Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto 1.2 60/ 80cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Fiat Punto 1.2 60/ 80cv

    Boa noite a todos!

    Vou comprar um carro e tenho 1500€ de orçamento. O uso será, essencialmente, fora da cidade.
    Estive a ver várias hipóteses e a que mais apreciei foi o Fiat Punto 1.2. (por uma questão de espaço. Por vezes, preciso de transportar muito material). Surgiu a hipótese de ir buscar um de 80cv ou de 60cv.

    Podem ajudar-me dizendo as diferenças que existem entre um e o outro (eu sei que um é mais potente que o outro ahah)?
    Na vossa opinião, é uma boa escolha ou têm outras opiniões?

    Muito obrigado!

    #2
    O de 60 cvs 8v tem uma grande vantagem, mesmo que rebente a correia de distribuição, o motor nunca se estraga..

    O 16v é mais susceptível a avaria de electrónica.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 986 Ver Post
      O de 60 cvs 8v tem uma grande vantagem, mesmo que rebente a correia de distribuição, o motor nunca se estraga..

      O 16v é mais susceptível a avaria de electrónica.

      Isso não é bem assim, se há problemas de eletronica é muito provavel ser devido a má manutenção.
      E ambos são multiponto, (presumindo pelo preço que o user está disposto a gastar, já deve ser um mk2) , se um é propenso tambem o outro seria...
      Já assisti a ver carros desses a trabalharem mal e o pessoal andar a mexer sem saber o que anda a fazer e veio-se a saber mais tarde serem cabos de velas já velhos, (ainda hoje há gente que pensa que os cabos/borrachas, até oleos de caixa por ex duram para sempre).
      Tanto o de 8v como os de 16v se forem bem mantidos são fiáveis, conheço algumas pessoas com os de 16v, alguns deles montados puntos outros em stilos sem problemas como os que referes.
      Quanto aos 8v, uma limpeza de vez em quando ao corpo da borboleta, filtros e oleos trocados a tempos e tens carro para uma vida inteira.
      Tenho um de 2003, sempre fiável.
      Resumindo o motor é o mesmo, apenas varia a cabeça e centralina.
      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 24 September 2018, 21:37.

      Comentário


        #4
        Enganas-te! O de 60cv é motor fire e se rebentar correia não afecta motor. O de 80cv não é da geração fire e vai de vela como qualquer outro que rebente a correia
        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
        Isso não é bem assim, se há problemas de eletronica é muito provavel ser devido a má manutenção.
        E ambos são multiponto, (presumindo pelo preço que o user está disposto a gastar, já deve ser um mk2) , se um é propenso tambem o outro seria...
        Já assisti a ver carros desses a trabalharem mal e o pessoal andar a mexer sem saber o que anda a fazer e veio-se a saber mais tarde serem cabos de velas já velhos, (ainda hoje há gente que pensa que os cabos/borrachas, até oleos de caixa por ex duram para sempre).
        Tanto o de 8v como os de 16v se forem bem mantidos são fiáveis, conheço algumas pessoas com os de 16v, alguns deles montados puntos outros em stilos sem problemas como os que referes.
        Quanto aos 8v, uma limpeza de vez em quando ao corpo da borboleta, filtros e oleos trocados a tempos e tens carro para uma vida inteira.
        Tenho um de 2003, sempre fiável.
        Resumindo o motor é o mesmo, apenas varia a cabeça e centralina.
        Enviado do meu VF-696 através do Tapatalk

        Comentário


          #5
          Procura o 1.2 8V. Com essa idade é preferível apostar no motor que se revelou mais fiável, mesmo perdendo alguma cavalagem.

          O 1.2 FIRE foi e continua a ser um tanque. Quiça um dos motores otto de produção em escala mais fiáveis da história automóvel.

          Comentário


            #6
            Eu adoro como o pessoal salta logo para casos de correia a rebentar e a mandar o motor para o galhete. Primeira coisa a fazer ao comprar um carro usado é fazer uma manutenção preventiva decente, que inclui a troca das correias, bomba de agua, oleos, outros fluidos, etc. Portanto, isso deixa de ser problema!

            Se o ser fire é uma vantagem? sim. se é motivo para desconsiderar outros motores? claro que não!

            Agora, mandando a minha posta, eu tenho um mk2b com o 1.2 de 16v (80cv), é de 2003 tem 240mil km e anda para as curvas. comprei-o em 2013 (salvo erro) com 170 mil KM, nos 3 anos que esteve comigo como carro diário contabilizou cerca de 60 mil KM. Quando veio a necessidade/teimosia de trocar de carro, o que o carro valia no mercado era tão irrisório e aliado ao facto que não teve problema nenhum, que fiquei com ele.

            Despesas que tive com ele:
            -> revisão quando o comprei (a mesma que ja falei em cima)
            -> amortecedores dianteiros (chumbo na inspeção)
            -> Embraiagem
            -> 3 pneus (calma, meti um pneu numa valeta)
            -> 2 colunas atrás, que o papel das outras estava rasgado e já era só ruido.
            -> Um radio, que os plásticos do de origem partiram-se

            deixei-o em casa dos meus pais, a minha mãe anda regularmente com ele, eu quando la vou também lhe dou uma esfrega (são as saudades que tenho daquele carro). conta com 240 mil KM, e está pronto para mais.

            A nível de utilização, nunca se negou a viagens em EN ou AE (embora não seja o seu forte) e em cidade... dominava o transito lisboeta!

            Há o grande tabu da direcção assistida, costuma dar problemas caros. pode ter sido sorte, mas sempre que aquilo se queixava era so desligar e ligar o motor e ela voltava.

            por mim, recomendo!
            Editado pela última vez por speedyssj3; 25 September 2018, 17:48.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
              Eu adoro como o pessoal salta logo para casos de correia a rebentar e a mandar o motor para o galhete. Primeira coisa a fazer ao comprar um carro usado é fazer uma manutenção preventiva decente, que inclui a troca das correias, bomba de agua, oleos, outros fluidos, etc. Portanto, isso deixa de ser problema!

              Se o ser fire é uma vantagem? sim. se é motivo para desconsiderar outros motores? claro que não!

              Agora, mandando a minha posta, eu tenho um mk2b com o 1.2 de 16v (80cv), é de 2003 tem 240mil km e anda para as curvas. comprei-o em 2003 (salvo erro) com 170 mil KM, nos 3 anos que esteve comigo como carro diário contabilizou cerca de 60 mil KM. Quando veio a necessidade/teimosia de trocar de carro, o que o carro valia no mercado era tão irrisório e aliado ao facto que não teve problema nenhum, que fiquei com ele.

              Despesas que tive com ele:
              -> revisão quando o comprei (a mesma que ja falei em cima)
              -> amortecedores dianteiros (chumbo na inspeção)
              -> Embraiagem
              -> 3 pneus (calma, meti um pneu numa valeta)
              -> 2 colunas atrás, que o papel das outras estava rasgado e já era só ruido.
              -> Um radio, que os plásticos do de origem partiram-se

              deixei-o em casa dos meus pais, a minha mãe anda regularmente com ele, eu quando la vou também lhe dou uma esfrega (são as saudades que tenho daquele carro). conta com 240 mil KM, e está pronto para mais.

              A nível de utilização, nunca se negou a viagens em EN ou AE (embora não seja o seu forte) e em cidade... dominava o transito lisboeta!

              Há o grande tabu da direcção assistida, costuma dar problemas caros. pode ter sido sorte, mas sempre que aquilo se queixava era so desligar e ligar o motor e ela voltava.

              por mim, recomendo!
              2013?

              Também tenho a mesma opinião, fiz 40mil num mk2 e a unica coisa que lhe troquei para lem de oelos e filtros foi uma bomba de embraiagem e um apoio do motor. É um carro mesmo muito interessante, muito raramente pego nele e deixa saudades.

              Talvez daqui a um par de anos volte para as minhas maos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                2013?

                Também tenho a mesma opinião, fiz 40mil num mk2 e a unica coisa que lhe troquei para lem de oelos e filtros foi uma bomba de embraiagem e um apoio do motor. É um carro mesmo muito interessante, muito raramente pego nele e deixa saudades.

                Talvez daqui a um par de anos volte para as minhas maos
                certo, my bad. 2003 era o ano do carro, comprei-o em 2013

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                  Enganas-te! O de 60cv é motor fire e se rebentar correia não afecta motor. O de 80cv não é da geração fire e vai de vela como qualquer outro que rebente a correia

                  Enviado do meu VF-696 através do Tapatalk
                  Sao os dois FIRE.

                  Eu optava pelo de 16v. Seja qual for a tua compra a tua primeira despesa vai ser trocar a correia de distribuição, pelo que a vantagem do 8V em nao empenar válvulas não é assim tão vantagem.

                  O 16v tem um andamento mais interessante com consumos semelhantes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                    Enganas-te! O de 60cv é motor fire e se rebentar correia não afecta motor. O de 80cv não é da geração fire e vai de vela como qualquer outro que rebente a correia

                    Enviado do meu VF-696 através do Tapatalk

                    O 1.2 8v 60cv pode ter essa particularidade como não ter, pois já houve alguem a perguntar isso e acabou-se numa incerteza, agora o 1.2 80cv abaixo da cabeça (o bloco) em principio será o mesmo bloco, variando o modo de afinação das valvulas que é externo atravês de pinos e trancas e ser 16v dual came.

                    Como já disse ambos os motores são fiáveis se forem tratados como deve ser, não terão problemas de maior.
                    E sim o 8v tem a fama de ser resistente e muita gente refere isso da correia, no manual não indica nada desse motor ser não interferente, portanto, é melhor não se fiarem na virgem para.....

                    Vejam a correia, tambem não custa nada, e é barata.

                    ps: peço desculpa, efectivamente o 1.2 16v 80 cv o bloco é diferente, estava a ver o antigo 1.2 8v 75 e acabei por baralhar isto tudo.
                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 26 September 2018, 20:40.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X