obviamente que comentários fundamentados e não jocosos são muito bem-vindos!

    Depois de vencidas as dúvidas (e os protestos…) da minha mulher, preparámo-nos para os mais de 5.000 Km que nos esperavam nas nossas férias. O plano tinha dias com mais de 1.000 Km, o que dificilmente cabe no conceito de férias de muitos, especialmente de quem já há algum tempo fez os 50 anos.

    Só íamos os dois, pelo que falta de espaço não havia. O carro tem muito espaço, tanto para os passageiros como para bagagem. Os espaços para arrumação dentro do carro são muitos e generosos. A bagageira é bastante grande, quase toda plana e de fácil acesso. Acresce ainda um espaço por baixo do fundo da bagageira, reservado ao pneu sobresselente, mas que no meu carro está livre. No entanto, o fundo da bagageira não é todo plano e lá ao fundo tem um pequeno degrau que atrapalha a colocação de malas …

    Depósito cheio e lá vamos nós diretos até ao País Basco, cerca de 1.000 Km neste nosso primeiro dia de férias, aproveitando estarmos frescos do trabalho e ainda não nos termos cansado nas férias!

    Apesar do calor que está lá fora, sempre acima dos 30 graus, o ar condicionado mantém uma temperatura e um ambiente agradável dentro do carro. Parece-me mesmo que o ar condicionado funciona melhor quando a temperatura exterior é mais elevada. No entanto, o controlo não é fácil. Alterar a distribuição de ar requer ir para menus e mais menus, o que me faz ter saudades dos tempos em que havia botões específicos para este fim. De qualquer forma, o ar condicionado não é, para mim, o ponto mais forte deste carro.
    Penso que os vidros escurecidos atrás dão um bom contributo para a manutenção da temperatura, mas não tenho como o avaliar esse contributo.

    A meio da tarde, com as costas já um pouco suadas, interrogo-me se os 1.350 Euros que custavam os bancos dianteiros climatizados não teriam sido um bom investimento. Os bancos são confortáveis, têm um bom apoio, mas a pele é um pouco quente para estes dias. Mesmo com mais de um ano de convívio com o carro, ainda tenho dificuldade de entendimento com estes bancos para encontrar aquela posição de total conforto. Problema meu, certamente, e não dos bancos. No entanto parece-me que os bancos confort do novo BMW série 5 são mais confortáveis, pelo menos em pequenas viagens.

    O porta luvas é refrigerado e é possível manter uma garrafa de água sempre bem fresca. Um pequeno detalhe que faz muito jeito, especialmente nestes dias mais quentes, mas eventualmente desconhecido de alguns.

    Com o correr do dia e dos quilómetros, chegava mais rapidamente o destino que o cansaço. Não sei qual a responsabilidade da suspensão Airmatic, o que sei é que o conforto do carro, em termos de suspensão, é notável. Esta suspensão é aliás um dos aspetos que mais aprecio no carro. Fica dura quando a velocidade aumenta ou quando eu quero, mantém o carro direito nas curvas (não adorna), sobe ou desce, conforme a velocidade ou a pedido, mantém o carro na mesma altura, independentemente da carga que tiver e, cerejinha em cima do bolo, é muito confortável.
    Os pneus também contribuem para o conforto. Está calçado com uns 225/55 R 17, o que na minha opinião é mais que suficiente para o tipo de condução que tenho. Contribuem para um baixo consumo e não comprometem a aderência. Quando comprei o carro hesitei bastante em por uns 245/45 R 18, mas temi que me afetasse o conforto, o que eu não queria que fosse minimamente beliscado. Apenas quando subo uma rampa mais inclinada e molhada, por exemplo a da garagem, me assalta a dúvida se os pneus mais largos não teriam sido uma melhor opção, por questões de tração. Mas ainda estou a tempo de os alterar!

    As ajudas à condução são fantásticas e muito contribuíram para que o cansaço se mantivesse longe! A maior parte da viagem foi feita em cruise control, com a velocidade programada para a velocidade máxima permitida (ok, um bocadinho, mas apenas um bocadinho, acima), com o Drive Pilot e o assistente de direção ligados. O Drive Pilot adapta a velocidade e a distância ao carro da frente, e o assistente de direção mantém o carro dentro da faixa de rodagem e permite mesmo a condução autónoma em determinadas condições e durante algum tempo. Regulei a distância para o carro da frente quase no máximo e descontraí-me. Apenas em algumas, poucas, situações tem efeitos menos desejados. Por exemplo, quando numa estrada com 3 faixas, circulamos na faixa mais à direita e pretendemos ultrapassar, pela esquerda, claro, um carro que circula na faixa do meio. Se mudarmos de faixa já relativamente perto do carro que vai à nossa frente, no momento em que estamos atrás dele, o carro diminui a velocidade para manter a distância de segurança, e só volta a acelerar quando o espaço à sua frente está livre e estamos na faixa mais à esquerda.
    Este sistema é particularmente útil em situações de filas compactas, mesmo que se circule a velocidades altas. A distância ao carro da frente e a velocidade são constantemente adaptadas de acordo com a velocidade do carro da frente. Em condução autónoma o carro da frente contribui para melhor definir a trajetória, além das marcações na estrada, o que é indicado por um pequeno símbolo de um carro a verde. Este símbolo muda para branco quando não tem referências de outros carros.

    Este sistema também nos indica a velocidade do carro da frente quando nos aproximamos de um carro mais lento, o que aumenta a segurança e permite atempadamente ajustar a velocidade com suavidade.

    Julgo que este sistema teria evitado um acidente que vi, mesmo à minha frente. Numa autoestrada, com trânsito muito compacto, um carro travou ligeiramente, o que vinha atrás, demasiado perto, reagiu uma fração de segundo depois, travou a fundo, levantou muito fumo, mas não evitou a batida.

    O consumo de combustível é fantástico! Para fazer os 5.440 Km do total da viagem apenas necessitei de 285 litros de gasóleo, o que dá uma média de 5,2 l/100 Km! Quanto a mim, excelente! O carro é, no entanto, um pouco mentiroso e no computador de bordo marcava apenas 4,8 l/100 km, ou seja, é 8% mentiroso. Embora sendo mentiroso, acho que mesmo assim não cumpre os mínimos para ser político em Portugal …

    Acresce dizer que a velocidade média foi de 80 Km/h, ou seja, passei 68 horas dentro do carro. Se descontarmos 8 horas por dia para dormir, isto significa que passei 18% do tempo que estive acordado das minhas (ricas) férias dentro do carro a viajar! Enquanto me lembrar disto, acho que não fazer outra igual.

    Estes consumos, aliados a um depósito de combustível de 65 litros, permitem percorrer descontraidamente mais de 1.000 Km sem pensar em atestar. No meu primeiro dia de viagem, saí de Lisboa e apenas voltei a atestar à saída de Espanha, em Irún. Atravessar Portugal e Espanha com um único depósito é obra!

    Irritante, muito irritante mesmo, é desaparecer a indicação da autonomia e do nível do combustível quando o carro ainda tem 5 ou 6 litros de gasóleo! Aparece apenas uma mensagem de pouca autonomia, uma luz vermelha a piscar e agora vai já abastecer, porque, mesmo que estejas apenas a 20 km de casa, o medo de ficar sem gasóleo é grande e a informação nenhuma! Onde é que a Mercedes tinha a cabeça quando fez aquilo?

    Certamente que consumir pouco combustível é importante, mas julgo que se deve relativizar esta questão porque facilmente se pode influenciar este custo. Em primeiro lugar porque depende, e muito, da forma como se conduz, depois porque um bom planeamento da viagem o pode diminuir bastante e finalmente o valor despendido em combustível é apenas uma parcela no total das despesas do carro, podendo não ser a mais significativa. Efetivamente o meu carro consumiu mais de portagens do que de gasóleo! A travessia do túnel Fréjus, de 13 Km, entre a França e a Itália, custou 44 Euros, quase um assalto à mão armada! O que foi um assalto à pistola armada foi o preço do litro do gasóleo numa estação de serviço de uma autoestrada em França: 1,899 Euros / litro (a pistola a que me refiro é a da bomba de gasolina)! O custo do parqueamento é também elevado. Alguns hotéis cobram 30 Euros por noite pelo parqueamento e em algumas cidades o estacionamento custa 6 Euros por hora.

    Resumindo: Claro que é melhor o carro gastar 5,2 que 5,7, mas num carro que custa 60 ou 70 mil Euros, com extras a custarem milhares de Euros, julgo que, sendo um fator positivo, não deve ser determinante no momento de compra. Muito mais relevante é o que se gasta em oficina, por exemplo (e espero que nesse campo este carro não me desiluda).

    A maior parte da viagem foi feita em modo Confort, mas num troço de montanha, em estrada nacional, selecionei o Sport. A direção fica mais pesada, a suspensão mais dura, o acelerador mais sensível, o motor mais vivo e presente, as mudanças de caixas fazem-se a rotações mais elevadas e a condução torna-se mais emocionante! A caixa, um dos pontos altos deste carro, faz realçar todo o potencial deste excelente motor, outro ponto muito alto do carro! A disponibilidade para ganhar velocidade é iludida pelo conforto e pelo silêncio. Quando a curva se aproxima os travões tratam de reduzir a velocidade de uma forma muito competente. Mas se a travagem for um pouco tarde, a suspensão e o chassi (tudo?) perdoam, e tudo se faz sem drama nem espalhafato.

    Mas depressa me cansei e voltei ao meu pacato modo Confort que este carro não foi feito para estas coisas … É muito despachado, desembaraça-se de carros mais lentos em ultrapassagens rápidas e seguras, mas não é de corridas. Considero que quem quiser (apenas) andar depressa deve pensar noutro carro. Este é pouco ágil devido ao tamanho e muito distante da estrada.

    No entanto, se estes Km tivessem sido feitos na Alemanha, país onde vivi alguns anos, certamente que os 120 ou 130 Km/h se tornariam em 200 ou 220 Km/h, encurtando o tempo de viagem significativamente sem que a isso correspondesse uma diminuição da segurança ou conforto. Uma pena insistirem nos obsoletos limites de velocidade nas autoestradas.

    Uma referência para o som de origem, que apenas é razoável. A diferença para o sistema de som surround Burmester é grande e não é preciso ser melómano para a apreciar. Arrependo-me de não o ter comprado e agora não é fácil corrigir o erro.

    Finalmente uma palavra para o GPS (Garmin): Mau! E outra palavra: Lento. A comparação deste GPS com o de origem de um qualquer Clio fá-lo corar de vergonha. Muitas vezes nos socorrermos do Waze ou do Google Maps porque o Garmin não dava conta do recado. Tenho muita pena de não ter o Apple CarPlay, que agora já vem de origem. Alguém me diz como o posso instalar?


    Espero que tenham gostado, especialmente se não concordarem com o que escrevi!


    AlexG
    Editado pela última vez por AlexGC; 19 September 2018, 13:22.

    #2
    Gostei de ler; bom contributo.

    Comentário


      #3
      A parte jocosa:
      Ergonomia longe de ser a melhor, posição de condução também longe de ser a melhor, GPS/falta de androidauto/apple car play ... pareço eu a queixar-me do C ... afinal não é assim tão mau.
      Sobre o porta luvas refrigerado já nos anos 90 tinha carros com isso

      Agora mais a sério
      Airmatic, 5 estrelas conforto e comportamento sublime como é apanágio dessa configuração.
      Obrigado pela partilha, tens aí um excelente veículo
      Como eu costumo dizer não interessa o destino mas sim a viagem e nada como usufruir das viaturas na estrada
      só ficam a faltar umas fotos.

      Comentário


        #4
        Boa review.

        essa parte da Ergonomia ou falta dela, faz-me lembrar quando me sentei numa "C Station", não atinei com aquele posto de condução. Afinal não era problema meu

        Quanto ao carro em si é muito bonito e tem tecnologia de ponta, pelo que não é compreensível a situação que descreves do GPS

        Comentário


          #5
          Bom relato! Só é pena não teres feito alguns parágrafos. Tenho os olhos a arder

          O gps, pelo que estou a ver (e creio que já o tinha dito por aqui...), ficou substancialmente melhor aquando a alteração do monitor central. Eu não tenho queixas na rapidez, tenho sim na sua utilização menos intuitiva que o do grupo vag, por exemplo. Mas nada que comprometa, apenas requer habito

          Interessa também dizer que é a versão que vem de série. Para quem quiser algo melhor/mais elaborado tem de dar um rim pelo comand...

          Os bancos, já li por aqui mais relatos deste tipo. Para mim cumprem bem, mas o máximo de kms feitos num dia creio que foram 600.

          De resto, de um modo geral partilho das opiniões

          Cump.

          Comentário


            #6
            Belo post, coisa algo raro no forum hoje em dia.

            Devias aditar a fazer mais parágrafos. Assim fica um pouco difícil de ler.

            Comentário


              #7
              Caros,

              Obrigado pelos comentários!
              A pedido de várias famílias introduzi uma linha a separar os parágrafos.
              Realmente assim ficou muito melhor! Editei o texto em word, com um espaçamento entre parágrafos. Quando o copieei para aqui esse espaçamento foi apagado e eu nem reparei.


              AlexG


              AlexG

              Comentário


                #8
                Bom relato.

                Há quem faça trajeto semelhante sem gastar gota e sem perder grande tempo no tempo total da viagem. Em Tesla.

                Não sou eu. Mas gostava.

                Comentário


                  #9
                  O tema do GPS é ultrapassavel mas ficaria com um sistema não Mercedes... Nesta fase como refere é tarde de mais pois devia ser equacionado no ato da compra do som... Gostei da descrição

                  Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    No final das férias ...


                    [/IMG]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                      Bom relato.

                      Há quem faça trajeto semelhante sem gastar gota e sem perder grande tempo no tempo total da viagem. Em Tesla.

                      Não sou eu. Mas gostava.
                      param para carregar apenas uma vez, não? em 1000kms dá para isso.

                      Comentário


                        #12
                        Excelente relato.

                        Isto faz falta cá no fórum.

                        Comentário


                          #13
                          Parabéns pela escrita. Já apanhei a versão com parágrafos, e devo dizer que está muito bem escrito, com clareza e elucidativo.

                          Venham mais relatos destes!!!

                          Comentário


                            #14
                            Boa partilha! Não sei se me aventurava a fazer uma viagem tão longa em tão poucos dias com o meu carro, mas também já tem mais uns anos em cima! Só por curiosidade, em caso de avaria o seguro trazia te o carro até Portugal ou tinha de ser reparado no país onde estavas? Cumps

                            Enviado do meu LG-H815 através do Tapatalk

                            Comentário


                              #15
                              Parabéns pelo relato.

                              Gosto imenso de conduzir e de fazer grandes viagens, mas actualmente com a maior proliferação dos controlos de velocidade e com a menor disponibilidade de tempo tenho optado por viajar de avião e alugar carros nos destinos. Ainda este Verão fiz 4.000 km distribuídos por Itália e EUA.

                              Se pudesses ter qualquer carro de valor aproximado ao teu para fazer a mesma viagem, qual seria a tua opção ? Não preferias ter ido ao volante de um Porsche Boxster ?

                              Comentário


                                #16
                                Bom relato, isso é que é gostar de andar de carro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Bom relato.

                                  Há quem faça trajeto semelhante sem gastar gota e sem perder grande tempo no tempo total da viagem. Em Tesla.

                                  Não sou eu. Mas gostava.

                                  Podes ser mais específico?
                                  Segundo o site da Tesla, o modelo S 100D, a 120 Km/h, com 30º C e o ar condicionado ligado tem uma autonomia de 458 Km.
                                  Embora não seja o que está em causa, este carro custa cerca do dobro do E220d, pelo que não é comparável.
                                  De qualquer forma julgo extraordinariamente difícil fazer no Tesla Lisboa - Irún num dia. Essa viagem obrigaria, com um bom planeamento, no mínimo a duas paragens.


                                  AlexG

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora eu a pensar que era um MB w123...enganei-me a ler o título....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Penso que a opção da dimensão dos pneus está perfeita. Se fosse a segunda opção, terias mais 10% de aumento no consumo final ehehe.

                                      Excelente relato, parabéns

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado por partilhares a tua experiência AlexGC.

                                        Da minha experiência com o Classe E, sempre como passageiro, ora no banco da frente ou no detrás, levar-me-ia a escolher - se pudesse comprar um agora! - o modelo com as jantes de 16" e estofos de tecido, pois embora não encha tanto o olho, vejo como a melhor solução para conforto de rolamento e conforto interior, especialmente em dias de muito calor ou noites geladas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          As jantes de 17 polegadas permitem um nível conforto muito bom. Para quem quiser mais pode optar pela suspensão com afinação conforto ou no limite a pneumática.

                                          Pelo menos por cá creio que não dá para ter jantes abaixo das de 17". Diga-se que já estas ficam ali a "nadar" na cava, o que não abona a favor da estética...


                                          Cump.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma vez que são de um carro igual, aproveito para deixar aqui 2 fotos, a primeira para dar um ideia de desmultiplicação da 9-gtronic, e a 2ª com um consumo médio feito em 300 kms:






                                            A qualidade não é a melhor, mas foi o que se arranjou

                                            Cump.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu também tenho jantes 17 na minha w213 station nos pneus de inverno, as de verão São 19 e notasse o pisar um pouco mais seco.
                                              Já agora de que ano é o teu claase E. ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                Obrigado por partilhares a tua experiência AlexGC.

                                                Da minha experiência com o Classe E, sempre como passageiro, ora no banco da frente ou no detrás, levar-me-ia a escolher - se pudesse comprar um agora! - o modelo com as jantes de 16" e estofos de tecido, pois embora não encha tanto o olho, vejo como a melhor solução para conforto de rolamento e conforto interior, especialmente em dias de muito calor ou noites geladas.

                                                As jantes 16 não estão disponíveis em Portugal, mas são o equipamento base na Alemanha, assim como os bancos apenas de tecido.

                                                Os estofos "base" em Portugal, em pele sintética ARTICO e em tecido, não me convenceram ... Podem respirar melhor mas, para mim, são menos confortáveis que os de pele.
                                                Os bancos AMG pareceram-me melhores porque tinham a microfibra DINAMICA da AMG mas também me pareceram menos bons que os de pele.
                                                Na altura em que comprei o carro havia dois tipos de pele, sendo que uma era mais macia e fina, pareceu-me mais confortável, mas também francamente mais frágil. Acabei por optar pela mais robusta.

                                                Quanto às "noites geladas", elas que venham porque os bancos têm aquecimento de origem .


                                                AlexG

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zx300 Ver Post
                                                  Eu também tenho jantes 17 na minha w213 station nos pneus de inverno, as de verão São 19 e notasse o pisar um pouco mais seco.
                                                  Já agora de que ano é o teu claase E. ?
                                                  É de abril de 2017.

                                                  É preciso afinar a suspensão quando trocas de pneus?
                                                  O que me têm dito é que a suspensão é afinada de acordo com os pneus montados, e que por isso não convém alterar a configuração inicial.
                                                  No entanto já ouvi dizer que com a suspensão airmatic não é necessária qualquer afinação da suspensão para alterar os pneus ...

                                                  Para já estou muito contente com os pneus e não os penso mudar.


                                                  AlexG

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha também tem airmatic, mas só atrás e quanto á afinação, quando a mudança de jantes penso que seja automática o ajuste, aliás eu próprio mudei as jantes inverno/verão e não notei nada de especial a não ser claro ficar um pouco mais seco com as 19 .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Joeski Ver Post
                                                      Boa partilha! Não sei se me aventurava a fazer uma viagem tão longa em tão poucos dias com o meu carro, mas também já tem mais uns anos em cima! Só por curiosidade, em caso de avaria o seguro trazia te o carro até Portugal ou tinha de ser reparado no país onde estavas? Cumps

                                                      Enviado do meu LG-H815 através do Tapatalk
                                                      O seguros fazem repatriação do veiculo em caso de necessidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                        Ora eu a pensar que era um MB w123...enganei-me a ler o título....
                                                        Já fiz uns kms valentes numa w123 300 TD, atmosférico, lento, sem AC.... Foi penoso mas memorável.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                          Já fiz uns kms valentes numa w123 300 TD, atmosférico, lento, sem AC.... Foi penoso mas memorável.

                                                          Dá uma olhadela para veres a comparação https://www.youtube.com/watch?v=Tx_dJZqutjI

                                                          AlexG

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AlexGC Ver Post
                                                            Dá uma olhadela para veres a comparação https://www.youtube.com/watch?v=Tx_dJZqutjI

                                                            AlexG
                                                            Muito giro o video! Um mundo de distancia.

                                                            Curiosamente era um modelo que gostava muito, tanto que ai por 1996 tive para comprar um 300D, mas acabei por gastar o dinheiro numa mota e depois tive um Golf 1.6 GTD.

                                                            Os bancos, talvez a característica mais vincada destes Mercedes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X