Anúncio

Collapse
No announcement yet.

HELP: que carro comprar por 5.000 euros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    HELP: que carro comprar por 5.000 euros

    Boa tarde a todos,


    Nota prévia: percebo muito pouco de carros, daí eu recorrer a este espaço para pedir a vossa ajuda.


    Passo agora a explicar a minha situação. Tinha até pouco tempo atrás um Opel Corsa a diesel de 1995 que me servia de carro de dia-a-dia para as minhas deslocações de casa para trabalho essencialmente. Fiquei de repente sem ele por causa de 1 acidente sendo que preciso agora de substitui-lo.

    Como a família está a crescer (em Dezembro nasce o nosso primeiro filho), queria comprar 1 carro um pouco maior (mas não muito). Para isso, tenho um orçamento de 5.000 euros mas não quero carrinha porque procuro 1 carro mais curto.


    Respondendo agora diretamente ao questionário:

    1. Que tipo de carros gostas? Ford Focus II
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? Ligeiro
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Ford Focus II 1.6 dci / Opel Astra 1.7 cdti / Renault Mégane 1.5 dci / Peugeot 307 1.6 hdi
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Às vezes para levar o bebé aos avós (viagem curta 2 kms)
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Entre 15.000 e 20.000 kms
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacionais e municipais
    8. Os consumos terão grande importância? Sim
    9. A potência do motor terá grande importância? Alguma
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não especialmente
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Até 5.000 euros
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado



    As preferências que mencionei no questionário baseiam-se nos meus gostos pessoais em termos de design mas tb em termos de economia de combustível, performance, despesas de manutenção e prazer de condução. Mas é claro que podem sugerir outros modelos se assim entenderem.

    Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

    #2
    Toyota avensis a diesel

    Comentário


      #3
      o focus é de facto uma boa opção, mas com esse orçamento, tens de ver como está de manutenção, de resto tens motor para durar sem stress's muitos e bons km's...

      Comentário


        #4
        Acho que com esse orçamento e para esses kms anuais, ia para um carro a gasolina...

        Com um carro a gasolina evitas mais surpresas desagradáveis, gastas mais em combustível anualmente, mas menos em oficina.
        Sendo que compras um carro mais recente e com menos kms, logo, potencialmente, menos problemático.

        Com um filho à porta, convém evitar ao máximo surpresas desagradáveis

        Comentário


          #5
          Vê este exemplo:

          Ford Focus 1.5 Sport, de 2007 e com 85.000kms. Penso que a desvantagem para ti, é ser de duas portas...

          https://www.olx.pt/anuncio/ford-focu...tml#b524009b29

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rools Ver Post
            Toyota avensis a diesel
            É certamente um excelente carro mas confesso que nunca gostei muito das linhas da Toyota que acho monótonas. Seria uma excelente escolha... se gostasse do design do carro. Sorry...

            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
            o focus é de facto uma boa opção, mas com esse orçamento, tens de ver como está de manutenção, de resto tens motor para durar sem stress's muitos e bons km's...
            Bem negociado, consigo encontrar alguns de 2005 ou 2006. Gosto bastante do modelo e parece-me uma escolha equilibrada tendo em conta os meus critérios. Já agora, tenho uma dúvida em relação ao carro. Tenho lido bastante informação acerca dele e vejo muitas vezes que aconselham comprar a versão de 90 cv, isto porque esse modelo não tem filtro de partículas e quando é preciso trocar a peça, custa um braço. É verdade?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Vê este exemplo:

              Ford Focus 1.5 Sport, de 2007 e com 85.000kms. Penso que a desvantagem para ti, é ser de duas portas...

              https://www.olx.pt/anuncio/ford-focu...tml#b524009b29
              Ok. Não tinha pensado em gasolina isto porque no valor da compra, o preço de aquisição é muito similar mas de facto não tinha pensado ainda nas despesas de manutenção. É um bom argumento, obrigado O anúncio do carro parece mesmo muito bom, pena é que só tenha 3 portas e com o bebé, não vai dar. Mas vou agora alargar a minha pesquisa também a carros a gasolina.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MasterSystem Ver Post
                É certamente um excelente carro mas confesso que nunca gostei muito das linhas da Toyota que acho monótonas. Seria uma excelente escolha... se gostasse do design do carro. Sorry...



                Bem negociado, consigo encontrar alguns de 2005 ou 2006. Gosto bastante do modelo e parece-me uma escolha equilibrada tendo em conta os meus critérios. Já agora, tenho uma dúvida em relação ao carro. Tenho lido bastante informação acerca dele e vejo muitas vezes que aconselham comprar a versão de 90 cv, isto porque esse modelo não tem filtro de partículas e quando é preciso trocar a peça, custa um braço. É verdade?
                os de 90cv entre 2004 e 2007 não tinham filtro de partículas os de 110cv é uma situação de lotaria pois uns tinham outros não, quanto á troca do filtro por um novo hoje em dia não vai alem dos 500€(com mão de obra incluída) numa casa da especialidade, fora da marca, pois na marca levam-te o couro e o cabelo, pois um filtro novo ronda os 350€+-... é algo que bem vigiado e para os km's que fazes anualmente dificilmente tens problemas...

                Comentário


                  #9
                  os de 90 só tiveram FAP a partir de 2010...

                  a nível de consumos é igual, mas o de 109 tem mais desenvoltura...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                    os de 90 só tiveram FAP a partir de 2010...

                    a nível de consumos é igual, mas o de 109 tem mais desenvoltura...
                    2008 é que começaram a ter FAP os 90cv e em 2009 tornou-se obrigatório qualquer viatura ter FAP...

                    agora claro no que toca a consumos não fogem muito umas ás outras, o 90cv tem turbo de geometria fixa e o de 109vc tem um turbo de geometria variável, o que dá mais desenvolvimento no tempo de resposta quando se puxa por ele...

                    Comentário


                      #11
                      Leva a taça então...

                      o Focus de 90cv de fins de 2009 que fiz a revisão deve ter ficado esquecido no stand uns anos querem ver é que não tinha nem nunca teve FAP

                      Comentário


                        #12
                        Estive a fazer umas contas para estimar a diferença se comprar um carro a gasóleo ou gssolina.
                        Então é assim: estimando uma média de 18.000 kms anuais e considerando os preços praticados na bomba de gasolina onde costumo abastecer, no final se comprar um carro a gasolina, vou gastar + 240 euros por ano quando comparado com um carro a gasóleo. Parece-vos assim melhor comprar a gasolina?
                        Outra ideia maluca que me passou pela cabeça. Conheço uma pessoa que tem um focus a gpl que instalou recentemente e que bem faladinho me poderia vender dentro do meu orçamento. Parece-vos um bom negócio ou é melhor evitar?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MasterSystem Ver Post
                          Estive a fazer umas contas para estimar a diferença se comprar um carro a gasóleo ou gssolina.
                          Então é assim: estimando uma média de 18.000 kms anuais e considerando os preços praticados na bomba de gasolina onde costumo abastecer, no final se comprar um carro a gasolina, vou gastar + 240 euros por ano quando comparado com um carro a gasóleo. Parece-vos assim melhor comprar a gasolina?
                          Outra ideia maluca que me passou pela cabeça. Conheço uma pessoa que tem um focus a gpl que instalou recentemente e que bem faladinho me poderia vender dentro do meu orçamento. Parece-vos um bom negócio ou é melhor evitar?
                          Não sei que fatores consideras-te nas tuas contas... Seguro, iuc, revisões, potenciais "surpresas", etc...

                          Só em combustível existe uma diferença de cerca de 400€ a mais para o gasolina, nos outros itens, por norma, fica mais barato o carro a gasolina.

                          Sendo que o gasolina é muito mais agradável de conduzir e podes ter um carro mais recente.
                          Eventualmente mais tarde, se os kms anuais aumentarem colocar a GPL.

                          Sem entrar no campo que os diesel tem os dias contados... Basta ver as notícias... Existem cidades da Europa que os diesel já estão ou vão ser proibidos e Portugal não vai ser diferente.
                          Editado pela última vez por pedrolima678; 29 September 2018, 14:38.

                          Comentário


                            #14
                            focus de 2006 já se conseguem arranjar por pouco mais de 5000€. os 1.6 multimarcas (incluindo os tais HDI) são os melhorinhos, a par dos 1.9tdi e dos 1.5dci. com qualquer um desses ficas bem servido se tiver a manutenção correta efetuada. claro que terás sempre algum stress para resolver, mas não deverá ser assim nada de especial se fizeres o TPC.

                            quanto ao GPL, ou compras a gasolina e colocas ou então esse focus do teu amigo, se o conheces bem, pode ser uma solução, mas quase de certeza que é o 1.4 de 75cv, pelo que seria preferível um 1.6., que anda mais e gasta o mesmo ou quase. carros a GPL sem os conheceres ou compras uma potência decente e mandas fazer uma revisao (cerca de 30€), ou então só encontras potências de 1000 a 1200cc, que não andam um chavelho.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              esse focus do teu amigo, se o conheces bem, pode ser uma solução, mas quase de certeza que é o 1.4 de 75cv, pelo que seria preferível um 1.6., que anda mais e gasta o mesmo ou quase.
                              Por acaso acertaste. Mas a hipótese de comprar um carro gasolina e ser eu a instalar GPL também pode ser solução de facto. O meu único receio dos carros GPL tem a ver com a mala que fica certamente reduzida, não é assim?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MasterSystem Ver Post
                                Por acaso acertaste. Mas a hipótese de comprar um carro gasolina e ser eu a instalar GPL também pode ser solução de facto. O meu único receio dos carros GPL tem a ver com a mala que fica certamente reduzida, não é assim?

                                não a mala permanece igual, o deposito do GPL é instalado no lugar do pneu suplente, não comprometendo o espaço da bagageira...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                  não a mala permanece igual, o deposito do GPL é instalado no lugar do pneu suplente, não comprometendo o espaço da bagageira...
                                  Ah, obrigado! Não sabia

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho um Focus II a gasolina, 1.4, de 2006.
                                    O meu sogro tem um Mazda 3, 1.6 TDCI de 2003, que é um carro estruturalmente igual (chassi e mecânica) ao Ford Focus II.

                                    O Focus a gasolina, se tiveres um pé leve, fazes 7l/100km. A minha mulher faz nove... O spritmonitor indica 7.6 l/100km.
                                    https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2


                                    O 1.6 TDCI faz com facilidade consumos entre 5 e 6 litros aos 100km. O spritomonitor indica para o Focus a gasóleo 5.8l/100km para 1289 carros.
                                    https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

                                    Fazendo as contas a 18.000km/ano, gasóleo a 1.35€/litro e gasolina a 1.50€/litro (preços a que meti este fim de semana)

                                    Custo gasolina = 7.6 * 1.50 * 18000 / 100 = 2052€/ano

                                    Custo gasóleo = 5.8 * 1.35 * 18000 / 100 = 1409€/ano

                                    Ou seja, se olhares só para o combustível, são 600€/ano a favor do gasóleo. Agora tens de ver o resto: IUC, revisões, seguros, potenciais surpresas, etc...

                                    O 1.4 a gasolina do Focus é pastelão para o que anda (i.e, anda pouco). Até tem uns arranques vivos e um motor voluntarioso a rotações baixas mas chega-se aos médios regimes e fica-se a pensar para onde foram os cavalos. O 1.6 a gasóleo (conheço bem o de 115cv) tem muito mais alma (e digo isto apesar de eu, genericamente falando, preferir motores a gasolina).

                                    Ambos têm sido fiáveis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pegando nestas últimas contas... um Focus 1.4 a GPL que no exemplo com gasolina faz 7.6L a GPL fará mais uns 20%, ou seja fará cerca de 9.1L.

                                      O Diesel nesse carro faz cerca de 5.8L

                                      Exemplo com os preços GALP de hoje (maisgasolina):

                                      Diesel: €1.459 x 5.8L = €8.46
                                      Gasolina: €1.644 x 7.6L = €12.49
                                      GPL: €0.648 x 9.1L = €5.89

                                      18000km/ano:

                                      Diesel: €1522.80
                                      Gasolina: €2248.20
                                      GPL: €1060.20

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Ou seja, se olhares só para o combustível, são 600€/ano a favor do gasóleo. Agora tens de ver o resto: IUC, revisões, seguros, potenciais surpresas, etc...
                                        Procurando um carro anterior a 2007, o IUC não deve ser problema. Não fazia ideia que o valor do seguro muda bastante tratando-se de um carro a gasóleo ou gasolina. Vou ter que pesquisar. Mesmo assim, pela descrição que fazes das 2 motorizações, estarei mais inclinado pela versão diesel pois sempre tem mais "alma".

                                        Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post

                                        18000km/ano:

                                        Diesel: €1522.80
                                        Gasolina: €2248.20
                                        GPL: €1060.20
                                        Por essas contas, em aproximadamente 3 anos, recupero o investimento de converter um carro gasolina a GPL. Mas talvez tenha que olhar para outros modelos de carro. Tinha a intenção de comprar o Focus II mas pelas opiniões aqui expressas, a versão gasolina é 1.4, logo não anda grande coisa. Não vejo no olx ou outros sites similares modelos gasolina do mesmo veículo com mais cilindrada. Talvez tenha que rever os meus critérios e pensar encontrar outros modelos. Talvez um Opel Vectra GTS e adaptá-lo depois GPL. Faz sentido?
                                        Editado pela última vez por MasterSystem; 01 October 2018, 16:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Olha...

                                          Converti o meu com 6433km, e gastei €1650 na conversão.

                                          Demorei 35000km a amortizar a conversão e hoje leva quase 86000km desde a conversão.

                                          Nestes 86000km já poupei uns €4000, mesmo descontando os €1650 gastos.


                                          Um simples comentário...


                                          Um carro a GPL não é amorfo... um carro a GPL com uma conversão recente (digo com menos de 10 anos) anda pelo menos tanto como o carro a gasolina.

                                          Não esperem que um 1.2 ou 1.4 atmosférico seja um desportivo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um conselho de utilizador de GPL.

                                            No caso de ser um carro usado e já com alguns kms convém sempre fazer uma boa revisão e atestar a boa saúde do motor através de testes específicos. Nada como escolher um bom Instalador e questionar a compatibilidade desse motor antes de comprar.

                                            Os testes que eu falo, sobretudo ou de compressão, tem a ver com uma particularidade do GPL.

                                            A queima de GPL é uma queima mais limpa que a de gasolina, e com o uso de GPL o motor vai ficando mais limpo, limpando os resíduos da queima de gasolina. Acontece que por vezes, o motor tem fugas que são esses mesmos resíduos depositados que as ocultam e depois de estarem a trabalhar a GPL, vão acabar por aparecer através da "limpeza" dos resíduos que vedavam as fugas.

                                            O segredo para uma boa conversão, é escolher uma boa unidade a gasolina e de boa saúde e de preferência com poucos kms, pois ainda de espera uns 30000km ou 40000km para compensar a conversão.

                                            Com os teus 18000km, deves ter um ponto de retorno em menos de 2 anos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                              Com os teus 18000km, deves ter um ponto de retorno em menos de 2 anos...
                                              Excelente! Falei entretanto com um amigo que converteu um passat a gpl e que me alertou que esse sistema só funciona quando um carro atinge determinada temperatura. Logo, nos primeiros X kms da viagem, o carro andará a gasolina. É mesmo assim?

                                              Comentário


                                                #24
                                                o meu é nos primeiros metros. depois passa a gpl. ou no inverno, que é mais chato, demora umas centenas de metros. e estiver muito frio, ando uns 500mts e depois de uma pequena subida passo-o a gpl. se o fier antes da subida, regra geral vai abaixo.

                                                panda 4x4, fui ao lovato fazer a revisão do meu, falei do teu caso, ele diz que já converteu 3 ou 4 e que o motor é relativamente parecido ao 1.2. estava lá um nissan sunny de 89 ou 90 para meter gpl e já era um sistema totalmente diferente do meu, que é de 2010.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu motor é um Multiair de 2 cilindros. É igual a qualquer Alfa Romeo. A particularidade está na escolha de injetores que têm que ser mais potentes pois os cilindros têm o tamanho do 1750 tbi da Alfa Romeo. Basicamente são 2 cilindros a valer por 4.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto ao arrancar a gasolina...

                                                    Sim, é verdade. O motor passa a GPL apenas quando atinge uma determinada temperatura, tipo uns 35°, ou seja, trabalha alguns metros a GPL.

                                                    Não esquecer que a temperatura ideal de um motor é cerca de 90°,por aqui se vê que são poucos metros.

                                                    Aliás a média a GPL que eu te falei com os 20% já contemplava a gasolina nesses casos, pois em consumo efetivo será apenas um aumento de 10%.

                                                    PS: A comutação gasolina - GPL é automática.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Muito obrigado pelos esclarecimentos
                                                      Vou provavelmente redireccionar as minhas pesquisas para 1 carro a gasolina e depois convertê-lo a GPL.
                                                      Assim sendo, faz sentido manter os modelos que tinha inicialmente em mente (Focus, Astra, Mégane ou 307) mas em versão gasolina?
                                                      Editado pela última vez por MasterSystem; 02 October 2018, 08:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quem compra usado está sempre dependente do mercado.

                                                        Dito isto, vais encontrar o dobro das carrinhas em relação à mesma versão carro...

                                                        Em relação aos motores, o 1.6 da Renault e o 1.6 da Peugeot são excelentes a GPL. Os da Fiat são todos muito compatíveis também. É sem espinhas.

                                                        Depois Ford, Opel, (entre outros) também são boas opções mas com alguns detalhes, têm de levar um extra: lubrificação de válvulas. Mas sem problemas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MasterSystem Ver Post
                                                          Procurando um carro anterior a 2007, o IUC não deve ser problema. Não fazia ideia que o valor do seguro muda bastante tratando-se de um carro a gasóleo ou gasolina. Vou ter que pesquisar. Mesmo assim, pela descrição que fazes das 2 motorizações, estarei mais inclinado pela versão diesel pois sempre tem mais "alma".



                                                          Não tem de ser anterior a 2007... pode ser até junho de 2007, já que o novo IUC, só começou em julho de 2007.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Não tem de ser anterior a 2007... pode ser até junho de 2007, já que o novo IUC, só começou em julho de 2007.
                                                            Tens toda a razão, expressei-me mal

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X