Vivam,
No meu Audi A4 B8 2.0 TDI, uma das coisas que me chateia é estacionar o carro na garagem e descobrir que acabei de interromper uma regeneração do filtro de partículas. É fácil de saber que estava a ser feita uma regeneração pois o ventilador fica ligado alguns minutos e sai uma baforada quente da zona do motor.
Andava há meses a tentar descobrir uma forma de saber (com o carro ligado) se estava a ser feita uma regeneração ou não e finalmente descobri: as rpm ao ralenti aumentam ligeiramente.
Nesta imagem, aparece o regime normal ao ralenti (sem estar a ser feita uma regeneração), que são cerca de 830 rpm.
Quando está a ser feita uma regeneração, as rpm aproximam-se das 950 ao ralenti. É uma pequena diferença, mas é perfeitamente visível.
Se não quiserem interromper a regeneração, há que passear o cão. NOTA: eu já interrompi muitas regenerações, mas nunca tive problemas com o filtro.
Fica a informação para quem ainda não sabia.
Coloquem neste tópico os sintomas visíveis noutros modelos.
No meu Audi A4 B8 2.0 TDI, uma das coisas que me chateia é estacionar o carro na garagem e descobrir que acabei de interromper uma regeneração do filtro de partículas. É fácil de saber que estava a ser feita uma regeneração pois o ventilador fica ligado alguns minutos e sai uma baforada quente da zona do motor.
Andava há meses a tentar descobrir uma forma de saber (com o carro ligado) se estava a ser feita uma regeneração ou não e finalmente descobri: as rpm ao ralenti aumentam ligeiramente.
Nesta imagem, aparece o regime normal ao ralenti (sem estar a ser feita uma regeneração), que são cerca de 830 rpm.
Quando está a ser feita uma regeneração, as rpm aproximam-se das 950 ao ralenti. É uma pequena diferença, mas é perfeitamente visível.
Se não quiserem interromper a regeneração, há que passear o cão. NOTA: eu já interrompi muitas regenerações, mas nunca tive problemas com o filtro.
Fica a informação para quem ainda não sabia.
Coloquem neste tópico os sintomas visíveis noutros modelos.
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