Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores diesel com DPF: como saber que está a ser feita uma regeneração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores diesel com DPF: como saber que está a ser feita uma regeneração

    Vivam,

    No meu Audi A4 B8 2.0 TDI, uma das coisas que me chateia é estacionar o carro na garagem e descobrir que acabei de interromper uma regeneração do filtro de partículas. É fácil de saber que estava a ser feita uma regeneração pois o ventilador fica ligado alguns minutos e sai uma baforada quente da zona do motor.

    Andava há meses a tentar descobrir uma forma de saber (com o carro ligado) se estava a ser feita uma regeneração ou não e finalmente descobri: as rpm ao ralenti aumentam ligeiramente.

    Nesta imagem, aparece o regime normal ao ralenti (sem estar a ser feita uma regeneração), que são cerca de 830 rpm.



    Quando está a ser feita uma regeneração, as rpm aproximam-se das 950 ao ralenti. É uma pequena diferença, mas é perfeitamente visível.

    Se não quiserem interromper a regeneração, há que passear o cão. NOTA: eu já interrompi muitas regenerações, mas nunca tive problemas com o filtro.

    Fica a informação para quem ainda não sabia.

    Coloquem neste tópico os sintomas visíveis noutros modelos.
    Editado pela última vez por eu; 26 September 2018, 20:14.

    #2
    Boa dica.

    Esse carro mostra que mudança é que vai engrenado? Tens de reparar se aparece alguma informação quando está a fazer regeneração.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Tens de reparar se aparece alguma informação quando está a fazer regeneração.
      A maioria dos carros não mostra nenhuma indicação quando está a ser feita uma regeneração, o que é algo difícil de compreender, considerando as potenciais implicações de interromper várias regenerações de seguida.

      Comentário


        #4
        Não basta ver no consumo instantâneo ? No meu topo logo por aí (opel) e também pela indicação do desembaciador traseiro que liga sempre que está a regenerar. Ando quase sempre com o CB na parte que mostra o que está a consumir o que e assim que vejo o desembaciador lá já sei.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
          Não basta ver no consumo instantâneo ? No meu topo logo por aí (opel) e também pela indicação do desembaciador traseiro que liga sempre que está a regenerar. Ando quase sempre com o CB na parte que mostra o que está a consumir o que e assim que vejo o desembaciador lá já sei.
          Realmente já ouvi falar de sinais "secundários" como esse que dizes para saber que está a ser feita regeneração.

          Do ralenti já sabia, tal como quem tem carros com start stop, se o carro estiver em regeneração, normalmente já não desliga quando parado, por exemplo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Do ralenti já sabia, tal como quem tem carros com start stop, se o carro estiver em regeneração, normalmente já não desliga quando parado, por exemplo.
            Exacto. Quando está a fazer regeneração pode-se ver em 3 vertentes: o relanti fica perto das 1000rpm, o consumo instantâneo fica também mais elevado, e o start/stop não funciona.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
              Não basta ver no consumo instantâneo ? No meu topo logo por aí (opel) e também pela indicação do desembaciador traseiro que liga sempre que está a regenerar. Ando quase sempre com o CB na parte que mostra o que está a consumir o que e assim que vejo o desembaciador lá já sei.
              A mesma situação no Opel Mokka. Até podia-se alterar o título do tópico e fazer, uma lista dos pistas para se saber quando cada carro está a fazer a regeneração

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                Até podia-se alterar o título do tópico e fazer, uma lista dos pistas para se saber quando cada carro está a fazer a regeneração
                feito!

                Comentário


                  #9
                  O aquecimento do óculo traseiro e dos retrovisores também é ligado automaticamente quando é feita a regeneração.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    O aquecimento do óculo traseiro e dos retrovisores também é ligado automaticamente quando é feita a regeneração.
                    Em que marca/modelo? É que não é igual em todas as marcas e modelos.

                    Comentário


                      #11
                      o metedo mais simples é instalares um led ligado o positivo ao desembaciador traseiro ou do espelho da porta e o negativo á massa da carroçaria e ele vai acender sempre que se iniciar uma regeneração, e apaga quando a mesma estiver concluída é o metedo mais simples que existe ai para o pessoal que volta e meia é apanhado nessas situações de começar a regenerar quando está para parar o carro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Em que marca/modelo? É que não é igual em todas as marcas e modelos.
                        serve para todos os modelos é algo básico de instalar...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Vivam,

                          No meu Audi A4 B8 2.0 TDI, uma das coisas que me chateia é estacionar o carro na garagem e descobrir que acabei de interromper uma regeneração do filtro de partículas. É fácil de saber que estava a ser feita uma regeneração pois o ventilador fica ligado alguns minutos e sai uma baforada quente da zona do motor.

                          Andava há meses a tentar descobrir uma forma de saber (com o carro ligado) se estava a ser feita uma regeneração ou não e finalmente descobri: as rpm ao ralenti aumentam ligeiramente.

                          Nesta imagem, aparece o regime normal ao ralenti (sem estar a ser feita uma regeneração), que são cerca de 830 rpm.



                          Quando está a ser feita uma regeneração, as rpm aproximam-se das 950 ao ralenti. É uma pequena diferença, mas é perfeitamente visível.

                          Se não quiserem interromper a regeneração, há que passear o cão. NOTA: eu já interrompi muitas regenerações, mas nunca tive problemas com o filtro.

                          Fica a informação para quem ainda não sabia.

                          Coloquem neste tópico os sintomas visíveis noutros modelos.

                          Isso já me aconteceu no A3 8V algumas vezes e também irrita-me profundamente. Até ver ainda não tive problemas com os filtros, no entanto, quando isso a regeneração acontece, é quando nao tenho mesmo possibilidades de continuar a passear o cão...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                            Exacto. Quando está a fazer regeneração pode-se ver em 3 vertentes: o relanti fica perto das 1000rpm, o consumo instantâneo fica também mais elevado, e o start/stop não funciona.

                            Vou começar a estar atento a esses pormenores, já que não aparece nenhum aviso no painel de instrumentos.
                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Boa dica.

                              Esse carro mostra que mudança é que vai engrenado? Tens de reparar se aparece alguma informação quando está a fazer regeneração.
                              Mostra e até pede para colocar a mudança acima ou abaixo consoante o caso.

                              O ralenti fica, de facto, mais perto das 1000 rpms e ouve-se o motor com um trabalhar mais rouco. A questão do consumo instantâneo, neste A4 B8 em andamento eu não consigo distinguir (ao invés da Astra H - o meu anterior carro - que o consumo subia 2 a 3 litros/100 kms), neste só mesmo ao ralenti é que consigo notar o aumento do consumo.

                              Ainda hoje ao chegar ao trabalho lá estava a regenerar. Teve que ser abortada...

                              Comentário


                                #16
                                Um detalhe no caso do meu que pode ou não aplicar se a outros.. Se for a andar na autobahn a 170/180 não liga o desembaciador quando regenera.. A 140 em sexta por ex já o liga.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  A maioria dos carros não mostra nenhuma indicação quando está a ser feita uma regeneração, o que é algo difícil de compreender, considerando as potenciais implicações de interromper várias regenerações de seguida.


                                  Infelizmente de facto não há indicador.

                                  Apesar de em outros mercados, caso do americano terem, ou até, as maquinas pesadas (terraplanagem), terem também o dito indicador.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Conduzi um mitsubishi canter ja com adblue de 2017 e quando fazia regeneraçao o motor ficava acelerado e fazia uma fumarada escape. Os outros casos desconheço se tambem é assim

                                    Comentário


                                      #19
                                      No Leon ST Ecomotive cá de casa, ao ralenti "normal", o computador de bordo indica 0.5 a 0.6 L de consumo instantâneo. Em regeneração, este valor passa para os 1.1 a 1.2 L, logo é fácil de ver. Se estivermos fora do carro ouve-se as ventoinhas a funcionar a fundo, ao ralenti e durante uns minutos após desligar o carro (quando é interrompida, geralmente já com o carro enfiado na garagem).


                                      Óptimo seria também os carros possuírem um botão / opção no PC de bordo para iniciar uma regeneração. Sabendo que vamos fazer "x" Kms em condições ideais para isto ocorrer, bastava durante a viagem ativar a regeneração e voilá, limpeza de FAP programada e realizada sem falhas. É que ainda na semana passada aconteceu fazer uma habitual viagem em AE e EN num total de uns 70 Kms, e quando cheguei ao destino ainda estava a terminar a regeneração, quando não havia necessidade disto…

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na minha laguna III é evidente o maior consumo instantâneo quando faz regeneracao...

                                        No meu Miki cooper sd R56, ainda não vi qualquer indicador de regeneração, a não ser após paragem do carro, as ventoinhas continuarem a bufar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu no meu B8 também me apercebo quando ele está a querer fazer uma regeneração mas lá está não vou passear vou até casa desligo o carro se ficar a regenerar que fique já fiz n vezes

                                          Comentário


                                            #22
                                            No Golf V 1.9, o sinal mais óbvio será o indicador de mudança "pedir" para andar em rotação mais elevada. Por exemplo, em estado normal, sinaliza para subir de relação às 2000 rpm, e para reduzir, sei lá, às 1000 rpm.
                                            Em regeneração, só indica para subir a relação às 2500 rpm, mas para pôr uma abaixo é logo às 1500 rpm.

                                            Também me parece que faz mais barulho, mas pode ser só impressão, já que, normalmente, vou rolando com maior velocidade do motor.

                                            Creio que o consumo instantâneo também é superior, mas eu não dou muita atenção a este pormenor, pelo que posso estar errado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na minha megane 3 1.5 Dci noto o motor mais barulhento. Tirando isso, no pasa nada...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na minha 807 resolvi o problema das regenerações de vez [emoji39]
                                                Até parece que lhe tirei 150 kg de cima, ficou mais económica e com umas baixas mais fortes, win win situation [emoji6]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Agora é que vais ver o verdadeiro carácter do 2.2 HDi PSA!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
                                                    Óptimo seria também os carros possuírem um botão / opção no PC de bordo para iniciar uma regeneração. Sabendo que vamos fazer "x" Kms em condições ideais para isto ocorrer, bastava durante a viagem ativar a regeneração e voilá, limpeza de FAP programada e realizada sem falhas. É que ainda na semana passada aconteceu fazer uma habitual viagem em AE e EN num total de uns 70 Kms, e quando cheguei ao destino ainda estava a terminar a regeneração, quando não havia necessidade disto…
                                                    Já tinha pensado no mesmo. E devia ser acompanhado dum indicador no CB do estado do FAP, se está limpo, se está saturado, ...

                                                    Por várias vezes li aqui relatos no fórum de colegas que fazem uma viagem longa em AE e assim que entram na garagem o FAP começa a regenerar e interrompem aí, o que me parece desnecessário e prejudicial à longevidade do FAP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                      Já tinha pensado no mesmo. E devia ser acompanhado dum indicador no CB do estado do FAP, se está limpo, se está saturado, ...

                                                      Por várias vezes li aqui relatos no fórum de colegas que fazem uma viagem longa em AE e assim que entram na garagem o FAP começa a regenerar e interrompem aí, o que me parece desnecessário e prejudicial à longevidade do FAP.
                                                      Qualquer viagem na AE faz o fap renegerar passivamente... pelo que essas afirmações não fazem qualquer sentido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                        Qualquer viagem na AE faz o fap renegerar passivamente... pelo que essas afirmações não fazem qualquer sentido.
                                                        Já me aconteceu num Corsa D 1.3...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                          Qualquer viagem na AE faz o fap renegerar passivamente... pelo que essas afirmações não fazem qualquer sentido.
                                                          Depende da viagem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Mostra e até pede para colocar a mudança acima ou abaixo consoante o caso.

                                                            O ralenti fica, de facto, mais perto das 1000 rpms e ouve-se o motor com um trabalhar mais rouco. A questão do consumo instantâneo, neste A4 B8 em andamento eu não consigo distinguir (ao invés da Astra H - o meu anterior carro - que o consumo subia 2 a 3 litros/100 kms), neste só mesmo ao ralenti é que consigo notar o aumento do consumo.

                                                            Ainda hoje ao chegar ao trabalho lá estava a regenerar. Teve que ser abortada...
                                                            Fica atento para ver se a informação sobre mudança de engrenagem muda quando está a fazer uma regeneração.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X